Neste artigo, exploraremos as vantagens da exploração da transmissão ao vivo na internet por parte de empresas e empreendedores, apontaremos algumas formas de uso para os negócios e mostraremos quais são os equipamentos básicos que viabilizam um streaming online.
Conceitualmente falando, a transmissão ao vivo pela internet (ou live streaming) é o envio de imagem / som em tempo real para uma audiência pela web.
Tudo o que você precisa para poder transmitir ao vivo é um dispositivo habilitado para a internet, como um smartphone ou tablet, e uma plataforma para a transmissão. Por exemplo, você pode comparar o live streaming a uma emissora de notícias ao vivo ou programas como o Big Brother, nos quais a ação acontece em tempo real.
Há uma infinidade de respostas para essa pergunta, dependendo do seu segmento. No entanto, não há dúvidas: os tempos estão mudando. A partir de 2015, jovens millennials (com idades entre 14 e 25 anos) começaram a assistir a mais vídeos em aparelhos digitais do que na televisão. Em suma, o futuro do vídeo não é via TV, e sim online.
A pesquisa Social Video Forecast, da Animoto, sugeriu que 76,5% dos profissionais de marketing e de pequenos negócios obtêm resultados com videomarketing. Sendo mais exato: os profissionais de marketing que usam vídeos experimentam um crescimento de receita 49% mais rápido.
As vantagens da realização de transmissões ao vivo por uma marca são inúmeras. Dentre elas, destacam-se o poder de alcance (imagine um auditório cheio multiplicado por “o céu é o limite”) e o engajamento do público (estudos comprovam que a taxa de retenção da atenção em uma live stream é consideravelmente maior do que a apresentada por vídeos sob demanda).
Outro grande trunfo da transmissão ao vivo é a capacidade de monetização (no caso do uso de plataformas profissionais). É possível cobrar pelo acesso à transmissão, assim como você venderia ingressos para eventos presenciais. Em geral, esse recurso é usado em casos nos quais o público enxerga valor em acessar o conteúdo, mesmo sem estar fisicamente presente, a exemplo de palestras, seminários e eventos corporativos.
>>> Conheça o Guia Profissional para Monetização de Vídeos
O mercado global de vídeo corporativo deve atingir US $ 40,84 bilhões até 2022. Essa é uma taxa de crescimento anual de mais de 20%. No total, a indústria de transmissão ao vivo pode atingir US $ 70,05 bilhões até 2021. Não é de admirar que empresas de todos os portes estejam investindo pesado em vídeo.
Isso aponta para a razão pela qual as corporações estão lançando mão da transmissão ao vivo mais do que nunca: a lucratividade!
As pessoas simplesmente gostam de vídeos. Em uma pesquisa, 82% dos espectadores disseram preferir assistir a uma transmissão ao vivo ao invés de acessar o conteúdo de redes sociais de uma marca. E não são apenas os clientes: 59% dos executivos também preferem assistir a um vídeo do que ler um texto.
Tenha em mente que a transmissão ao vivo faz sentido para eventos de todos os tamanhos. As corporações estão usando streaming ao vivo em todos os níveis de suas operações.
Este tipo de evento é frequentemente organizado ou assistido por corporações de todos os tipos. O vídeo pode ser usado para transmitir palestras, fornecer comentários estilo talk show e muito mais.
Algumas produtoras de eventos temem que a transmissão ao vivo diminua a frequência presencial. No entanto, o oposto é realmente verdade:
67% dos espectadores de vídeos ao vivo dizem que são mais propensos a comprar um ingresso para um show ou evento depois de assistir a uma transmissão ao vivo desse evento ou de outro semelhante. Cerca de 30% das pessoas que assistem a um evento de transmissão ao vivo participarão pessoalmente no ano seguinte.
Assim, a transmissão ao vivo fornece um impulso de duas maneiras. Em primeiro lugar, pode ajudar a impulsionar a receita geral ou a frequência ao conseguir que mais pessoas assistam online. Em segundo lugar, pode ajudar a aumentar a participação presencial no futuro. É uma situação ganha-ganha.
Anunciar novos produtos ou serviços via transmissão ao vivo pode ser uma ótima maneira de gerar antecipação. Os streams ao vivo envolvem o público e aumentam o buzz à medida em que a data e a hora do evento se aproximam. Existem muitas empresas que transmitem lançamentos de produtos / serviços, a exemplo da Microsoft, Sony e Google.
No entanto, a Apple é o padrão de ouro atual para anúncios de produtos ao vivo. Eles realizam eventos importantes há mais de uma década. Esses eventos, como o mais recente lançamento do iPhone, são transmitidos via streaming ao vivo. Os espectadores podem assistir gratuitamente ao evento no site da Apple. Milhões de clientes o fazem, além de jornalistas, concorrentes e vloggers.
A transmissão ao vivo também pode ser usada para vários tipos de reuniões. Isso inclui comunicação interna, reuniões de toda a empresa, reuniões de acionistas, de governança e muito mais.
As reuniões são essenciais para o funcionamento de uma empresa. Quanto maior o negócio, mais difícil pode ser a comunicação. O vídeo facilita essa tarefa. Muitas corporações diferentes estão usando transmissão ao vivo para reuniões, bem como para treinamentos.
Primeiro, para configurar uma transmissão ao vivo básica é necessário apenas alguns equipamentos: uma câmera, um microfone, uma conexão com a Internet e um encoder (codificador). Todos estes itens são provavelmente auto-explicativos, exceto o encoder.
Para contextualizar, o encoder é um dispositivo de software ou hardware que transcodifica o vídeo em um formato adequado para a transmissão ao vivo.
>>> Leia um artigo aprofundado sobre encoders.
No nível mais básico, um smartphone ou tablet pode atender a esses requisitos com um único dispositivo. No entanto, de modo geral, a qualidade desse tipo de transmissão ao vivo é inferior. Por essa razão, transmissões ao vivo de alta qualidade geralmente são configuradas usando o mesmo equipamento básico, mas com dispositivos de melhor qualidade:
>>> Saiba qual é a velocidade mínima de internet para uma transmissão ao vivo
>>> Conheças as limitações das transmissões ao vivo gratuitas.
Em seguida, você precisará de um provedor de streaming ao vivo. Estes são frequentemente referidos como OVPs (On-line Video Platforms – Plataformas de Vídeo Online).
Uma OVP hospeda e entrega suas transmissões ao vivo e outros arquivos de vídeo para os espectadores. Além disso, essas soluções de hospedagem de vídeo e transmissão ao vivo oferecem vários outros recursos. Por exemplo, aqui na K2.Live oferecemos as seguintes funcionalidades aos nossos usuários:
>>> Saiba o que é streaming de baixa latência.
Na maioria dos contextos, você pode seguir este fluxo de trabalho básico para configurar uma transmissão ao vivo com êxito. Claro, você pode precisar modificá-lo para suas circunstâncias específicas. No entanto, os princípios básicos ainda são válidos para a maioria dos cenários de streaming.
Atualmente, o protocolo HLS é o formato dominante de streaming de vídeo. Isso se deve em parte porque o HLS é um formato nativo para celular. Recomendamos o streaming HLS, mas lembramos que a entrega de RTMP para o host de streaming ainda é o método mais comum e compatível.
>>> Entenda por que o protocolo HLS é o padrão para transmissões online ao vivo.
A criação de aplicativos para dispositivos móveis tem o potencial de aumentar enormemente sua base de assinantes. Até o momento, o uso de aplicativos para dispositivos móveis cresceu 69% com relação ao ano anterior. Na verdade, você pode usar as APIs e os SDKs da K2.Live para criar aplicativos móveis com facilidade.
Por enquanto, o codec H.264 é o padrão para vídeos online. Com isso em mente, recomendamos o seu uso no streaming de vídeo ao vivo. Os sucessores HEVC/H.265, AV1 e VVC não são comercialmente viáveis ou ainda não estão prontos para uso.
>>> Codecs de vídeo online e transmissão ao vivo: o que você precisa saber.
Fazer uma transmissão ao vivo é mais simples e viável do que a opinião pública costuma sentenciar, mas também não é brinquedo, pois alguns detalhes técnicos são muito importantes e requerem atenção redobrada. Se você se preocupa com a forma com que o seu negócio vai ser percebido pelo público, há pontos de alerta a ser observados de perto.
De qualquer forma, quando executada de modo a proporcionar uma experiência encantadora para a audiência, a transmissão ao vivo é um vitória na certa. O engajamento que brota naturalmente das interações em tempo real causa impactos positivos no público, os quais são devolvidos em forma de envolvimento com a marca ou o profissional que transmitiu ao vivo o seu conteúdo.
Quer experimentar fazer uma transmissão ao vivo conosco? Agende uma demonstração gratuita da K2.Live e entenda na prática os diferenciais de uma plataforma profissional.
Com a assessoria da equipe da K2., você terá uma visão clara sobre a sua capacidade para a transmissão ao vivo e sobre como as funcionalidades da ferramenta podem atender às suas necessidades específicas.
QUERO A DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DA K2.LIVE