Perguntas Frequentes -
 

Perguntas Frequentes
Confira as perguntas mais comuns feitas pelos clientes da K2.. Não encontrando, entre em contato conosco.



STREAMING AO VIVO

 

  • Qual a principal diferença entre uma plataforma profissional e uma plataforma gratuita de transmissão ao vivo?

A plataforma da K2. está ancorada em uma CDN dedicada para transmissão ao vivo. Utilizamos a CDN da Akamai, a maior rede de distribuição de conteúdo no mundo, garantindo a nossos clientes a melhor qualidade de transmissão e entrega de seus streams, sem propagandas, bloqueios ou interferências como ocorrem em transmissões pelo YouTube ou Facebook, por exemplo.

 

  • Qual o melhor encoder para transmissão ao vivo?

Recomendamos o uso dos encoders OBS, Wirecast e vMix, embora nosso stream seja compatível com qualquer encoder que realize a transmissão através do protocolo RTMP.

 

  • Quantos usuários podem assistir minhas transmissões e em qual qualidade?

Todos os planos da nossa plataforma permitem usuários ilimitados e transmissão em qualidade até Full HD.

 

  • Qual a banda de internet necessária para realizar uma transmissão ao vivo?

O recomendado é utilizar internet cabeada com link dedicado ou fibra óptica, com uma taxa de upload 50% maior do que a taxa que você estará utilizando para a transmissão. Exemplo: se for realizar uma transmissão com 3.000kbps de bitrate, o recomendado é dispor de, no mínimo, 4.5MB de upload.

 

  • Como funciona o player de transmissão?

Trabalhamos com o JWPlayer, um dos melhores players do mercado. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • ser responsivo (adapta-se automaticamente ao dispositivo onde o vídeo está sendo acessado);

  • HTML5;

  • player adaptativo (entrega a melhor qualidade de vídeo possível, de acordo com a conexão do usuário).

Após a configuração do seu ponto de streaming é gerado um código de incorporação em iFrame, onde basta você “copiar” e “colar” o código para inserir o player em seu site.

 

 

PLATAFORMA DE VÍDEOS

 

  • Porque escolher a Plataforma de Vídeos da K2. ao invés de YouTube ou Vimeo?

Em comparação com serviços gratuitos como o YouTube e o Vimeo, temos os seguintes benefícios:

  • Você não terá mais a marca de outra pessoa ao redor do player ou no próprio, caso não queira.

  • Oferecemos controles de acesso para que você possa analisar um registro de auditoria completo de todos os que assistem aos seus vídeos.

  • Clicar no player não levará as pessoas ao site k2ponto.com.br, como acontece no YouTube ou no Vimeo. Queremos ajudar você a manter as pessoas envolvidas em seu próprio site.

  • Nossos recursos de segurança de vídeo foram projetados para você controlar seu conteúdo, garantindo que ele não se tornará viral se você não quiser.

  • Oferecemos excelente suporte ao cliente, para que você possa entrar em contato com uma pessoa de verdade quando precisar.

  • Não há anúncios, vídeos patrocinados ou vídeos de outras pessoas exibidos após a reprodução do seu vídeo.

  • Oferecemos a capacidade de hospedar conteúdo comercial que não é permitido no YouTube ou no Vimeo.

 

  • Como calcular sua necessidade de Armazenamento e Entrega?

As necessidades de largura de banda e armazenamento variam de acordo com inúmeros fatores, mas certamente  é útil obter uma estimativa de suas necessidades mensais.

 

 

Para começar

Cada plano da K2.OnDemand vem com 500 GB de largura de banda e armazenamento. Para estimar suas necessidades mensais, você precisará das seguintes informações:

  • Número aproximado de vídeos que planeja enviar

  • Duração média dos vídeos

  • Resolução dos vídeos

  • Número aproximado de espectadores que você terá em um mês.

 

Calculando o armazenamento

Depois de ter a resolução e a duração média dos seus vídeos, é interessante você usar a tabela abaixo para descobrir o uso total de GB por vídeo.

Resolução

GB por minuto

240

.00331

360

.00640

480

.00926

720

.01879

1080

.03713

Multiplique a duração do seu vídeo pelo número de GB por minuto para a resolução de seus vídeos e para cada resolução abaixo dela. Adicione-os juntos para seu uso total por vídeo. Pegue o uso total por vídeo e multiplique-o pelo número total de vídeos que você planeja enviar. Por exemplo, se você tiver dez vídeos em 720 p com duração média de 20 minutos, faça o seguinte:

20 x .00331 = .0662

20 x .00640 = .128

20 x .00926 = .1852

20 x .01879 = .3758

.0662 + .128 + .1852 + .3758 = .7552

.7552 x 10 = 7.552

7.522 é o número total de armazenamento em GB que você usará para 10 vídeos em 720 p com duração média de 20 minutos.

 

 

IMPORTANTE: O uso de armazenamento NÃO É RESETADO a cada mês. Então, quanto mais vídeos você adicionar a cada mês, mais armazenamento você usará.

 

 

Calculando a largura de banda

Agora vamos estimar a largura de banda em GB que você precisa para streaming por mês. Tendo como referência a tabela abaixo, use a duração do seu vídeo e multiplique-o pela taxa de bits (bit rate) para a resolução do seu vídeo. Você pode então multiplicar esse número pela quantidade de visualizações que você imagina que terá.

Resolução

Bit Rate

240

.00339

360

.00656

480

.00949

720

.01908

1080

.03802

Por exemplo, se você tiver mil espectadores assistindo a um vídeo de 20 minutos a 720 p, você fará o seguinte:

20 x 0,01908 = 0,3816

.3816 x 1.000 = 381.6

381.6 é a largura de banda em GB que você usaria se 1.000 espectadores assistissem todos os 20 minutos de um vídeo em 720 p.

 

  • Quais são os formatos de vídeos suportados na plataforma da K2.?

Nosso mecanismo de codificação (os servidores e o programa que processam seus vídeos) é projetado para lidar com uma ampla variedade de formatos. Aqui está uma lista de todos os formatos que aceitamos:

3g2 .3gp .3gp2 .3gpp .asf .avi .divx .dv .dvx .f4v .flv .gvi .m1pg .m1v .m21 .m2t .m2ts .m2v .m4e .m4u .m4v .mjp .mkv .mod .moov .mov .movie .mp21 .mp4 .mpe .mpeg .mpg .mpv2 .mts .mxf .ogv .qt .qtch .qtz .rm .rmvb .rv .svi .swi .tivo .tod .tp .ts .vfw .vid .vob .vp6 .vp7 .webm .wm .wmv .xvid .yuv

 

  • O que são tags?

As tags representam uma maneira conveniente de organizar seus vídeos. Suponhamos que você tenha vídeos relacionados a futebol . Basta você criar a tag futebol e adicionar aos seus vídeos quando realizar o upload deles para a plataforma. Assim, sempre que você precisar encontrar seus vídeos relacionados a futebol, basta você procurar por esta tag e todos os vídeos aparecerão.

 

 

VIDEOCONFERÊNCIA

 

 

  • O que é uma videoconferência?

Videoconferência é uma tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também pessoa-a-pessoa.

 

  • O que é necessário para realizar uma videoconferência?

Basta você ter um dispositivo (computador/notebook ou smartphone) com acesso a internet e uma ferramenta profissional que garanta a estabilidade e a segurança dos dados de suas reuniões online. Aqui na K2. trabalhamos com as ferramentas Zoom e Cisco WebEx.

 

  • Quantos participantes posso reunir em uma videoconferência?

Depende do tipo de licença e tamanho da sala contratada. Na ferramenta Cisco WebEx Meeting Center é permitido salas com até 25 ou 200 participantes, e no Event Center, 100, 500, 1.000, 2.000 e 3.000 participantes. Já na ferramenta Zoom, você pode colocar até 100, 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 5.000 participantes.

 

  • Quais as principais vantagens da videoconferência?

  • Redução de custos com viagens, alimentação, estadia.

  • Otimização do tempo e energia com a eliminação da necessidade de deslocamento.

  • Reunião como se estivesse cara-a-cara, com a possibilidade de compartilhamento de áudio, vídeo e qualquer tipo de arquivo como apresentações, tabelas, planilhas, etc.

 

 

GENÉRICAS

 

  • Porque eu pagaria pela hospedagem de vídeos quando eu posso tê-la de graça?

Plataformas gratuitas são boas opções se você não quer gastar. Porém, se você quiser ter suporte prioritário, maior espaço para armazenamento, controle de privacidade avançado, customização do player ou ferramentas de interação, nossa plataforma é a escolha certa para você. E, ao contrário do YouTube, nunca colocamos anúncios antes, durante ou depois dos seus vídeos.

 

  • Posso cancelar a qualquer momento?

Salvo clientes que trabalham com contrato, sim. Todos os nossos planos são isentos de riscos. Você receberá um reembolso total se cancelar a qualquer momento dentro dos primeiros 30 dias de uma assinatura anual ou dentro dos primeiros 5 dias de uma assinatura mensal. Se você não precisar mais dos benefícios da sua assinatura atual, você pode optar por outra assinatura, em um plano mais baixo.

 

  • As pessoas verão anúncios de terceiros nos meus vídeos?

De jeito nenhum. Seu trabalho nunca será prejudicado por anúncios dentro do vídeo. É isso mesmo: sem anúncio antes, durante ou depois de seus vídeos. Na K2., você pode apresentar o seu trabalho exatamente como quiser.