Neste artigo, falaremos sobre as vantagens da exploração da transmissão ao vivo na internet por parte de empresas e empreendedores, apontaremos algumas formas de uso para os negócios e mostraremos quais são os equipamentos básicos que viabilizam um streaming online.
▶ O que uma transmissão ao vivo pela internet pode fazer por você e pelo seu negócio?
▶ Vantagens proporcionadas por uma transmissão ao vivo pela internet
▶ Por que as empresas estão usando cada vez mais a transmissão ao vivo de eventos corporativos?
– >Exemplos de eventos corporativos adequados para transmissão ao vivo pela internet:
🔹 Conferências e convenções
🔹 Anúncios de produtos ao vivo
🔹 Reuniões por streaming
▶ O que é preciso para fazer uma transmissão ao vivo pela internet
1. Equipamento necessário
2. Hospedagem e entrega
3. Fluxo de Trabalho (workflow)
▶ Práticas recomendadas e dicas para transmissão de vídeo ao vivo pela internet
▶ Conclusão
Boa leitura! 😀
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Conceitualmente falando, a transmissão ao vivo pela internet (ou live streaming) é o envio de imagem/som em tempo real para uma audiência pela web.
Tudo o que você precisa para poder transmitir ao vivo é um dispositivo habilitado para a internet, como um smartphone ou tablet, e uma plataforma para a transmissão. Por exemplo, você pode comparar o live streaming a uma emissora de notícias ao vivo ou programas como o Big Brother, nos quais a ação acontece em tempo real.
Há uma infinidade de respostas para essa pergunta, dependendo do seu segmento. No entanto, não há dúvidas: os tempos estão mudando. A partir de 2015, jovens millennials (com idades entre 14 e 25 anos) começaram a assistir a mais vídeos em aparelhos digitais do que na televisão. Em suma, o futuro do vídeo não é via TV, e sim online.
A pesquisa Social Video Forecast, da Animoto, sugeriu que 76,5% dos profissionais de marketing e de pequenos negócios obtêm resultados com videomarketing. Sendo mais exato: os profissionais de marketing que usam vídeos experimentam um crescimento de receita 49% mais rápido.
As vantagens da realização de transmissões ao vivo por uma marca são inúmeras. Dentre elas, destacam-se o poder de alcance (imagine um auditório cheio multiplicado por “o céu é o limite”) e o engajamento do público (estudos comprovam que a taxa de retenção da atenção em uma live stream é consideravelmente maior do que a apresentada por vídeos sob demanda).
Outro grande trunfo da transmissão ao vivo é a capacidade de monetização (no caso do uso de plataformas profissionais). É possível cobrar pelo acesso à transmissão, assim como você venderia ingressos para eventos presenciais. Em geral, esse recurso é usado em casos nos quais o público enxerga valor em acessar o conteúdo, mesmo sem estar fisicamente presente, a exemplo de palestras, seminários e eventos corporativos.
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O mercado global de vídeo corporativo deve atingir US $ 40,84 bilhões até 2022. Essa é uma taxa de crescimento anual de mais de 20%. No total, a indústria de transmissão ao vivo pode atingir US $ 70,05 bilhões ainda em 2021. Não é de admirar que empresas de todos os portes estejam investindo pesado em vídeo.
Isso aponta para a razão pela qual as corporações estão lançando mão da transmissão ao vivo mais do que nunca: a lucratividade!
As pessoas simplesmente gostam de vídeos. Em uma pesquisa, 82% dos espectadores disseram preferir assistir a uma transmissão ao vivo ao invés de acessar o conteúdo de redes sociais de uma marca. E não são apenas os clientes: 59% dos executivos também preferem assistir a um vídeo do que ler um texto.
Tenha em mente que a transmissão ao vivo faz sentido para eventos de todos os tamanhos. Atualmente, as corporações estão usando streaming ao vivo em todos os níveis de suas operações.
Este tipo de evento é frequentemente organizado ou assistido por corporações de todos os tipos. O vídeo pode ser usado para transmitir palestras, fornecer comentários estilo talk show e muito mais.
Até 2019, no período pré-pandemia de COVID-19, algumas produtoras de eventos temiam que a transmissão ao vivo diminuiria a frequência presencial. No entanto, foi observado exatamente o contrário:
67% dos espectadores de vídeos ao vivo admitiram ser mais propensos a comprar um ingresso para um show ou evento depois de assistir a uma transmissão ao vivo desse evento ou de outro semelhante. Cerca de 30% das pessoas que assistiram a um evento de transmissão ao vivo manifestaram interesse em participar pessoalmente da edição seguinte.
Assim, antes da COVID-1, a transmissão ao vivo fornecia um impulso de duas maneiras. Em primeiro lugar, ajudava a impulsionar a receita geral ou a frequência ao fazer que mais pessoas assistissem online. Em segundo lugar, ajudava a aumentar a participação presencial nas edições seguintes. Era uma situação ganha-ganha.
E daí veio a pandemia…
Por questões de saúde pública, os eventos presenciais foram inicialmente cancelados, e esse público migrou para o ambiente virtual. A transmissão online ao vivo passou a ser a principal solução encontrada pelas empresas para substituir o contato que antes podia ser feito olho no olho.
Então, naturalmente, seu uso cresceu exponencialmente, sendo que hoje a transmissão ao vivo na internet faz parte de praticamente todas as estratégias de marketing digital que obtêm sucesso.
Anunciar novos produtos ou serviços via transmissão ao vivo pode ser uma ótima maneira de gerar antecipação. Os streams ao vivo envolvem o público e geram buzz à medida em que a data e a hora do evento se aproximam. Existem muitas empresas que transmitem lançamentos de produtos/serviços, a exemplo da Microsoft, Sony e Google.
No entanto, a Apple é o atual padrão de ouro para anúncios de produtos ao vivo. A empresa realiza eventos importantes há mais de uma década. Esses eventos, como o mais recente lançamento do iPhone, são transmitidos via streaming ao vivo. Os espectadores podem assistir gratuitamente ao evento no site da Apple. Milhões de clientes o fazem, além de jornalistas, concorrentes e vloggers.
A transmissão ao vivo também pode ser usada para vários tipos de reuniões. Isso inclui comunicação interna, reuniões de toda a empresa, reuniões de acionistas, de governança e muito mais.
As reuniões são essenciais para o funcionamento de uma empresa. Quanto maior o negócio, mais difícil pode ser a comunicação. O vídeo facilita essa tarefa. Muitas corporações diferentes estão usando transmissão ao vivo para reuniões, bem como para treinamentos.
Primeiro, para configurar uma transmissão ao vivo básica é necessário apenas alguns equipamentos: uma câmera, um microfone, uma conexão com a Internet e um encoder (codificador). Todos estes itens são provavelmente auto-explicativos, exceto o encoder.
Para contextualizar, o encoder é um dispositivo de software ou hardware que transcodifica o áudio e o vídeo em um formato adequado para a transmissão ao vivo na internet.
>>> Leia um artigo aprofundado sobre encoders.
No nível mais básico, um smartphone ou tablet pode atender a esses requisitos com um único dispositivo. No entanto, de modo geral, a qualidade desse tipo de transmissão ao vivo é inferior. Por essa razão, transmissões ao vivo de alta qualidade geralmente são configuradas usando o mesmo equipamento básico, mas com dispositivos de melhor qualidade:
>>> Saiba qual é a velocidade mínima de internet para uma transmissão ao vivo
>>> Conheças as limitações das transmissões ao vivo gratuitas.
Em seguida, você precisará de um provedor de streaming ao vivo. Estes são frequentemente referidos como OVPs (On-line Video Platforms – Plataformas de Vídeo Online).
Uma OVP hospeda e entrega suas transmissões ao vivo e outros arquivos de vídeo para os espectadores. Além disso, essas soluções de hospedagem de vídeo e transmissão ao vivo oferecem vários outros recursos. Por exemplo, aqui na K2.Live oferecemos as seguintes funcionalidades aos nossos usuários:
>>> Saiba o que é streaming de baixa latência.
Na maioria dos contextos, você pode seguir este fluxo de trabalho básico para configurar uma transmissão ao vivo com êxito. Claro, você pode precisar modificá-lo para suas circunstâncias específicas. No entanto, os princípios básicos ainda são válidos para a maioria dos cenários de streaming.
Atualmente, o protocolo HLS é o formato dominante de streaming de vídeo. Isso se deve em parte porque o HLS é um formato nativo para celular. Recomendamos o streaming HLS, mas lembramos que a entrega de RTMP para o host de streaming ainda é o método mais comum e compatível.
>>> Entenda por que o protocolo HLS é o padrão para transmissões online ao vivo.
A criação de aplicativos para dispositivos móveis tem o potencial de aumentar enormemente sua base de assinantes. Até o momento, o uso de aplicativos para dispositivos móveis vem crescendo de forma consistente ao longo dos anos. Na verdade, você pode usar as APIs e os SDKs da K2.Live para criar aplicativos móveis com facilidade.
Por enquanto, o codec H.264 é o padrão para vídeos online. Com isso em mente, recomendamos o seu uso no streaming de vídeo ao vivo. Os sucessores HEVC/H.265, AV1 e VVC não são comercialmente viáveis ou ainda não estão prontos para uso.
>>> Codecs de vídeo online e transmissão ao vivo: o que você precisa saber.
Fazer uma transmissão ao vivo é mais simples e viável do que a opinião pública costuma sentenciar, mas também não é brinquedo, pois alguns detalhes técnicos são muito importantes e requerem atenção redobrada. Se você se preocupa com a forma com que o seu negócio vai ser percebido pelo público, há pontos de alerta a serem observados de perto.
De qualquer forma, quando executada de modo a proporcionar uma experiência encantadora para a audiência, a transmissão ao vivo é um vitória certa. O engajamento que brota naturalmente das interações em tempo real causa impactos positivos no público, os quais são devolvidos na forma de envolvimento com a marca ou o profissional que transmitiu ao vivo o seu conteúdo.
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Com a assessoria da equipe da K2., você terá uma visão clara sobre a sua capacidade para a transmissão ao vivo e sobre como as funcionalidades da ferramenta podem atender às suas necessidades específicas. 🙂
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