Video marketing: 6 maneiras de dar um up no seu marketing de conteúdo - K2.
O protocolo HLS é o padrão vigente para streaming de vídeo
Entenda por que o protocolo HLS é o padrão para transmissões de vídeo on-line ao vivo
4 de junho de 2018
Transmissão ao vivo: saiba como entrar nesse jogo
13 de junho de 2018

Video marketing: 6 maneiras de dar um up no seu marketing de conteúdo

Use o video marketing para dar um up no seu marketing de conteúdo

Não é preciso dizer o quanto o vídeo on-line se tornou popular. Sinceramente, esperamos que você já tenha adicionado o video marketing à sua estratégia de marketing digital. O vídeo pode ser a estrela do seu plano de marketing de conteúdo – mas só se você fizer o processo de forma planejada.

Aqui estão seis maneiras de fazer os vídeos trabalharem para você e levarem sua estratégia de marketing para outro patamar, listadas pelo site EContent.

#1 – Seja estratégico com o video marketing

Quando se trata de conteúdo de vídeo, o campo de batalha já está muito cheio. Considerando a concorrência acirrada e os custos associados à produção de vídeos de qualidade, é essencial entrar neste cenário com uma estratégia sólida, se você quiser ver algum retorno sobre o investimento.

Comece por determinar o que você deseja que seu conteúdo de vídeo faça. Você quer educar seu público, inspirá-lo ou entretê-lo? O vídeo que atinge esses pontos cruciais certamente se tornará o conteúdo que ficará gravado nas mentes do seu público, além de ser mais compartilhado.

A partir daí, é inteligente ter uma série de vídeos informativos, prontos para alimentar potenciais compradores através de seu funil de vendas.

Lembre-se sempre de que seu conteúdo em vídeo continuará sendo parte da estratégia geral de marketing de conteúdo. Dessa forma, mantenha as metas finais em mente, para que você possa avaliar os sucessos com facilidade.

#2 – Foco na história

Centralize os vídeos em torno da história de sua marca, e não sobre a venda de seus produtos ou serviços. É claro que um vídeo deve ter um objetivo – basicamente direcionar os espectadores para a próxima etapa do relacionamento -, mas isso não significa atacá-los diretamente com um discurso de vendas.

Ao evitar o discurso agressivo sobre seus produtos ou serviços, você eleva seu vídeo acima de milhares de outros conteúdos que estão focados apenas em aumentar as vendas. Com uma boa história, você pode não apenas atender às necessidades do seu público, como também agregar valor aos seus clientes.

Exemplo: uma marca de produto alimentício pode lançar vídeos descomplicados, apenas ensinando os usuários a prepararem pratos específicos. Esses espectadores podem se transformar em clientes no futuro, mas, por enquanto, eles estão conseguindo exatamente o que querem: uma receita fácil!

Dessa forma, nenhuma marca precisa se preocupar em perder leads. Se for necessário e relevante, uma CTA (Call to Action – chamada para ação) bem pensada, colocada no final do vídeo e levando a uma URL estratégica, pode funcionar perfeitamente.

#3 – Crie uma experiência através do vídeo

Como o seu público pode se conectar emocionalmente com a sua marca?

Essa é a pergunta de ouro. Ao encontrar a resposta – e colocá-la como norte da sua estratégia de video marketing -, é provável que, ao longo do tempo, as pessoas passem a consumir seus produtos e serviços por impulso.

Ou seja, promova os valores do seu negócio e instigue o público a se conectar com eles. As vendas serão consequência.

>>> Como usar os 6 princípios da persuasão no video marketing.

#4 – Faça transmissões ao vivo

O mundo do marketing está sempre evoluindo e, com a transmissão ao vivo cada vez mais presente nas ações de comunicação, você pode estar colocando sua marca em desvantagem ao optar por não utilizá-la. Com o streaming ao vivo, você pode se conectar com milhares de pessoas e aumentar a receita do seu negócio, a partir do clique de um botão ou de um toque em uma tela.

Mais importante ainda, o streaming de vídeo em tempo real é uma maneira econômica de levar o conteúdo visual para seu público-alvo e, como tal, uma opção facilmente disponível tanto para grandes quanto para pequenas empresas.

Com o streaming ao vivo, as marcas também têm a chance de mostrar ao público eventos especiais e únicos, o que confere à transmissão o status de exclusividade.

Entre outros benefícios, a transmissão em tempo real cria uma sensação de intimidade e oportunidade para os espectadores, o que pode impulsionar ainda mais o engajamento com a sua marca. Como os vídeos ao vivo não são visíveis para todos os usuários de uma determinada plataforma e, às vezes, estão disponíveis para visualização apenas por um curto período de tempo, eles incentivam a participação, a partir do receio de perderem o conteúdo.

#5 – Vá além com vídeos de 360 graus

Este tipo envolvente e imersivo de conteúdo de vídeo está rapidamente ganhando popularidade entre as massas. Isso não é surpresa. Com possibilidades ilimitadas para profissionais de marketing e espectadores, os vídeos em 360 graus têm um histórico comprovado de maior engajamento, taxas de conversão e de re-visualização.

Embora os vídeos em 360 graus possam ser visualizados com ou sem o equipamento próprio em computadores, eles são otimizados para visualização em dispositivos móveis. Isso é particularmente vantajoso quando se trata de obter ranqueamento mais elevado nos mecanismos de pesquisa e aumentar a acessibilidade do usuário. Essa tecnologia também permite que os espectadores controlem o que veem e experimentam.

De qualquer forma, com a tecnologia de vídeo de 360 graus, os criadores de conteúdo podem exercer maior controle sobre as narrativas e ter a liberdade de destacar ou enfatizar as partes que desejam que o público lembre. Outra razão pela qual você não erra com essa tecnologia é que ela não envolve discurso direto de vendas, uma vez que esse formato serve mais para evocar emoções e capturar sentimentos.

#6 – Otimize os vídeos para mecanismos de pesquisa

Criar um vídeo de qualidade e publicá-lo em sua plataforma favorita de mídia social não é tudo o que você precisa fazer para atingir suas metas de marketing. Ao não otimizar o seu vídeo para os motores de busca, você perde a enorme oportunidade de aumentar as visualizações através do tráfego de pesquisas on-line.

A implementação das melhores práticas de SEO em vídeo não só obterá incontestáveis resultados de pesquisas como também trará tráfego orgânico elevado e leads mais qualificados.

Transcrever o conteúdo de vídeo palavra por palavra ou realçar partes de texto, integrar palavras-chave relevantes, otimizar metadados, escolher os thumbnails certos e enviar sitemaps de vídeo são algumas formas de melhorar o desempenho de seu conteúdo.

É desnecessário dizer que o conteúdo de seus vídeos deve atender à expectativa do usuário. Isso porque, se os espectadores saírem após assistirem a apenas alguns segundos do seu vídeo, seus scores de engajamento irão despencar!

Enquanto ferramenta de marketing digital versátil e lucrativa, não há como ignorar a importância do vídeo nas estratégias de marketing de conteúdo na atualidade. Apesar disso, muitas empresas recorrem ao marketing de conteúdo em vídeo como uma reflexão tardia. Portanto, comece a usar essa mídia imediatamente, a partir das dicas fornecidas aqui, e deixe seu jogo de marketing de conteúdo trabalhar a favor do seu negócio.

 

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Os comentários estão encerrados.