Qual é a melhor configuração de privacidade de vídeo para você? - K2.
Câmeras de rede: a escolha certa para transmissões ao vivo
Como conectar câmeras de rede a plataformas de vídeo on-line RTMP?
9 de agosto de 2018
Limitações das transmissões ao vivo gratuitas
Limitações das transmissões ao vivo gratuitas
22 de agosto de 2018

Qual é a melhor configuração de privacidade de vídeo para você?

Qual é a melhor configuração de privacidade de vídeo para você?

Proteger seu conteúdo de vídeo costumava ser tão simples quanto definir uma senha e compartilhar um link. Hoje, as opções para configuração de privacidade de vídeo evoluíram substancialmente, e geralmente para melhor. Com tantas opções, é difícil saber qual é a mais apropriada para os vídeos que você deseja compartilhar.

Neste guia, elaborado pela Sprout Video, você será orientado sobre como avaliar suas necessidades de privacidade de vídeo e escolher as configurações certas para o compartilhamento seguro.

Analise seu conteúdo

Comece analisando o vídeo que você pretende compartilhar. O objetivo aqui é avaliar os riscos inerentes ao compartilhamento de seu vídeo, bem como a probabilidade de alguém tentar utilizá-lo inapropriadamente.

Tente responder as seguintes perguntas:

  • O vídeo contém informações confidenciais da empresa ou pessoais? Por exemplo, observe segredos comerciais, dados financeiros e informações sobre vendas ou produtos.
  • Você planeja cobrar os espectadores para acessá-lo?
  • O que aconteceria se fosse compartilhado on-line em larga escala?
  • Quem poderia estar interessado em compartilhá-lo e por quê?

Obviamente, conteúdo sensível ou pago requer controles de privacidade rigorosos. No entanto, há certamente diferentes níveis de necessidades de privacidade. Por exemplo, um vídeo falando sobre uma versão do novo produto pode não exigir tantas restrições quanto um vídeo sobre dados financeiros da empresa.

Por fim, categorizar seu conteúdo é altamente subjetivo e não existe receita pronta para isso. Se você acha que é realmente importante restringir o compartilhamento de seu vídeo, então o faça. Simples assim.

Quem é o público-alvo?

Ao decidir sobre uma configuração de privacidade para seus vídeos, é importante levar em consideração seu público-alvo.

Sua audiência provavelmente se encaixa em um desses grupos:

  • Público – qualquer pessoa on-line poderá visualizá-lo e compartilhá-lo
  • Restrito – apenas um público-alvo selecionado poderá acessá-lo e visualizá-lo, sem compartilhar fora do grupo
  • Muito restrito – apenas uma lista específica de indivíduos poderá acessar e visualizar seu conteúdo, sem compartilhamento algum

Para determinar o perfil que você está abordando, veja esses dois fatores principais relacionados ao seu público que podem afetar a escolha certa para proteger o conteúdo.

Tamanho

Com quantas pessoas (aproximadamente) você está planejando compartilhar o vídeo? O tamanho é importante porque determina o tipo de controle de privacidade que melhor atende às suas necessidades.

Por exemplo, se as suas configurações de privacidade de vídeo forem realmente complexas e você estiver compartilhando com um grande grupo de pessoas, poderá acabar gastando muito tempo tentando solucionar problemas de acesso para indivíduos. É provável que existam formas melhores de resolver a privacidade de vídeo para um grande número de pessoas que ainda atendam às suas necessidades de segurança de conteúdo.

Confiança

Você conhece todas as pessoas que podem assistir ao vídeo? Elas se enquadram em algum grupo em particular, como colegas de trabalho, colegas de classe ou familiares e amigos?

É lógico que os requisitos de privacidade para compartilhar um vídeo com pessoas que você conhece representam um risco menor do que fazê-lo com um grupo maior de desconhecidos.

Da mesma forma, certas configurações de privacidade funcionam melhor quando você está compartilhando com um grupo de pessoas que fazem parte da mesma empresa ou conectando-se à mesma rede.

Onde você está compartilhando?

O fator final para escolher a configuração de privacidade correta para seu vídeo depende de como você planeja compartilhar seu conteúdo.

Seu site

Compartilhar conteúdo por meio de um site que você possui permite o aproveitamento de um grande número de opções de privacidade de vídeo.

Seu sistema de gerenciamento de conteúdo do site pode ter suas próprias ferramentas de privacidade. Por exemplo, a capacidade de restringir o acesso às páginas em que seus vídeos estão incorporados.

Os domínios permitidos habilitam você a restringir facilmente onde seus vídeos podem ser incorporados e reproduzidos.

Códigos de incorporação assinados também possibilitam a restrição de onde seus vídeos podem ser incorporados e reproduzidos. Eles contam com uma assinatura secreta e com vida útil (pode expirar), o que os torna extremamente seguros.

Restrições geográficas listam países específicos onde seus vídeos podem ser reproduzidos.

A restrição de endereço IP permite que você autorize conexões, que é o ideal quando todos os espectadores estiverem na mesma rede.

Opções de privacidade, como proteção de login e proteção de senha, definitivamente funcionam com vídeos incorporados. No entanto, ter que inserir credenciais ou uma senha toda vez que um espectador tentar assistir a um vídeo pode ser entediante. De um modo geral, recomendamos restringir o acesso à página em que o vídeo está localizado.

Plataforma de hospedagem de vídeos

Da mesma forma, compartilhar seu conteúdo em uma plataforma de hospedagem de vídeo profissional oferece controle sobre seu conteúdo.

No caso da K2.OnDemand, todas as opções de privacidade acima funcionarão, com a única exceção dos códigos de incorporação assinados. Proteção por senha e proteção de login são ideais para compartilhamentos simples em nossa plataforma.

Além disso, algumas configurações de privacidade estão disponíveis apenas para vídeos compartilhados em nossa plataforma. Por exemplo, vídeos com login único, vídeos não listados e senhas para todo o site devem funcionar exclusivamente com websites ou páginas de destino da K2.OnDemand.

>>> Saiba quais são os principais recursos de uma plataforma de vídeos on-line segura

Off-line

Se você pretende disponibilizar vídeos off-line, suas opções de privacidade são realmente limitadas. Para que um vídeo seja reproduzido off-line, ele deve ser baixado para um disco rígido local. Assim, você não pode controlar o conteúdo depois de feito o download para uma unidade local.

Portanto, essa opção só é realmente recomendada quando você confia na pessoa que faz o download ou quando o vídeo é processado por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, o qual pode impedir o acesso ao arquivo baixado.

Redes sociais

É sensato supor que o conteúdo nas mídias sociais seja mais ou menos público. Afinal, essa é a intenção por trás do compartilhamento nessas plataformas. Até certo ponto, você pode ter alguns controles disponíveis em diferentes plataformas para restringir seu público.

No entanto, como mostrou o recente escândalo da Cambridge Analytica, um conteúdo pode se espalhar por toda parte nas redes com muita facilidade. Por esse motivo, planeje compartilhar apenas vídeos públicos nas mídias sociais.

Há também razões técnicas para garantir que os vídeos que você compartilha nas redes sociais sejam públicos. Para que os metadados (título e descrição) apareçam em uma postagem, o vídeo precisa ser público.

Conclusão

Diferentes configurações de privacidade de vídeo são otimizadas para diferentes tipos de uso. Algumas funcionam melhor para grupos grandes, porque instalam grades de proteção contra o compartilhamento indesejado e que são fáceis de gerenciar. Outras são melhores para conteúdo de alto valor que precisa ser mantido muito seguro, mesmo quando compartilhado com um grupo pequeno ou confiável.

Este guia tem o objetivo de fornecer uma ideia geral de quando usar configurações de privacidade diferentes. Tenha em mente que, embora uma determinada ferramenta de segurança de vídeo possa ser otimizada para um cenário específico, geralmente há outros casos em que ela também será a escolha certa. Por exemplo, você pode optar por usar o login único com um pequeno grupo de pessoas, ou a proteção de login para um vídeo incorporado em seu website.

Cada situação é tão única quanto a sua empresa e o vídeo que você está compartilhando. Se você estiver pronto para enviar e compartilhar seus vídeos, estamos aqui para ajudar a determinar as melhores configurações de privacidade para o seu uso específico.

Basta entrar em contato com nossa equipe de suporte para obter orientação, ou, se preferir, deixar um comentário abaixo.

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Os comentários estão encerrados.