Como conectar câmeras de rede a plataformas de vídeo on-line RTMP? - K2.
11 dicas para criar conteúdo de vídeo autêntico e atrativo
11 dicas para criar conteúdo de vídeo autêntico e atrativo
31 de julho de 2018
Qual é a melhor configuração de privacidade de vídeo para você?
Qual é a melhor configuração de privacidade de vídeo para você?
16 de agosto de 2018

Como conectar câmeras de rede a plataformas de vídeo on-line RTMP?

Câmeras de rede: a escolha certa para transmissões ao vivo

As câmeras de rede (também chamadas de câmeras IP) apresentam inúmeras vantagens que as tornam muito populares entre os usuários de streaming ao vivo. Se você quiser ter controle total sobre suas transmissões, a câmera de rede é o produto certo.

Considerando sua crescente popularidade, vamos ver mais de perto esse tipo de câmera e como conectá-la a uma plataforma de vídeo on-line RTMP, a partir de um artigo publicado pela DaCast.

O que são as câmeras de rede?

Uma câmera de rede é uma câmera de vídeo com um codificador de vídeo embutido, endereço IP próprio e, muitas vezes, uma inteligência considerável. O endereço IP (uma abreviação de internet protocol – protocolo de internet) funciona exatamente como o de um notebook. Quando configurado, a câmera pode se comunicar com outros dispositivos pela Internet.

As vantagens são:

  • o streaming de vídeo da câmera de rede pode ser puxado dela por outros dispositivos com acesso à internet;
  • a câmera pode ser facilmente movida ou realocada;
  • a câmera pode alavancar sua capacidade de inteligência (analytics avançadas de vídeo) e, por exemplo, rastrear objetos de interesse de forma autônoma;
  • a câmera pode ser facilmente controlada a partir de um local remoto.

Isso torna as câmeras de rede especialmente adequadas para streams de 24 horas por dia / 7 dias por semana, transmissões geradas em locais de difícil acesso e eventos mais curtos que não exigem a presença física de um cinegrafista, como conferências, feiras e palestras.

A primeira câmera IP foi lançada pela Axis Communications em 1996. A partir de então, a Axis tem sido líder no segmento, trabalhando continuamente no desenvolvimento técnico de seus produtos.

Olhando para o portfólio de produtos, vemos que as câmeras Axis se destacam quando usadas ao ar livre. Eles são altamente resistentes a impactos e flutuações climáticas, incluindo temperaturas extremas, água, luz solar e outras condições adversas.

Além da qualidade baseada em anos de experiência acumulada, as câmeras Axis têm outra vantagem única: graças à sua plataforma aberta, chamada Axis Camera Application Platform (ACAP), foi proporcionado um espaço para desenvolvedores, onde são criados aplicativos projetados para atender às necessidades específicas dos clientes.

Protocolo: RTMP vs. RTSP

Um sinal de vídeo fornecido por um chip de imagem dentro de uma câmera de rede deve primeiro ser codificado no formato de vídeo H.264; a partir daí, pode ser enviado pela internet.

Em princípio, todas as câmeras de rede enviam vídeos codificados para o RTSP (Real Time Streaming Protocol – Protocolo de Transmissão em Tempo Real), que é usado para enviar o stream de vídeo pela rede. O RTSP é um tipo de protocolo chamado “pull”, o que significa que você precisa se conectar a uma câmera (por exemplo, através de seu endereço IP público e porta reencaminhada) e extrair o vídeo dela.

Essa técnica é boa para os sistemas de gerenciamento de vídeo para os quais foi projetada, mas as plataformas de streaming de vídeo on-line, como a K2.Live, precisam de algo mais: um codificador de vídeo (câmera de rede) para “enviar” o stream de vídeo para as plataformas.

O protocolo usado para essa técnica é chamado RTMP (Real Time Messaging Protocol – Protocolo de Mensagens em Tempo Real), e programas em execução em um computador (por exemplo, Wirecast ou OBS) podem cuidar disso. Estes programas puxam o stream de vídeo RTSP de uma câmera de rede e o reempacotam em RTMP.

>>> Conheça os melhores softwares para transmissão ao vivo em 2018

Para vantagem dos usuários, as câmeras Axis oferecem uma solução conveniente que torna este processo possível sem um computador extra com software em execução: um aplicativo ACAP sendo executado na câmera Axis e aproveitando sua capacidade de processamento. Graças a isso, a transmissão ao vivo de uma câmera IP da Axis pode ser realizada com apenas alguns cliques.

Um aplicativo incorporado para transmissão ao vivo

Rodando diretamente on board na câmera, o aplicativo CamStreamer é uma desses softwares engenhosamente simples da ACAP. Sua principal função é reempacotar o stream de vídeo RTSP fornecido pela câmera para o formato RTMP, com o qual a plataforma de vídeo on-line pode trabalhar facilmente.

Isso traz várias vantagens:

  • você não precisa de um computador;
  • você não precisa de um endereço IP público;
  • você não precisa configurar o reencaminhamento de porta.

Com alguns cliques simples, você tem todo o potencial da câmera IP na ponta dos seus dedos. A câmera é um computador por si só: ela pode se conectar à plataforma de vídeo on-line sem hardware adicional, excesso de cabos, processadores e assim por diante. Alguns segundos são suficientes para começar sua transmissão ao vivo – com configurações intuitivas e sem custos extras.

Configurando câmeras de rede Axis com o aplicativo CamStreamer

O CamStreamer pode ser baixado no site da empresa. Depois de fazer o download do aplicativo (você poderá escolher o pacote de instalação correto de acordo com o tipo de câmera), insira o IP da câmera no navegador da Web e conecte-se à sua câmera.

Na configuração do CamStreamer, tudo o que você precisa fazer é escolher a plataforma de streaming desejada. Você pode escolher a K2.Live, pois é uma das plataformas de streaming predefinidas. Em seguida, basta digitar seus detalhes do stream RTMP da sua conta K2.Live.

Feito. Você está pronto para transmitir!

A importância de usar a plataforma de streaming certa

A combinação do CamStreamer como um aplicativo e da K2.Live como uma solução de streaming pode oferecer ótimos resultados. Usando o CamStreamer, você pode facilmente produzir conteúdo engajador e de baixo custo. A solução completa da K2.Live dá ao cliente o controle sobre fatores como a aparência do player e a análise dos dados da transmissão.

Ao contrário do YouTube e do Facebook, que, enquanto plataformas de streaming, não permitem que o público seja dividido para fins de um marketing mais eficiente, a K2.Live oferece todas as ferramentas necessárias para tornar os streamings eficazes e atrativos.

Gráficos integrados úteis com CamOverlay

O CamOverlay é um aplicativo inteligente que complementa o CamStreamer, permitindo que o usuário adicione seus próprios gráficos a um stream. Isso significa que é possível exibir uma grande variedade de informações no vídeo, e o aplicativo pode até combinar informações de diferentes fontes.

Assim como no CamStreamer, a configuração do CamOverlay é muito fácil. Existem modelos predefinidos para escolher, mas você também pode criar seus próprios gráficos e ter controle sobre sua aparência, tempo e posição.

Como funciona?

  1. Você instala o aplicativo CamOverlay na sua câmera.
  2. Você seleciona um dos modelos predefinidos ou gera seus próprios gráficos.
  3. O aplicativo então insere os gráficos diretamente no stream de vídeo.

Os tipos de informações adicionadas às transmissões ao vivo podem variar. O uso mais comum do CamOverlay é exibir anúncios, apresentar parceiros e patrocinadores e fornecer informações úteis para os espectadores.

Leve sua mensagem para o espectador

Ao contrário de outros métodos de adicionar seus próprios gráficos a uma transmissão ao vivo, o CamOverlay tem duas vantagens específicas, resultantes do fato de que os gráficos exibidos tornam-se parte da transmissão ao vivo:

  • os gráficos são imunes a bloqueadores de anúncios;
  • não há problemas com o uso de diferentes tipos de players.

Os gráficos são simplesmente parte da transmissão ao vivo; assim, você não precisa se preocupar com coisas como mantê-los em foco, a maneira como eles aparecem em vários tipos de navegadores, administração, tempo etc.

O maior benefício para essa solução (e isso é verdade não apenas para o CamOverlay, mas para os gráficos de sobreposição em geral) é que você pode tornar os streamings simples mais atraentes, com informações que fornecem à transmissão uma história, uma ideia e um contexto.

Além disso, você também pode escolher uma CTA (Call To Action – chamada para a ação) e obter resultados com base em necessidades de marketing ou de outras áreas, e pode fazê-lo de uma forma mais atraente, diferente de um simples stream estático.

Conclusão: uma solução simples

Resumindo, uma câmera Axis é um bom investimento para quem leva a transmissão a sério e precisa de uma câmera de rede poderosa e fácil de usar. Esse fato se comprova especialmente na sua utilização ao ar livre.

Graças às funcionalidades do CamStreamer, você pode equipar sua câmera com software e aplicativos que pouparão muito estresse ao configurar sua transmissão ao vivo. Tudo isso torna o produto a solução ideal para diferentes organizações que desejam usar o streaming de vídeo ao vivo para atender a objetivos específicos, como gerar publicidade, educar, compartilhar atividades com o público e muito mais.

 

 

 

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *