Alternativas para o YouTube Live: conheça a K2.Live - K2.
CDN da Akamai: conheça as vantagens do seu uso na prática
CDN da Akamai: conheça as vantagens do seu uso na prática
28 de março de 2018
Videomarketing e os 6 princípios da persuasão
Videomarketing: como usar os 6 princípios da persuasão nas suas campanhas
12 de abril de 2018

Alternativas para o YouTube Live: conheça a K2.Live

Alternativas para o YouTube Live como a K2.Live são cada vez mais procuradas

Plataformas profissionais que funcionam como alternativas para o YouTube Live vêm ganhando crescente espaço no mercado de streaming de vídeos ao vivo.

O futuro da internet está no vídeo. Recentes estudos estimam que, até 2020, eles representarão cerca de 80% de todo o tráfego da Web.

Os smartphones estão impulsionando uma transformação na mídia digital. O vídeo ao vivo está revolucionando o setor. Os custos de produção e veiculação estão caindo à medida que a tecnologia fica mais barata. Quase todo mundo tem a capacidade de criar e transmitir conteúdos.

Quando se trata de hospedagem de vídeo, há um inquestionável líder: o YouTube. O serviço é enorme, com milhões de usuários e bilhões de visualizações de vídeos por dia.

No entanto, o YouTube não é a única opção disponível. Apesar de toda a sua expressividade, também há desvantagens no uso da plataforma. Um exemplo é a demora do YouTube para introduzir a funcionalidade de transmissão ao vivo.

Além disso, muitos usuários preferem outras plataformas quando se trata de transmissão ao vivo, por diversos motivos.

Este post examinará o YouTube Live e a ferramenta da K2. para transmissões ao vivo, a K2.Live. Vamos comparar recursos básicos e discutir o usuário ideal para cada plataforma. Acreditamos que, dependendo de suas metas específicas de streaming, você encontrará muitos benefícios nesta alternativa para o YouTube Live. Aproveite!

Um olhar sobre o YouTube Live

A transmissão ao vivo via YouTube é relativamente simples. Para fazer isso, você precisa que o seu canal esteja verificado. Isso simplesmente requer um número de telefone. Depois de verificado, você pode transmitir e fazer upload de vídeos.

Existem dois métodos principais de streaming:

Stream now (Transmita agora)

O primeiro é o método “stream now, o qual envolve:

  • configurar um codificador com as credenciais fornecidas;
  • selecionar um nome e uma descrição para seu stream;
  • escolher  tags, categorias e privacidade, e
  • ativar a monetização por meio de anúncios do Google (se desejar).

Stream later (Transmita mais tarde)

O segundo método de transmissão ao vivo é chamado de “eventos”. Isso envolve o agendamento de um stream para o futuro. Este método permite a utilização da sua webcam para transmitir através de “Hangouts on Air”.

Você não poderá transmitir ao vivo no YouTube se tiver recebido um desses três tipos de aviso:

  • Aviso de “Termos de Uso”: uma maneira comum de os usuários receberem essa advertência é incluir anúncios de terceiros em transmissões ao vivo.
  • O segundo é uma retirada de direitos autorais sobre o conteúdo ao vivo.
  • O terceiro pode ocorrer se você tiver um stream bloqueado globalmente nos últimos 90 dias.

Melhores recursos

A maior vantagem do YouTube é o fato de ser gratuito e incrivelmente popular. Quase todo mundo conhece o YouTube e como ele funciona.

Quando se trata de transmissões ao vivo, essa popularidade provavelmente significa mais espectadores. Seu conteúdo é facilmente acessível e você pode criar seguidores, graças aos inscritos. Isso faz do YouTube a principal plataforma de vídeo ao vivo em termos de engajamento social.

Uso e usuários ideais para o YouTube Live

O YouTube é uma plataforma que apresenta benefícios importantes. A maioria deles é social. Assim, o uso ideal para o streaming ao vivo do YouTube é quando você tenta maximizar seu público-alvo.

Comentários, curtidas, assinaturas e canais permitem interação fácil. O YouTube é uma ótima opção para usuários B2C (Business-to-Consumer).

Por que a necessidade de alternativas para o YouTube Live?

O YouTube Live também tem desvantagens significativas. Primeiro, o YouTube pode reutilizar conteúdo que você transmite na plataforma. Muitas empresas estão preocupadas com esses problemas de licenciamento.

O bloqueio também é uma grande preocupação. O YouTube é o terceiro site mais bloqueado do mundo. Escolas e empresas geralmente bloqueiam a plataforma como um todo. Esta é uma preocupação muito séria para usos comerciais e educacionais.

Outro motivo para buscar alternativas ao YouTube Live é a fragilidade relativa à publicidade indiscriminada. Apesar dos consideráveis avanços no sentido de uma segmentação adequada,, se você gera receita com seu conteúdo, até recentemente poderia descobrir que seu stream hospedava anúncios censuráveis. Você poderia bloquear esses anúncios, mas, quando agisse, poderia ser tarde demais.

Ainda é cedo para garantirmos que o aumento do controle sobre os anúncios possa garantir 100% de segurança aos anunciantes.

Finalmente, uma grande desvantagem do YouTube Live é que não há suporte técnico disponível. Há casos documentados de grandes eventos que enfrentaram problemas porque o YouTube agendou uma atualização de hardware para ser executada simultaneamente.

O YouTube não notificará você sobre esses problemas de antemão. Este é o preço que você paga por streaming através de uma plataforma gratuita. Quando você precisar de ajuda ou tiver uma reclamação, pode não haver ninguém disponível para prestar o suporte.

K2.Live, uma alternativa para o YouTube Live

A K2.Live é a plataforma de hospedagem de vídeo e transmissão ao vivo da K2., empresa de solução de vídeos on-line sediada em Pelotas-RS, que atua no mercado nacional desde 2009.

As transmissões ao vivo e os vídeos sob demanda da K2. são entregues usando a CDN (Content Delivery Network) da Akamai, a maior e mais confiável do mundo.

Comparação entre o YouTube Live e a K2.Live

O YouTube Live é uma ótima plataforma para quem deseja streaming ao vivo simples e gratuito. A K2.Live é voltada diretamente para usuários com necessidades mais complexas e / ou exigentes.

Por exemplo, se você quiser executar alguma das ações abaixo citadas, precisará de uma ferramenta como a K2.Live para veicular sua transmissão ao vivo:

Uso customizado da marca

O YouTube permite que você insira seu próprio logotipo. No entanto, todos os vídeos também terão o logotipo do YouTube em destaque. Isso significa publicidade gratuita para eles e uma aparência menos profissional para você.

Evitar poluir seu vídeo com conteúdo não relacionado

O YouTube também prejudica o conteúdo em seu site com vídeos relacionados. Mesmo quando incorporados, o YouTube exibe vídeos relacionados após o clipe parar de ser reproduzido. Isso pode incluir conteúdo que você não gosta – ou até vídeos de concorrentes!

Segmentar seus vídeos para pessoas em empresas e escolas

Como você lida com o problema de seus funcionários ou alunos passarem todo o tempo assistindo a vídeos do YouTube? Você bloqueia o site, é claro.

Como dito anteriormente, o YouTube é um dos sites mais bloqueados do mundo. Isso é especialmente verdadeiro em ambientes comerciais e acadêmicos.

Se você planeja segmentar empresas ou escolas com seu conteúdo, a K2.Live é uma opção muito mais segura.

Transmitir apenas no seu próprio site

O YouTube tem opções de privacidade limitadas. Essencialmente, suporta três opções:

  • vídeos públicos;
  • vídeos não listados (que não aparecem nos resultados de pesquisa, mas quem tem o link pode assistir), e
  • vídeos privados.

A K2. Live oferece opções e recursos muito mais robustos. Isso inclui proteção por senha, restrições de domínio, restrições geográficas e controle de incorporação (embedamento) dos vídeos.

Usar publicidade externa nas suas transmissões ao vivo

O YouTube não permite publicidade de terceiros em vídeos no seu site. Todos os anúncios têm que vir através da sua plataforma Google Adsense. Isso maximiza a receita do YouTube, mas também restringe suas opções.

Gerar receita com a venda de acessos (pay-per-view) ou assinaturas

A publicidade é a única maneira real de ganhar dinheiro com seu conteúdo no YouTube. Isso é limitante para muitos tipos de usuários de streaming. Por exemplo, imagine um evento esportivo ou concerto. Cobrar uma taxa de acesso para esses tipos de eventos é padrão.

>>> Entenda a dificuldade de monetização de vídeos no Youtube

A K2.Live torna isso simples através de um paywall integrado (sistema de assinatura que permite o acesso a conteúdos restritos). Os espectadores simplesmente inserem suas informações de pagamento na janela do vídeo e o assistem instantaneamente.

Como os pagamentos são integrados à janela do vídeo, a receita gerada por streamings incorporados em outros sites não é interrompida.

Construir sua própria plataforma usando uma API

Como a K2.Live é um serviço pago, a funcionalidade e a confiança depositadas pelo usuário são muito maiores. Depois de pagar pelo acesso ao serviço, ele é seu.

Já o YouTube precisa manter o controle de seu conteúdo para gerar lucros. Devido a isso, sua API é relativamente limitada.

A API de gerenciamento de conteúdo de vídeo da K2.Live é totalmente funcional. Você pode literalmente replicar todas as funções da plataforma dentro de seu próprio aplicativo ou serviço.

Isso permite que você crie aplicativos complexos para web, dispositivos móveis ou desktops. Podemos integrar seu conteúdo de vídeo ao vivo e sob demanda de forma transparente para uso público ou privado.

Revender a funcionalidade de transmissão ao vivo para outras pessoas

As integrações da API da K2.Live são perfeitas e invisíveis. Isso permite a funcionalidade do revendedor. Essencialmente, uma empresa ou instituição pode adquirir serviços de streaming em massa e revender partes da largura de banda para que outras pessoas acessem.

Essa funcionalidade é útil para pequenas empresas de vídeo que transmitem casamentos e eventos esportivos, assim como para grandes universidades e corporações de franquias.

Importante: aqueles que receberem a funcionalidade de streaming revendida não serão informados de que ela é fornecida via K2.Live.

Manter uma aparência altamente profissional

Para empresas e grupos profissionais, aparência e formalidade são importantes. De um modo geral, o YouTube não é um lugar formal. Ao contrário, é conhecido por seus vídeos de gatos e compilações de cenas engraçadas, fato que pode prejudicar o profissionalismo da sua marca.

A K2.Live possibilita que seu conteúdo de vídeo harmonize com o tom da sua organização ou causa particular. A plataforma possui recursos simples e poderosos que você pode modificar facilmente para atender às suas necessidades. Além da questão visual, você pode evitar interferências de outras marcas, desordem de conteúdos e anúncios não relacionados.

Vantagens da K2.Live

A K2.Live visa trazer tecnologia de ponta em transmissões ao vivo para todas as empresas e grupos, de modo seguro, descomplicado e com qualidade de entrega impecável.

O plano básico da K2.Live  oferece 300 horas de visualização por apenas R$ 350 ao mês.

O plano básico também oferece recursos avançados, geralmente não suportados pelos planos básicos das demais empresas que atuam no segmento, os quais incluem:

  • Analytics detalhado
  • Controle total de marca do contratante
  • Restrições via proteção por senha e por domínio
  • Monetização através de pay-per-view e assinaturas

Quer saber mais sobre a K2.Live?

Entre em contato com nossos consultores. A K2. prima pela integração de tecnologias, a qual possibilita a personalização dos serviços, a partir da detecção das particularidades do seu projeto.

Na prática, isso quer dizer que você tem suas demandas e nós temos a tecnologia para atendê-las. Para isso, basta uma conversa inicial para que possamos entender o seu negócio, e assim nos habilitarmos a oferecer a melhor solução.

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Os comentários estão encerrados.