O site Review42 fez um impressionante apanhado de dados que deixa claro por que usar vídeo marketing é vital em qualquer estratégia de comunicação de um negócio. Você verá a seguir os números mais significativos desta prática que arrebanha cada vez mais adeptos, conforme as marcas precisam reforçar suas presenças digitais.
Você sabia que o vídeo marketing é usado por quase 90% dos profissionais da área na atualidade? Isso não é à toa. Mesmo que os vídeos não tragam dinheiro diretamente (a menos que sejam monetizados), eles promovem com maestria o engajamento do público, o tráfego e os cliques nos sites, blogs e redes sociais.
Neste artigo, vamos comprovar a afirmação sobre a importância do vídeo marketing para os negócios na atualidade por meio da apresentação dos números desta indústria.
Mas, antes, um pouco de história.
De acordo com o Martech Cube, o vídeo marketing já percorreu um longo caminho desde 1941, ano em que começou. A marca de relógios Bulova lançou o primeiro comercial em vídeo em uma estação de TV de Nova York. Posteriormente, o nascimento dos computadores, a evolução da Internet e o desenvolvimento dos smartphones tornaram o vídeo uma parte integrante e eficaz das estratégias de publicidade e marketing.
Hoje, o conteúdo de vídeo é visto como um método capaz de aumentar o reconhecimento da marca (brand awareness) e também melhorar as conversões. Como resultado, tem havido um aumento constante na contratação de profissionais de vídeo marketing, tanto freelancers quanto assalariados.
Você sabia que…
Estes são apenas alguns destaques dos dados a serem apresentados neste artigo. Continue conosco!
Segundo o Review42, para ter sucesso em sua jornada de expandir o negócio ou começar um novo, você precisa ter 3 coisas essenciais:
✅ Uma ideia legal.
✅ Uma estratégia de marketing que funcione.
✅ Uma abordagem sincera e natural com seus seguidores / clientes.
O que você vai ver a seguir são dados e informações interessantes sobre vídeo marketing que, se usadas como norte para a sua estratégia de comunicação, poderão trazer resultados mais rápido do que você imagina.
Agora vamos entender o que está acontecendo nesta indústria milionária. As informações a seguir podem levar a algumas conclusões interessantes sobre este mercado cada vez mais competitivo e exigente.
(Fonte: Content Marketing Institute)
▶ As empresas estão entendendo rapidamente o poder do vídeo marketing e se adaptando a ele, investindo cada vez mais na criação de conteúdo. Não só é importante produzir conteúdo, mas também entregar produções com qualidade, pois o público não espera nada menos do que isso.
(Fonte: Biteable)
▶ Os números são bastante claros: ao assistir a vídeos, as informações ficam conosco por mais tempo. Ver e ouvir alguém falando diretamente torna nossa experiência mais rica e mais fácil de lembrar. Por isso, não é de se admirar que as estatísticas de consumo de vídeo estejam disparando.
(Fonte: Biteable)
▶ Não apenas a geração dos millennials (nascidos entre 1981 e 1996) prefere assistir a vídeos mais do que ler o conteúdo. Em uma escala global, pessoas e empresas estão cada vez mais inclinadas a apresentar seus serviços, produtos e ideias na forma de um vídeo.
(Fonte: Biteable)
▶ O YouTube se tornou o segundo maior mecanismo de pesquisa (atrás apenas do Google) e está disponível em 91 países e em 80 idiomas diferentes. Fica evidente que você deve considerá-lo em sua estratégia de vídeo marketing, independentemente do seu nicho.
(Fonte: Social Media Today)
▶ É preciso se aprofundar nas estatísticas de vídeo nas redes sociais e examinar todos os seus detalhes. Você descobrirá muito sobre as plataformas de mídia social e o público que elas tendem a atingir.
Os canais influenciam diferentes grupos demográficos. Por exemplo, Facebook, Instagram e Pinterest têm maior probabilidade de influenciar o comportamento de compra das mulheres, enquanto o Youtube e Twitter têm maior apelo com os homens.
Enfim, é fascinante o que essas estatísticas e fatos sobre os vídeos podem revelar.
(Fonte: Responsive Inbound Marketing)
▶ Crie conteúdo útil, informativo e envolvente para seus vídeos. De acordo com as estatísticas de envolvimento, os vídeos de até 2 minutos são mais envolventes.
▶ Forneça quantas referências forem necessárias para a audiência. Dê um passo à frente de seus concorrentes e coloque-se no lugar do consumidor. Preveja o máximo possível sobre seus desejos e use isso para atendê-los melhor.
(Fonte: Unbounce)
▶ É provável que os espectadores fiquem mais tempo em seu site se você aparecer em um vídeo. Tempo de permanência em um site é um dos critérios de ranqueamento do Google. Além disso, os vídeos aumentam sua credibilidade, constroem a confiança do consumidor e tornam mais fácil aprender sobre sua empresa. Considere o impacto do vídeo nas conversões enquanto aprimora sua estratégia de marketing existente ou elabora uma nova.
(Fonte: Cisco)
▶ De acordo com estatísticas de conteúdo de vídeo, a demanda está aumentando constantemente em todo o mundo. Há um crescimento de receita anual de 15% na indústria de vídeo sob demanda. As pessoas também preferem reproduzir vídeos em seus smartphones, e essa tendência não vai desaparecer tão cedo. Portanto, certifique-se de otimizar seu site e conteúdo de vídeo para dispositivos móveis.
▶ Uma das últimas tendências de vídeo marketing é tornar seu conteúdo não apenas compatível com telas de celular, mas também reproduzi-los verticalmente, no modo retrato. Enfim, contanto que seu vídeo seja compatível com dispositivos móveis, você estará bem.
Caso ainda esteja se perguntando se esse negócio de vídeo é para você, ou talvez ainda não tenha certeza se precisa de vídeos em seu site, canal ou página, leia a última parte deste artigo. Os próximos números a serem apresentados são bastante expressivos.
▶ A importância e a influência do vídeo são inegáveis. Há uma demanda crescente, e os vídeos melhoram o conhecimento da marca, a eficácia, a influência e o ROI.
▶ Os vídeos estão se tornando cada vez mais a mídia preferida do público.
▶ As estatísticas de vídeo marketing mostram que a mídia está crescendo nos canais sociais.
▶ Estatísticas de anúncios em vídeo:
É provável que, agora, você esteja convencido de que o vídeo marketing realmente faz a diferença. Os dados falam claramente: eles funcionam para a maioria das empresas e o público os ama.
Quando começar a produzir seu conteúdo de vídeo, certifique-se de colocar sua originalidade em cada peça. Se a sua mensagem se parecer com a dos concorrentes, você será ignorado. Selecione as ferramentas certas, encontre tempo e parta para a ação.
Existem três principais desafios que os profissionais de marketing encontram quando se trata de criar conteúdo de vídeo: a incapacidade de se ajustar ao orçamento, a demora na criação do vídeo e a dificuldade de uso das ferramentas.
Caso você esteja enfrentado uma dessas dificuldades – ou até todas elas -, a equipe da K2. está pronta para trocar umas ideias. Basta deixar um comentário ou entrar em contato conosco.
Sirva-se dos dados apresentados neste artigo, obtenha insights e use-os para melhorar seu desempenho online. Inevitavelmente, você descobrirá a importância do vídeo marketing e a diferença que ele faz para o alcance da sua mensagem e, consequentemente, para os resultados financeiros.
Se você se interessar, aqui está o infográfico completo da Review42 com os dados apresentados neste artigo. Para visualizar, basta posicionar o mouse em cima da imagem até aparecer a lupa e clicar.