A relação Inbound versus outbound marketing é um exemplo simbólico do contraste entre a mudança de comportamento dos consumidores (que ocasionou o surgimento de uma nova forma de comunicação entre marcas e públicos) e as práticas tradicionais da publicidade (leia-se foco no produto e na venda, independentemente do grau de interesse da audiência).
O site Learn.G2 propôs-se a explicar, de forma bastante didática, as principais diferenças entre as duas estratégias, trazendo dados recentes que mostram a ascensão de uma e o declínio da outra.
Se você é um profissional de marketing (ou trabalha em estreita colaboração com uma equipe de marketing), é provável que tenha ouvido os termos inbound marketing e outbound marketing. Talvez essas expressões não signifiquem muito para você, mas no mundo em constante evolução do marketing e da publicidade, elas são mais do que apenas termos cunhados pelos profissionais da área.
Antes de mergulharmos nos meandros do inbound e outbound marketing, analisar sua importância e a forma como são usados em campanhas de marketing de mídia social, vamos falar sobre a diferença entre eles, em termos bastante simples.
O inbound marketing é uma metodologia criada para atrair clientes em potencial, em vez de usar técnicas tradicionais de publicidade e marketing para gerar leads. O inbound marketing utiliza várias formas de marketing direcionado, como conteúdo, SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de buscas), mídias sociais, blogs etc. para aumentar o reconhecimento da marca e estabelecer um negócio no mercado.
>>> Como criar uma estratégia de inbound marketing: táticas e técnicas.
O outbound marketing é o que você pode chamar de marketing tradicional. Pense em comerciais, spots de rádio, outdoors, anúncios de jornais etc. Ele tem como alvo qualquer um e todos, não importa se eles estão interessados ou não. Desde o início do marketing, o outbound tem sido o padrão.
Neste artigo, abordaremos a importância e os benefícios de cada tipo de marketing. Dessa forma, você terá uma ideia mais clara das diferenças entre eles.
Na era atual das redes sociais, inúmeros conteúdos são criados e compartilhados com o mundo, na esperança de expandir os negócios. Como muita coisa está sendo produzida tão rapidamente, pode ser difícil para os profissionais de marketing saber como anunciar seus negócios de maneira útil e eficaz.
No passado, as empresas usavam o outbound marketing para promover seu produto ou serviço para as massas, mas, com a expansão da internet e das mídias sociais, o inbound marketing provou ser um método igualmente eficaz (se não o mais eficaz dos dois, mas falaremos sobre isso mais tarde).
Vamos analisar detalhadamente algumas das principais diferenças entre inbound e outbound marketing.
Simplificando, o inbound marketing usa uma estratégia pull (atração), enquanto o outbound marketing usa uma estratégia push (exibição).
Quando as empresas implementam o inbound marketing, elas estão criando conteúdo valioso e útil para seus consumidores para atraí-los organicamente. Trata-se de atrair consumidores interessados no seu conteúdo e, portanto, mais dispostos a comprar o que você está vendendo.
Quando as empresas implementam o outbound marketing, estão promovendo seu produto ou serviço para absolutamente todos, independentemente do nível de interesse.
O termo “inbound marketing” foi cunhado pela HubSpot em 2006. Eles definem a estratégia como “um método de atrair, envolver e encantar as pessoas a desenvolver um negócio que agrega valor e gera confiança“.
A metodologia de inbound marketing é composta por três estágios: atrair, envolver e encantar. Pense no inbound como a captura de potenciais leads, ao fornecer conteúdo de alta qualidade que é facilmente acessível, digerível e encontrado.
O inbound concentra-se em atrair os consumidores com conteúdo adjacente e útil, em vez de exibir a mensagem na esperança de capturar leads por meio do marketing de massa. Ao atrair os consumidores, o inbound marketing ajuda a selecionar os mais dispostos a comprar. Essas pessoas procuram conselhos, orientações e respostas, e você as fornece.
Esse tipo de conteúdo pode até sobreviver fora de seus canais sociais e blog. Muitas vezes, se estende a toda a sua presença online.
A principal razão pela qual o inbound marketing está funcionando agora é pelo fato de se basear em métodos modernos de comunicação, como mídia social, internet e o aumento da propriedade de smartphones. Cultivar um blog também pode ser especialmente benéfico para seus esforços gerais de marketing.
De acordo com a HubSpot, 82% dos profissionais de marketing que postam nos blogs diariamente adquirem um cliente diretamente do blog e 79% das empresas que possuem um blog relatam um ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento) positivo para o inbound marketing.
Além disso, o inbound marketing geralmente é menos caro que o marketing tradicional (outbound). Pense nisso: quanto mais próximo você puder atingir seu público-alvo, seja com o Facebook Audience Insights, o Instagram Analytics ou o Twitter Analytics, melhor você poderá gerenciar onde seu orçamento está sendo gasto.
Você não precisará gastar dinheiro com a segmentação no sul do país quando a maioria de seu público está no norte, por exemplo. O poder das analytics combina perfeitamente com o inbound marketing.
Também não podemos esquecer que o inbound marketing é uma ótima maneira de vender sem realmente lançar algo. Quando alguém pesquisa algo no Google, pode ler um artigo para encontrar uma resposta e clicar em um link que o direciona para o funil de vendas. O inbound marketing é o mestre na arte de direcionar os consumidores para uma compra sem ter que apelar ou ser agressivo.
O software de CRM (Customer Relationship Management – gerenciamento de relacionamento com o cliente) auxilia as empresas no rastreamento e gerenciamento de interações de vendas em um só local. A implementação disso em seu modelo de negócios pode ajudar a monitorar o seu sucesso 24/7.
O outbound marketing usa a estratégia de enviar conteúdo para as massas por meio da exposição na mídia e promoção de alto impacto. Esse tipo de marketing visa interromper a vida cotidiana e é exibido em qualquer lugar e em todo lugar (quer o público esteja ou não interessado) para capturar possíveis leads.
O principal motivo pelo qual o outbound marketing está perdendo espaço deve-se ao fato de não ser direcionado e da dificuldade de mensuração de seus efeitos. As informações apresentadas ao público podem não ser relevantes para eles. Por esse motivo, as campanhas de outbound marketing capturam cada vez menos leads.
Isso não é apenas uma suposição. Há evidências para apoiar esta ideia. De acordo com o HubSpot:
O outbound marketing registrou um declínio drástico na popularidade entre os profissionais de marketing nos últimos 10 anos. Com a invenção dos bloqueadores, as taxas de cliques dos anúncios apresentam frequente tendência de queda. Basta olhar para este mapa de calor (heat map) para entender o quão irrelevantes os anúncios online podem ser.
O colorido intenso representa as áreas da tela que receberam maior atenção, ao passo que as verdes (anúncios) são as partes mais inexpressivas.
Cabe a você decidir qual método de marketing implementará em suas campanhas. Lembre-se de que a melhor estratégia de marketing é a que funciona para o seu negócio.
Continue testando, rastreando e analisando seus dados e revisitando as estratégias com frequência. Seu público-alvo inevitavelmente mudará. Portanto, vigiar de perto seus interesses e necessidades é crucial para o sucesso do negócio.
Misture o inbound e o outbound marketing, tente novos métodos e acompanhe o cenário em constante mudança da tecnologia.
>>> O novo marketing e a sinergia entre as práticas online e offline.
Mas, no final, lembre-se de que a melhor estratégia é analisar seus próprios dados. Enfim, faça o que funcionar melhor para você.