Fica fácil entender o que é webinar e para que ele serve se você pensar sobre a atual importância das relações on-line. Conceitualmente, estamos falando de um tipo de videoconferência que usa a Internet para conectar indivíduos (palestrantes/apresentadores e audiência). Com a pandemia de COVID-19 e a transformação ocorrida na comunicação entre pessoas – e especialmente entre negócios e pessoas -, o webinar deu um salto de popularidade e hoje integra boa parte das estratégias de marketing digital que vêm obtendo sucesso.
Neste artigo você verá como funciona um webinar, o que o diferencia de outros formatos, dicas técnicas de utilização e quais são as principais opções gratuitas (com suas inevitáveis limitações).
Boa leitura!
O nome “webinar” é uma abreviatura da expressão em inglês web based seminar, que significa “seminário realizado pela internet”. No Brasil também é usado o termo webinário para se referir a este formato de comunicação virtual.
👉 O blog da 4.events publicou um post bastante útil para o planejamento de um seminário on-line, sobre o que fazer antes, durante e depois do webinar.
Com a tecnologia da internet, temos a possibilidade de nos conectar em tempo real com pessoas de todo o mundo, sempre que quisermos. O webinar é uma das várias maneiras de fazer exatamente isso.
Mas o que realmente importa é o fato de que os webinars estão mudando a forma como nos conectamos e aprendemos. Entenda mais lendo este artigo até o final. 🙂
Em termos práticos, em um webinar a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.
Esse palestrante (host) hospeda o seminário on-line em uma plataforma e disponibiliza o conteúdo para uma audiência de espectadores e ouvintes, que podem estar em qualquer parte do mundo.
Em um webinar, os hosts geralmente se mostram falando, mas também podem alternar a imagem para a tela do computador e até mesmo convidar outras pessoas para co-apresentar o webinar com eles.
As plataformas de webinar oferecem recursos interativos que o público pode usar para fazer perguntas e conversar com o host. Muitas pessoas que organizam seminários on-line incluem sessões de perguntas e respostas no final da transmissão para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
De acordo com Lilian Beloto, gerente de contas na Arkadin, os 3 formatos apresentam as seguintes definições:
Imagine que você queira lançar um novo produto ou reforçar sua autoridade em determinado assunto. Para isso, pretende fazer uma apresentação para o seu público. No ambiente off-line (também conhecido como “mundo real” 😉), você teria preocupações do tipo preparar e lotar um auditório, além de todos os detalhes pertinentes a esse formato de evento.
Com um webinar, você pode escalar exponencialmente a quantidade de pessoas atingidas, além de gravar o conteúdo apresentado e dividi-lo em vários formatos para aproveitamento posterior, de acordo com sua estratégia de marketing digital.
O próximo tópico se aprofunda na utilização estratégica de um webinar. 👇
Profissionais usam os webinars para fazer apresentações educacionais relacionadas a seus negócios ou organização e para se conectar com seus públicos de uma maneira mais próxima. Muitos apresentadores de webinários tratam suas transmissões como palestras ou seminários para ajudar a ensinar algo à audiência. Alguns também usam webinars para vender seus próprios produtos e serviços.
Além do ensino e da venda, os webinários também são ferramentas úteis para a realização de entrevistas ao vivo com outros profissionais, e este é um aspecto interessante, o qual geralmente atrai mais pessoas.
Simplificando, se você quiser saber algo sobre um determinado tópico de interesse, os webinars são uma das melhores maneiras de expandir seu conhecimento e aprender diretamente com os especialistas. E se você for um especialista, hospedar seminários on-line pode ser uma ótima maneira de ajudá-lo a se conectar com seu público.
Além disso, o webinar gera conteúdos que podem ser reaproveitados para dar origem a outros formatos, como e-books, posts em blogs, infográficos, apresentações no SlideShare, podcasts etc.
Uma dica importante é disponibilizar o conteúdo para quem não o assistiu, pois isso ajuda a reforçar a autoridade e a atrair a atenção da audiência para o seu negócio, gerando tráfego para seu site ou blog.
A Resultados Digitais publicou em seu blog um artigo super completo com dicas sobre como planejar e executar um webinar de sucesso, abrangendo desde a estratégia de divulgação até às ações pós-evento.
Se você quiser hospedar seu próprio seminário on-line, precisará escolher um provedor de serviços de webinar. Como a escolha da plataforma é uma decisão importante, sugerimos que você pesquise as especificidades de cada uma e as compare com as necessidades do seu projeto.
Sim, existem. Na maioria dos casos, são versões de planos pagos com funcionalidades reduzidas (especialmente o número de participantes). Para facilitar a sua vida, criamos uma lista de plataformas que oferecem serviços gratuitos. Caso os recursos dos pacotes free não atendam às suas necessidades, cada uma delas também apresenta alternativas mais robustas (mas pagas).
▶ Zoom
O Zoom é uma excelente opção, pois oferece um plano totalmente gratuito para até 100 pessoas, em um limite de 40 minutos para as reuniões. Este serviço é escalável em preço, dependendo de quantos participantes você quer, e seu plano pago inicial custa U$ 149,90 por ano.
▶ GoToWebinar
Ferramenta versátil e com usabilidade bastante amigável, o GoToWebinar é uma das líderes de mercado. Você tem acesso à utilização grátis por 7 dias, sem a necessidade de cadastrar cartão de crédito. Depois disso, passa a custar R$ 66,00 mensais por usuário.
▶ Webinar Jam
O Webinar Jam tem a moral de ser considerados por muita gente como a ferramenta mais completa do mercado. É possível experimentá-la grátis por 30 dias, para depois começar a pagar pelo plano básico de U$ 499,00 ao ano para 500 participantes.
▶ YouTube Live
Para iniciar a usar, você precisa ter uma conta no YouTube. Sua configuração é bastante fácil. Você recebe o link de compartilhamento do webinar, bem como o código para incorporá-lo em alguma outra página – como a landing page de um evento, por exemplo.
Pontos negativos do YouTube Live
>>> Alternativas para o YouTube Live: conheça a K2.Live
▶ Facebook Live
Em 2016, o Facebook aproveitou a onda dos vídeos on-line para torná-los mais acessíveis às empresas e lançou as lives, serviço que permite a qualquer usuário ou fanpage a transmissão de eventos ao vivo a partir de smartphones, notificando automaticamente seus seguidores.
Mas, assim como no YouTube Live, existe a lista de pontos baixos:
A Rock Content publicou em seu blog uma lista de ferramentas gratuitas e pagas para webinários. Vale a pena conferir.
O K2.Webinar é a ferramenta perfeita para você realizar eventos restritos aos seus colaboradores ou abertos ao público, de forma segura, estável e descomplicada.
Com ele, você pode transmitir eventos ao vivo ou gravados, voltados tanto para reuniões/palestras/treinamentos de colaboradores quanto para o lançamento de novos produtos ou serviços.
Um dos maiores diferenciais do K2.Webinar é o fato de a plataforma ser construída manualmente pelo time da K2. Isso proporciona à ferramenta uma capacidade de adaptação que não é encontrada facilmente no mercado. Se o seu evento demanda algo específico – tanto em termos de layout quanto de funcionalidades -, nós podemos desenvolver os recursos de acordo com a necessidade. 🦾
O K2.Webinar também dispõe de um chat (moderado ou aberto), que pode ser configurado para aprovar os comentários automaticamente ou publicá-los somente depois da sua aprovação (mensagem só aparece no chat depois de autorizada). As respostas são publicadas logo após a pergunta correspondente, e não como um comentário a mais, perdido em meio a tantos outros. Ninguém fica sem resposta, e nem se perde no meio delas.
Quer ver como funciona o K2.Webinar na prática? Solicite uma demonstração gratuita guiada.
A moral da história é a seguinte: se você quer realizar um seminário on-line com qualidade profissional, estável e com acesso a suporte técnico, procure uma plataforma especializada, a exemplo da K2.Webinar. Esqueça o YouTube Live e o Facebook Live, pois a gratuidade desses serviços esconde limitações que, muitas vezes, entram em conflito com as suas expectativas.
>>> Saiba mais sobre as limitações das transmissões ao vivo gratuitas
Mas o mais importante é você não deixar de usar os webinários em sua estratégia de comunicação digital. O formato já comprovou a sua eficácia. Então, cabe a você produzir conteúdos de qualidade e escolher a plataforma certa para apresentá-los à sua audiência. 🙂
2 Comments
gostaria de conhecer os planos de contratação webnar
Oi Sandro! Vamos entrar em contato pelo seu email (Gmail), ok? Se preferir, pode solicitar a demonstração gratuita nesse link:
https://materiais.k2ponto.com.br/demonstracao-guiada-webex-event-center
Obrigado pelo contato.
Abraço!