O melhor serviço de transmissão ao vivo para produtoras de eventos - K2.
Recursos obrigatórios para uma plataforma de vídeo on-line segura
Quais são os principais recursos de uma plataforma de vídeo on-line segura?
24 de maio de 2018
O protocolo HLS é o padrão vigente para streaming de vídeo
Entenda por que o protocolo HLS é o padrão para transmissões de vídeo on-line ao vivo
4 de junho de 2018

O melhor serviço de transmissão ao vivo para produtoras de eventos

O melhor serviço de transmissão ao vivo para produtoras de eventos

Mais e mais produtoras de eventos estão usando streaming ao vivo. É uma adição poderosa ao negócio. Com um pouco de investimento, você pode aumentar o seu público em um número muito maior do que um local físico pode suportar.

Este post analisará o melhor serviço de streaming ao vivo para produtoras de eventos.

Se você não está transmitindo seu evento ao vivo, está ficando para trás. Alguns planejadores de eventos temem que a transmissão ao vivo diminua a frequência presencial. Na verdade é o oposto: 67% dos espectadores de vídeos ao vivo têm maior probabilidade de comprar um ingresso para um show ou evento depois de assistir a um vídeo ao vivo desse ou de um evento semelhante.

Neste artigo, começaremos analisando as necessidades exclusivas dos produtores de eventos. Então, veremos por que você deve usar uma plataforma de vídeo on-line. Terminaremos observando os recursos do melhor serviço de transmissão ao vivo em detalhes.

Necessidades exclusivas de produtoras de eventos

As produtoras de eventos ocupam uma posição única quando se trata de transmitir streamings de vídeo ao vivo. Os produtores estão trabalhando para um cliente, em vez de planejar seus próprios eventos. Então, eles precisam fornecer o máximo de valor possível aos seus contratantes.

Uma maneira de fazer isso é através de serviços de transmissão ao vivo. Oferecer streaming ao vivo pode diferenciar uma empresa de produção de eventos do resto da concorrência – além de oferecer um fluxo de receita adicional.

Adicionar streaming ao vivo ao repertório de uma produtora pode ser relativamente fácil. Com um pequeno número de funcionários adicionais, um investimento modesto em equipamentos e o melhor serviço de streaming, você pode transmitir eventos de qualquer tamanho.

Geralmente, os produtores planejam eventos extremamente grandes. Mas, muitas vezes, eles são menores. A transmissão ao vivo faz sentido para eventos de todos os tamanhos. E o público está crescendo! Por exemplo: em 2016, 81% da audiência da Internet visualizaram mais conteúdo ao vivo do que em 2015. E esse percentual só vem aumentando.

Por que você deve usar uma plataforma de vídeo on-line

Existem algumas formas diferentes de transmitir ao vivo:

A primeira opção é usar plataformas gratuitas. No entanto, essa abordagem não é profissional, pois não oferece muita funcionalidade.

A segunda opção é contratar diretamente a transmissão ao vivo de uma CDN (Content Delivery Network). Isso pode fornecer uma melhor funcionalidade profissional, mas ainda tem algumas desvantagens. A precificação da contratação direta de uma CDN é altamente confusa. Esses serviços são massivos, de redes multiuso. Sendo assim, eles não têm muita funcionalidade e suporte acerca de transmissão ao vivo e vídeos on-line.

A terceira opção é implantar seu próprio servidor de transmissão ao vivo. Esta não é uma boa opção para a maioria dos usuários. Ter que comprar, implantar e manter um servidor (ou mais de um, para um bom desempenho) custa muito tempo e dinheiro, além de representar uma grande dívida técnica para as organizações.

A última (e melhor) opção é usar uma plataforma de streaming de vídeo, que fornece ampla variedade de ferramentas para fazer upload, gerenciar e gerar receita com vídeo on-line. Essas ferramentas vão bem além das ofertas de uma CDN. A precificação é geralmente mais simples e muito competitiva.

Além disso, uma plataforma de vídeo on-line (OVP – On-line Video Platform) geralmente permite distribuir conteúdo por meio de uma CDN. Isso significa que você consegue uma excelente entrega de conteúdo, com descontos nos preços de banda larga. Resumindo: você obtém todas as vantagens, sem nenhum dos inconvenientes.

Alta qualidade em streaming ao vivo e vídeo sob demanda

Um dos benefícios de usar um serviço de transmissão ao vivo é o acesso ao streaming ao vivo e a vídeos sob demanda de alta qualidade. A qualidade de uma transmissão ao vivo é determinada por um grande número de fatores, os quais incluem:

  • A qualidade de suas câmeras de vídeo
  • Um poderoso software ou hardware de codificação de transmissão ao vivo
  • As melhores configurações de software de codificação para streaming de vídeo ao vivo
  • O uso das melhores opções de serviço de streaming ao vivo para garantir uma excelente entrega de conteúdo
  • Uma quantidade suficiente de largura de banda

Vamos falar um pouco sobre o último ponto. Se um espectador tentar assistir a sua transmissão ao vivo, e o conteúdo falhar, é provável que ele o culpe, mesmo que a culpa seja da conexão lenta com a Internet.

Não é justo, mas acontece…

Há uma coisa que você pode fazer para atenuar parcialmente esse problema. Se chama multi-bitrate streaming (streaming de taxas múltiplas de bitrate).

Mais de 58% das reproduções de vídeo em todo o mundo aconteceram em dispositivos móveis no final de 2017. Prevê-se que esse número aumente para 60% até meados de 2018. Com o celular sendo uma parte cada vez mais importante do vídeo on-line, os espectadores têm todos os tipos de velocidades de conexão e intensidade de sinal diferentes. Isso faz com que a transmissão de várias taxas de bits seja especialmente importante.

O melhor serviço de streaming ao vivo precisa ter esses recursos

Agora vamos começar a procurar recursos específicos para escolher o melhor serviço de transmissão ao vivo, a partir de 4 categorias diferentes:

  • Segurança do conteúdo
  • Suporte ao cliente
  • CDN de ponta
  • Custos de largura de banda

Esses não são os únicos recursos importantes quando se trata de escolher o melhor provedor de serviços de streaming ao vivo, mas são vitais para produtores de eventos.

Segurança do conteúdo

Os custos dos cibercrimes podem chegar a US $ 6 trilhões até 2021. Se você pretende transmitir músicas ou esportes, talvez já saiba disso. Para evitar problemas onerosos e embaraçosos, você precisa proteger seus streams ao vivo.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras. Procure uma plataforma de vídeo ao vivo que suporte as seguintes opções de segurança:

  • Restrições geográficas, para que apenas usuários em países especificados possam assistir seus streams
  • Restrições de referenciadores, para que apenas usuários provenientes de websites específicos possam visualizar o feed
  • Proteção por senha, para habilitar o uso de senhas exclusivas para proteger o conteúdo, se desejar
  • Entrega de conteúdo HTTPS, que ajuda a impedir ataques MitM (Man in the Middle) e outras ameaças avançadas

Suporte ao cliente 24/7

Imagine que você está produzindo um evento ao vivo. Falta uma hora até você entrar e, enquanto está rodando alguns testes, a transmissão falha! É um perfeito cenário de pesadelo – a menos que você tenha acesso rápido a um suporte ao cliente 24 horas por dia / sete dias por semana.

Os produtores de eventos não podem se dar ao luxo de esperar pelo suporte de e-mail lento ou ficar pendurado por horas em um telefone. Eles precisam simplesmente poder ligar para um número e estar conectados a um especialista que ajude imediatamente a resolver o problema.

Sendo assim, talvez seja interessante evitar trabalhar diretamente com uma CDN. Isso também significa que um serviço de streaming integrado a uma ampla gama de outros serviços pode não ser o ideal. O suporte técnico, de modo geral, se mostra menos disponível nessas grandes empresas multifuncionais.

Em vez disso, o melhor serviço de transmissão ao vivo, nesse caso, fornecerá suporte 24/7 que conecta você diretamente a técnicos experientes.

CDN de ponta

63% dos espectadores da transmissão ao vivo em 2017 citaram o buffering (carregamento das páginas, que pode ser excessivamente lento) como o problema mais sério que eles enfrentaram. Esse número é, na verdade, um aumento em relação ao ano anterior.

>>> Conheça o JW8, o player de vídeo desenvolvido para acabar com o buffering

É por isso que o melhor serviço de streaming ao vivo sempre trabalhará junto com uma CDN, pois ela fornece uma rede de servidores. Quando um usuário em Londres, Tóquio, Cingapura ou  Madri visita seu site para assistir uma transmissão ao vivo, a CDN entrega o conteúdo automaticamente, graças à sua grande rede de pontos de presença.

A rede CDN permite que você escale seus eventos ao vivo para alcançar milhões de espectadores. Ao selecionar uma plataforma de transmissão ao vivo, verifique se eles funcionam com uma CDN de ponta, a exemplo da Akamai.

>>> K2. contrata a CDN da Akamai, a maior rede de distribuição do mundo

Conclusão

Todos os recursos que discutimos aqui estão incluídos na K2.Live, a plataforma de transmissão ao vivo da K2., a qual é perfeita para produtores de eventos individuais, bem como empresas de produção de eventos grandes ou pequenos que desejam revender serviços de streaming ao vivo. Isso inclui conferências, shows, casamentos, lançamento de produtos e vários outros tipos de eventos.

Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita. Você verá que a transmissão ao vivo de eventos pode representar uma grande virada de jogo no seu negócio.

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

2 Comentários

  1. maria disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    • Cristian Amaral disse:

      Muito obrigado, Maria! 😍
      Esperamos que você siga nos acompanhando. Temos material novo todas as semanas.
      Grande abraço!