Depoimentos de clientes em vídeo: como fazer certo e não dar tiro no pé - K2.
tendências instagram 2019
Tendências Instagram 2019: tire o maior proveito da rede social que mais engaja
24 de outubro de 2018
Influenciadores digitais e vídeo: a estratégia de marketing matadora
Influenciadores digitais e vídeo: a estratégia de marketing matadora
7 de novembro de 2018

Depoimentos de clientes em vídeo: como fazer certo e não dar tiro no pé

Depoimentos de clientes em vídeo

Depoimentos de clientes em vídeo são uma maneira poderosa de atrair novos públicos e construir sua identidade de marca. No entanto, eles precisam ser feitos adequadamente para causarem o efeito esperado.

Os vídeos de depoimentos que parecem rotineiros, genéricos ou demasiadamente treinados não inspiram confiança em uma marca. Na verdade, podem até causar o efeito  contrário. Se quiser criar depoimentos em vídeo nos quais o público realmente preste atenção, você precisa aprimorar algumas técnicas.

Neste artigo, originalmente publicado no blog da Sprout Video, foram explorados seis segredos comerciais para produzir depoimentos convincentes de clientes em vídeo.

1.Prepare uma lista de perguntas com antecedência – e certifique-se de que são as melhores

Para criar um vídeo de depoimento, primeiro você precisa fazer perguntas ao cliente, e as respostas construirão o conteúdo do seu vídeo.

Fazer as perguntas certas é extremamente importante. Dê aos seus clientes algo para instigá-los, mas não os leve muito longe. Um depoimento tem que ser composto por suas próprias palavras e por suas próprias vozes.

Aqui estão algumas perguntas abertas que você pode fazer e que não são nem muito gerais nem muito direcionadoras:

  • Quais problemas você teve que eventualmente o levaram a nos contatar?
  • Quais produtos e serviços foram mais interessantes para você e por quê?
  • Como nossos produtos e serviços mudaram a sua maneira de fazer negócios?
  • Com o que você estava preocupado ao pesquisar nosso produto ou serviço antes de comprar?
  • O que você diria a outras pessoas que estão considerando adquirir nosso produto ou serviço?
  • Houve alguma coisa que te surpreendeu sobre o nosso serviço?
  • O que te fez mais feliz com o nosso serviço?

A chave é fazer perguntas específicas que inspirem uma conversa. Realize alguma pesquisa prévia sobre o assunto para chegar a perguntas únicas que realmente façam alusão ao seu caso de uso ou experiência. Depois que a conversa fluir, você terá muito mais facilidade em conseguir as declarações de que precisa.

2.Estruture seu depoimento como uma história

Seu principal objetivo é contar uma história. Todos os vídeos envolventes têm um enredo. Nesta situação, você está contando uma história através do seu cliente. Todas as histórias têm início, meio e fim.

Para um depoimento, o começo é definido por seus problemas. Que problemas eles estavam enfrentando que os levaram a procurar a sua solução? Que impacto esses problemas tiveram em suas vidas?

Em seguida, você chega à parte intermediária, que é a busca por uma boa solução. Como eles encontraram a sua solução? Quais eram suas principais preocupações? Eles compraram sua solução imediatamente ou precisaram pensar sobre isso? Compraram de outra pessoa e tiveram uma experiência menos do que desejável? Por que eles decidiram pela sua solução?

Por fim, explore o impacto final da solução no problema. Quais eram as coisas que eles esperavam e quais eram as coisas que eles não esperavam?

Personalize a experiência

Todas as perguntas acima procuram personalizar a experiência do testemunho. Eles dão ao seu cliente algo para falar, além de criar uma estrutura para que a história seja contada.

Não tenha medo de fazer perguntas adicionais enquanto seu vídeo de depoimento é gravado. Pode haver algumas respostas que você simplesmente não esperava ou algumas coisas que você acha que precisam de acompanhamento. Quanto mais conteúdo você tiver ao gravar o vídeo, melhor. Você terá mais opções para editá-las mais tarde.

>>> Conheça a importância da personalização no marketing de conteúdo em vídeo 

3.Sonde a locação antecipadamente e faça uma escolha sábia

Um depoimento leva tempo para ser filmado. Encontre uma área iluminada que não tenha muito tráfego ou ruído de fundo. Pratique gravar com antecedência para descobrir se pode haver algum problema com o ângulo em que está filmando ou com a quantidade de ruído dos transeuntes. Uma área ao ar livre é geralmente preferível, por ser animada e envolvente.

É claro que você sempre pode filmar nas dependências do cliente ou até mesmo nas suas. Apenas certifique-se de que o plano de fundo não pareça desordenado e de que seu cliente esteja confortável.

Acima de tudo, o cenário deve parecer natural. Não use telas verdes ou qualquer outro truque visual ou digital, pois isso fará com que o vídeo inteiro pareça não ser autêntico.

Ao pesquisar um local, preste atenção especial à hora do dia e à quantidade de luz que você receberá. A iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma produção de vídeo. Se você precisar, obtenha as licenças e autorizações apropriadas com antecedência. Lembre-se sempre que, dependendo do dia da semana, a  ocupação de um local pode ser alterada radicalmente.

4.Grave em alta qualidade ou contrate uma produtora profissional de vídeo

Seu depoimento precisa parecer autêntico, mas isso não significa que ele pode ser filmado em um celular. É importante investir em equipamentos de gravação de alta qualidade, que podem ser comprados ou alugados por dia. Quanto maior a qualidade da sua filmagem, mais profissional será o resultado final. Um vídeo depoimento profissional resultará em muito mais autoridade para o seu negócio.

Existem algumas vantagens em contratar uma empresa profissional de vídeo ao invés de tentar filmar por conta própria. Para começar, pode ser menos oneroso. Uma produtora de vídeo já possui todos os equipamentos relevantes e dispõe de pessoal em prontidão para ajudar.

Além disso, uma empresa profissional de vídeo também pode agilizar o processo de otimização e edição de seu material, já que eles podem fazer tudo isso internamente a partir das filmagens feitas. E, claro, você geralmente desfruta de tanto controle sobre o processo quanto gostaria de ter, ao aconselhar a empresa sobre a sua visão para o depoimento e sobre como ele pode ser filmado e editado.

5.Evite depoimentos “artificiais” ao envolver seu cliente sem orientá-lo previamente

O que faz um depoimento soar artificial? Normalmente é quando parece que o entrevistador está fornecendo/guiando as falas do cliente. Com essa abordagem, de um modo geral, as pessoas perdem automaticamente o interesse em tudo o que está sendo dito.

>>> 11 dicas para criar conteúdo de vídeo autêntico e atrativo 

Armadilhas comuns para vídeos-testemunhos

Há várias razões pelas quais os vídeos de depoimentos podem parecer artificiais. Veja alguns dos problemas mais comuns:

Fornecer um script. Mesmo que o roteiro seja escrito com base nas próprias palavras do cliente, ele ainda parecerá truncado. Em vez disso, peça que falem com você como se estivessem conversando normalmente.

Fazer repetidas tomadas idênticas. Há um limite de quantas tomadas você pode executar e que ainda assim seu cliente pareça autêntico. Conforme você executa várias tomadas, tente variar as perguntas e abordagens. Você pode obter respostas diferentes a cada vez, algumas das quais podem ser mais interessantes do que outras.

Prepará-los sobre o que dizer. Tente não orientar seus clientes sobre no que focar ou no que você quer que eles digam. Provavelmente parecerá que os seus depoimentos são “treinados”. Além disso, essas orientações sobrecarregam seu cliente com algo a mais que ele precisa pensar durante a gravação.

Sobrecarregar o cliente. Às vezes, um cliente simplesmente se sente sobrecarregado pelo processo. Afinal, muitas pessoas não estiveram na frente de uma câmera de vídeo profissional antes. Tente distraí-lo, conversando com ele individualmente e facilitando seu processo de entrar no jogo. Deixe-o saber o que pode esperar em termos do que vai acontecer e quais perguntas serão feitas. Então, tente deixar todo o resto seguir naturalmente.

Alguma preparação é necessária

Certifique-se de que seu cliente tenha uma visão clara do processo geral antes da filmagem e depois avance a partir daí com as dicas dadas acima. Isso permitirá que ele se sinta preparado – sem que seja treinado.

É desejável que as palavras do entrevistado sejam tão espontâneas quanto possível, pois assim elas parecerão mais legítimas. Se você mesmo estiver escrevendo todos os depoimentos, eles provavelmente começarão a soar da mesma forma: eles soarão como você.

6.Certifique-se de que você realmente atendeu e superou as expectativas dos clientes antes de fazer um depoimento

Não peça a um cliente para filmar um depoimento para só depois perguntar se ele estava satisfeito com seu serviço. A verdade é que a maioria das pessoas só quer ajudar, e mesmo que achem que o serviço é medíocre, eles ainda vão participar. Infelizmente, eles não terão as melhores ou mais envolventes coisas para dizer.

Em vez disso, certifique-se de que você atendeu ou superou as expectativas do cliente e, em seguida, peça-lhes para filmar um depoimento. Um cliente que foi verdadeiramente surpreendido pela sua empresa vai ter coisas únicas e interessantes a dizer sobre o seu negócio, suas expectativas e o resultado final.

O objetivo aqui é encontrar clientes que realmente desejam enaltecer o seu negócio. De modo geral, os mais adequados para a tarefa são os que estão entusiasmados com os produtos que você oferece e que querem atrair outros clientes.

Escolha seus assuntos de depoimento com muito cuidado. Procure por quem já trouxe outros clientes a bordo por meio de referências ou boca a boca. É provável que eles tenham coisas boas para compartilhar sobre o seu negócio.

Pode ser tentador trazer qualquer pessoa para um depoimento quando você está tentando criar seu conteúdo. No entanto, um depoimento único, perspicaz e divertido valerá muito mais do que alguns comentários simples e genéricos que não transmitem adequadamente o quão diferente é a sua empresa.

A diferença é a chave: qualquer empresa pode fornecer um produto ou serviço. O cliente precisa saber por que deveria escolher você.

Principais conclusões

Depois de aplicar essas técnicas, você poderá obter vídeos testemunhais interessantes, atraentes e empolgantes para seus clientes em potencial.

Por fim, lembre-se:

A autenticidade é mais importante do que qualquer outra coisa. Certifique-se de que seus clientes estejam realmente empolgados e capazes de transmitir isso com suas próprias palavras.

Depois da autenticidade vem a qualidade. Grave seus depoimentos com equipamentos de nível profissional ou contrate um profissional para fazê-lo.

Depois da qualidade vem a preparação. Ao revisar suas perguntas, site e equipamento com antecedência, você pode reduzir qualquer risco.

 

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *