3 recursos essenciais para uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo - K2.
Quando a baixa latência não é uma questão de escolha, e sim uma obrigação
Streaming de baixa latência: o que é e quando você precisa dele
18 de abril de 2018
Treine colaboradores e engaje o público-alvo com hospedagem de vídeo
Práticas recomendadas em hospedagem de vídeo para empresas
9 de maio de 2018

3 recursos essenciais para uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo

3 recursos fundamentais para uma plataforma de streaming de vídeo

Quais recursos não podem faltar em uma plataforma de streaming de vídeo profissional? Descubra porque as plataformas gratuitas deixam a desejar quando se trata da entrega de conteúdos de marcas e empresas.

Enquanto a internet se torna e parte central do entretenimento em nossas vidas, o vídeo ao vivo já está ocupando o palco principal. “O streaming ao vivo vem se tornando onipresente em todos os setores e permanece em alta em 2018”, segundo Corey Behnke, CEO da Live-X.

Esse post analisará a K2.Live, a plataforma de streaming de vídeo ao vivo da K2., com base nesses três recursos essenciais:

  • White Label (plataforma de e-commerce que permite que outras empresas explorem comercialmente sua tecnologia e ofereçam serviços de lojas virtuais com marca própria, terceirizando toda tecnologia e infraestrutura de TI, de acordo com o e-commerce brasil)
  • API de vídeo (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicativos)
  • Suporte ao cliente 24h por dia / 7 dias na semana (24/7)

Esses três recursos são essenciais para transmitir streamings de vídeo ao vivo, independentemente de você estar envolvido com educação, entretenimento, notícias, esportes, negócios, religião ou qualquer outro setor vertical.

3 recursos essenciais para uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo

59 por cento dos usuários em uma enquete disseram preferir vídeos ao vivo on-line à TV ao vivo. Nas plataformas sociais, streamings de vídeos ao vivo são assistidos em média três vezes mais do que o vídeo sob demanda. Esses números são surpreendentes. Eles apontam para a importância da transmissão ao vivo para qualquer um que opera uma empresa ou instituição na atualidade.

Afinal, a atenção do público vale ouro.

Hoje, qualquer pessoa pode transmitir gratuitamente do celular usando as redes sociais. No entanto, essas plataformas de streaming gratuitas apresentam sérios problemas. Bloqueio de conteúdo, firewalls, publicidade inadequada e falta de recursos sérios os tornam praticamente inutilizáveis para usuários com necessidades mais específicas.

Enfim, empresas e marcas precisam se informar sobre plataformas de vídeo on-line profissionais.

Definitivamente, o streaming ao vivo profissional requer vários recursos. Como mencionado acima, estes incluem os seguintes elementos-chave: white label, API de vídeo e suporte ao cliente 24/7.

Agora vamos examinar cada um deles com mais detalhes.

White Label

White label refere-se a um serviço que não empurra uma marca para cima de você. Isso significa que, quando você faz o upload de um vídeo ou transmissão ao vivo por meio de plataformas white label, o logotipo da plataforma de vídeo on-line não é incluído no conteúdo (o contrário do YouTube).

Ao invés disso, é possível personalizar o vídeo por meio de marca d’água com seu próprio logotipo. Em alguns casos, você pode personalizar ainda mais as coisas como, por exemplo, usar as cores de sua marca para criar um tema para o player de vídeo.

Um serviço white label ajuda a focar na sua marca e a afastar distrações, além de evitar links para sites de outras organizações. Por outro lado, até mesmo um vídeo embedado do YouTube cria um link que leva o usuário diretamente ao site deles, sempre.

Resumindo: é importante manter o controle sobre sua imagem e seus links, e a melhor forma de assegurar isso são as plataformas white label de streaming ao vivo.

API de vídeo

Uma API é uma camada de “abstração”. É como um plugue elétrico: uma interface padronizada. A diferença é que, nesse caso, a interface conecta você a plataformas de streaming ao vivo, recursos, opções e serviços.

Uma API de vídeo permite a criação de aplicativos personalizados. Eles podem fornecer muitas funções diferentes e se parecer de muitas maneiras. Tudo o que os une é sua conexão fundamental com a API de vídeo. A API fornece o “óleo” que faz as coisas funcionarem.

As empresas usam APIs de vídeo para:

  • Automatizar fluxos de trabalho de publicações on-line
  • Desenvolver aplicativos para a web / dispositivos móveis para visualização e publicação de transmissões ao vivo
  • Integração de serviços de streaming em plataformas LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem)
  • Criação e abastecimento de portais de vídeo personalizados
  • Desenvolver plataformas personalizadas para revender funcionalidades de vídeo

Isso é apenas uma pequena amostra do que você pode fazer. As possibilidades são infinitas. Qualquer produto, serviço ou tarefa relacionado a vídeos on-line pode se tornar mais fácil ou mais eficiente por meio de uma API de vídeo.

Suporte ao cliente 24/7

O último recurso principal que vamos destacar é o suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. O streaming ao vivo é, por natureza, um esforço técnico. Embora tenhamos tornado o processo o mais fácil possível, ainda há vários pontos em que podem surgir problemas.

O suporte técnico é a melhor e mais rápida maneira de resolver problemas com suas transmissões ao vivo. De modo geral, todas as plataformas fornecem algum tipo de suporte ao cliente. No entanto, algumas oferecem apenas fóruns em comunidades. Outras fornecem acesso ao suporte somente durante o horário comercial.

Isto não é suficiente. Muitos streamings ao vivo acontecem à noite, quando as pessoas estão em casa depois do trabalho. Ou você pode estar transmitindo para um público global, com horários totalmente estranhos e distintos.

De qualquer maneira, procure acesso ao suporte ao cliente 24/7, para garantir que qualquer problema possa ser resolvido.

Como é a performance da K2.Live nos 3 recursos essenciais para uma plataforma de streaming de vídeo

White Label

O suporte completo de personalização white label está disponível em todos os planos da K2.Live. Os planos Pro (R$ 500/mês) e Premium (R$ 1.000/mês) também suportam o Cname, que permite remover o nome da K2.Live no código de incorporação do seu vídeo.

API de vídeo

A K2.Live oferece uma API de transmissão para os usuários nos planos Pro e Premium. Nossa API JSON RESTful permite que você integre rapidamente os recursos de nossa plataforma de transmissão ao vivo em uma ampla variedade de fluxos de trabalho de mídia.

Suporte ao cliente 24/7

O suporte ao cliente 24/7 está disponível para todos os usuários. Clientes Pro e Premium têm acesso ao suporte por telefone(fora de horário comercial).

Conclusão

Um dos gurus do marketing on-line, Neil Patel, disse que “[vivemos] o horário nobre para transmissão ao vivo, e se você perder o barco, pode estar desperdiçando números enormes de tráfego, assim como a capacidade de criar um buzz viral”.

Ele está certo. As plataformas de streaming ao vivo estão se tornando mais poderosas e mais fáceis de usar do que nunca. Em parte, isso se deve a ótimos recursos, a exemplos dos três destacados nesse texto.

Se as demandas do seu negócio já extrapolaram os recursos oferecidos pelas plataformas gratuitas, entre em contato conosco para trocarmos ideias sobre qual seria o projeto ideal para a sua realidade.

Por intermédio da integração de tecnologias, podemos customizar um novo serviço, totalmente adaptado à sua necessidade, a partir da variedade de ferramentas de vídeo da qual dispomos. Pense em “solução sob medida”, na essência do termo.

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Os comentários estão encerrados.