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Script de vídeo: aprenda a planejar seu conteúdo

8 de setembro de 2023
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Aprenda como fazer um script de vídeo que organiza o seu processo de produção de conteúdo e evita desperdícios de tempo e recursos por falta de planejamento! 🎯

O vídeo é a forma mais eficaz de transmitir uma mensagem, contar uma história ou promover uma marca. É também a forma preferida de 72% dos consumidores aprenderem sobre um produto ou serviço, segundo um estudo da Invideo.

💡 Escrever um script é crucial para produzir um vídeo atraente que as pessoas gostem de assistir e que cause um efeito positivo em suas vidas, seja educando, entretendo um resolvendo um problema.

Trouxemos para você um artigo originalmente publicado pela SproutVideo – parceria de tecnologia da K2. – sobre como criar um script de vídeo, abordando a sua escrita passo a passo.

Boa leitura!

O que é um script de vídeo?

O script (ou roteiro) descreve os detalhes dos elementos que o compõem um vídeo, incluindo cenário, personagens, recursos visuais na tela, música, diálogo, narração e muito mais.

Os roteiros tradicionais, como os escritos para filmes, seguem um formato específico. Essa formatação proporciona uma consistência que permite aos leitores do roteiro compreender o conteúdo e visualizar o resultado final.

Já scripts para tutoriais, anúncios, recursos de produtos, comunicações internas e vídeos de ajuda tendem a seguir um formato mais flexível – o qual, no mínimo, inclui recursos visuais e de áudio cena por cena.

Por que escrever um script de vídeo?

Pode ser tentador pular a tarefa de escrever um roteiro de vídeo em favor do “improviso”. Acontece que, de modo geral, o ‘método oba-oba’ leva a produtos finais que poderiam ser melhores e, inevitavelmente, ao desperdício de recursos.

Aqui estão alguns motivos para planejar seu vídeo com antecedência, escrevendo um script.

Economize tempo e dinheiro

Esteja você trabalhando em grupo ou comandando uma equipe, criar um script de vídeo pode economizar tempo, dinheiro e evitar frustração.

O verdadeiro benefício de escrever um roteiro é reservar um tempo para mapear totalmente sua visão criativa. Ao entrar nos detalhes, você criará um plano de ação.

Ao trabalhar em equipe, escrever um script de vídeo evita agendar (e pagar) dias adicionais de filmagem ou revisões extras de animação e edição, por exemplo. Um plano bem estruturado evita idas e vindas desnecessárias e falhas de comunicação entre departamentos.

Crie uma mensagem eficaz

Os primeiros segundos do seu vídeo são cruciais. O conglomerado de mídia social Meta, dono do Facebook e do Instagram, descobriu que um espectador que permanece durante os primeiros três segundos provavelmente assistirá por 30 segundos.

💡 Escrever um roteiro de vídeo fornece estrutura para refinar sua mensagem. O resultado será um vídeo de maior qualidade que levará menos tempo para ser produzido do que se você não tivesse um plano definido.

Abra espaço para colaboração

Quem trabalha com equipe ou produtora achará necessário se alinhar antes de criar o vídeo. A colaboração em equipe também ajuda a produzir um conteúdo que atraia um público mais diversificado e com diferentes perspectivas. Ao incentivar a contribuição de todos os membros da equipe envolvidos, você pode evitar contratempos.

Quantas palavras tem um minuto de vídeo?

Um minuto de vídeo contém em média 140-160 palavras faladas. Isso varia de acordo com o ritmo do narrador, bem como com qualquer ação que ocorra fora do diálogo ou da narração.

Os roteiros tradicionais geralmente exigem um minuto de vídeo para cada página do script. No entanto, suponha que cada 150 palavras exigirá cerca de um minuto de vídeo. Isso o ajudará a estimar a duração do vídeo que você está escrevendo.

💡 Estimar a duração é importante tanto para o envolvimento da audiência quanto para o orçamento do projeto.

Qual duração de vídeo é mais eficaz?

Segundo a Invideo, vídeos com menos de dois minutos recebem mais engajamento. Mesmo assim, os espectadores que assistem por mais de seis minutos provavelmente terminarão de assisti-lo.

👉 A duração ideal dependerá do assunto e da finalidade do vídeo.

Em geral, vídeos mais curtos (menos de três minutos) fornecem uma introdução ou visão geral, enquanto vídeos mais longos permitem ao espectador estabelecer uma conexão e absorver informações mais aprofundadas.

Por esse motivo, vídeos mais curtos costumam usar um ‘gancho’ (como o humor) para chamar a atenção do espectador. Vídeos mais longos podem contar uma história para criar relação emocional ou fornecer instruções detalhadas para o espectador seguir.

Como escrever um script de vídeo

1. Escolha o seu público-alvo

A primeira pergunta que você precisa responder ao criar um vídeo é “Para quem é isso?” A resposta deve estar alinhada com um segmento do seu público-alvo.

Ao escrever o roteiro do vídeo e planejar os recursos visuais, coloque seu público-alvo em primeiro plano. Independentemente do tipo de vídeo que você está criando, o objetivo é agregar valor a esse público. Portanto, é importante considerar o seu poder aquisitivo, pontos fracos, as dúvidas que ele possa ter, as hesitações e os grandes desejos.

As empresas costumam criar avatares ou personas ideais que incorporam cada segmento de seu público-alvo. Concentre-se em atrair um avatar por vídeo.

2. Defina a finalidade do vídeo e estabeleça uma meta

🤔 Por que este vídeo está sendo criado e para que será usado?

Determine a finalidade do vídeo e crie uma meta contextualmente apropriada.

A finalidade provavelmente dependerá do tipo de vídeo que você está criando. Um vídeo explicativo, por exemplo, tem como objetivo construir o conhecimento da marca e aumentar as conversões no topo do funil. Portanto, o objetivo desse tipo de vídeo estará diretamente relacionado a esse propósito.

Exemplos de objetivo para um vídeo

  • Um vídeo de instruções a ser incorporado em um artigo de ajuda com o objetivo de reduzir em 50% as consultas semanais de suporte para esse tópico.
  • Um vídeo de integração que ensina aos novos colaboradores como configurar suas informações fiscais e fazer login em aplicativos de toda a empresa, com o objetivo de eliminar a necessidade de os gerentes treinarem diretamente os novos membros da equipe em seu primeiro dia.
  • Um vídeo no meio do funil compartilhado nas redes sociais, páginas de destino para anúncios e em campanhas de e-mail com o objetivo de aumentar as inscrições para testes gratuitos em 20% e as conversões de vendas em 8%.

3. Crie um esboço (outline)

Pode ser útil considerar quanto tempo você deseja que o vídeo tenha ao criar o esboço. Isso permitirá que você pense em quantas palavras cada seção do seu esboço deve ter.

Fórmula do script de vídeo em 4 etapas

Cada vídeo é diferente. A seguinte fórmula é otimizada para vídeos curtos. No entanto, essas quatro seções ajudarão você a criar um esboço amplo para praticamente qualquer vídeo.

Use isto para ajudar a criar estrutura, mas não tenha medo de adaptar o formato.

1. Comece com ‘Por quê?’
Vá direto ao ponto imediatamente, esteja você fornecendo informações ou comercializando um produto. Considere o que você está transmitindo (tanto visualmente quanto com áudio ou música) nos primeiros três, 10 e 30 segundos.

2. Apresente o problema

Este estágio trata de destacar e enfatizar os pontos problemáticos com os quais sua base de clientes está frustrantemente familiarizada. Isso às vezes é chamado de “agitar o problema”, porque prepara os espectadores para um alívio emocional quando você apresenta sua solução.

Para alguns tipos de vídeos, o problema pode ser menos óbvio. Por exemplo, um vídeo de integração que aborda ‘Como configurar o Slack’ pode apontar alguns dos problemas comuns que os trabalhadores remotos enfrentam e que o uso do aplicativo resolve.

3. Ilustre sua solução

Esta seção contém o “prato principal” do vídeo. São informações valiosas que apresentam sua solução aos telespectadores. Esta solução pode ser na forma de um produto ou serviço, informação, tutorial, entretenimento ou conexão emocional. Esta seção inclui qualquer forma de valor que você fornece aos espectadores.

4. Inclua uma chamada para ação

Que ação você deseja que os espectadores realizem depois de assistir ao vídeo?

Incorpore uma chamada para ação (Call To Action – CTA) no final de cada vídeo.

Em vez de pedir aos espectadores que tomem uma decisão, direcione o caminho ideal que você deseja que eles sigam, mas tenha em mente que eles ainda podem escolher um caminho aleatório.

4. Encontre o gancho

Discutimos anteriormente a importância de captar a atenção do espectador o mais rápido possível. Isso é chamado de ‘gancho’.

Um gancho não precisa ser chamativo para ser eficaz. De modo geral, ele informa imediatamente ao espectador o que esperar do vídeo. Pode ser uma rápida visão geral do que está por vir, uma pergunta direta ao espectador, um estímulo atraente criado pelos recursos visuais e pela música ou qualquer outra coisa que convença o espectador a ficar para assistir.

💡 Muitas vezes, a solução que seu produto ou serviço oferece é atraente por si só. Nesse caso, um gancho eficaz será tão informativo quanto envolvente.

Um ótimo gancho é mais do que apenas uma boa escrita. É a configuração de todo o vídeo. Pense na seguinte pergunta: Como seus recursos visuais e de áudio funcionarão juntos para que as pessoas queiram continuar assistindo?

5. Escreva o roteiro e planeje cada cena

Agora é hora de escrever o primeiro rascunho do roteiro real. É uma oportunidade de colocar na página tudo o que você tem em mente. Se você estiver trabalhando em equipe, é hora de todos trazerem seus conhecimentos para a colaboração.

É fácil pensar na escrita do roteiro apenas como as palavras que serão faladas. Mas um roteiro útil deve incluir:

  • Visuais, cenário ou ação na tela;
  • Diálogo e dublagens;
  • Música e efeitos sonoros.

Mesmo que você não tenha todos os detalhes planejados, descreva cada aspecto ao planejar as cenas. Ao colaborar com uma equipe (filmagem, animadores, editores, designers), será mais fácil transmitir o que se deseja.

6. Edite o script de vídeo

Depois de escrito, dê um tempo. Revisite o roteiro com novos olhos após uma boa noite de sono.

💡Uma coisa linda acontece quando você entra no fluxo da escrita: tudo parece genial. Acontece que, depois de dar um passo atrás, você pode perceber que precisa de melhorias. Isso é completamente normal.

7. Teste seu script de vídeo fora da câmera

Quer você leia seu roteiro em voz alta ou se apresente para um pequeno público, obtenha feedback em tempo real.

Outra maneira de apresentar e avaliar seu roteiro é criando um storyboard. Podem ser simplesmente esboços rápidos de cada cena, plano por plano. Os storyboards permitem apresentar os recursos visuais e o diálogo ou narração em um formato que imita o resultado final.

O diálogo e a narração que são bem lidos na página podem não soar tão suaves quando falados em voz alta. Grave você mesmo descrevendo o vídeo para ajudá-lo a fazer alterações finais importantes que melhoram o resultado final.

Pequenas empresas e criadores de conteúdo também podem considerar envolver clientes fiéis, solicitando feedback em troca de um desconto ou algum tipo de agrado.

Dicas rápidas para escrever seu script de vídeo

Aqui estão algumas das informações mais importantes do artigo, bem como dicas extras (e coisas a considerar) para escrever um script de vídeo envolvente:

  • Lembre-se da contagem de palavras ou páginas. Cada 140 palavras do seu roteiro precisará de cerca de um minuto de vídeo. Use essas informações para estimar a duração do vídeo durante a gravação.
  • Encontre o gancho. Capte a atenção do espectador nos primeiros dez segundos do vídeo. Isso aumentará o engajamento e o número de pessoas que assistem até o final.
  • Crie um plano de ação. Use nosso modelo de roteiro proposto neste artigo para visualizar cada cena do seu vídeo e planejá-lo cena por cena.
  • Faça uma pausa entre escrever e editar. Não hesite ao escrever seu rascunho, mas entre na mente do seu público-alvo ao editar.
  • Forneça valor sincero aos espectadores. Isto irá construir confiança e encorajar uma comunidade a reunir-se em torno da sua empresa, o que contribui para um modelo de negócio sustentável.
  • Legende seus vídeos. A Meta descobriu que anúncios em vídeo com legendas têm, em média, tempos de visualização 12% mais longos do que aqueles sem.
  • Mantenha-se fiel à sua marca. Se o tom da sua empresa é alegre, seus vídeos também deveriam ser. A vibração do seu conteúdo deve corresponder à cultura da sua empresa.

Conclusão

O tentador improviso na hora de produzir um vídeo pode facilmente levar a desperdícios de tempo e recursos. Já a energia investida na criação de um bom script se paga assim que você consegue produzir conteúdo audiovisual a partir de um planejamento eficiente.

As dicas apresentadas neste artigo são facilmente aplicadas aos mais variados segmentos e portes de empresas. Com este texto em mãos, seu script de vídeo já não parte do zero. De qualquer forma, aconselhamos você a adaptá-lo às particularidades do seu negócio e do seu público.

Depois que a criação de scripts se torna uma prática comum nos seus esforços de video marketing, você perceberá um natural aumento na performance dos seus conteúdos. Então guarde o improviso para as ocasiões que demandam criatividade e deixe os roteiros facilitarem a sua vida!

 

 

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Cristian Amaral
Cristian Amaral
Redator | Web Writer | Copywriter

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