Conhecer as melhores práticas de vídeos em redes sociais é o segredo para dar um up na sua estratégia de marketing de mídia social. Mas, para isso, é fundamental saber como incorporar o tipo de vídeo certo em cada plataforma. É isso que vamos mostrar para você neste artigo, criado a partir das dicas dadas pela Breadnbeyond. Você verá quais são as dimensões, formatos e proporção de tela mais indicados para o YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e LinkedIn.
Boa leitura!
As redes sociais se tornaram o canal principal para a veiculação de vídeos de marketing. Acontece que cada uma tem as suas particularidades, pois elas não foram criadas para serem iguais entre si.
Por isso, não há fórmula do tipo “tamanho único” para acertar a mão com os vídeos em todas as redes sociais. Há diferentes aspectos, formatos e comportamentos envolvidos que variam de acordo com a plataforma escolhida.
Você vai ver a partir de agora alguns insights e estatísticas que facilitarão o entendimento de como funciona a relação entre os vídeos e as redes sociais, além de dicas técnicas sobre proporções e formatos mais adequados.
Vamos começar com a principal plataforma social focada em vídeo.
▶ Estatísticas importantes
👉 O YouTube é a plataforma de mídia social ideal para vídeos que você quer que apareçam nas páginas de resultados dos mecanismos de buscas (especialmente o Google) e para trazer mais tráfego para o seu site.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1280 x 720 – paisagem
720 x 1280 – retrato
720 x 720 – quadrado
▶ Melhor formato
.MP4
▶ Proporção de tela recomendada
16:9
▶ Duração ideal
2 minutos
▶ Principais indústrias
Artes e entretenimento, bens de consumo embalados, saúde e fitness, tecnologia e computação.
▶ Dicas profissionais
▶ Estatísticas importantes
👉 Esta plataforma é ideal para anúncios de vídeos. Suas ferramentas de segmentação ajudam a mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas e na hora certa.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1280 x 720 pixels
▶ Melhor formato
.MP4 e .MOV
▶ Proporção de tela recomendada
16:9 (horizontal) a 9:16 (full portrait, ou retrato completo)
▶ Duração ideal
2 a 3 minutos
▶ Principais indústrias
Pets e animais em geral, comidas e bebidas, notícias, beleza e fitness.
▶ Dicas profissionais
▶ Estatísticas importantes
👉 O Instagram é a melhor opção para promover sites de e-commerce. A plataforma oferece um bocado de recursos úteis para aumentar as vendas com uma certa facilidade.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1080 x 1920 pixels
▶ Melhor formato
.MP4
▶ Proporção de tela recomendada
9:16 (retrato); 1:1 (quadrado); 4:5 (vertical)
▶ Duração ideal
30 a 60 segundos
▶ Principais indústrias
Viagens e turismo, beleza, moda, saúde e fitness
▶ Dicas profissionais
▶ Estatísticas importantes
👉 O TikTok tem a reputação de ser popular entre os adolescentes, o que faz desta rede social a melhor opção para mostrar uma marca para as gerações mais jovens.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1080 x 1920 pixels
▶ Melhor formato
.MP4, .MPEG e .MOV
▶ Proporção de tela recomendada
9:16 ou 1:1 (com barras laterais)
▶ Duração ideal
Entre 9 e 15 segundos
▶ Principais indústrias
Artes e entretenimento, bens de consumo embalados, beleza e moda.
▶ Dicas profissionais
▶ Estatísticas importantes
👉 Se o seu foco é o engajamento crescente, o Twitter é obrigatório. A plataforma fornece um ambiente onde as marcas e seus clientes mantêm linhas irrestritas de comunicação clara e concisa.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1280 x 720 – paisagem
720 x 1280 – retrato
720 x 720 – quadrado
▶ Melhor formato
.MP4
▶ Proporção de tela recomendada
1:3 e 3:1
▶ Duração ideal
15 a 30 segundos
▶ Principais indústrias
Comidas e bebidas, notícias, esportes, artes e entretenimento.
▶ Dicas profissionais
▶ Estatísticas importantes
👉 O LinkedIn é a rede social mais popular entre os profissionais de marketing B2B, o que a torna a plataforma ideal para criar vídeos que alcancem os tomadores de decisões e líderes do segmento almejado.
▶ Melhores dimensões para os vídeos
1080 x 1920 – horizontal
720 x 920 – vertical
▶ Melhor formato
.MP4
▶ Proporção de tela recomendada
16:9 (paisagem); 1:1 (quadrado); 9:16 (vertical)
▶ Duração ideal
30 a 90 segundos
▶ Principais indústrias
Informação e tecnologia, negócios e marketing, hospitais e saúde, gerenciamento da educação.
▶ Dicas profissionais
A Breadnbeyond também apresentou 4 dicas gerais, aplicadas a qualquer uma das redes sociais citadas acima, para que o seu conteúdo audiovisual não se perca na multidão e que você consiga se manter à frente da concorrência:
Evite forçar descaradamente os espectadores a comprar seu produto ou serviço. Em vez disso, forneça a eles conteúdo informativo e valioso.
Faça a audiência sentir alguma coisa a partir da história que você está contando no vídeo. Isso ajuda a fixar a sua marca e a sua mensagem na memória do público.
Comece firme, mostrando de primeira o melhor vídeo que você tem. É assim que se ganha a atenção do público de forma mais rápida.
Nunca deixe seus espectadores esperando. Certifique-se de sempre oferecer uma chamada para a ação que mostre a eles quais serão os próximos passos.
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Esperamos que este artigo seja útil e que sirva de fonte de pesquisa para quando você precisar consultar proporções, formatos e melhores práticas para os vídeos em redes sociais.
Se você precisar de ajuda com relação à estratégia por detrás da sua produção de conteúdo, entre em contato conosco. Somos especialistas em soluções integradas de comunicação. Isso quer dizer que podemos ajudar desde a elaboração da estratégia até o fornecimento de ferramentas de vídeo, passando pelo aconselhamento sobre a definição do conteúdo a ser veiculado.
Convite feito. 🙂