Se você não entende direito o que é inbound marketing, mas sabe que é uma coisa importante para todos os negócios na atualidade, este post criado a partir de um artigo da SEO Basics é perfeito para você.
O inbound marketing é uma estratégia usada pelos profissionais de marketing para atrair clientes em potencial a seus produtos e serviços, criando conteúdo de qualidade e usando diferentes canais orgânicos – como marketing de conteúdo, mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa – para espalhar esse conteúdo entre o público certo.
É uma metodologia de marketing que usa todos os canais para atrair visitantes, em vez de empurrar o produto ou serviço através de canais pagos, na esperança de gerar leads (pessoas que fornecem dados como nome, fone e email, em troca de alguma recompensa digital).
De acordo com a definição da Hubspot, o inbound marketing se concentra na criação de conteúdo de qualidade que atraia as pessoas para sua empresa e produto, onde elas naturalmente querem estar. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses de seus clientes, você atrai naturalmente o tráfego de entrada para que possa converter, fechar vendas e encantar ao longo do tempo.
A parte mais eficaz do inbound marketing é o fato de que o conteúdo usado gera tráfego até quando você quiser, ao contrário dos anúncios pagos, que param de gerar leads e tráfego assim que você para de pagar por eles.
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De acordo com Hubspot, 56% dos profissionais de marketing mencionaram que o inbound marketing gera leads qualificados e 46% dos profissionais de marketing constataram que seu ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento) aumentou rapidamente.
Nas últimas décadas, houve tempos em que os profissionais de marketing e os anunciantes confiavam nas estratégias normais de publicidade. Entretanto, para criar uma abordagem de marketing que seja precisa, proativa e orientada para resultados, o inbound marketing foi colocado no centro das atenções. Desde então, provou o seu valor como sendo uma das estratégias de marketing digital mais eficientes.
O inbound marketing desempenha um papel importante em empresas que têm presença online. É uma estratégia de marketing digital focada em atrair o público-alvo por meio de conteúdo, a qual detém o potencial de converter este público em clientes. Em termos mais simples, ajuda você a atrair visitantes para seu website e a transformá-los em vendas.
Com a revolução tecnológica, o padrão de pensamento das pessoas mudou. Elas agora se tornaram digitais. Para buscar informações sobre qualquer coisa, sua primeira preferência é a internet. Por isso, elas dependem muito do ambiente online para obter conteúdo valioso e informativo.
Em contraste com os métodos tradicionais, o inbound marketing oferece valor aos clientes-alvo na forma de conteúdo e os filtra no funil de vendas. Além disso, proporciona soluções rápidas e relevantes para os clientes em potencial, sem perder tempo.
Com a mudança no cenário de marketing do tradicional para o digital, o comportamento de compra das pessoas também mudou. Elas procuram informações de um modo muito diferente do que costumavam fazer há alguns anos. Na verdade, o inbound marketing criou uma revolução no domínio do marketing e tornou-se abertamente um componente essencial do crescimento dos negócios online.
Assim, a metodologia de inbound marketing é um processo estratégico de quatro etapas. Esses estágios servem para atrair, converter, fechar e encantar, com o intuito de atingir os clientes em todos os níveis, sem deixar margem para que nenhum lead fique de fora.
A metodologia de inbound marketing é dividida em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.
Vamos nos aprofundar em cada uma delas.
Este estágio tem o objetivo específico de converter pessoas em visitantes. É óbvio que os proprietários de negócios online querem obter tráfego enorme. Para isso, é preciso construir relacionamentos.
Quando você estiver construindo esses relacionamentos, assegure-se de segmentar o público que tem interesse em seu produto ou serviço. Isso compensará a exclusão dos indesejados e permitirá que você se conecte com pessoas que têm o potencial de serem convertidas em clientes.
Existe um termo especial chamado persona, que é útil para direcionar o público certo. As personas são os personagens fictícios que representam seus clientes ideais. Elas ajudam na criação de uma estratégia de inbound marketing concentrada.
Depois de ter definido as personas, o próximo passo é criar um conteúdo divertido e envolvente que influencie o público-alvo a realizar a ação desejada e direcioná-lo para a próxima etapa da metodologia de inbound marketing.
Blogs – Com o aumento da demanda por conteúdo, a popularidade dos blogs também aumentou. O conteúdo de um blog ajuda os visitantes a se conectarem com a marca.
Redes sociais – Uma grande população está atualmente ativa nas mídias sociais, seja no Facebook, Instagram ou Twitter. Então, por que não usar essas plataformas para atrair clientes? As redes sociais são ótimos recursos para compartilhar conteúdo e criar uma conexão entre você e seu público-alvo.
Páginas de destino (landing pages) – As páginas de destino entram em contato direto com seu público-alvo. Portanto, elas também devem ser otimizadas para atrair um público enorme. Ofereça uma navegação fácil de usar, imagens agradáveis e vídeos. Páginas de destino atraentes são verdadeiramente benéficas. Eles mantêm o usuário no seu endereço por um período mais longo, o que aumenta ainda mais a taxa de engajamento.
Palavras-chave – Levando em conta a intensa competição online, você deve se destacar na multidão. Assim, para obter uma classificação melhor na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP – Search Engine Results Page) e atrair tráfego qualificado, você precisa otimizar as palavras-chave que estão onipresentes em seu website.
Depois de ter atraído com sucesso o seu público-alvo, o próximo passo é converter esses visitantes em clientes de longo prazo. Para colocá-los dentro do funil de vendas, você precisa coletar informações de contato que o ajudarão a criar leads. Bem, obter as informações de contato das pessoas pode parecer muito fácil, mas na verdade é um desafio.
Para conseguir números de telefone ou e-mails, você terá que fornecer algo em troca. Algo que é altamente valioso para o público, como e-books, relatórios, estudos de caso, webinars etc.
CTA (call-to-action – chamada para a ação) – CTAs são botões criados com a perspectiva da conversão. Eles incentivam seus visitantes a realizarem a ação desejada e a seguirem em frente no funil de vendas. Alguns exemplos de CTAs são “Registre-se agora”, “Faça o download”, “Garanta a sua vaga” etc.
Páginas de destino – depois que o visitante clicar nas CTAs, ele deverá ser direcionado para uma página de conversão especialmente projetada, que é a landing page. Neste ponto, os visitantes preenchem suas informações de contato em troca de algumas informações valiosas. Assim, sua página de destino deve incluir um formulário para os visitantes preencherem com seus detalhes de contato.
Listas de contatos – A manutenção do banco de dados é tão importante quanto a obtenção das informações. Acompanhe todas as suas interações e mantenha um banco de leads adequado.
Depois de atrair os visitantes e convertê-los em leads qualificados, o próximo passo é torná-los clientes felizes e leais. Esta fase é altamente orientada para a conversão e é focada no consumidor. Certifique-se de que os leads sejam orientados para vendas e estejam prontos para comprar seu produto ou serviço.
Lead Scoring (pontuação de leads) – Esse é um método para ver se os leads são orientados para vendas ou não. Geralmente, um valor numérico que determina seu interesse em comprar é atribuído a cada lead.
E-mail – os e-mails são um método para se conectar aos seus leads e orientá-los para o funil de conversão.
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Automação de marketing – É a fusão do e-mail marketing e as vendas direcionadas. É uma das formas mais eficazes de nutrir seus leads.
Relatórios de ciclo fechado – Concentra-se no trabalho combinado das técnicas de marketing e vendas. Além disso, ajuda você a entender de onde vêm os leads melhores e os mais fracos.
Este é o último estágio da metodologia de inbound marketing. Mas você deve entender que o inbound marketing não chega ao fim com a venda do produto ou serviço. Ainda continua depois disso. A etapa do encantamento é responsável pela criação de relacionamentos positivos e de longo prazo com os clientes existentes.
Com a ajuda do inbound marketing, o usuário pesquisa e encontra seu conteúdo por opção. Esse é um grande benefício, pois, em vez de anúncios desnecessários, o cliente em potencial acessa um conteúdo apropriado e relevante em relação ao seu produto e serviço.
Resultado: é mais provável a sua conversão em consumidor.
>>> Marketing de conteúdo em vídeo e a importância da personalização.
Com o inbound marketing, não é necessário um enorme orçamento para implementá-lo, ao contrário do outbound marketing (ou marketing offline), que incorre em uma considerável quantidade de orçamento de publicidade em diferentes plataformas.
Isso ocasiona a obtenção de leads de qualidade sem precisar gastar fortunas. Também ajuda a evitar o processo de criação de anúncios diferentes para diferentes plataformas, economizando tempo e mão de obra.
A maneira mais eficaz de construir relações entre sua marca e o público é através do inbound marketing. Como fornece aos seus clientes em potencial conteúdo relevante e adequado, ele cria um relacionamento de confiança e credibilidade entre os dois.
O principal objetivo do inbound marketing é criar conexões de longo prazo com os clientes. Ele é frequentemente usado em plataformas de mídia social e, portanto, o conteúdo postado nas redes fica lá por um longo tempo, para que mais e mais clientes em potencial possam usar o conteúdo.
Passo 1 – Estude/eduque-se sobre o inbound marketing.
Passo 2 – Crie sua equipe de inbound marketing.
Passo 3 – Identifique o público-alvo.
Passo 4 – Realize pesquisas sobre seus gostos, preferências, necessidades e requisitos.
Passo 5 – Crie personas.
Passo 6 – Crie sua história de forma única e convincente.
Passo 7 – Escolha as plataformas de entrega (rede social, blog, e-mail etc.).
Passo 8 – Crie um calendário e siga-o.
SEO é o processo de fazer alterações de alta qualidade em um site para fornecer resultados ainda melhores. Isso é feito com a visão de permitir que os mecanismos de busca encontrem as informações relevantes no site e atraiam o público-alvo em troca. É um dos principais tipos de inbound marketing. O SEO começa com palavras-chave específicas, as quais são os pilares de fundação do seu site.
O anúncio Pay Per Click (“pague por clique”, em livre tradução), popularmente conhecido como PPC, é puramente baseado em palavras-chave. A única diferença entre o PPC e o SEO é que o SEO busca resultados orgânicos, enquanto o PPC é pago. Nele, um lance é aplicado à palavra-chave para obter um lugar de anúncio garantido.
Sem dúvida, as redes sociais se tornaram uma das plataformas emergentes mais rápidas e eficientes na conexão entre os anunciantes e seu público-alvo. De fato, mais e mais pessoas estão se juntando às mídias sociais. Isso as torna a plataforma ideal para executar a estratégia de inbound marketing.
O conteúdo é o coração e a alma do inbound marketing. Um relacionamento confiável entre o seu negócio e o público-alvo só será criado se você não focar seus esforços na venda por si só, mas sim se estiver comprometido em fornecer conteúdo informativo e valioso. Você pode usar vários formatos – vídeos, blogs, podcasts e infográficos – para compartilhar o tipo certo de conteúdo.
O inbound marketing tem sido um pilar do marketing nos últimos anos. Ele não apenas mudou as estratégias tradicionais, mas também forneceu novas e eficientes estratégias com menores quantidades de dinheiro investido. Uma das metodologias de marketing mais dinâmicas e inovadoras, o inbound marketing certamente será bem-sucedido por muito tempo.