Mídia social, e-mail, adtech (tecnologia da publicidade)… o marketing digital abrange uma ampla gama de disciplinas. Para navegar entre tantas áreas, é necessário dominar as suas linguagens. Com isso em mente, aqui estão alguns termos do marketing digital que tanto os profissionais quanto empreendedores e empresários precisam conhecer.
De ferramentas a estratégias e táticas, o marketing digital se espalha por diversas áreas do conhecimento. Por isso, é muito fácil se sentir perdido ou sobrecarregado, caso você não esteja familiarizado com um vocabulário básico mínimo.
Acontece que entender o marketing digital não se trata apenas de conhecer peças específicas de adtech ou plataformas como e-mail ou mídia social, mas sim de ter uma ideia de como todas essas coisas se encaixam em uma estrutura mais ampla.
Portanto, tendo a visão geral do marketing como meta, aqui uma lista elaborada pelo site AssociationsNow com 17 termos que você provavelmente encontrará se estiver envolvido com o marketing digital, seja atuando como profissional responsável pela comunicação de uma empresa ou do seu negócio próprio.
A proteção de uma marca envolve preocupações como evitar associações perigosas, a exemplo de conteúdo online questionável.
A segurança da marca pode levar ao uso de listas negras ou brancas para garantir que a publicidade digital apareça apenas em determinados sites com conteúdo aprovado.
Um exemplo de segurança de marca em ação é o monitoramento da atuação do perfil do Twitter Sleeping Giants Brasil, que se define como “um movimento de consumidores engajados em alertar empresas que financiam, muitas vezes sem saber, canais de Fake News e discursos de ódio“.
Neste exemplo, a segurança de marca tem a responsabilidade de acompanhar as citações do nome da empresa e julgar se o alerta feito pelo Sleeping Giants Brasil tem potencial nocivo para a imagem pública.
Esta abordagem de marketing digital usa conteúdo direcionado, muitas vezes para mecanismos de pesquisa ou redes sociais, e promove conceitos relacionados aos objetivos ou mensagens de uma marca.
Existem diversas teorias sobre as melhores práticas nessa forma de divulgação de conteúdo, mas, na atualidade, não há dúvidas que o marketing de conteúdo ultrapassou amplamente os comunicados à imprensa (press releases) como a principal ferramenta de marketing de marca na Internet.
>>> Leia o nosso artigo com dicas de marketing de conteúdo para o seu negócio.
Cada impressão representa quantas vezes um anúncio foi exibido em campanhas patrocinadas (detalhe: a impressão não indica se o usuário efetivamente visualizou o conteúdo).
Este termo é geralmente uma tentativa de quantificar o impacto causado por uma peça de marketing online.
Trata-se do preço da publicidade calculado pelo número de impressões.
Nos anúncios digitais, o CPM se tornou uma medida importante porque pode ser rastreado diretamente, enquanto no passado (por meio de métodos como transmissão ou publicidade impressa) esse rastreio era impossível.
Em tradução livre, “economia dos criadores de conteúdo”: um microcosmo de indivíduos como criadores de vídeo, personalidades da mídia social e autores de newsletters que desenvolveram uma abordagem local para a criação de conteúdos fora do contexto da mídia corporativa.
Os participantes da economia dos criadores de conteúdo frequentemente usam ferramentas como Patreon ou Substack para promover seus trabalhos. Eles são considerados parte do marketing de influência, uma tendência importante nas mídias sociais.
É o uso de uma personalidade popular no ambiente digital para promover um produto ou serviço – um modelo cada vez mais adotado na era das mídias sociais.
Um termo relacionado é o microinfluenciador, que se refere a uma personalidade que pode não ser amplamente conhecida, mas que é cultuada em determinado nicho.
Um microinfluenciador, de acordo com a Association of National Advertisers (EUA), tem entre 10 mil e 50 mil seguidores nas redes sociais.
O cookie é um dado digital, originalmente usado durante os primeiros tempos da web, que armazena informações identificáveis sobre usuários específicos.
Por décadas, os cookies provaram ser um elemento fundamental da tecnologia de publicidade, mas seu uso, especialmente em servidores, ganhou uma reputação controversa. Como resultado, alguns navegadores da web (como o Safari da Apple) limitam totalmente seu uso.
Apesar de colecionar inúmeras manchas em sua reputação ao longo dos anos, o cookie sobreviveu em grande parte por falta de uma ferramenta melhor.
Uma tentativa recente do Google, chamada Federated Learning of Cohorts (FLoC), tem lutado para obter amplo apoio. Como resultado, o Google adiou seu plano de encerrar o uso de cookies.
Este termo, usado em marketing e vendas, faz referência a um cliente potencial ou a posição de um lead no processo de marketing. Muitas vezes, o marketing de conteúdo está vinculado diretamente ao funil.
Informações introdutórias são encontradas perto do topo do funil, enquanto conteúdos mais detalhadas são direcionadas para aqueles que estão mais profundamente envolvidos (o meio do funil). Já o fundo do funil representa o estágio final do processo de compra ou conversão.
Uma abordagem concorrente é o lifecycle marketing, ou marketing de ciclo de vida, uma versão mais sofisticada do funil que liga o processo de marketing às experiências dos clientes/compradores/usuários.
Uma linguagem de programação geralmente usada para tecnologias básicas de marketing, como analytics e retargeting.
Esses casos de uso são fundamentais para muitas abordagens de marketing, mas levantam questões de privacidade e segurança de dados , as quais podem prejudicar um site. Muitos usuários tomam medidas para bloquear esses scripts com bloqueadores de anúncios (ad blockers).
É o tipo de publicidade que visa um usuário específico mais de uma vez, geralmente como resultado de um sinal anterior de engajamento.
Essa técnica – embora um tanto controversa em plataformas como o Facebook – é útil para muitos anunciantes, pois permite que eles capturem a atenção de usuários que provavelmente estão interessados em usar ou comprar os produtos/serviços promovidos.
Os indicadores-chave de performance (em tradução literal) são os parâmetros principais para a avaliação de como uma ação de marketing está performando, com base nas metas estabelecidas pela organização ao lançar uma iniciativa específica.
Os KPIs costumam estar vinculados a medidas como lucro, engajamento e desempenho operacional geral.
São ferramentas técnicas de sofisticação variada que permitem que estratégias de marketing sejam executadas automaticamente, capacitando os profissionais a gerenciar campanhas em um nível superior.
Dois exemplos de automação de marketing são as campanhas de gotejamento e os softwares de gerenciamento de mídia social, a exemplo de mLabs, Hootsuite e PostGrain, entre vários outros.
É a porcentagem de usuários que abriram um e-mail específico. Durante anos, a taxa de abertura foi o principal rastreador de engajamento de e-mail.
Esta ferramenta de longa data enfrentou desafios nos últimos meses por causa da Mail Privacy Protection, uma configuração disponível no iOS que limita a capacidade dos profissionais de marketing de rastrear o uso de e-mail.
Um termo relacionado, a taxa de cliques (click-to-open rate) faz referência à quantidade de links clicados entre aqueles que abriram o e-mail.
Trata-se de uma forma de publicidade, geralmente associada a mecanismos de pesquisa e anúncios em banners, na qual um anunciante é cobrado com base em quantas pessoas clicam em um link, em vez de pagar uma taxa fixa.
Esse foi um conceito revolucionário no início da era da Internet porque permitia campanhas mais personalizadas do que seria possível por meio de outdoors e anúncios na televisão (exemplos de mídias que cobram taxas fixas).
Publicidade que é colocada em um site sem intervenção humana, com base em um conjunto de regras pré-determinadas. Esse conceito básico pode ser adaptado de várias maneiras, permitindo que os anunciantes visem a tipos específicos de usuários e definam regras básicas sobre como a publicidade deve ou não aparecer online.
É a guia do Gmail que geralmente é dominada por e-mails de marketing. Este é um lugar controverso: muitos profissionais de marketing acreditam que as pessoas têm menos probabilidade de ver a mensagem se ela chegar a qualquer lugar que não seja a caixa de entrada principal.
Mas nem tudo está perdido, como observa o Campaign Monitor: “As taxas de leitura têm uma ligeira queda ao passar da caixa de entrada para a guia Promoções, mas há cerca de metade das reclamações de spam nas guias Promoções do que na guia principal”.
Uma imagem – geralmente em branco ou de uma única cor – que é colocada em uma página da Web para analisar quem está visitando o site. Essa é uma das principais maneiras que os profissionais de marketing usam para rastrear impressões ou cliques.
O pixel de rastreamento é mais flexível do que ferramentas como um script ou um cookie, pois pode ser usado em locais como e-mail marketing – embora seja menos interativo do que um script.
Esperamos que esse “mini-glossário” de termos do marketing digital tenha ampliado o seu vocabulário. Sabemos que não é uma tarefa fácil manter-se a par de tantas expressões e estrangeirismos.
De qualquer forma, ignorar essa necessidade de atualização pode custar caro. Em um mercado que não para de evoluir, decidir parar no tempo é um erro fatal.
Por isso, não deixe de acompanhar os movimentos feitos pelo marketing digital. Você não é obrigado a consumir todo o conteúdo que aparece pela frente – até porque isso não seria possível -, mas é importante escolher fontes de informação confiáveis e acompanhá-las.
O blog da K2. apresenta um conteúdo novo a cada semana, tratando de assuntos relacionados às principais tendências do marketing digital e às tecnologias de áudio e vídeo mais utilizadas na atualidade.
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