k2-tv-videoconferencia-streaming-webex-ciscok2-tv-videoconferencia-streaming-webexk2-tv-videoconferencia-streaming-webex-ciscok2-tv-videoconferencia-streaming-webex-cisco
  • Produtos
    • K2.Live – Transmissão Online Ao Vivo
    • Videoconferência
    • K2.OnDemand
    • K2. EAD
    • K2. Webinar
    • Webinar
  • Integração de tecnologias
  • FAQ
  • Blog
  • Materiais de suporte
  • Preços e planos
  • Contato

Mais resultados...

Generic selectors
Busca exata
Busca em títulos
Busca em conteúdos
Post Type Selectors
Filtro por Categorias
DESTAQUE
Edição de Vídeo
Empresários e Empresas
Ensino a Distância
Igrejas
Inbound Marketing
Marketing Digital
Plataforma de vídeo
Redes Sociais
Sem categoria
Streaming ao Vivo
Streaming de vídeo
Streaming de vídeo ao vivo
Streaming de vídeo e áudio
Video Marketing
Videoconferência
videomarketing
Vídeos Gravados
Webinar
Zoom
Endomarketing e videoconferência
Endomarketing e videoconferência: vantagens para a empresa e para seus colaboradores
1 de junho de 2017
Videoconferência: 25 funcionários reunidos pela metade do preço de deslocamento de 1
Videoconferência X reuniões presenciais: como reunir até 25 colaboradores pela metade do preço de deslocamento de 1
18 de junho de 2017

Streaming avança sobre os espaços sagrados da TV tradicional

13 de junho de 2017
TV tradicional perde espaço para o streaming

Quer mais uma prova de que formato da TV tradicional está desmoronando, enquanto as transmissões via streaming ganham cada vez mais espaço? Em uma decisão histórica, recentemente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) rompeu com a Rede Globo e fechou contrato com a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para a transmissão de dois amistosos da Seleção Brasileira – nos dias 9 e 13 de junho, contra a Argentina e a Austrália, respectivamente.

Mas tão surpreendente quanto a quebra da parceria com a toda-poderosa Globo é a inclinação da CBF em tentar fechar acordo também para transmissão no Facebook, uma vez que o contrato não prevê exclusividade.

Mudança de paradigma

A legislação que rege a EBC não permite a veiculação de publicidade nos canais da empresa. Sendo assim, a CBF não poderá exibir comerciais com seus patrocinadores durante as partidas. Em troca, a entidade terá uma janela na programação da TV Brasil, entre os horários de 6h30 às 9h30, “por um valor simbólico”.

Mesmo que de modo ainda incipiente, a história recente das transmissões esportivas já abriga vários cases de opção deliberada pela transmissão via internet, em detrimento da TV tradicional. O site Adnews analisou a tendência internacional de transmissão de eventos esportivos pela grande rede e listou alguns exemplos:

 

  • WSL-Liga Mundial de Surf de 2014 foi transmitida pelo Youtube

 

  • A Copa Rei da Espanha é transmitida também pelo Youtube desde 2015

 

  • A NFL-National Football League é transmitida mundialmente pelo Twitter

 

  • A Gol, transportadora oficial da CBF, fez uma coletiva de imprensa em forma de live no Facebook direto do seu angar, para divulgar a convocação do time que jogou contra o Uruguai em 23/03/17

 

  • O maior exemplo nacional desta tendência é o clássico Atlético Paranaense X Coritiba, registrado na história como a primeira transmissão de uma partida de futebol ao vivo pela internet no Brasil, via Youtube. O evento ficou marcado como um simbólico levante contra a opressora mão de ferro da Rede Globo sobre os clubes e os campeonatos estaduais.

 

Experiência da K2. em cobertura de partidas de futebol via streaming

Há sete anos atrás, mais precisamente em 2010, a K2. realizou a primeira transmissão da competição internacional de futebol intitulada Copa Santiago, da categoria sub-17, sendo que as imagens geradas foram utilizadas pela Band. Mais recentemente, em 2014, a K2. foi responsável pelas transmissões das partidas do Brasil de Pelotas na Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O que as transmissões destes eventos têm em comum

O elemento comum entre as  transmissões feitas tanto pela K2. quanto pelos demais eventos internacionais citados anteriormente – e que é justamente o fator que garante a qualidade do resultado – é a utilização de redes de entrega de conteúdo (CDNs – Content Delivery Networks).

O que são as CDNs

As CDNs são centros de distribuição estruturados a partir de uma rede de servidores espalhados em nível global, que têm o objetivo de ancorar o processo de transmissão do conteúdo, assegurando a melhor entrega e evitando as quedas do sinal.

Além disso, as CDNs garantem a escalonabilidade do processo (eventos com 1, 10 ou 100 milhões de usuários têm a mesma segurança e qualidade, uma vez que essas redes fazem compensações automáticas, a fim de assegurar a melhor entrega).

Em resumo, o objetivo de uma CDN é fazer a entrega com qualidade, em qualquer parte do planeta, sem risco de cair, independente da quantidade de pessoas conectadas.

Grandes players como o Youtube e o Facebook também estão ancorados em CDNs. A diferença dos resultados está na escolha entre o uso gratuito da ferramenta ou a contratação profissional. Exemplo: apesar de estar conectado à CDN por trás da transmissão via Facebook, o usuário que faz a live doméstica se assujeita a uma gama de limitações técnicas, como o próprio aparelho (de modo geral, um único celular ou câmera)  e a exigência de uma taxa de qualidade maior de internet (caso não disponha da banda requerida pelo Facebook, o usuário não consegue fazer a transmissão).

Por outro lado, empresas e instituições, de modo geral, lançam mão da contratação de serviços profissionais de streaming, devido à preocupação com a qualidade do resultado e com a proteção à marca. É neste cenário que opera a K2, oferecendo desde 2010 ao mercado uma CDN própria e todas as suas inúmeras vantagens.

Conclusão

O fenômeno recorrente no mundo das transmissões dos esportes apenas reflete a derrocada do formato da TV tradicional como um todo. O antigo esquema de programação engessada e anúncios “goela abaixo” já não encontra eco no atual perfil do espectador, o qual anseia pela personalização das experiências de consumo de vídeos. O mais lindo disso tudo é que, atualmente, boas ideias na cabeça e um celular na mão, produzindo conteúdo interessante e de forma consistente, podem roubar audiência dos velhos gigantes das comunicações. Graças às tecnologias disponíveis, parece que Davi está ganhando forças, enquanto Golias não para de murchar.

Personalização dos conteúdos e qualidade na transmissão parecem ser fatores críticos na conquista das audiências. A atual conjunção de fatores soa perfeita para o fim da hegemonia dos dinossauros da comunicação: as pessoas têm muito a dizer, enquanto as ferramentas disponíveis dão conta da produção e do escoamento de suas produções, e há a sensação de que existe uma plateia pronta para receber tais conteúdos. Basta conseguir atingi-las.

Bem-vindos aos novos tempos!

 

Conheça os serviços de streaming com CDN própria oferecidos pela K2.. A qualidade da transmissão pode ser um fator decisivo na experiência do público em contato com o seu conteúdo.

 

Compartilhe
Cristian Amaral
Cristian Amaral
Redator | Web Writer | Copywriter

Artigos Relacionados

pacotes-de-streaming-para-eventos-ao-vivo
30 de agosto de 2024

Pacotes de Streaming para Eventos ao Vivo


Leia Mais

1 Comment

  1. Austin Level disse:
    8 de agosto de 2018 às 18:50

    Adorei do seu post, super bom teu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, visite ele mais tarde. Até logo!

  • marketing-de-conteudo-para-pequenas-empresas
    Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas: Como Crescer no Ambiente Digital
    7 de fevereiro de 2025
  • marketing-digital-para-pequenos-negocios
    Marketing Digital para Pequenos Negócios: Um Guia Completo para Crescer Online
    31 de janeiro de 2025
  • presenca-online-do-zero
    Crie sua presença online do zero: um guia completo para iniciantes
    27 de janeiro de 2025
  • o-futuro-do-conteudo-de-video-no-marketing-digital
    O Futuro do Conteúdo de Vídeo no Marketing Digital
    17 de janeiro de 2025
  • marketing-de-conteudo-em-2025
    Marketing de Conteúdo em 2025: Principais Tendências e Estratégias
    13 de janeiro de 2025

Categorias

  • DESTAQUE
  • Edição de Vídeo
  • Empresários e Empresas
  • Ensino a Distância
  • Igrejas
  • Inbound Marketing
  • Marketing Digital
  • Plataforma de vídeo
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • Streaming ao Vivo
  • Streaming de vídeo
  • Streaming de vídeo ao vivo
  • Streaming de vídeo e áudio
  • Video Marketing
  • Videoconferência
  • videomarketing
  • Vídeos Gravados
  • Webinar
  • Zoom

O que você busca?

Mais resultados...

Generic selectors
Busca exata
Busca em títulos
Busca em conteúdos
Post Type Selectors
Filtro por Categorias
DESTAQUE
Edição de Vídeo
Empresários e Empresas
Ensino a Distância
Igrejas
Inbound Marketing
Marketing Digital
Plataforma de vídeo
Redes Sociais
Sem categoria
Streaming ao Vivo
Streaming de vídeo
Streaming de vídeo ao vivo
Streaming de vídeo e áudio
Video Marketing
Videoconferência
videomarketing
Vídeos Gravados
Webinar
Zoom

Os melhores conteúdos sobre vídeo na Internet

  • Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas: Como Crescer no Ambiente Digital 7 de fevereiro de 2025
  • Marketing Digital para Pequenos Negócios: Um Guia Completo para Crescer Online 31 de janeiro de 2025
  • Crie sua presença online do zero: um guia completo para iniciantes 27 de janeiro de 2025

Acesse nossos materiais gratuitos sobre vídeo

BAIXE AQUI

FALE CONOSCO

Parque Dom Antônio Zattera, 187 – Sala 507 Centro - Pelotas/RS - 96015-180
Telefones: (53) 3028.5058 – (11) 3042.0884
Whatsapp (53) 99970-5989

FALE CONOSCO
Princípios de Identidade Organizacional
Políticas de Privacidade
Políticas de Uso
SLA - Acordo de Nível de Serviço
© 2022 K2. Todos os direitos reservados