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Processo de transformação digital: os 10 pontos fundamentais

Publicado por Cristian Amaral em 24 de março de 2021
Categorias
  • Marketing Digital
Tags
  • estratégia digital
  • marketing digital
  • marketing integrado
  • marketing offline
processo-de-transformacao-digital-os-10-pontos-fundamentais

Pode-se dizer que a fórmula para um processo de transformação digital de sucesso é a soma do entendimento dos pontos fortes e fracos + equilíbrio entre cautela e agilidade + mudanças estruturais e de mentalidade, tendo o marketing digital  como catalizador dessa transição. Neste artigo, vamos mostrar para você os 10 pontos essenciais que fazem a fórmula funcionar. 🛠

As atividades tradicionais de marketing – anúncios bem posicionados na TV, em  revistas ou em pontos de ônibus, bem como exposições em eventos – são inegavelmente eficazes. Só que, na última década, as empresas se conectaram cada vez mais com os clientes por meio de smartphones e telas de computador. As atividades de marketing digital agora são cruciais para o sucesso de um negócio.

A pandemia de COVID-19 e a mudança resultante para compras online e trabalho remoto apenas aceleraram a transformação. O digital passou de “estou pensando em fazer” para “preciso fazer“.

Acontece que essa mudança precisa ser feita de forma estratégica, e não reativa. As empresas devem ter um bom entendimento de seus pontos fortes e fracos, mostrar cautela e agilidade e fazer transformações estruturais e de mentalidade para executar uma transformação digital bem-sucedida.

Por isso, vamos apresentar para você os 10 pontos principais para fazer uma transição de sucesso, elencados pela Financial Express.

Os 10 pontos que não podem faltar em um processo de transformação digital

1. Do improviso à estratégia

Planeje, planeje, planeje! É mais fácil falar do que fazer… Entretanto, uma abordagem estratégica – com um objetivo claro e um plano para chegar lá – sempre tem uma chance maior de sucesso. Melhor ainda seria conseguir antecipar problemas potenciais e estar pronto para fazer pequenos ajustes em sua campanha digital ao longo do caminho. Isso ajudaria a evitar reações automáticas e impulsivas, especialmente se a campanha não estiver obtendo o resultado esperado.

2. Agilidade vs. perfeição

Ao mesmo tempo, não fique preso por semanas no planejamento da “campanha perfeita”. Enquanto você faz isso, um concorrente mais ágil pode estar conquistando sua fatia de mercado. A beleza do marketing digital é que você pode implementar as opções A, B e C para testar rapidamente um lançamento com verba enxuta. Depois de identificar a opção com melhor performance, invista de forma mais significativa nela. Na verdade, é uma boa ideia apenas reservar um pequeno orçamento para testar e aprender o que funciona no mercado.

3. Não seja só mais uma marca

Definitivamente, seu negócio não pode ser percebido dessa forma. Você deve se diferenciar da concorrência. Caso contrário, é provável que esteja desperdiçando seu dinheiro. Uma maneira de conseguir isso é produzindo conteúdo significativo e de alta qualidade, diferente do que seus concorrentes estão fazendo, para envolver continuamente seus clientes e atrair novos. Outra forma poderia ser explorar o uso de uma nova plataforma para alcançar seu público, aproveitando assim o ar de “novidade”.

4. Cuidado com a “Síndrome do Objeto Brilhante”

O anseio pela novidade citado no item anterior só se justifica se a plataforma em questão for adequada para o seu negócio e os seus produtos. Desconfie do colega que diz “Ah, ouvi falar dessa nova plataforma de mídia social / vídeo curto / plataforma de mensagens e acho que deveríamos veicular nossas campanhas nela também”. Não siga as tendências cegamente porque, hoje, elas vêm e vão com frequência.

Pergunte a si mesmo:

🤔 Você precisa estar em todas as plataformas? Você tem os recursos para criar uma excelente  e consistente experiência do usuário em todas as plataformas? Seus clientes estão mesmo nessa nova plataforma?

Se a resposta for “não” para a maioria dessas perguntas, talvez você deva apenas observar essas novidades e se concentrar no que já está funcionando.

5. Não crie barreiras entre o online e o offline

E não se esqueça do bom e velho marketing tradicional. O digital, quando bem combinado com o offline, pode realmente render melhores resultados. Isso porque seu cliente deseja uma experiência omnichannel, ou seja, a mesma qualidade de experiência tanto no smartphone quanto na loja física. Elimine as barreiras entre o marketing tradicional e o digital e dê aos seus clientes uma experiência consistente por meio de uma abordagem de marketing integrado.

>>> Inbound versus outbound marketing, direto ao ponto e sem rodeios

6. Saiba quais são as métricas certas para o seu negócio

Uma campanha digital pode fornecer dados importantes sobre os clientes (o que eles querem, gostam e compram, por exemplo). Antes de iniciar uma campanha, defina seus objetivos com clareza e identifique as métricas que usará para acompanhar o desempenho. Se o objetivo for “anunciar o produto X para clientes em potencial no mercado Y”, mas o resultado mostrar que “o retorno sobre o investimento foi baixo porque as vendas não foram boas o suficiente”, algo deu errado. E você precisa saber identificar onde estão os gargalos.

>>> Métricas para a transmissão ao vivo: conheça as mais importantes

7. Aprenda com as campanhas de marketing digital anteriores

Você não precisa começar do zero em cada nova campanha. Contanto que tenha rastreado os dados corretos, você pode analisar seu desempenho anterior e descobrir o que funcionou e o que deu errado. Assuma essa postura na próxima campanha: melhore o que é bom e deixe de fora o que é ruim.

8. Aprenda continuamente

As empresas precisam construir uma cultura de aprendizado contínuo. Os talentos nas equipes de marketing e vendas devem ser incentivados a se aperfeiçoar por meio de cursos e workshops, aprimorando assim seu conhecimento digital. O mercado, os clientes e as ferramentas de marketing digital disponíveis estão mudando constantemente e você deve acompanhar essas transformações.

9. Invista na autonomia

Como a mudança é uma constante, as equipes de marketing precisam ter autonomia. Isso permitirá que elas sejam ágeis e lancem campanhas de marketing rapidamente. Se a equipe estiver esperando pelo sinal verde de algum escalão acima, você pode já ter perdido o timing para os concorrentes.

10. Simplifique as coisas

Médias e grandes empresas, especialmente aquelas espalhadas (seja no mesmo país ou até pelo mundo), devem tentar evitar o uso de uma combinação muito grande de agências e ferramentas. Antes de contratar uma nova agência / investir em uma nova ferramenta, verifique se você consegue aproveitar o que já está sendo usado em outras partes do seu negócio. Use sua rede e potencialize suas conexões, mas tente evitar sobreposições, incompatibilidades e duplicações que possam surgir. Economize seu tempo e dinheiro e não tente reinventar a roda.

Conclusão

Podemos dizer que o item 10 é representa um conceito super importante na elaboração do processo de transformação digital da sua marca: descomplique as coisas. Mas isso não que dizer que você pode relaxar com a estratégia e simplesmente sair reagindo no improviso diante das etapas que surgem nessa transição. É preciso haver um equilíbrio entre planejamento e simplicidade.

Compreender o que propõe cada um das 10 pontos listados nesse artigo já é um grande passo na direção da eficiência da mudança. Mas entendemos que poderão surgir dúvidas de ordem prática sobre como implementar o processo. Por isso, convidamos você a entrar em contato conosco para conversar sobre as suas incertezas. Fique tranquilo, esse bate-papo é sem compromisso. Garantimos que você sairá da conversa com uma visão mais clara sobre o assunto. 🙂

Enquanto isso, fique atento sobre o quê e como você está fazendo, e sem exagerar no preciosismo e na quantidade de ferramentas utilizadas. 🔎

 

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Eu movo as palavras de lá para cá, e escolhi a web como tabuleiro desse jogo. Assim como todo profissional online, encaro diariamente o tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

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