Há uma unanimidade entre as principais previsões de marketing digital para 2020: a urgência da AUTENTICIDADE. Isso é o que atestam os 13 especialistas entrevistados pela Influencive, quando perguntados sobre como as marcas e empreendedores devem nortear suas estratégias de comunicação no início da nova década. Prepare-se para a HUMANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
2020 é o ano em que a fachada do marketing perfeitamente polido vai desmoronar. Muitas pessoas estão cansadas de influenciadores agindo teatralmente, com sessões de fotos perfeitas, e os consumidores estão desesperados por autenticidade.
À medida que os públicos ficam com fome de respostas reais, eles procuram um contexto fora dos padrões estabelecidos. As pessoas estão ávidas por sinais de consistência – prova de que os influenciadores favoritos nas plataformas realmente vivem o que falam.
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Em 2020, os profissionais e marcas que fornecerem marketing contextual, com acesso aos seus bastidores, vão vencer a batalha pela atenção e fidelidade do público.
É o ano do marketing humanizado.
Rachel Pedersen – Influencive.
Qualquer empresa que queira avançar este ano deve considerar a acessibilidade do seu material de marketing. Os leitores de tela e os chatbots podem interpretar seu site, blogs, vídeos e podcasts? Se o seu cliente ideal pedisse à Siri exatamente o que você oferece, eles o encontrariam?
Além de atender às deficiências, esse foco na acessibilidade garantirá que as pessoas possam consumir seu conteúdo de marketing da maneira que desejam. A pesquisa por voz ainda está em ascensão e não demorará muito para que as pessoas “leiam” seu site conversando com um bot.
Então, 2020 é o ano para contratar um especialista em acessibilidade. Sei que este pode não ser o conselho mais tentador, mas prestar atenção AGORA à web semântica o levará à frente da curva.
A acessibilidade não é mais sobre “inclusão”. É para todos.
Georgia Mountford – GEMO Creative
Ter uma boa oferta não é suficiente. A quantidade de concorrência existente no mundo do marketing digital é intensa. Para obter vantagem e se destacar no mercado, os proprietários de pequenas empresas precisam realmente estar em contato com quem compra deles. É preciso estudar seus públicos-alvo para saber não apenas como atendê-los bem, mas também como comunicar a capacidade de suas ofertas para atender a uma necessidade do público.
Christa Nichols – Christa Nichols Messaging.
O Pinterest será uma das plataformas mais populares para anunciar e promover um produto ou marca organicamente em 2020. De acordo com seus relatórios, 97% das principais pesquisas não apresentam nomes de marcas nas palavras-chave e 68% dos usuários do Pinterest descobriram novas marcas enquanto o usavam.
O Pinterest não é uma plataforma de mídia social, mas um mecanismo de pesquisa visual no qual as pessoas sonham, descobrem, planejam e fazem uma compra.
Tereza Toledo – Tereza Toledo Social
Se você tem uma oferta para o seu público, mas não possui muitos seguidores, sua empresa precisará considerar crescer a partir de um público com baixo ou nenhum engajamento. Os anúncios do Facebook ainda são uma das melhores maneiras de aumentar o reconhecimento da sua marca, o número de seguidores e a geração de receita. Com a implementação da estratégica adequada, sua empresa pode aproveitar o crescimento de um público e vender seus produtos e serviços sem gastar fortunas com publicidade.
Kelly Sturtevant – Blue Page Social Inc.
Como proprietário de uma empresa, você precisa estar visível nas redes sociais. Descubra onde seu cliente está e fale com ele todos os dias.
Se você for ousado, faça vídeos ao vivo. Se não é tão destemido assim, escreva em blogs, postagens ou produza conteúdo atraente para o seu público. Se seu cliente conhece, gosta e confia em você, ele comprará. Essa tática parece tão simples, mas é ignorada por muitos empresários. Se sua empresa já utiliza mídias sociais, aconselho a se interessar por Stories como uma maneira de se envolver com seus clientes enquanto se diverte com eles.
Megan Flanagan – 609 Media
As tendências de marketing estão sempre mudando, mas uma coisa é constante: a mídia social está sempre focada na construção de relacionamentos com seus seguidores / público. Como proprietário de uma empresa, ser ativo nas redes sociais ajuda, mas não é suficiente. Para que seu negócio obtenha leads novos e qualificados (e aqueles clientes dos sonhos!), você precisa saber comercializar para o cliente ideal.
Você precisa se especializar em QUEM é considerado o público-alvo.
Conhecer seu público = engajamento!
O conteúdo constrói relacionamentos; os relacionamentos constroem confiança; com confiança vem as vendas. Compartilhe valor em grupos do Facebook e seja verdadeiramente útil. Não se trata de promover seus serviços ou produtos. Promova você e sua marca: o que você representa e quais são seus valores.
Kim Cullen – Designed To Network
Criar um ótimo conteúdo que atraia seu cliente é muito importante. Mas uma coisa que vejo faltando é o fato de que o cliente dedica um tempo para deixar um comentário, mas não há reconhecimento ou resposta por parte da empresa. Esse silêncio sugere a esse cliente – e a todos os clientes em potencial que possam estar observando – que você não está monitorando seus canais sociais ou que o atendimento não é uma prioridade para você.
Certifique-se de reconhecer e fornecer uma resposta sincera a cada comentário. Bônus se você puder fazer uma pergunta envolvente para que o público a responda novamente! Sua resposta não apenas ajuda seu cliente, valida e demonstra que você se preocupa com ele, mas também prepara sua postagem para receber mais espectadores – e essa visibilidade é vital para o reconhecimento da sua marca.
Crissy Conner – The Visibility Queen
O marketing sempre será sobre a criação de relacionamentos, e 2020 não é diferente. As mídias sociais da próxima década serão voltadas para conteúdos interativos e personalizados.
Do Instagram Stories aos chatbots de messenger, as pessoas querem fazer parte de conversas. O conteúdo interativo personaliza a história e cria relacionamentos que impulsionam as vendas.
Mary Pendleton – Mary Pendleton Social
No marketing de redes sociais, as tendências podem mudar diariamente, mas algumas coisas permanecem cruciais, e uma delas é a mais simples (apesar de seguidamente esquecida): a CONSISTÊNCIA!
Novas oportunidades e redes de trabalho surgem o tempo todo, mas se você não apresentar um plano de jogo que permita ser consistente no que está fazendo, estará se encaminhando rapidamente para uma sobrecarga que nunca leva a lugar algum. A estrutura para qualquer pequeno empresário, no que se refere ao marketing de mídia social, é uma forte base de conteúdo, que precisa ser planejada e pesquisada com antecedência.
Ter um plano de marketing de conteúdo evita a criação de peças aleatórias e apressadas, além de liberar você para produzir conteúdo real, valioso e no momento que seu público está pronto para consumi-lo.
Então, meu conselho é: cumpra o seu plano e evite pular em todas as novas tendências que vê por aí.
Brittany Hardy, Empty Desk Solutions
Seus clientes em potencial estão todos online, esperando que você os encontre. Uma estratégia de marketing totalmente desenvolvida – orgânica e/ou paga – é crucial para o seu negócio. Os anúncios no Facebook e Instagram permitem que você segmente seus clientes ideais. O Facebook ainda é uma das plataformas de marketing mais baratas e precisas que são usadas pelas empresas de sucesso atualmente.
Aqui estão alguns fatos de cada plataforma:
Mantenha sua vantagem ao descobrir o que o mundo do marketing online pode fazer pelo seu negócio.
Marta Dvorakova – Digital Marketing & Social Media Management.
Estamos entrando em uma nova década, o que significa que as tendências de marketing continuarão a se desenvolver. Para os empresários, é importante – agora mais do que nunca – permanecerem FLEXÍVEIS em suas estratégias de marketing.
Vivemos em um clima digital de constante mudança, que permite novas oportunidades de formação e desenvolvimento em apenas um instante. Com flexibilidade, somos capazes de acompanhar as últimas tendências sem sacrificar uma sólida (e planejada com antecedência) estratégia de marketing.
>>> Como criar um ecossistema de marketing digital que funcione em 2020?
Mallory Majcher – MK Digital Co.
Em 2020, os empresários e as marcas precisam se concentrar em ser autênticos nas mídias sociais. Os usuários de redes sociais estão buscando veracidade no conteúdo, em vez de peças polidas e editadas profissionalmente.
Os proprietários das empresas precisam ter isso em mente enquanto avançam na criação de conteúdo para 2020. As marcas devem focar na criação de conteúdo bruto, que não pareça polido. O público quer conhecer as pessoas por trás das marcas das quais compram. Por isso, crie conteúdo que as mostre nos bastidores, para que a audiência conheça você e sua equipe.
Gabrielle Crumley – Gabrielle Crumley Marketing
A humanização dos conteúdos e a autenticidade das mensagens são os elementos comuns nos depoimentos dos 13 especialistas que compuseram esta lista de previsões de marketing digital para 2020.
A lição que fica para profissionais de marketing, marcas e empreendedores é a seguinte: no início da nova década, todo o conteúdo que tiver “cara de propaganda” será posto de lado, pois os consumidores estarão à procura da “vida real” na comunicação online.
Repare que essa é uma excelente notícia para os pequenos negócios. As superproduções – sejam fotos, vídeos ou outras mídias – custam caro e, muitas vezes, escapam do alcance das operações de menor porte.
A partir do momento em que a criatividade e a humanização dos conteúdos passarem a imperar, o que veremos é a democratização das chances de sucesso. Não importa se você é grande ou pequeno. Sairão vitoriosos os que conseguirem atrair e reter o público com mensagens repletas de gente normal, vivendo situações reais.
Que venha 2020 e a nova década!