Nos últimos anos, os sistemas de videoconferência de alta definição ofereceram a oportunidade às empresas de ultrapassarem barreiras e tornarem-se cada vez mais onipresentes nas salas de reunião de qualquer organização.
Os benefícios da videoconferência — como ganho de produtividade, redução de custos, vantagem competitiva e muito mais — já estão bem claros para gestores de TI de todo mundo, mas um detalhe não pode ser esquecido para que tudo isso não vá por água abaixo: a segurança.
Segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Akamai Technologies, o Brasil está entre os 10 países que mais sofreram ataques de hackers durante o ano de 2016. Qualquer brecha em um sistema pode ser o suficiente para abrir as portas da sua empresa aos criminosos virtuais.
E para que você saiba como manter sua videoconferência segura, listamos abaixo algumas dicas que não podem ser negligenciadas. Acompanhe e saiba como evitar o vazamento dos dados da sua empresa:
Alguns recursos de uma videoconferência podem salvar vidas, mas é preciso cuidado com o que utilizar para evitar que a segurança do sistema fique fragilizada.
O recebimento automático de ligações (ou auto-answer), por exemplo, faz exatamente o que o nome diz: as chamadas são aceitas automaticamente mesmo se o sistema estiver desligado. Fechar essa porta é o primeiro passo para evitar que pessoas sem autorização entrem no ambiente privado da empresa.
Sem uma firewall corporativa, o sistema de videoconferência é ligado diretamente à internet. É o que acontece quando utilizamos aplicativos gratuitos como Skype, por exemplo.
Esses aplicativos podem parecer vantajosos no início, visto a simplicidade de instalação e de uso que oferecem, mas a verdade é que os riscos que carregam se sobrepõem a isso, uma vez que eles aumentam as chances de que você tenha toda sua rede e seus dados roubados por hackers.
A autenticação de usuário é uma medida de segurança básica para qualquer sistema dentro da empresa, seja no acesso à rede corporativa ou mesmo no acesso às suas reuniões em videoconferência.
Ao aplicar a autenticação multifator, que faz o reconhecimento do usuário em duas etapas, os administradores podem gerenciar quem participa das reuniões, quem tem acesso às gravações dos dados e outros detalhes específicos de uso do sistema.
Ao criptografar os dados da sua videoconferência, você estará tornando quase impossível que hackers decodifiquem qualquer informação confidencial que viaje por ela.
A criptografia também resolve o problema de acesso de pessoas não autorizadas, permitindo que somente aqueles com as aprovações e senhas necessárias acessem sessões de vídeo específicas.
Tudo isso é essencial para manter sua videoconferência segura. Mas uma dica que pode te ajudar ainda mais a diminuir suas preocupações com esse sistema é contar com o suporte de um fornecedor de videoconferência que tenha anos de experiência em fornecer sistemas de qualidade, bem como em cuidar da segurança deles.
>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX