CDN da Akamai: conheça as vantagens do seu uso na prática - K2.
CDN da Akamai: entrega do conteúdo com a imagem certa, para o dispositivo certo, no momento certo.
K2. contrata a CDN da Akamai, a maior rede de distribuição de conteúdo do mundo
22 de Março de 2018
Alternativas para o YouTube Live como a K2.Live são cada vez mais procuradas
Alternativas para o YouTube Live: conheça a K2.Live
6 de Abril de 2018

CDN da Akamai: conheça as vantagens do seu uso na prática

CDN da Akamai: conheça as vantagens do seu uso na prática

No post anterior, anunciamos a contratação dos serviços da Akamai, a gigantesca empresa norte-americana que é responsável por servir entre 15% e 30% de todo o tráfego da web.

Mais especificamente, a K2. contratou a Rede de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network – CDN) da Akamai, que é nada mais, nada menos do que a maior rede de distribuição de conteúdo do mundo.

Se você leu o post anterior, já possui certo entendimento sobre a relação entre o streaming de vídeo ao vivo e a importância de sua distribuição via CDN.

Agora é hora de mergulhar mais especificamente nos benefícios do uso de uma CDN, traduzindo-os em exemplos práticos. Tanto para o contratante quanto para o usuário final, toda a tecnologia de ponta da Akamai desemboca na seguinte lista de vantagens.

CDN da Akamai = latência reduzida 

A latência refere-se ao espaço de tempo entre o momento em que um usuário acessa um arquivo ou serviço e a resposta do servidor. Quando o servidor se encontra longe do usuário, ou quando a rede está congestionada, essa latência pode ser muito longa.

Uma CDN reduz a distância ao acionar o servidor mais próximo e fornece uma maior largura de banda de rede total. Ambos os fatores se combinam para reduzir significativamente a latência. No geral, uma CDN produz uma melhor experiência de visualização para o usuário, com efeitos ágeis, carregamento rápido e pouco atraso entre o clique e a obtenção de resultados.

Menor perda de pacotes de dados

Um problema que pode ocorrer com o envio de dados pela Internet é chamado de perda de pacotes de dados. Isso ocorre quando alguns dos pacotes de informações que trafegam pela rede não conseguem chegar aos seus destinos.

Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo variações na velocidade e disponibilidade da Internet, mau funcionamento do equipamento, interferência de sinal e assim por diante. Normalmente, a perda de pacotes é medida como uma porcentagem do total de pacotes enviados.

A CDN da Akamai fornece uma rede de servidores estável e confiável para entregar os seus arquivos. Como resultado, a CDN reduz a taxa de perda de pacotes.

Isso é especialmente importante quando se trata de transmitir vídeo ao vivo, pois o vídeo ao vivo é enviado “pacote por pacote” em tempo real.

Qualquer perda de pacote de dados, além de um nível baixo aceitável, pode causar atrasos inadmissíveis e problemas de qualidade em um streaming de vídeo ao vivo. No entanto, uma CDN de alta qualidade, a exemplo da rede do servidor Akamai, pode reduzir e até eliminar essa ocorrência.

CDN da Akamai = maior velocidade

Uma rede, assim como o streaming de vídeo, é tão rápida quanto o seu elo mais fraco. No back-end, uma emissora precisa de largura de banda suficiente para carregar seus dados ao vivo e evitar congestionamentos e lentidão na rede.

A infraestrutura do servidor que está armazenando e entregando os dados de streaming aos usuários precisa ser rápida e eficiente. No front-end, o usuário também precisa ter velocidade de Internet suficiente.

>>> Conheça 3 tendências que vão decolar no videomarketing 2018

As redes de entrega de conteúdo reduzem o número de hops de rede (porção do caminho percorrido pelo pacote de dados entre a fonte e o destino, composto por dispositivos intermediários) entre os usuários finais e os dados que eles estão tentando acessar.

Esse fator pode aumentar muito a velocidade com que a rede fornece o conteúdo. Isso é especialmente verdadeiro para mídias grandes e sofisticadas, como vídeos sob demanda e ao vivo.

O uso de uma CDN geralmente é a única opção para que um vídeo ao vivo seja rápido e eficaz, especialmente se você espera um grande número de espectadores.

Redundância incorporada

O que acontece se você estiver no meio de uma transmissão importante e a fonte de alimentação do seu único servidor falhar? Com a falha do servidor, você corre o risco de perder espectadores, ganhar publicidade negativa e perder receita em streamings monetizados.

Uma CDN pode eliminar esse perigo lançando mão da redundância incorporada. As CDNs são criadas para fornecer uma experiência de usuário perfeita, mesmo no caso de falha de hardware. Nesse caso, os sistemas de backup failover começam a operar automaticamente e o usuário pode continuar visualizando o conteúdo sem interrupção. Esse sistema, que usa discos rígidos RAID, é o padrão para setores nos quais a falha de transmissão é inaceitável.

CDN da Akamai = redução de custos

Para uma empresa ou qualquer outra organização, a veiculação de mídia para um grande número de visitantes pode se tornar rapidamente muito cara. Os custos de largura de banda, equipamentos e eletricidade aumentam em um piscar de olhos, e isso acontece antes mesmo de se considerar os custos de contratação de um engenheiro e outros profissionais.

Um provedor de CDN simplifica essa experiência fornecendo o conteúdo como um serviço. Além disso, oferece faturamento e contabilidade de modo simples, previsibilidade de custos e economia geral.

A rede de servidores Akamai pode oferecer devido à sua especialização e eficiência, e as economias em escala são viabilizadas pelas centenas de milhares de servidores. Tudo isso resulta em uma significativa redução de custos para você e para o público-alvo pretendido.

Escalabilidade

Um servidor caseiro pode ser capaz de lidar com cem streamers de uma só vez. Mas o que acontece se o seu conteúdo se tornar viral? De repente, milhões de pessoas em todo o mundo estão tentando acessar seus dados de uma só vez. Resultado? Esses espectadores inundarão seu sistema muito rapidamente, o que geralmente resulta em um colapso.

>>> Live streaming 2018: seu negócio precisa usar transmissões ao vivo 

Para remediar essa fragilidade do servidor, você precisa usar um sistema escalonável. Uma CDN resolve esse problema através da força e do tamanho da rede. Com a rede dos servidores Akamai, você pode ter certeza de que a largura de banda ou o número de usuários simultâneos não sobrecarregarão o sistema, mesmo durante o maior dos eventos transmitidos ao vivo.

Uso de cache

Usar uma CDN permite que os arquivos sejam armazenados em cache através do padrão jQuery. Isso significa que, se um usuário já visitou ou visualizou seu conteúdo anteriormente, provavelmente ele não terá que baixá-lo novamente se a CDN hospedar esse conteúdo. Isso acelera bastante a experiência do usuário, fato que pode incentivar os espectadores a retornarem à sua página.

Streams e downloads paralelos

A maioria dos navegadores da Web limita o número de conexões simultâneas a um único site. Isso pode ser um problema se você estiver tentando fazer o download, transmitir ou assistir vários vídeos do mesmo domínio ao mesmo tempo.

Tal situação pode ser um caso raro para algumas emissoras. No entanto, se isso for uma preocupação legítima, a CDN supera o problema, fornecendo conteúdo a partir de vários servidores. Isso significa que você pode transmitir ou baixar várias formas de conteúdo de uma só vez.

Local e global

A configuração de sistemas para fornecer uma entrega de conteúdo satisfatória em regiões com culturas, procedimentos técnicos e idiomas diferentes pode ser extremamente difícil. Da mesma forma, contratar fornecedores de serviços estrangeiros pode ser caro, demorado e confuso.

Felizmente, existe uma maneira melhor de alcançar um público mundial. O uso de uma CDN anula esses desafios ao fornecer uma plataforma global pronta. O cliente só precisa tratar com um parceiro, e assim o usuário obtém uma experiência regionalizada e rápida.

CDN da Akamai = analytics detalhado

Por último, mas não menos importante, uma CDN de boa qualidade fornece acesso a análises detalhadas. Você pode acessar essas análises divididas por arquivo, tipo de dados, região e assim por diante. Em muitos casos, esses dados são mais precisos e completos do que outras análises disponíveis. Dessa forma, os usuários podem aproveitar essas informações para esforços de marketing e direcionamento, entre outras aplicações.

 

Cristian Amaral
Cristian Amaral
Avesso ao formato goela abaixo do outbound marketing. Fisgado pela abordagem mais respeitosa do inbound marketing. Publicitário por formação, redator por gosto. Assim como todo mundo, nadando no tsunami de informações e tecnologias, mas sempre atento ao fato de que, no final das contas, seguimos lidando com pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *