Se você trabalha com transmissão de vídeo ao vivo, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre baixa latência e latência de destino. Ambas são importantes para garantir a qualidade da experiência de visualização dos usuários finais. No entanto, é fundamental entender a diferença entre elas e escolher a opção que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.
A baixa latência é um dos termos de vídeo mais difíceis de definir. Isso ocorre porque cada caso de uso pode exigir que o atraso de reprodução seja de centenas de milissegundos (latência ultrabaixa) a um intervalo de 1 a 5 segundos (baixa latência), o que significa que sua percepção sobre o que é baixa latência pode diferir significativamente do ponto de vista de outra pessoa.
Além disso, a baixa latência é limitante porque há uma grande probabilidade de você estar sacrificando a qualidade para obter um tempo de inicialização de vídeo mais rápido.
Também é provável que você pague preços mais altos e trabalhe com vários fornecedores para obter o hardware ou software específico necessário para facilitar cada etapa do fluxo de trabalho do vídeo.
💡 É importante entender que nem todo serviço de streaming de vídeo precisa de baixa latência. Ao invés de “Como minimizar o atraso da minha transmissão ao vivo?”, uma pergunta melhor seria “Qual é a latência de destino que desejo que meu público tenha?”
Neste artigo, explicaremos as diferenças entre baixa latência e latência de destino e ajudaremos você a identificar qual delas casa perfeitamente com os seus objetivos.
Baixa latência se refere ao tempo necessário para o vídeo ser entregue do servidor ao usuário final. Quanto menor for a latência, mais rápida será a entrega do vídeo.
💡 A baixa latência é importante em situações em que é necessária uma interação em tempo real, como jogos online ou videoconferências.
A latência de destino, por outro lado, é uma meta que a transmissão de vídeo deve alcançar. Ela se refere ao tempo que leva para o vídeo ser processado, codificado e enviado para o servidor. Uma vez que o vídeo chega ao servidor, é entregue ao usuário final o mais rápido possível.
💡 A latência de destino é importante em situações em que a qualidade do vídeo é mais importante do que a velocidade de entrega. Por exemplo, se você estiver transmitindo um evento ao vivo em que a qualidade de imagem é primordial, pode ser melhor escolher uma latência de destino mais alta para garantir a qualidade da imagem.
O objetivo da baixa latência é minimizar o atraso entre a produção de um evento ao vivo no local e a visualização por um usuário específico que o assiste pela Internet.
Os streams HLS e DASH padrão têm um atraso de 8 a 30 segundos, dependendo das configurações de stream e do ambiente de streaming de um usuário específico (por exemplo, o protocolo usado, tamanho do buffer, conexão de largura de banda, dispositivo e local).
>>> Confira um artigo sobre baixa latência (LL-DASH e LL-HLS)
Para que um stream seja considerado de baixa latência, ele não pode ter mais de 5 segundos de atraso de transmissão – sendo que, em alguns casos, é necessária a latência ultrabaixa (algumas centenas de milissegundos).
Existem várias maneiras de obter esse atraso muito baixo na transmissão, cada uma com seus prós e contras. No entanto, nenhum método disponível no mercado hoje é padronizado e todos exigem que cada parte de sua cadeia de fornecimento suporte uma tecnologia de streaming de baixa latência escolhida, desde o encoder (codificador) e o packager (“empacotador de vídeo”) até o CDN (Content Delivery Network) e o player de vídeo.
Este é um ponto importante, pois gera custos e limita sua flexibilidade na seleção de tecnologias de ponta.
Por outro lado, a latência de destino é um atraso de tempo predefinido para que todo o público possa assistir ao mesmo stream simultaneamente. A transmissão não é afetada pelas prováveis diferenças entre as circunstâncias dos espectadores individuais, o que significa que todos nesse grupo podem experimentar o mesmo evento ao vivo ao mesmo tempo ou muito próximo a ele.
Essa sincronização de stream pode ser alcançada escolhendo um tamanho de buffer específico no público-alvo e gerenciando a reprodução para um atraso de destino ao tentar atender aos espectadores que representam o menor denominador comum (por exemplo, o mais lento para preencher o buffer).
Os benefícios da baixa latência giram em torno de fornecer aos espectadores seu conteúdo rapidamente, semelhante às velocidades de transmissão, o que ajuda a fazê-los se sentirem mais conectados com o evento ao vivo.
Os esportes ao vivo são um excelente exemplo de onde a baixa latência desempenha um papel importante na experiência de visualização. Ele ajuda a combater aquela situação incômoda em que o seu vizinho grita “Gol!” antes de você vê-lo acontecer na sua tela. 😠
Isso também se aplica a apostas em tempo real, que exigem que o stream esteja disponível em latência ultrabaixa.
💡 A baixa latência também é fundamental para seminários ao vivo, esportes eletrônicos, aulas de ginástica e muitos outros casos de uso interativo para ajudar a manter seu público envolvido e atualizado com o que está acontecendo naquele momento.
⚠️ A maior desvantagem das soluções de baixa latência disponíveis é que elas não permitem que os players de vídeo armazenem conteúdo suficiente em buffer, o que leva a interrupções de reprodução quando as condições de transmissão são inferiores às ideais (por exemplo, Wi-Fi ruim, um problema de ISP ou desempenho do dispositivo). Isso por si só pode levar rapidamente a inícios lentos de vídeo, rebuffering, diminuição da qualidade do stream e outros problemas de desempenho, criando uma experiência decepcionante para o usuário.
Por outro lado, qualquer serviço de streaming de vídeo pode usar a latência de destino para minimizar todos os problemas na experiência do usuário. Isso ocorre porque você consegue definir o atraso para todo o público ou para um público predefinido, garantindo que seus espectadores tenham uma melhor experiência devido ao aumento da estabilidade do stream e do controle durante a reprodução.
Por exemplo, se você oferecer uma experiência de segunda tela como um recurso de bate-papo no evento ao vivo, a latência de destino manterá todos no mesmo ponto para que pareça mais um evento ao vivo.
⚠️ A única desvantagem potencial da latência de destino é para espectadores usando diferentes serviços de streaming de vídeo, o que pode fazer com que eles estejam em diferentes pontos ao vivo em relação a outros usuários.
As preocupações com preços são uma das principais prioridades ao avaliar o que é melhor para o seu negócio.
De cada parte de sua configuração aos requisitos de codificação e largura de banda, os streams de baixa latência podem ser mais caros. Isso ocorre porque cada componente de sua cadeia de suprimentos de vídeo deve oferecer suporte à tecnologia de streaming de baixa latência que você escolher, e ainda pode se expandir para várias outras se você estiver oferecendo streaming de baixa latência em diferentes plataformas (por exemplo, iOS e Android).
Devido à complexidade, podem ser necessários vários fornecedores e muita integração para atender às necessidades de baixa latência. Este é um desafio fundamental, pois os altos custos inevitavelmente limitam a realização dessas capacidades, especialmente em tempos econômicos instáveis.
A latência de destino, por outro lado, requer apenas alterações de software do lado do cliente, portanto, os custos operacionais e de implementação são relativamente baixos, pois você não precisará comprar e integrar componentes especializados.
Ao decidir entre baixa latência e latência de destino, também é fundamental considerar o objetivo da sua transmissão de vídeo:
💡 Se você está transmitindo um evento ao vivo que requer interação em tempo real, como jogos online ou videoconferências, a baixa latência é a melhor opção. Por outro lado, se você está transmitindo um evento ao vivo em que a qualidade da imagem é mais importante do que a velocidade de entrega, é melhor escolher uma latência de destino mais alta para garantir a qualidade da imagem.
A latência reduzida de 8 a 10 segundos já é alcançável para a maioria dos serviços de streaming de vídeo hoje usando protocolos HLS e DASH padronizados que já suportam uma ampla gama de dispositivos, em comparação com soluções de (ultra) baixa latência.
Os serviços de streaming de vídeo devem considerar cuidadosamente os prós e contras do mundo real das soluções de latência (ultra) baixa versus latência de destino.
O objetivo da transmissão também ajudará a definir a opção por baixa latência ou latência de destino:
No geral, é importante considerar os requisitos da sua transmissão de vídeo ao vivo e escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades. Ao fazer isso, você pode garantir que seus usuários finais tenham a melhor experiência possível ao assistir ao seu conteúdo.
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