Pode-se dizer que a fórmula para um processo de transformação digital de sucesso é a soma do entendimento dos pontos fortes e fracos + equilíbrio entre cautela e agilidade + mudanças estruturais e de mentalidade, tendo o marketing digital como catalizador dessa transição. Neste artigo, vamos mostrar para você os 10 pontos essenciais que fazem a fórmula funcionar. 🛠
As atividades tradicionais de marketing – anúncios bem posicionados na TV, em revistas ou em pontos de ônibus, bem como exposições em eventos – são inegavelmente eficazes. Só que, na última década, as empresas se conectaram cada vez mais com os clientes por meio de smartphones e telas de computador. As atividades de marketing digital agora são cruciais para o sucesso de um negócio.
A pandemia de COVID-19 e a mudança resultante para compras online e trabalho remoto apenas aceleraram a transformação. O digital passou de “estou pensando em fazer” para “preciso fazer“.
Acontece que essa mudança precisa ser feita de forma estratégica, e não reativa. As empresas devem ter um bom entendimento de seus pontos fortes e fracos, mostrar cautela e agilidade e fazer transformações estruturais e de mentalidade para executar uma transformação digital bem-sucedida.
Por isso, vamos apresentar para você os 10 pontos principais para fazer uma transição de sucesso, elencados pela Financial Express.
Planeje, planeje, planeje! É mais fácil falar do que fazer… Entretanto, uma abordagem estratégica – com um objetivo claro e um plano para chegar lá – sempre tem uma chance maior de sucesso. Melhor ainda seria conseguir antecipar problemas potenciais e estar pronto para fazer pequenos ajustes em sua campanha digital ao longo do caminho. Isso ajudaria a evitar reações automáticas e impulsivas, especialmente se a campanha não estiver obtendo o resultado esperado.
Ao mesmo tempo, não fique preso por semanas no planejamento da “campanha perfeita”. Enquanto você faz isso, um concorrente mais ágil pode estar conquistando sua fatia de mercado. A beleza do marketing digital é que você pode implementar as opções A, B e C para testar rapidamente um lançamento com verba enxuta. Depois de identificar a opção com melhor performance, invista de forma mais significativa nela. Na verdade, é uma boa ideia apenas reservar um pequeno orçamento para testar e aprender o que funciona no mercado.
Definitivamente, seu negócio não pode ser percebido dessa forma. Você deve se diferenciar da concorrência. Caso contrário, é provável que esteja desperdiçando seu dinheiro. Uma maneira de conseguir isso é produzindo conteúdo significativo e de alta qualidade, diferente do que seus concorrentes estão fazendo, para envolver continuamente seus clientes e atrair novos. Outra forma poderia ser explorar o uso de uma nova plataforma para alcançar seu público, aproveitando assim o ar de “novidade”.
O anseio pela novidade citado no item anterior só se justifica se a plataforma em questão for adequada para o seu negócio e os seus produtos. Desconfie do colega que diz “Ah, ouvi falar dessa nova plataforma de mídia social / vídeo curto / plataforma de mensagens e acho que deveríamos veicular nossas campanhas nela também”. Não siga as tendências cegamente porque, hoje, elas vêm e vão com frequência.
Pergunte a si mesmo:
🤔 Você precisa estar em todas as plataformas? Você tem os recursos para criar uma excelente e consistente experiência do usuário em todas as plataformas? Seus clientes estão mesmo nessa nova plataforma?
Se a resposta for “não” para a maioria dessas perguntas, talvez você deva apenas observar essas novidades e se concentrar no que já está funcionando.
E não se esqueça do bom e velho marketing tradicional. O digital, quando bem combinado com o offline, pode realmente render melhores resultados. Isso porque seu cliente deseja uma experiência omnichannel, ou seja, a mesma qualidade de experiência tanto no smartphone quanto na loja física. Elimine as barreiras entre o marketing tradicional e o digital e dê aos seus clientes uma experiência consistente por meio de uma abordagem de marketing integrado.
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Uma campanha digital pode fornecer dados importantes sobre os clientes (o que eles querem, gostam e compram, por exemplo). Antes de iniciar uma campanha, defina seus objetivos com clareza e identifique as métricas que usará para acompanhar o desempenho. Se o objetivo for “anunciar o produto X para clientes em potencial no mercado Y”, mas o resultado mostrar que “o retorno sobre o investimento foi baixo porque as vendas não foram boas o suficiente”, algo deu errado. E você precisa saber identificar onde estão os gargalos.
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Você não precisa começar do zero em cada nova campanha. Contanto que tenha rastreado os dados corretos, você pode analisar seu desempenho anterior e descobrir o que funcionou e o que deu errado. Assuma essa postura na próxima campanha: melhore o que é bom e deixe de fora o que é ruim.
As empresas precisam construir uma cultura de aprendizado contínuo. Os talentos nas equipes de marketing e vendas devem ser incentivados a se aperfeiçoar por meio de cursos e workshops, aprimorando assim seu conhecimento digital. O mercado, os clientes e as ferramentas de marketing digital disponíveis estão mudando constantemente e você deve acompanhar essas transformações.
Como a mudança é uma constante, as equipes de marketing precisam ter autonomia. Isso permitirá que elas sejam ágeis e lancem campanhas de marketing rapidamente. Se a equipe estiver esperando pelo sinal verde de algum escalão acima, você pode já ter perdido o timing para os concorrentes.
Médias e grandes empresas, especialmente aquelas espalhadas (seja no mesmo país ou até pelo mundo), devem tentar evitar o uso de uma combinação muito grande de agências e ferramentas. Antes de contratar uma nova agência / investir em uma nova ferramenta, verifique se você consegue aproveitar o que já está sendo usado em outras partes do seu negócio. Use sua rede e potencialize suas conexões, mas tente evitar sobreposições, incompatibilidades e duplicações que possam surgir. Economize seu tempo e dinheiro e não tente reinventar a roda.
Podemos dizer que o item 10 é representa um conceito super importante na elaboração do processo de transformação digital da sua marca: descomplique as coisas. Mas isso não que dizer que você pode relaxar com a estratégia e simplesmente sair reagindo no improviso diante das etapas que surgem nessa transição. É preciso haver um equilíbrio entre planejamento e simplicidade.
Compreender o que propõe cada um das 10 pontos listados nesse artigo já é um grande passo na direção da eficiência da mudança. Mas entendemos que poderão surgir dúvidas de ordem prática sobre como implementar o processo. Por isso, convidamos você a entrar em contato conosco para conversar sobre as suas incertezas. Fique tranquilo, esse bate-papo é sem compromisso. Garantimos que você sairá da conversa com uma visão mais clara sobre o assunto. 🙂
Enquanto isso, fique atento sobre o quê e como você está fazendo, e sem exagerar no preciosismo e na quantidade de ferramentas utilizadas. 🔎