Conforme começa a fazer mais e mais transmissões ao vivo, é natural – e necessário! – que você queira saber como está o desempenho do conteúdo junto ao seu público. Para isso, a K2. preparou este material a partir das dicas apresentadas pela SproutVideo, contendo o detalhamento das principais métricas para transmissão ao vivo, tanto durante quanto depois do evento.
Seja você marinheiro de primeira viagem ou um profissional experiente em transmissões ao vivo, as métricas podem servir tanto como ponto de referência para melhorias em seu conteúdo quanto como catalizadoras para o aumento do envolvimento do público.
Quer entender como? 👇
Ao longo de todo o processo, você pode analisar o desempenho da transmissão ao vivo monitorando os números de entrada e saída de visitantes. Aqui estão algumas das métricas mais importantes para serem analisadas durante a execução da transmissão:
Para todas essas quatro métricas, na maioria dos casos, quanto maior o número de visitantes, melhor. A menos que você esteja transmitindo para um público limitado, provavelmente será do seu interesse ver o maior número possível de pessoas participando do evento. Mesmo se você tiver um público predefinido para sua transmissão ao vivo, ser capaz de ver quantos conseguem comparecer ao evento ao vivo é sempre um recurso bastante útil.
Depois do encerramento da sua transmissão, você poderá olhar de perto o desempenho geral do evento e os níveis de envolvimento de cada espectador. Semelhante às métricas para vídeo sob demanda, os relatórios de análise e envolvimento para transmissões ao vivo podem ser realmente úteis para você ter ideia de onde melhorar seu conteúdo e entender com mais precisão o comportamento da sua audiência.
Após o evento, você terá uma visão geral das métricas que foram rastreadas durante a transmissão ao vivo, bem como de alguns detalhes adicionais sobre o desempenho, os quais podem ajudar a modelar seus próximos eventos.
A visão geral da transmissão ao vivo fornecerá uma imagem clara de quando os espectadores entraram no evento e, eventualmente, quando saíram dele.
De modo geral, você verá os seguintes comportamentos:
Essas informações são úteis para entender quantas pessoas acessaram sua transmissão, quando entraram e saíram e o quanto dela assistiram.
Outros dados podem informar aspectos específicos de sua abordagem para a transmissões ao vivo. Por exemplo, o relatório de análise de domínio pode ser usado para comparar o desempenho da página de destino. Você pode incorporar uma transmissão ao vivo em mais de um lugar, se desejar (por exemplo, que apareça em uma postagem de blog e na sua página inicial). Ao compreender quantos espectadores assistiram a partir de diferentes páginas de destino, você terá uma ideia melhor de onde deve concentrar seus esforços no futuro.
Outra métrica importante a verificar é a localização da audiência. Ao ver em que parte do país / mundo seu público está localizado, você pode mirar suas transmissões para esses locais, respeitando os horários mais convenientes para as audiências.
Lembre-se: a escolha do horário mais adequado faz toda a diferença para o sucesso de uma transmissão ao vivo.
As métricas de engajamento da transmissão ao vivo são semelhantes às oferecidas para vídeo sob demanda. De todos esses números, o engajamento médio é provavelmente a métrica mais importante a ser rastreada. Ele informa, em média, o quanto da sua transmissão ao vivo seus espectadores realmente assistiram.
O envolvimento do espectador habilita você a entender se a sua mensagem foi recebida ou não por seus espectadores. Se notar que muitas pessoas estão saindo em um determinado ponto, você pode analisar o que estava acontecendo naquele momento da transmissão. Ou, se você perceber que leva uns minutos a mais do que pensava para os espectadores entrarem na transmissão, é aconselhável esticar a conversa inicial, para que mais pessoas acompanhem a maior parte do evento.
Uma coisa a ter em mente é que muitas transmissões ao vivo têm algum tipo de introdução e encerramento, os quais ocasionam pretextos para que os espectadores atrasem a entrada na transmissão e relaxem no final dela, respectivamente A maioria dos espectadores não se mantém engajada nessas partes do evento.
✍️ Se você está tentando entender a porcentagem do seu conteúdo principal assistida pelos espectadores, subtraia a introdução e o encerramento da duração total do vídeo. Em seguida, divida a média de minutos assistidos pela duração da transmissão (excluindo a introdução e o encerramento). Isso dará a você uma ideia do envolvimento do espectador na parte mais importante da sua transmissão ao vivo.
Exemplo: uma transmissão ao vivo teve uma duração gravada de 52 minutos. No entanto, a duração real do conteúdo principal foi de cerca de 38 minutos. Se você excluir a introdução de 10 minutos, estará realmente olhando para cerca de 47% de engajamento, em vez dos 38% relatados.
Se você estiver usando um dos métodos que a plataforma de transmissão ao vivo da K2. suporta para marcar os espectadores com suas informações de contato, você pode obter insights ainda mais precisos sobre o desempenho do seu evento.
Com um relatório detalhado, você pode ver exatamente o quanto de sua transmissão ao vivo foi assistido por espectadores individuais. As métricas mostrarão o quanto eles assistiram, se assistiram novamente ou pularam partes.
Existem muitas aplicações para esse tipo de dados. Por exemplo, digamos que você compartilhou sua transmissão ao vivo tanto no seu blog quanto na página inicial do seu site.
Se você perceber que mais pessoas estão permanecendo engajadas por mais tempo em uma página de destino específica, você pode analisar a fundo os motivos que mantiveram o engajamento do espectador nessa plataforma.
Caso seja capaz de identificar clientes ou leads a partir dessa lista, seja manualmente ou automaticamente em uma plataforma de CRM, você também pode ver se a taxa de engajamento varia entre os diferentes segmentos. Isso pode ajudá-lo a avaliar se o conteúdo era atraente para os clientes existentes ou se era eficaz como ferramenta de vendas.
Por fim, ao saber quais partes da transmissão os espectadores assistiram ou pularam, você pode fazer um acompanhamento específico de cada indivíduo. Isso é particularmente útil para vendas ou para treinamento e compliance.
Se você optar por gravar sua transmissão ao vivo, a versão de vídeo sob demanda (gravada) do evento deverá ter seus próprios dados separados. Isso é extremamente útil se você deseja potencializar o aproveitamento do conteúdo após a estreia.
Por exemplo, se você entrevistar um especialista em determinado assunto, seu conteúdo pode ter uma vida útil que vai além do evento ao vivo. Você pode compartilhar a gravação em seu blog, enriquecendo-a com análise de acompanhamento para envolver ainda mais os espectadores por lá.
Como o vídeo gravado tem dados separados, você pode avaliar facilmente o desempenho de seus esforços promocionais pós-evento. Além disso, se você fizer qualquer alteração na versão gravada, seja editando-a ou alterando seus metadados, poderá analisar se essas ações impactaram o desempenho do conteúdo ao longo do tempo.
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Ficou com dúvidas sobre como calcular e interpretar as métricas de transmissão ao vivo? Sabemos que, de arrancada, as coisas podem parecer meio complicadas. E é por isso que estamos sempre dispostos para conversar. Se você quiser obter dicas de especialistas sobre o desempenho de sua transmissão ao vivo, escreva nos comentários abaixo ou entre em contato conosco.
Ou melhor ainda: se você quer entender na prática como a nossa ferramenta de transmissão ao vivo pode ajudar o seu negócio, solicite uma demonstração gratuita guiada.
Só não ignore as métricas. Sem elas, você vai seguir tateando no escuro, perdendo tempo e recursos. 😒