O início de um novo ano é o momento perfeito para avaliar quais componentes da sua estratégia de marketing digital funcionaram – e quais não funcionaram – em 2019. Esta reflexão pode ajudá-lo a elaborar um plano de marketing digital mais focado e eficaz para 2020.
Tendo este objetivo em mente, pode ser bastante útil entender o que funcionou para outros profissionais de marketing, onde eles enfrentaram seus desafios mais críticos e como planejam alocar recursos de marketing neste ano que se inicia.
A empresa de pesquisa Ascend2 publicou recentemente os resultados de seu relatório 2020 Digital Marketing Plans, no qual foram entrevistados cerca de 300 profissionais de marketing no final de novembro de 2019.
Os entrevistados foram divididos de maneira bastante uniforme entre os profissionais de marketing de B2B (Business-to-business: comércio estabelecido entre empresas) e B2C (Business-to-consumer/customer: comércio direto entre a empresa e consumidor final): 43% e 38%, respectivamente.
Os demais entrevistados responderam com foco em B2C e B2B igualmente.
O tamanho das organizações variou, embora tenha se inclinado para as menores, com quase 60% dos entrevistados indicando que tinham menos de 50 funcionários, enquanto 18% tinham mais de 500. Os 23% restantes dos entrevistados se encaixavam no meio do caminho, indicando que tinham entre 50 e 500 funcionários em 2019.
Então, como será o plano de marketing digital para esses profissionais em 2020? Vamos começar com os objetivos principais.
Mais de 50% dos participantes da pesquisa indicaram que o objetivo principal de suas iniciativas de marketing digital neste ano ano gira em torno de vendas.
Isso inclui o aumento de leads e a aquisição de clientes, bem como o aumento do engajamento do cliente, o que pode melhorar as novas vendas, além de afetar a venda cruzada para profissionais de marketing B2B focados em uma abordagem baseada em contas.
Embora ainda restem dúvidas sobre quais táticas de marketing digital foram as mais bem-sucedidas no ano passado, houve um consenso quase unânime de que o investimento em marketing digital compensa.
96% dos entrevistados consideraram seus planos de marketing digital de algum modo bem-sucedido ou muito bem-sucedido, com apenas 4% indicando que não tiveram êxito.
O Acend2 pediu aos entrevistados que comparassem a eficácia da mídia digital com a mídia tradicional e a resposta não foi surpreendente: quase 90% dos entrevistados indicaram que o digital era significativamente ou um pouco mais eficaz do que a mídia tradicional.
Somente 12% dos entrevistados indicaram que a mídia tradicional de impressão / transmissão é um pouco mais eficaz que o digital e apenas 1% considerou o marketing tradicional como sendo significativamente mais eficaz do que o digital.
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As descobertas mais interessantes são que a mídia digital se expandiu para além dos anúncios, incorporando táticas como inteligência artificial (IA), chatbots, personalização e marketing de conteúdo.
Mesmo assim, a tática mais eficaz é uma das mais antigas da mídia digital: o SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca), com 49% dos entrevistados listando essa como a principal tática no ano passado.
As mídias sociais e as publicações em blogs chegaram em segundo lugar, com 47% dos entrevistados indicando que essa estratégia foi eficaz para eles. Outros vencedores incluíram anúncios de pesquisa e sociais (43%), personalização / conteúdo (43%) e e-mail / newsletters (42%).
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As martechs são startups que fornecem ferramentas de mídia digital. Seu nome representa a junção marketing + tecnologia.
O crescente papel da tecnologia no marketing e como ela contribui para a sua eficácia ficou evidente nos resultados da pesquisa do ano passado, com 90% dos entrevistados indicando que continuarão a investir de forma moderada ou significativa em martechs em 2020.
Além disso, 15% planejam começar a investir em martech em 2020, enquanto apenas 4% indicaram que não têm planos de investir.
Os profissionais de marketing usam várias métricas de sucesso diferentes para determinar quais táticas e investimentos funcionaram para eles em 2019.
Metade dos entrevistados listou o custo por aquisição (CPA) como a medida mais eficaz de sucesso, seguido pela taxa de conversão (46%), taxa de engajamento (45%) e ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento) relativo à campanha (37%).
Outras métricas usadas incluem custo por lead, tráfego específico do canal e opinião sobre a marca.
Com base na pesquisa da Ascend2, as táticas de marketing digital mais uma vez serão consideradas em grande parte das estratégias de marketing B2B e B2C em 2020.
O foco em melhorar as vendas gerando mais leads e aumentar a aquisição de novos clientes continuará sendo o maior impulsionador dos planos de mídia digital. Táticas confiáveis como SEO, marketing de mídia social (pago e orgânico) e conteúdo se tornarão mais eficazes com o uso de ferramentas de martechs que alavancam cada vez mais o poder da IA, chatbots e personalização.
Acima de 70% das empresas pesquisadas indicaram que as estratégias mais eficazes combinam recursos internos e especialistas terceirizados, enquanto 18% planejam usar apenas recursos internos e apenas 11% planejam terceirizar totalmente os especialistas.
Como foi o ano de 2019 para você em termos de marketing digital? Sua estratégia foi vencedora? Você identificou oportunidades que pretende cobrir em 2020?
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