Este artigo aborda um aspecto específico da produção de vídeo ao vivo – a questão de quando e por que você deve criar uma gravação ao vivo do seu evento.
Você pode fazer gravações ao vivo de diversas maneiras. Da mesma forma, há vários motivos pelos quais você pode optar por gravar um evento transmitido ao vivo. Neste post, você aprenderá como gravar video online ao vivo. Além disso, abordaremos brevemente as ofertas das principais plataformas de vídeo online (Online Video Platforms – OVP) para gravação de eventos ao vivo. Por fim, discutiremos os possíveis motivos para gravar durante a transmissão ao vivo, bem como os tipos de uso de seus eventos gravados.
Há várias vantagens na gravação de um vídeo online ao vivo. Vamos apresentá-las brevemente aqui e discuti-las em mais detalhes posteriormente neste post. Estas razões incluem:
Com essas motivações em mente, vejamos agora uma discussão sobre métodos para gravar transmissões ao vivo.
Uma das maneiras mais simples de gravar transmissões ao vivo de eventos é fazer isso diretamente no site por meio do encoder (software ou hardware que transforma o sinal bruto oriundo da câmera em um formato viável para a transmissão na internet).
>>> Saiba mais sobre como funcionam os encoders.
A maneira como você faz gravações da transmissão ao vivo para o seu evento depende do método de codificação (encoding) escolhido.
Se tiver escolhido um pacote de software de encoding para execução em um notebook ou desktop, você poderá configurar a gravação do stream em seus drives internos ou em rede. No entanto, essa abordagem exige que você tenha duas coisas: capacidade de processamento de reserva e espaço em disco. Vamos ver rapidamente cada um desses componentes.
Primeiro, as soluções de streaming exigem um bom poder de processamento. A transcodificação simultânea de seu stream em um formato comumente gravado (MP4, por exemplo) pode exigir bastante de um computador de médio porte. Já uma máquina poderosa deve ser capaz de lidar com essa tarefa. Na K2.Live, recomendamos 8 GB de RAM (ou mais) e um processador i7 moderno, caso você pretenda gravar diretamente.
A segunda coisa que você precisará é de espaço em disco. Dependendo do encoder usado, as gravações salvas diretamente nas unidades locais serão codificadas no formato enviado pela câmera.
Muitas vezes, esse arquivo tem uma taxa de bits muito maior do que o stream online. Como resultado, você precisará de um espaço de armazenamento considerável. Para um evento de várias horas, isso é facilmente o equivalente a centenas de gigabytes. Discos rígidos com vários terabytes podem ser necessários. Os fatores que afetam a taxa de bits (bit rate) incluem a resolução da gravação, qualidade de áudio e a taxa de frames (frame rate).
Com um hardware de encoding, a gravação de transmissão ao vivo pode ser um processo um pouco diferente. Você precisará explorar as configurações do encoder para determinar se isso é possível.
Alguns hardwares para codificação apresentam espaço em disco interno, no qual você pode salvar o conteúdo. Alguns, como o Matrox Monarch HD, são otimizados para esse uso. Outros podem exigir que você conecte um disco rígido externo, para que seu conteúdo seja gravado nele.
Importante: Alguns hardware de encoding não suportam a gravação simultânea de transmissões ao vivo. Por isso, antes de investir, consulte o manual para verificar se é possível.
A outra maneira de gravar vídeo ao vivo é através da uma plataforma de vídeo online (por exemplo, um provedor de streaming como a K2.Live). Sua plataforma de streaming pode ou não oferecer esse recurso. Por exemplo, algumas plataformas de hospedagem de vídeo não oferecem gravação ao vivo, nem soluções de transmissão ao vivo. Certifique-se de revisar o seu planejamento, assim como todos os recursos da plataforma, antes de tentar gravar suas transmissões ao vivo.
Quando disponível, a capacidade de gravar transmissões ao vivo por meio de um serviço de streaming geralmente é tão simples quanto ativar uma opção através do menu de configurações. Você também pode ativar o streaming para o canal / transmissão ao vivo específica que você planeja gravar.
Existem várias vantagens em gravar através de uma das plataformas profissionais de transmissão ao vivo (a exemplo da K2.Live). Por um lado, a capacidade de processamento para transcodificação local não é necessária, nem o espaço de armazenamento. Essa abordagem também significa que você não precisa se preocupar com falhas no disco local, uma vez que as OVPs gravam no sistema RAID (redundant array of independent disks – matriz redundante de discos independentes: uma maneira de armazenar os mesmos dados em vários discos rígidos diferentes, para protegê-los no caso de falha na unidade).
No entanto, existem desvantagens para essa opção também. A principal delas é que a plataforma profissional de vídeos só pode gravar transmissões ao vivo com a mais alta qualidade que é enviada para ela. Como é provável que você comprima significativamente seu vídeo entre a câmera e a transmissão na Internet, isso pode levar a uma perda de qualidade muito grande – especialmente para câmeras com qualidade de transmissão profissional, que podem gravar a 30+ Mbps. A partir daí, os arquivos de vídeo devem ser compactados a 5 Mbps ou menos para viabilizar o streaming.
No entanto, para a maioria dos usuários, esses problemas não são intransponíveis. A menos que você esteja preocupado em fazer muitas edições de vídeo no post, os arquivos gravados online devem ter qualidade suficiente. Até mesmo as emissoras profissionais que estão gravando localmente podem permitir a gravação da transmissão ao vivo em nuvem para ter um backup automático fora do site.
Vejamos um exemplo específico da plataforma profissional de vídeos K2.Live. Ela é uma OVP que oferece hospedagem para streaming ao vivo e conteúdo de vídeo sob demanda. Além disso, também oferece uma versão beta de um recurso de arquivamento automático, o qual facilita a gravação de eventos de transmissão ao vivo com um mínimo de esforço extra.
Para usar este recurso, basta criar uma conta na K2.Live, caso você não tiver uma. Dentro da sua conta, é fácil ativar o recurso de arquivamento automático. Veja como:
Sua conta agora registrará automaticamente cada transmissão ao vivo, a menos que você decida desativar esse recurso.
Observe que a gravação de transmissão ao vivo conta para o uso de largura de banda igual a um usuário na taxa de bits máxima. Além disso, os arquivos individuais devem ter duas horas de duração ou menos. Se seu stream durar mais de duas horas, nosso sistema dividirá seu stream em várias partes.
As gravações de transmissão ao vivo arquivadas automaticamente são salvas na parte “Vídeo On Demand” de sua conta. Esses arquivos estão no formato mP4. Depois de registrado, você pode compartilhar, incorporar, gerar receita e fazer o download do conteúdo.
Outras plataformas, incluindo a Vimeo Live (Livestream) e a Wowza, também oferecem funcionalidade de gravação ao vivo. Esses dois provedores também exibem arquivos no formato MP4 e os arquivos são arquivados na sua conta. A IBM Cloud Video possui uma funcionalidade semelhante.
Quando se trata da capacidade de gravar vídeo ao vivo, cada plataforma é um pouco diferente. Algumas possuem recursos exclusivos e outras são mais fáceis de usar. Para a maioria dos usuários, os preços dos planos também entram na equação. Por exemplo, um recurso altamente poderoso não é útil se reduzir significativamente sua lucratividade.
A grande sacada é: certifique-se de investigar as opções de plataformas profissionais de vídeo antes de se comprometer com uma determinada marca.
Na atualidade, o vídeo é um ativo importante. Na verdade, recomendamos que qualquer empresa, organização ou indivíduo leve a sério o conteúdo de vídeo previamente gravado e de alta qualidade. Você precisa gerenciá-lo adequadamente para obter o retorno, e não apenas simplesmente lançá-lo de qualquer forma.
Por exemplo, considere a NBA, que gera a maior parte de sua receita por meio de transmissões ao vivo na TV. No entanto, ela também registra todo o conteúdo transmitido ao vivo e o disponibiliza para os assinantes. Isso amplia sua receita e faz a felicidade dos fãs, que podem assistir a todos os jogos de suas equipes favoritas em seu próprio tempo.
É altamente recomendável não economizar quando se trata de backups de vídeo. O armazenamento é barato hoje em dia. Por isso, sugerimos que você salve todas as suas transmissões. É uma regra bastante simples, que vale a pena no caso de problemas inesperados ou perdas de arquivos.
Depois de gravar uma transmissão ao vivo, você pode fazer muita coisa com esse conteúdo. Já mencionamos algumas opções anteriormente. Agora, vamos nos aprofundar em algumas aplicações da gravação de transmissões ao vivo com mais detalhes.
Talvez a maior vantagem da gravação de eventos ao vivo seja a capacidade de atingir novos públicos.
Com eventos ao vivo, isso se torna especialmente valioso. Devido a conflitos de programação e outros problemas, é provável que apenas uma pequena parte do seu público potencial total possa assistir a um determinado evento em tempo real. Dada essa realidade, você pode facilmente dobrar, triplicar ou até quadruplicar seu público total ao criar uma gravação.
Além disso, as gravações permitem que você alcance pessoas cuja internet não é rápida o suficiente para lidar com eventos transmitidos ao vivo. Com o buffer adequado, oferecimento de download ou até mesmo arquivos baseados em DVD / USB, você pode expandir seu alcance para quase todos.
Outro motivo importante para gravar vídeo online ao vivo é dar aos espectadores uma segunda chance de assistir.
Na verdade, disponibilizar transmissões ao vivo é particularmente benéfico para seus maiores fãs. Cultivar esses seguidores dedicados é um ativo, pois eles são os espectadores com maior probabilidade de assistir à sua transmissão ao vivo várias vezes. Os verdadeiros fãs podem ser extremamente poderosos, e a gravação ao vivo pode ajudá-lo a capitalizar esse potencial.
Obviamente, um dos principais objetivos de muitos criadores de vídeos é gerar receita. Se esta é a sua abordagem, fazer gravações de vídeo pode aumentar significativamente sua lucratividade.
Como observamos acima, é provável que a maioria das visualizações de um determinado programa ocorra após o evento ao vivo. No entanto, isso só é possível se você disponibilizar o conteúdo. Para estender sua geração de receita (tanto em termos de tempo quanto de vendas totais), fazer gravações ao vivo é uma excelente opção.
Existem várias maneiras de gerar receita por meio da monetização de vídeos. O mais comum é o modelo de aluguel / download, pelo qual os espectadores podem assistir ao seu conteúdo se pagarem uma taxa única (pay-per-view). Também é possível distribuir cupons ou fichas de visualização gratuitas para indivíduos de sua escolha.
Finalmente, uma terceira opção é agregar o acesso a vários programas anteriores em um modelo de assinatura. Essa pode ser uma excelente abordagem para capitalizar a base de fãs que você tem para gerar uma receita sustentável.
>>> Conheça o Guia Profissional para a Monetização de Vídeos
Por último, mas não menos importante, outros ótimos casos de uso para filmagens prévias incluem comerciais e demonstrações de seu trabalho anterior. Mesmo que o vídeo antigo seja inútil em si só, ele pode ser valioso como plano de fundo.
Na edição de vídeo, muitas vezes o uso de imagens de eventos anteriores serve para criar uma montagem, a qual pode ilustrar os esforços de uma determinada empresa ou organização. Uma série rápida de cortes mostrando vários eventos, palestrantes, reuniões e outros conteúdos pré-gravados podem comunicar muito em pouco tempo.
Sim, isso pode consumir espaço de armazenamento, mas vídeo é um ativo valioso! Quanto mais espectadores quiserem assistir ao seu conteúdo, mais valioso ele será. Só pela possibilidade de uso futuro, é altamente recomendável manter as gravações do stream antigo por um longo período.
Depois de ler este artigo, esperamos que esteja claro que a gravação de vídeos online ao vivo é uma jogada inteligente. Como já discutimos, as gravações de vídeo são importantes para alcançar novos públicos-alvo, ampliar o engajamento e estimular seus verdadeiros fãs. Além disso, eles também podem melhorar a geração de receita e impactar positivamente sua lucratividade.
Também discutimos as várias formas de gravar transmissões ao vivo. As abordagens de gravação de streams ao vivo diferem, dependendo se você usa uma plataforma profissional de vídeos, como a K2.Live, ou um encoder. No entanto, independentemente do método escolhido, a gravação é importante, para que você tenha em mãos um conteúdo de qualidade após cada transmissão.
Você está gravando suas transmissões ao vivo? Se não, por quê? Qual método você usa? Você teve algum sucesso ou problema com o processo? Adoraríamos ouvir você! Deixe uma observação na seção de comentários e nós entraremos em contato.
Se você quiser experimentar a K2.Live gratuitamente, inscreva-se hoje mesmo (sem necessidade de cartão de crédito) para aproveitar seus recursos por 07 dias.
QUERO FAZER O TESTE GRATUITO!