Na atual conjuntura econômica, a capacitação é essencial. Nesta lógica a capacitação é essencial para o crescimento da organização e para desenvolvimento de pessoas.
Em uma realidade na qual é preciso reduzir custos para manter a competitividade e possibilitar o investimento em outros projetos, muitas companhias deixaram o desenvolvimento dos profissionais para outro momento. Porém, é possível reduzir os gastos sem deixar de envolver a equipe em ações de desenvolvimento e nós vamos explicar como. Confira as nossas dicas para capacitar seu time sem que o processo saia caro!
A avaliação dos treinamentos pode ser feita por meio de avaliações de desempenho e análise de indicadores, por exemplo. O importante é identificar em quais setores e atividades que os resultados não estão satisfatórios. O ideal é priorizar os índices críticos e os que representam maior impacto sobre a lucratividade da organização para, então, poder definir o prazo para a realização da capacitação e das metas de retorno sobre o investimento (ROI).
Agora que você já conhece quais são as prioridades da empresa, os assuntos a serem trabalhados e qual equipe que fará parte do treinamento, é hora de planejar a execução dessas atividades. Neste momento, devem ser definidos os objetivos, os prazos, as formas de avaliação, os custos e o capital disponível para capacitar pessoas.
A matriz GUT (gravidade, urgência e tendência) é uma excelente opção para auxiliar no planejamento. Essa avaliação permite uma mensuração correta de quais cursos e treinamentos realmente são importantes para o crescimento organizacional. E quais poderão ser descartados ou adiados para outros momentos.
Deslocar toda a equipe, parar temporariamente algumas atividades, investir em materiais de treinamentos, de alimentação e demais coisas fundamentais para a realização da capacitação é inviável e, por isso, é tão essencial uma tomada de decisão estratégica. Além da importância que deve ser dedicada aos indicadores, opte também por aqueles colaboradores que conseguem passar com facilidade o conteúdo para o restante da equipe e que seja de confiança.
Em casos de treinamentos motivacionais, a escolha deve ser feita tendo como base a análise da satisfação e de desempenho dos profissionais.
Essa é a ferramenta ideal para quem quer reduzir custos, pois economiza em vários aspectos: deslocamento, alimentação, local físico, materiais impressos e etc. As videoconferências têm sido cada vez mais usadas como forma de capacitar as equipes sem precisar que as pessoas gastem tempo com o deslocamento.
Com esse recurso economizado, é possível se dedicar às demais atividades e aumentar a produtividade. Existem muitas organizações que disponibilizam essa tecnologia e que oferecem o auxílio que você precisa para utilizar adequadamente essa ferramenta tão importante para o desenvolvimento de pessoas.
>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX
Seguindo a mesma lógica da videoconferência, os e-learnings ajudam na redução considerável dos gastos. Essa ferramenta é muito útil no desenvolvimento de pessoas, na motivação dos colaboradores e no fortalecimento da cultura organizacional. Com acesso à plataforma da empresa, o funcionário poderá acessar o conteúdo no momento em que considerar melhor.
Sem precisar necessariamente interromper suas tarefas como acontece em casos de treinamentos empresariais. Além disso, a companhia consegue medir o progresso individual, avaliar a absorção do conteúdo e analisar o comprometimento de cada um.