Na semana passada, vimos a 1ª parte do artigo sobre as principais tendências de marketing para 2022 , elaboradas pelo HubSpot Blog depois de entrevistar mais de 1000 profissionais de marketing de marcas B2B e B2C ao redor do mundo. Hoje, nesta segunda e última parte, concluiremos a cobertura do conteúdo, agora com foco nas tendências de marketing de conteúdo, redes sociais e SEO.
Boa leitura!
De acordo com a pesquisa do HubSpot Blog, pelo menos 47% dos compradores veem de 3 a 5 peças de conteúdo antes de se envolver efetivamente com a compra, e a maioria deles espera que as marcas criem conteúdo para ganhar seu interesse. É por isso que as empresas em todo o mundo só aumentaram seus investimentos em marketing de conteúdo.
Na verdade, em 2022, as três principais funções que os líderes de marketing priorizarão na contratação são criadores de conteúdo, gerentes de marketing de conteúdo e estrategistas de conteúdo.
Mas em quais estratégias de conteúdo as marcas estão investindo? Abaixo estão algumas tendências apontadas pelo HubSpot Blog que você pode seguir em 2022.
No 2021 Not Another State of Marketing Report, também do HubSpot, o video marketing era o formato de marketing mais eficaz. Na atual pesquisa, isso não mudou em nada.
Ao analisar as estratégias de conteúdo mais eficazes, o video marketing aparece no topo, antes dos blogs ou mesmo do e-mail marketing.
💡 A pesquisa descobriu que 59% dos participantes usam vídeo em sua estratégia de marketing de conteúdo, enquanto 76% dos profissionais de marketing que usam o vídeo consideram este formato de conteúdo o mais eficaz. Sem mencionar que um em cada quatro profissionais que usa vídeo (ou 27%) afirma que esse é o tipo de conteúdo que gera o maior ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento).
“O vídeo cria uma conexão mais profunda com sua base de clientes em potencial e é fácil para as marcas o adaptarem para podcasts e conteúdo baseado em texto“, diz Neil Patel, CMO e cofundador da NP Digital. “Mas, por outro lado, se você criar conteúdo de texto ou áudio primeiro, é mais difícil transformá-lo em vídeo. Então, em 2022, crie mais conteúdo de vídeo, na forma de vídeos diretos, clipes curtos como reels e até mesmo transmissão ao vivo. ”
No passado, as estratégias de criação e video marketing eram limitadas devido aos custos de produção. Hoje, isso é muito mais acessível. Com o custo mais baixo, o vídeo se tornou menos intimidante para ser incorporado nos esforços de marketing.
A boa notícia é que você não precisa contratar uma equipe de produção ou agência de marketing. Tudo que você precisa é de um smartphone e um software de edição acessível. 😃
Os blogs têm sido uma estratégia de marketing comumente usada desde que as marcas começaram a construir seus próprios sites. Mas a idade dessa tática não deve ser um sinal de que está desatualizada. Na verdade, o blog é usado há tanto tempo simplesmente porque funciona. 🎯
Enquanto 48% das empresas usam blogs na estratégia de marketing de conteúdo, 56% dos profissionais de marketing que o usam o consideram eficaz e 10% dizem que é o tipo de conteúdo que gera o maior ROI.
Na verdade, esses dados não são muito chocantes. Recentemente, em outra pesquisa com o público-alvo, o HubSpot constatou que a maioria dos consumidores lê blogs várias vezes por semana e que comprou algo de uma marca depois de ler o blog da empresa.
💡 Além de fornecer engajamento do consumidor – e potenciais conversões -, os blogs também ocasionam um benefício importante para sites ou páginas online: a capacidade de serem descobertas em pesquisas (search discoverability).
Em última análise, sites com blogs robustos têm mais potencial de pesquisa e podem implementar estratégias de SEO com muito mais facilidade do que sites que não o fazem.
Pense nisso: se um cliente em potencial deseja contratar um contador virtual e o site da sua empresa tem uma postagem de blog que destaca dicas fiscais ou estratégias que seus contadores usam, essa pessoa pode encontrar sua postagem ou site por meio da pesquisa do Google, ler o seu conteúdo e explorar seu site, e em seguida, decidir que deseja entrar em contato com você para uma consulta ou assistência contábil.
Se você ainda não pensou em criar um blog, mas está intrigado com esses dados, veja os recursos a seguir para ajudá-lo a construir sua própria estratégia de conteúdo.
Os estudos de caso de formato mais longo oferecem aos clientes em potencial uma visão incrivelmente profunda e exclusiva de como as pessoas ou marcas se beneficiam de um produto, serviço ou estratégia.
💡 Enquanto algumas empresas os colocam publicamente em suas páginas da web para persuadir um comprador potencial o mais rápido possível, outras podem disponibilizá-los como PDFs gratuitos acessíveis via download para a geração de leads.
Embora muitos profissionais de marketing – como os dos setores de B2C – não aproveitem os estudos de caso, aqueles que o fazem consideram eficazes. Nesta pesquisa, 64% dos profissionais de marketing que lançam estudos de caso os consideram eficazes e 15% disseram que eles trouxeram o maior ROI dos formatos de conteúdo usados.
Além disso, o uso de estudos de caso em marketing de conteúdo só está crescendo: 37% dos profissionais entrevistados planejam usar o formato em suas estratégias de marketing pela primeira vez em 2022.
Se uma imagem vale mais que mil palavras, os infográficos podem pintar pelo menos o dobro.
💡 Os infográficos não só têm a capacidade de serem compartilhados e o apelo visual de uma boa imagem como também contêm dados úteis. Isso os torna incrivelmente envolventes para os visitantes da web e também para o público das redes sociais.
De acordo com a pesquisa do HubSpot Blog, 38% dos profissionais de marketing planejam utilizar infográficos pela primeira vez em 2022, enquanto 45% dos entrevistados já os estão usando.
Dos profissionais de marketing que usam infográficos regularmente em suas estratégias, 56% dizem que eles são o tipo de conteúdo mais eficaz.
Em última análise, dados confiáveis podem ajudar os profissionais de marketing, blogueiros e criadores de conteúdo a contar histórias convincentes e persuasivas. Afinal, por que você acha que o HubSpot Blog entrevistou centenas de profissionais de marketing para criar esse conteúdo? 😉
Só nos EUA, 79% das pessoas têm algum tipo de conta de mídia social – e globalmente, existem mais de 3,7 bilhões de usuários.
É por isso que o marketing de mídia social é um canal popular que se tornou parte da estratégia de marketing de quase todas as empresas, pois ele permite que você se conecte autenticamente com seu público em um nível pessoal, humanizando sua marca.
Dos profissionais de marketing de mídia social entrevistados, 68% disseram que salas de bate-papo com áudio (como Clubhouse e Twitter Spaces) eram o conteúdo de mídia social mais eficaz, enquanto 59% disseram o mesmo para vídeo ao vivo.
E, enquanto 9% dos entrevistados afirmaram que o conteúdo de vídeo ao vivo gera o maior ROI de todos os tipos de conteúdo de mídia social, 96% dos que investem em conteúdo de áudio ao vivo planejam gastar a mesma quantia ou mais nele ao longo de 2022.
💡 Hoje, os consumidores estão procurando cada vez mais por conteúdo autêntico e identificável, especialmente de marcas. Streams de vídeo ao vivo e salas de bate-papo com áudio permitem que o público se conecte ainda mais, ao mesmo tempo que discutem a experiência com a sua marca, produtos e serviços.
Além de prover um ambiente mais autêntico e sem censura, os streams de áudio ou vídeo ao vivo também costumam ter recursos interativos, como comentários ou a oportunidade de “levantar a mão”, que permitem que o público interaja diretamente com quem está hospedando a transmissão.
As marcas vêm tentando descobrir o verdadeiro poder do TikTok desde que ele começou a se tornar viral, três anos atrás. Agora, com mais de 1 bilhão de usuários globais, o TikTok se posicionou como um aplicativo para uma ampla variedade de públicos e profissionais de marketing.
Além disso, ele também começou a lançar uma série de novos recursos de publicidade para empresas de todos os tamanhos.
💡 É por isso que 67% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos no TikTok em 2022. Enquanto isso, 10% dos profissionais de marketing que usam a mídia social dizem que ele será a plataforma em que mais investirão no próximo ano.
Cada empresa tem seu próprio ponto ideal no que diz respeito ao número de plataformas de mídia social que devem usar. Embora apenas 11% dos profissionais de marketing de mídia social pesquisados usem de uma a duas plataformas e apenas 7% usem sete ou mais, 64% atualmente usam de três a cinco.
💡 Gerenciar de três a cinco plataformas é uma decisão realista. Essa gama permite que marcas de todos os tamanhos expandam seu alcance para públicos diferentes, ao mesmo tempo que fornece aos profissionais de marketing de mídia social uma lista de plataformas para dominar sem extrapolar sua capacidade de gerenciamento.
Aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo a determinar em quantas plataformas você realmente deveria estar:
Ao fazer a si mesmo algumas das perguntas acima, você pode determinar quanto tempo sua equipe e sua marca precisarão para construir uma estratégia eficaz e envolvente em cada plataforma e priorizar em quais delas você realmente deve se concentrar.
61% dos profissionais de marketing disseram que melhorar a otimização de mecanismos de pesquisa (Search Engine Optimization – SEO) para aumentar sua presença orgânica online é sua principal prioridade de inbound marketing.
Você é um desses profissionais? Em caso afirmativo, você já sabe exatamente como vai melhorar seu SEO e sua presença orgânica?
Ao otimizar seus conteúdos e plataformas para tipos específicos de comportamento do consumidor, você ajudará a tornar sua empresa mais detectável online. Veja abaixo algumas dicas.
O HubSpot Blog afirma que, de longe, uma das suas táticas mais importantes é o seu relatório de insights de pesquisa. Este relatório destaca todas as palavras-chave que gostariam de aproveitar e todas as postagens de blog que precisam criar ou atualizar para classificar essas palavras-chave no Google.
Na verdade, 47% dos profissionais de marketing que alavancam o SEO dizem que suas empresas usam relatórios de insights de pesquisa em sua estratégia.
💡 Se você não tem uma grande equipe de conteúdo, muito tempo extra ou um especialista em SEO para criar um relatório de insights de pesquisa em grande escala, não se preocupe. Embora quase metade dos profissionais de SEO pesquisados usem relatórios de insights de pesquisa, 55% disseram que estavam pelo menos tentando otimizar seu conteúdo com palavras-chave baseadas em pesquisas. E essa estratégia não é muito cara ou demorada.
Por exemplo, você pode usar ferramentas como Ahrefs e SEMRush (pagas) ou Ubersuggest (com diversos recursos gratuitos) para fazer algumas pesquisas rápidas de palavras-chave relacionadas ao seu negócio para saber onde você pode impulsionar seu conteúdo com títulos otimizados por palavras-chave, subtítulos, corpo de texto ou descrições.
💡 O SEO não envolve apenas alterar o texto em uma página. Também se trata da escolha e otimização dos vídeos ou imagens para ajudá-la a se classificar nas imagens do Google ou carrosséis de vídeos dos mecanismos de pesquisa.
Atualmente, 53% dos profissionais de marketing que utilizam o SEO possuem uma estratégia de otimização de vídeos e imagens. Desses profissionais, 49% dizem que a otimização de imagem e vídeo é sua tática de SEO mais eficaz.
Quando sites com classificações sólidas começam a se vincular ao seu (via apontamento de links), os rastreadores do Google observam que seu site pode ser confiável e também ter autoridade sólida. Isso pode acelerar seu processo de subir no ranking do Google.
💡 Esse, em última análise, é o objetivo do link building: fazer com que outros sites se apontem links para o seu.
Embora escrever conteúdo altamente compartilhável, compartilhá-lo com outros sites e garantir que sua postagem receba links possa ser um processo demorado e desafiador, a pesquisa mostra que esse tempo e esforço compensam. Dos 48% dos profissionais de SEO que usam backlinks e link building, 63% dizem que essa é a tática de SEO mais eficaz de sua marca.
Em vez de ter novas ideias, os profissionais de marketing vão pegar o que funcionou no passado e otimizá-lo para o presente.
Em SEO, manter seu conteúdo atualizado e envolvente serve para superar o trabalho anterior, que apresenta links antigos e carece de relevância de palavras-chave.
💡 Além disso, pegar o conteúdo existente e reaproveitá-lo para um novo podcast, webinar ou postagem de blog pode ser uma maneira eficiente de mantê-lo relevante nos mecanismos de pesquisa.
Enquanto um em cada quatro profissionais de marketing aproveita a otimização histórica em seus esforços, 29% dizem que essa é uma estratégia de SEO eficaz.
Embora apenas 12% dos profissionais de marketing pesquisados pelo HubSpot Blog estejam atualmente utilizando táticas de pesquisa por voz em sua estratégia, 34% deles dizem que essa é a tendência mais eficaz que usaram em 2021 e 41% planejam aumentar seus investimentos em 2022.
E, embora a pesquisa por voz possa parecer uma tecnologia emergente, esses investimentos crescentes estavam fadados a acontecer.
Apesar de ainda insipientes no Brasil, muitas pessoas mundo afora já tiveram experiências com pelo menos um dos muitos assistentes virtuais que existem, como Siri, Alexa ou o assistente virtual do Google.
💡 Esses assistentes digitais não respondem apenas a perguntas curtas e informativas, como “Quem é o ator em Missão: Impossível?” ou “Qual é a previsão do tempo em São Paulo hoje?”, mas eles também começaram a processar pesquisas mais locais, de conversação e personalizadas, do tipo “Qual é o café nas proximidades onde posso trabalhar hoje?“, “Até que horas é aberto?” ou “Eles servem café gelado?“.
Por causa desse comportamento emergente, as empresas precisam mudar a maneira como estruturam as informações. Em vez de usar o algoritmo de pesquisa manual do Google, otimize seu conteúdo enquadrando-o em torno de perguntas. 🎯
Ao implementar táticas de pesquisa por voz dessa forma, você capacitará seus usuários a obter as respostas que desejam e precisam. Eles podem fazer uma pergunta naquele tom de conversa que mencionamos acima e, em troca, receberão uma resposta precisa e de alta qualidade. Assim, eles conseguem obter as respostas que procuram mais rapidamente.
Aja Frost, chefe de English SEO do HubSpot, diz: “As empresas devem olhar para um tópico e dizer: ‘Que perguntas os usuários podem fazer sobre isso?’. Em seguida, devem planejar os subtópicos de acordo e procurar oportunidades para inserir perguntas como cabeçalhos. Isso permitirá que os assistentes de voz respondam facilmente às perguntas e reconheçam o conteúdo como solução. ”
Frost também incentiva as empresas a procurar oportunidades de featured snippets, que são caixas de texto contendo informações que o Google fornece quando os usuários procuram por definições. Os assistentes de voz normalmente obtêm respostas diretamente dessas caixas.
Com essa leitura, você pode ser considerar atualizado … por enquanto. 😉
Contanto que você acompanhe as tendências de marketing – e sempre esteja aberto a mudanças – sua empresa não ficará para trás.
Mas, se você está se sentindo oprimido pela ideia de acompanhar todos esses insights, não se preocupe. O blog da K2. publica semanalmente artigos com conteúdos relevantes sobre o que vem funcionando no marketing digital na atualidade.
Basta nos seguir para se manter atualizado. 🚀
Caso queira conversar sobre a implementação de tendências de marketing em sua estratégia de comunicação (ou até sobre a criação dela), entre em contato conosco.
Somos especialistas em soluções integradas de comunicação. Isso quer dizer que podemos ajudar desde a elaboração da estratégia até o fornecimento de ferramentas, passando pelo aconselhamento sobre a definição do conteúdo a ser veiculado.
Convite feito .
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PS: a pesquisa completa do HbSpot Blog também traz dados sobre as tendências de inteligência artificial, automação e privacidade para 2022. Você pode acessar a íntegra do material aqui.