As oportunidades de video marketing se apresentam à medida em que cada vez mais marcas, empresas e instituições estão usando o vídeo como uma forma de se destacar e de fazer conexões pessoais. A Vidyard publicou um artigo no qual foram analisados quatro setores em que o video marketing e os vídeos de vendas estão crescendo. É isso que você verá a partir de agora.
Mas, antes, vamos reforçar por que o vídeo é um instrumento tão poderoso para a obtenção dos resultados almejados, independente da indústria ou do tamanho do mercado.
O vídeo é pessoal, pois envolve a transmissão de mensagens entre pessoas, e não entre textos e pessoas, por exemplo. Este é o segredo da sua capacidade de engajamento.
Além disso, em termos de video marketing, é muito mais assertivo rastrear indivíduos pelo que assistiram (ou assistiram novamente) e em quais dispositivos do que somente analisar cliques.
Com o vídeo, é possível mensurar cada canal, tendências, tráfego e ROI. Com esses dados, profissionais de marketing e vendedores podem entender o que está acontecendo e automatizar praticamente tudo.
O setor de serviços financeiros enfrenta um abismo geracional. Nos EUA, por exemplo, a média de idade de um consultor financeiro é de 51 anos, sendo que apenas 5% deles têm menos de 30 anos). Como um todo, os consultores e as gerações mais jovens encontram dificuldades para se comunicar, e isso é especialmente problemático porque toda a operação é baseada na confiança e nos relacionamentos.
Considerando tudo isso, os serviços financeiros têm sido um dos maiores adotantes da produção de vídeos e continuam a ser um forte líder em conteúdos gerados por usuários. Segundo a Vidyard, em 2021, cada empresa do setor de serviços financeiros teve uma média de 364 vídeos gerados por usuários.
Assim, o vídeo continua a ajudar empresas e consultores individuais a construir relacionamentos mais transparentes e explicar produtos financeiros complexos de forma simples.
As melhores práticas de vendas virtuais para serviços financeiros sugerem que as organizações usem uma plataforma de vídeo empresarial para garantir que todos os conteúdos compartilhados sejam seguros e compatíveis com os padrões do setor.
… entre outras.
O vídeo faz sucesso no mercado imobiliário porque é profundamente pessoal.
Seja comercial ou residencial, a propriedade costuma ser a maior compra da vida das pessoas, e por isso há muitas emoções envolvidas. Um exemplo é o fato de se sentirem expostas por abrirem suas finanças e terem que escolher entre o orçamento e o imóvel dos sonhos.
Ainda de acordo com a Vidyard, para o mercado imobiliário, 155 é a média de todos os vídeos criados por organização em 2021. O setor imobiliário também publicou uma média de 56 vídeos produzidos em 2021 (aumento de 22% em relação a 2020).
Com o vídeo, os agentes imobiliários podem construir um relacionamento inicial, personalizando os conteúdos onde falam sobre os processos envolvidos na aquisição, assim como a organização pode medir a eficácia de cada abordagem.
Os agentes podem receber alertas em tempo real quando os compradores assistem ao vídeo e assim ajudá-los a se imaginarem na nova casa.
… entre outras.
A Vidyard apontou que, em 2021, o vídeo continua a dominar no setor de saúde, com uma média de 205 peças criadas por empresa.
A tendência do autocuidado e o aumento da conscientização sobre dietas e exercícios individuais forçaram as empresas de saúde e bem-estar a conhecer intimamente seus consumidores.
Provedores de fitness corporativos e empresas de gestão de saúde podem usar os vídeos para conversar facilmente com empregadores e consumidores sobre as rotinas e restrições alimentares corretas.
As organizações de educação e serviços públicos criaram uma média de 515 vídeos em 2021. Apesar de muitos voltarem ao aprendizado presencial, a evolução impulsionada pela Covid-19 provavelmente estimulou esse impulso para o uso contínuo do audiovisual.
Com o aprendizado remoto ainda em vigor para algumas escolas, as mensagens de vídeo assíncronas (ou gravadas) continuam a ser usadas no ensino fundamental e médio e no ensino superior. Tanto os professores quanto os conselhos escolares adotaram mensagens assíncronas para se conectar com alunos, pais e entre si.
Há mais indústrias onde mais o vídeo está crescendo? Certamente!
Para falar a verdade, isso está acontecendo em qualquer lugar onde profissionais de marketing e vendedores estejam cercados por muitos canais e cujos clientes em potencial tenham a necessidade de criar uma conexão pessoal e poderosa.
Independentemente do setor ou da função, o vídeo é uma maneira poderosa de economizar tempo, adicionar personalidade e conectar-se quando não podemos estar presentes pessoalmente.
Então, mãos à obra!
Gostaria de trocar uma ideia sobre como implementar uma estratégia de video marketing eficiente no seu negócio? Podemos ajudar. Basta entrar em contato para marcarmos um papo sobre os seus próximos passos.