k2-tv-videoconferencia-streaming-webex-ciscok2-tv-videoconferencia-streaming-webexk2-tv-videoconferencia-streaming-webex-ciscok2-tv-videoconferencia-streaming-webex-cisco
  • Produtos
    • K2.Live – Transmissão Online Ao Vivo
    • Videoconferência
    • K2.OnDemand
    • K2. EAD
    • K2. Webinar
    • Webinar
  • Integração de tecnologias
  • FAQ
  • Blog
  • Materiais de suporte
  • Preços e planos
  • Contato

Mais resultados...

Generic selectors
Busca exata
Busca em títulos
Busca em conteúdos
Post Type Selectors
Filtro por Categorias
DESTAQUE
Edição de Vídeo
Empresários e Empresas
Ensino a Distância
Igrejas
Inbound Marketing
Marketing Digital
Plataforma de vídeo
Redes Sociais
Sem categoria
Streaming ao Vivo
Streaming de vídeo
Streaming de vídeo ao vivo
Streaming de vídeo e áudio
Video Marketing
Videoconferência
videomarketing
Vídeos Gravados
Webinar
Zoom
seo-para-video
SEO para vídeo: saiba como colocar em prática
8 de março de 2022
hacks-de-video-marketing
Hacks de video marketing: 4 maneiras inteligentes de atrair negócios
23 de março de 2022

Métricas de vídeo: conheça as mais importantes

16 de março de 2022
metricas-de-video

As métricas de vídeo são ferramentas poderosas. Para usá-las de forma eficaz, você precisa saber o que são e o que elas dizem sobre o seu conteúdo. O vídeo só é valioso se entregar a mensagem certa para o público certo.

Às vezes, sua equipe acertará essa combinação na primeira tentativa. Mas, em muitos casos, esse é um processo frequente – e as métricas de engajamento são seu melhor guia.

Segundo a SproutVideo, acertar o ponto a partir das métricas de vídeo é muito parecido com um bom jogo de Wordle. (Dica: se você ainda jogou Wordle, faça isso agora. Além de se divertir um bocado, este post fará muito mais sentido 😃).

No Wordle, você dá o seu melhor palpite de primeira palavra e, em seguida, usa pistas para ajustar suposições futuras até obter uma vitória. É o mesmo processo com um bom conteúdo de vídeo, sendo que as suas pistas estão todas nas métricas. Quanto melhor você entendê-las, menos suposições você e sua equipe precisarão fazer para criar conteúdo bem-sucedido e envolvente.

Neste artigo, originalmente elaborado pelo pessoal da SproutVideo, você verá o que são as métricas de vídeo, para que serem e quais são as métricas que correspondem aos objetivos básicos, de engajamento e de ação.

Boa leitura!

O que são as métricas de vídeo?

As métricas de vídeo são dados que fornecem uma forte indicação de quão bem seu conteúdo ressoa com o público-alvo. Elas informam com que frequência seus vídeos estão sendo assistidos, como os espectadores estão reagindo a eles e quais ações os espectadores realizam quando os créditos finais entram em cena.

Vamos analisar algumas dessas métricas para ajudá-lo a ler as pistas como um profissional.

Métricas básicas de vídeo

As métricas a seguir informam quantos visitantes pressionam o play, mas não se o vídeo ressoa com seu público. São como vogais de Wordle: elas iniciam com uma base básica, mas não são suficientes por conta própria.

Contagem de visualizações

A contagem de visualizações é o número total de pessoas que assistiram ao seu vídeo. Essa é a métrica mais básica e, às vezes, é chamada de métrica de vaidade porque fornece apenas uma estimativa aproximada do alcance do seu conteúdo.

Infelizmente, a contagem de visualizações não diz nada sobre se seu conteúdo ressoa com seu público. Os espectadores podem assistir apenas por alguns segundos do seu vídeo e ainda serem contabilizados nessa métrica. Por isso, não deixe que a contagem de visualizações dê a você uma falsa sensação de sucesso.

Taxa de reprodução

A taxa de reprodução é a porcentagem de visitantes da página que assistiram ao seu vídeo.

Se essa métrica for baixa, significa que você pode estar fazendo um bom trabalho ao atrair o público para sua página de destino, mas seu vídeo não está chamando a atenção.

Ajustar o frame do pôster, título, legenda ou a posição do seu vídeo na página pode ajudar a aumentar sua taxa de reprodução.

Métricas de engajamento de vídeo

As métricas a seguir informam sobre o engajamento (ou comportamento) de seus espectadores. Eles são como consoantes do Wordle, dando a você insights sobre as especificidades. Entender o sucesso de um vídeo significa saber como  – e o quanto – os seus espectadores o assistiram.

Esses dados podem ajudá-lo a adaptar seu conteúdo às preferências dos seus espectadores.

Engajamento médio

O engajamento médio informa quanto tempo os espectadores passaram assistindo seus vídeos.

Plataformas como o YouTube consideram o tempo de exibição – não a contagem de visualizações – ao classificar vídeos para as pesquisas dos usuários, e o Facebook usa a taxa de conclusão para classificar vídeos nas linhas do tempo dos espectadores. Claramente, estamos falando de uma métrica importante.

Essa também é uma ótima maneira de descobrir a duração de vídeo preferida do seu público. Se os espectadores desistem antes do final, seu conteúdo pode ser muito longo ou levar muito tempo para chegar ao ponto.

Essa métrica também pode ajudar você a decidir onde colocar sua call to action (chamada para ação) no vídeo.

Repetições (assistir novamente)

As repetições mostram quantos espectadores reproduziram seu vídeo mais de uma vez, bem como quais partes eles mais reproduziram.

Os mapas de calor do envolvimento do espectador facilitam a visualização de quais partes do seu vídeo são mais interessantes para o público.

Essa é uma métrica altamente valiosa. Assistir novamente a uma seção do seu vídeo pode significar que esse trecho tem apelo com seu público, assim como também pode apontar que parte do conteúdo não está clara ou é difícil de entender.

Métricas de ação de vídeo

Até agora você sabe que seu vídeo está recebendo visualizações e que seu público está se envolvendo com o conteúdo. Ok, mas ele está provocando o comportamento desejada e obtendo resultados?

Se o conteúdo do vídeo tiver como objetivo levar seu público a realizar uma ação (como comprar um produto ou participar de uma lista de e-mails), as métricas a seguir medirão o sucesso.

Taxa de cliques (click-through rate – CTR)

Se o seu vídeo inclui uma call to action, a taxa de cliques mostra a eficácia do conteúdo em inspirar seus espectadores (exemplos: inscreva-se, saiba mais, adquira um plano etc.).

Essa é uma maneira de acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas ações de video marketing. Os espectadores que clicam no seu site são uma ótima indicação de que os vídeos estão fazendo o trabalho deles.

Se sua CTR for baixa, você pode ajustar o posicionamento da call to action ou tornar seus vídeos mais envolventes para que os espectadores permaneçam até o final e ainda queiram saber mais. Lembre-se de que, para que os espectadores cliquem, a chamada para ação precisa ser relevante para o conteúdo do vídeo que já despertou o interesse deles.

Conversões

Avaliar sua taxa de conversão pode dizer quais vídeos efetivamente convencem os espectadores a se tornarem clientes. Essa métrica é essencial para as empresas, pois ajuda a determinar o ROI do video marketing. Para encontrar sua taxa de conversão, veja quais vídeos aumentam as conversões na página vinculada à sua chamada para ação.

Lendo as pistas

As métricas da audiência são pistas simples, e saber lê-las é apenas o primeiro passo. Assim como no Wordle, a magia está em como você interpreta o que as pistas estão dizendo e aplica esse conhecimento à sua próxima rodada de mudanças.

As empresas precisam ter certeza de que seu conteúdo de vídeo serve ao propósito pretendido, e cada palpite perdido e iteração futura custa tempo e recursos. Quanto melhor você interpretar as métricas de engajamento de vídeo, melhor entenderá seu público e mais ganhos terá com cada futura melhoria de conteúdo.

Agora que você sabe como acompanhar o engajamento dos seus vídeos, é hora de colocar todos esses dados para funcionar. Escolha os tópicos mais envolventes e faça um brainstorming a partir de uma lista de ideias. Use suas estatísticas de tempo de exibição/duração média de visualização para identificar a duração ideal do seu vídeo e, em seguida, leve isso em consideração ao criar um novo conteúdo.

Seus vídeos com melhor desempenho provavelmente serão mais curtos do que você esperava. Independentemente da duração, certifique-se de ir direto ao ponto no primeiro frame. Atrair seus espectadores desde o início fará com que eles se envolvam imediatamente. Por fim, deixe que a taxa de reprodução e as métricas de cliques guiem você sobre como otimizar melhor seus textos e chamadas para ação.

Esperamos que as informações neste artigo ajudem você e sua equipe a acertarem a medida o mais rápido possível.

Quer conversar com mais detalhes sobre o assunto? Entre em contato via formulário ou comente este post. Nossa equipe de especialistas está à disposição para esclarecer suas dúvidas. 🤝

 

Entre em contato com a K2.

 

Compartilhe
Cristian Amaral
Cristian Amaral
Redator | Web Writer | Copywriter

Artigos Relacionados

o-futuro-do-conteudo-de-video-no-marketing-digital
17 de janeiro de 2025

O Futuro do Conteúdo de Vídeo no Marketing Digital


Leia Mais

Comments are closed.

  • marketing-de-conteudo-para-pequenas-empresas
    Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas: Como Crescer no Ambiente Digital
    7 de fevereiro de 2025
  • marketing-digital-para-pequenos-negocios
    Marketing Digital para Pequenos Negócios: Um Guia Completo para Crescer Online
    31 de janeiro de 2025
  • presenca-online-do-zero
    Crie sua presença online do zero: um guia completo para iniciantes
    27 de janeiro de 2025
  • o-futuro-do-conteudo-de-video-no-marketing-digital
    O Futuro do Conteúdo de Vídeo no Marketing Digital
    17 de janeiro de 2025
  • marketing-de-conteudo-em-2025
    Marketing de Conteúdo em 2025: Principais Tendências e Estratégias
    13 de janeiro de 2025

Categorias

  • DESTAQUE
  • Edição de Vídeo
  • Empresários e Empresas
  • Ensino a Distância
  • Igrejas
  • Inbound Marketing
  • Marketing Digital
  • Plataforma de vídeo
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • Streaming ao Vivo
  • Streaming de vídeo
  • Streaming de vídeo ao vivo
  • Streaming de vídeo e áudio
  • Video Marketing
  • Videoconferência
  • videomarketing
  • Vídeos Gravados
  • Webinar
  • Zoom

O que você busca?

Mais resultados...

Generic selectors
Busca exata
Busca em títulos
Busca em conteúdos
Post Type Selectors
Filtro por Categorias
DESTAQUE
Edição de Vídeo
Empresários e Empresas
Ensino a Distância
Igrejas
Inbound Marketing
Marketing Digital
Plataforma de vídeo
Redes Sociais
Sem categoria
Streaming ao Vivo
Streaming de vídeo
Streaming de vídeo ao vivo
Streaming de vídeo e áudio
Video Marketing
Videoconferência
videomarketing
Vídeos Gravados
Webinar
Zoom

Os melhores conteúdos sobre vídeo na Internet

  • Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas: Como Crescer no Ambiente Digital 7 de fevereiro de 2025
  • Marketing Digital para Pequenos Negócios: Um Guia Completo para Crescer Online 31 de janeiro de 2025
  • Crie sua presença online do zero: um guia completo para iniciantes 27 de janeiro de 2025

Acesse nossos materiais gratuitos sobre vídeo

BAIXE AQUI

FALE CONOSCO

Parque Dom Antônio Zattera, 187 – Sala 507 Centro - Pelotas/RS - 96015-180
Telefones: (53) 3028.5058 – (11) 3042.0884
Whatsapp (53) 99970-5989

FALE CONOSCO
Princípios de Identidade Organizacional
Políticas de Privacidade
Políticas de Uso
SLA - Acordo de Nível de Serviço
© 2022 K2. Todos os direitos reservados