Entenda a importância de criar e implementar uma estratégia de marketing digital. Sem ela, você desperdiçará recursos e perderá espaço para a concorrência.
Por onde você deve começar se quiser desenvolver uma estratégia de marketing digital? Essa dúvida ainda é um desafio comum. Muitas empresas sabem como os canais digitais são vitais para adquirir e reter clientes. No entanto, seus gestores não têm um plano integrado para crescer e envolver seu público de forma eficaz.
Se sua empresa não tiver um plano estratégico de marketing, você sofrerá com os 10 problemas elencados pela Smart Insights e perderá para os concorrentes com maior experiência digital.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos explicar um conceito fundamental.
Segundo a Smart Insights, o marketing digital refere-se a ‘alcançar os objetivos de marketing por meio da aplicação de tecnologias e mídia digital’.
As tecnologias e mídias digitais incluem:
No entanto, para obter verdadeiro sucesso – especialmente no caso das empresas de maior porte -, as técnicas digitais devem ser integradas à mídia tradicional (a exemplo de impressos, TV e mala direta), como parte das comunicações de marketing multicanal.
A estrutura de planejamento RACE divide a experiência digital do cliente em…
… sendo que a soma das etapas representa a jornada completa do cliente.
Dentro de cada técnica existem táticas detalhadas que são importantes para o sucesso. Por isso, elas precisam ser priorizadas e avaliadas.
Um desafio comum é definir onde começar a traçar o plano de marketing digital. Existe o receio de que seja necessário um relatório extenso e complexo, mas acreditamos que o planejamento enxuto funciona melhor.
Uma estratégia pode ser resumida em duas ou três páginas em uma tabela que ligue as estratégias de marketing digital às metas SMART dentro da estrutura de planejamento RACE.
Mas e se você for uma das empresas que ainda não tem uma estratégia de marketing digital?
Nesse caso, duas alternativas simples para a criação de um plano podem sugerir um caminho a ser seguido:
Então, quais são as dicas para agir aqui?
Usar o marketing digital sem uma abordagem estratégica ainda é comum. Certamente, muitas empresas estão usando a mídia digital de forma eficaz, obtendo ótimos resultados de pesquisa, email ou marketing de mídia social. Mas também é provável que muitas estão perdendo oportunidades de melhor a segmentação e a otimização, ou estão sofrendo com os outros desafios.
De acordo com a Smart Insights, a maioria das empresas acompanhadas por eles adota uma abordagem estratégica para o online. O estrategista digital e co-fundador Dave Chaffey disse que, conversando com essas empresas, descobriu que a criação de planos digitais geralmente ocorre em dois estágios:
Se você não tem uma estratégia, ou talvez queira revisar quais questões de negócios são importantes para incluir em uma revisão, a Smart Insights estabeleceu os 10 problemas mais comuns que surgem se você não usar o marketing digital estrategicamente.
Desde 2012, a Smart Insights realiza uma pesquisa informal para verificar o quanto as estratégias de marketing digital são amplamente utilizadas. Os resultados mostraram grandes melhorias ao longo do tempo. Há alguns anos, eles constataram que entre dois terços a três quartos dos negócios não tinham um plano de marketing digital. Agora, esse número encolheu para 45% na última pesquisa, embora ainda seja bastante alto e signifique que quase metade ainda está fazendo marketing digital sem estratégia definida.
Isso é o que foi descoberto na pesquisa sobre o nível de adoção de uma clara e bem definida estratégia de marketing digital no setor:
Sendo assim, a pesquisa mais recente sugere uma abordagem aprimorada de planejamento nesta amostra de profissionais de marketing, com menos da metade deles sem uma estratégia digital.
Parabéns se você é uma dessas empresas que estão apostando em estratégias de marketing digital! 👏👏👏
Se não é uma delas, continue lendo esse artigo. 😊
As empresas sem uma estratégia digital (e muitas das que possuem) não têm uma meta estratégica clara para o que desejam alcançar em termos de conquistar novos clientes online ou construir relacionamentos mais profundos com os existentes. E se você não tem metas SMART com os objetivos de marketing digital, provavelmente não coloca recursos suficientes para atingi-los e não avalia por meio de análises se está atingindo essas metas.
A demanda do cliente por serviços online pode ser subestimada se você não pesquisar por isso. Sem essa pesquisa, você não entenderá seu mercado online, pois a dinâmica será diferente dos canais tradicionais, com diferentes tipos de perfil e comportamento do cliente, concorrentes, propostas e opções para comunicações de marketing.
Existem ótimas ferramentas disponíveis nas principais plataformas digitais onde podemos descobrir o nível de demanda do cliente. Recomenda-se fazer uma análise da concorrência e usar o planejador de palavras-chave do Google para ver como você está explorando a intenção dos pesquisadores para atraí-los para o seu site, ou ver quantas pessoas interessadas em produtos ou serviços você poderia alcançar através do Facebook IQ.
Se você não está dedicando recursos suficientes ao digital ou está usando uma abordagem sem estratégias claramente definidas, seus concorrentes avançarão sobre o seu terreno. Pode contar com isso!
Uma proposta de valor digital claramente definida e adaptada às diferentes personas do cliente-alvo ajudará você a diferenciar seu serviço online, incentivando os clientes existentes e novos a se envolverem e permanecerem fiéis. O desenvolvimento de uma estratégia competitiva de marketing de conteúdo é a chave para muitas organizações, uma vez que o conteúdo é o que envolve seu público por meio de diferentes canais, como pesquisa, redes sociais, email marketing e blog.
Costuma-se dizer que o digital é o “meio mais mensurável de todos os tempos”. Mas o Google Analytics e similares apenas dirão a você o volume de visitas, e não o sentimento dos visitantes ou o que eles pensam. Você precisa usar outras ferramentas de feedback do usuário que visita seu site para identificar seus pontos fracos e resolvê-los.
É muito comum que as atividades de marketing digital sejam executadas em “silos”, de forma isolada, sejam elas relativas a um especialista na área, TI ou uma agência digital contratada. Assim, fica mais fácil empacotar o digital em um bloco conveniente. Mas, é claro, isso é menos eficaz.
É notório que a mídia digital funciona melhor quando integrada à mídia tradicional e aos canais de resposta. Por isso é recomendável o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital integrada e, assim que a transformação digital for concluída, o digital fará parte do seu plano de marketing e dos negócios normalmente.
Recursos insuficientes serão dedicados ao planejamento e à execução do marketing digital, o que provavelmente ocasionará uma falta de habilidades específicas, tornando difícil responder eficazmente às ameaças da concorrência.
Mesmo se você tiver recursos suficientes, eles podem estar sendo desperdiçados. Esse é particularmente o caso de empresas maiores, onde você vê distintos setores do departamentos de marketing comprando ferramentas diferentes ou usando agências diferentes para executar tarefas semelhantes.
Se você olhar para as principais marcas online como Amazon, Dell e Google, por exemplo, elas são todas dinâmicas e vivem experimentando novas abordagens para ganhar ou manter seu público online.
Toda empresa com um site terá acesso a análises, mas muitos gestores não garantem que suas equipes façam ou tenham tempo para revisá-las e agir de acordo com elas. Depois que uma estratégia permite que acerte o básico, você pode avançar para a melhoria contínua dos principais aspectos, como marketing de busca, experiência do usuário do site, email marketing e mídia social.
Como vimos neste artigo, existem razões poderosas para criar uma estratégia de marketing digital e transformar a comunicação do seu negócio, de modo a manter sempre ativo o ciclo de conquistar novos clientes – > manter os clientes atuais – > manter-se à frente da concorrência.
Mas esse processo não atinge a excelência enquanto a estratégia de marketing digital não for integrada de forma sinérgica à estratégia geral de marketing.
O digital não pode conduzido em um silo. Tratando-o de forma isolada, ele até pode, com sorte, trazer algum resultado, mas nunca atingirá o ápice de sua potencialidade.
O conteúdo deste artigo deve fornecer um ponto de partida para que você consiga analisar como está tratando o marketing digital na sua empresa. Porém, sabemos que o assunto está longe de ser esgotado neste texto.
Por isso convidamos você a bater um papo sobre como andam as suas estratégias online. A conversa é sem compromisso e pode render uns insights valiosos para a sua gestão.
Entre em contato conosco para trocarmos ideias e experiências. 🧠