O uso do vídeo de depoimento nas estratégias de marketing vem aumentando exponencialmente como consequência do acirramento da competitividade online. A pandemia de coronavírus forçou uma migração em massa para o ambiente virtual. Sendo assim, como as marcas podem conquistar a confiança do público em meio à luta por atenção? Uma das soluções mais efetivas é mostrar testemunhos de clientes satisfeitos, que sirvam como indicações do tipo “boca a boca”.
Neste artigo, vamos mostrar uma lista com os 6 componentes de um vídeo de depoimento de sucesso, publicada pelo blog da Sprout Video. Além disso, você vai conhecer os erros mais comuns na elaboração destes testemunhos.
A premissa central deste conteúdo é a seguinte:
Não importa quantas vezes um representante de vendas fale bem do seu produto ou serviço. Ele não pode competir com um depoimento elogioso de um cliente real. É como ter um amigo recomendando um produto: você está automaticamente inclinado a confiar nele.
Neste blog post, veremos por que o vídeo de depoimento ressoa tão bem com o público.
Um vídeo de depoimento é uma declaração gravada por clientes satisfeitos que apoiam o seu negócio. Às vezes, os participantes são voluntários e às vezes eles são convidados a participar.
>>> Pré-produção de vídeo: o checklist completo.
Vamos detalhar como deve ser uma estrutura eficaz e poderosa de vídeos de depoimentos para negócios de todos os tipos.
Há uma estrutura de três atos usada em filmes, romances e videogames, que consiste em:
Na prática, a estrutura de três atos pode ser usada assim:
A estrutura de três atos funciona bem porque soa muito familiar. Por isso, você pode ter certeza de que a mensagem ressoará positivamente com o público.
As pessoas confiam nas opiniões dos outros. Um bom vídeo de depoimento é o equivalente à versão comercial da obtenção do selo de aprovação de um amigo.
Os clientes em potencial querem ouvir as pessoas reais e é importante ter isso em mente ao filmar. Verifique se o cliente na câmera está falando autenticamente. Se o script estiver focado demais no lado do marketing ou no próprio produto, pode parecer insincero.
Para alavancar todo e qualquer método de construção de confiança com clientes em potencial, é fundamental incorporar vídeos de depoimento como parte da estratégia de marketing.
Mostrar aos clientes em potencial um conteúdo confiável é uma maneira fácil de criar relacionamentos e levá-los a experimentar seu produto ou serviço.
É muito provável que você tenha clientes qualificados que gostaria de apresentar ao seu público-alvo. Mas como encontrar os mais adequados?
Aqui vão 3 dicas que funcionam sempre:
A partir dessa decisão, tente criar uma narrativa autêntica e emocionalmente motivadora.
É preciso garantir que o vídeo de depoimento seja dinâmico e interessantes o suficiente para manter a atenção do público.
Para fazer isso, recomendamos uso do B-roll (conhecido no Brasil como imagem de cobertura): imagens suplementares que são sobrepostas à imagem principal do vídeo, com a intenção de ilustrar um argumento ou simplesmente tornar a experiência mais interessante. Obviamente, o B-roll deve se relacionar diretamente com o que o locutor está dizendo.
Em termos práticos, este recurso ajuda o espectador a se engajar totalmente com a mensagem expressa na tela.
Um vídeo que evoque uma resposta emocional tem chances muito maiores de convencer o público a experimentar o seu produto. Se conseguir selecionar uma empresa cuja história possa ter o tom adequado para influenciar a audiência, você encontrou o assunto certo para o seu vídeo.
>>> Os melhores conteúdos para vídeo marketing em 2020.
Isso pode parecer óbvio, mas não se esqueça de deixar tempo suficiente para promover seu produto ou serviço. Embora seja importante criar confiança e conexões emocionais com o espectador, não podemos esquecer que o principal objetivo da criação de um vídeo de depoimento é, em última análise, vender.
Se você dispõe de uma variedade de casos de uso associados aos seus produtos e serviços, esta seção é especialmente importante. Faça com que os clientes destaquem as inúmeras maneiras de usá-los. Ter vários exemplos de diferentes clientes é uma ótima maneira de demonstrar versatilidade.
Há várias razões pelas quais um vídeo de depoimento pode parecer artificial. Veja alguns dos problemas mais comuns:
Fornecer um script. Mesmo que o roteiro seja escrito com base nas próprias palavras do cliente – e que siga a estrutura de três atos citada acima -, ele ainda parecerá truncado. Em vez disso, peça que falem com você como se estivessem conversando normalmente.
Fazer repetidas tomadas idênticas. Há um limite de quantas tomadas você pode executar e que ainda assim seu cliente pareça autêntico. Conforme você executa diversas tomadas, tente variar as perguntas e abordagens. Você pode obter respostas diferentes a cada vez, e é provável que algumas delas soem mais interessantes do que outras.
Prepará-los sobre o que dizer. Tente não orientar seus clientes sobre no que focar ou no que você quer que eles digam. Provavelmente parecerá que os seus depoimentos são “treinados”. Além disso, essas orientações sobrecarregam seu cliente com algo a mais que ele precisa pensar durante a gravação.
Enfim, limite-se a fazer as perguntas certas (de novo, use a estrutura de três atos).
Sobrecarregar o cliente. Às vezes, um cliente simplesmente se sente sobrecarregado pelo processo. Afinal, muitas pessoas nunca estiveram na frente de uma câmera de vídeo antes. Tente distraí-lo, conversando com ele individualmente e facilitando seu processo de entrar no jogo. Deixe-o saber o que pode esperar em termos do que vai acontecer e quais perguntas serão feitas. Então, tente deixar todo o resto seguir naturalmente.
Quando feito corretamente, o vídeo de depoimento pode ser uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes.
Depois de aplicar essas técnicas, você poderá obter testemunhos interessantes, atraentes e empolgantes para o público que você deseja impactar.
Por fim, lembre-se:
A autenticidade é mais importante do que qualquer outra coisa. Certifique-se de que seus clientes estejam realmente envolvidos e capazes de transmitir a mensagem com suas próprias palavras.