Aprenda como ser encontrado no Google em 2020 com as dicas publicadas pelo site Business 2 Community. Conheça as práticas que funcionam em um processo cada vez mais sofisticado e concorrido.
O foco principal do marketing é fazer as empresas e negócios serem encontrados pelas pessoas. Mas não apenas qualquer pessoa. É preciso atrair aqueles que estão potencialmente comprando seus produtos ou serviços.
Esses visitantes devem se alinhar às suas personas e se encaixar no seu público-alvo. Eles se encontram em algum lugar na jornada do comprador, por isso estão pesquisando bastante sobre seus problemas e objetivos. Como a maioria das pessoas, seus clientes ideais provavelmente estão realizando suas pesquisas no Google.
A mudança para o marketing digital não é apenas uma moda passageira. É uma necessidade no mundo centrado no comprador em que vivemos. Seus clientes em potencial podem encontrar respostas para suas perguntas usando os mecanismos de pesquisa como o Google.
E quando eles estão procurando informações relacionadas à sua empresa, quem irá aparecer com conteúdo útil? Você ou seus concorrentes?
As coisas são diferentes quando as pessoas pesquisam no Google e em outros mecanismos de pesquisa online.
Aqui, a pessoa que faz a pesquisa tem algum tipo de necessidade. Eles estão demonstrando um investimento ativo de interesse e energia que pode levá-los ao seu negócio.
Por meio do inbound marketing e do SEO, você não interfere no tempo pessoal de alguém para empurrar um produto, mas sim orienta quem procura uma solução para um problema ou uma resposta para uma pergunta.
>>> Inbound marketing: um guia para iniciantes.
Para grande parte das empresas, a maioria de seus clientes em potencial pode ser encontrada online, mas, por outro lado, não é fácil encontrar a sua empresa no Google.
Independentemente da especialização de sua empresa, você terá milhares de concorrentes tentando atrair clientes para seus próprios sites.
Além disso, os algoritmos usados pelo Google e por outros mecanismos de pesquisa estão constantemente mudando – portanto, o que funciona em um mês pode não ser tão eficaz no próximo.
Sua estratégia de SEO determina como você será encontrado online, e a melhor maneira de entender completamente como ser encontrado no Google é começar analisando como ele realmente funciona e os critérios e fatores envolvidos com seu algoritmo de classificação.
O Google segue um processo simples de 3 etapas para fornecer resultados aos usuários.
O termo “crawling” (rastreamento) refere-se ao processo de descobrir novas páginas da web e adicioná-las à lista existente de páginas conhecidas. Tudo começa com os robôs (bots) de pesquisa.
Os robôs de pesquisa do Google, conhecidos como spiders (aranhas), rastreiam a web visitando cada página que encontram. Existem muitas maneiras pelas quais as aranhas encontram páginas da web. Por exemplo, elas podem rastrear um link de uma página conhecida para uma página desconhecida ou o proprietário de um site pode enviar mapas de site (sitemaps) para facilitar a vida dos robôs de pesquisa.
À medida que os bots encontram páginas da web que podem ser rastreadas e otimizadas, o Google se esforça para entender melhor do que se trata essas páginas.
Por meio do processo de indexação, o Google analisa o conteúdo da página ao catalogar mídias, incluindo imagens e vídeos. Todas essas informações são armazenadas no Índice do Google (Index).
Quando uma pessoa entra em uma busca, o Google consulta seu índice para encontrar a resposta mais relevante. O objetivo final é veicular para o usuário o conteúdo da mais alta qualidade.
O algoritmo de classificação do Google leva em consideração muitos aspectos durante esta etapa. Esses aspectos influenciam os resultados finais em sua página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs – Search Engine Results Pages).
O gigante dos mecanismos de pesquisa processa mais de 3,5 bilhões de consultas de pesquisa todos os dias – mais de 40.000 pesquisas por segundo. São muitas as consultas para gerenciar.
O algoritmo de classificação do Google foi projetado para classificar bilhões de páginas da web em seu índice de pesquisa para encontrar e apresentar os resultados mais relevantes a quem está pesquisando.
A empresa testa e atualiza constantemente seu algoritmo de classificação, realizando testes ao vivo e empregando milhares de avaliadores externos alinhados com as diretrizes de qualidade de pesquisa.
O algoritmo de classificação inclui muitos fatores principais que determinam quais resultados são retornados para cada consulta.
Os modelos de idioma do Google foram criados para entender a linguagem usada pelos usuários. Esses modelos decifram o significado das combinações de palavras de cada consulta e como essa intenção pode ser encontrada em seu índice.
Do ponto de vista de um profissional de marketing, você precisa manter em mente a intenção da busca quando realiza pesquisas de palavras-chave e cria sua estratégia de SEO. Você deve criar conteúdo útil, alinhado com a intenção, para que ele apareça primeiro quando seu público-alvo realizar pesquisas no Google.
O ditado “o conteúdo é rei” é apenas parcialmente verdadeiro.
Sim, você deve publicar regularmente o conteúdo rastreado pelos bots de pesquisa do Google. No entanto, a qualidade do seu conteúdo é muito mais importante que a frequência da publicação.
O algoritmo de pesquisa do Google foi projetado para identificar páginas da web provenientes de uma fonte de autoridade e confiável.
Os backlinks desempenham um papel importante ao mostrar ao Google quem é uma autoridade em um setor específico. Quando um domínio bem ranqueado aponta um link para você, esse link atua como um voto de confiança, informando aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é relevante e confiável.
O conteúdo de uma página da web precisa estar relacionado à intenção de pesquisa do usuário. As palavras-chave são importantes quando se trata de otimizar seu conteúdo para obter relevância.
Seu conteúdo deve ser escrito com palavras-chave específicas que correspondam às consultas de pesquisa para as quais você deseja classificar. Mas o Google avançou muito além da simples correspondência de palavras-chave, o que levou a várias táticas de SEO condenadas pelo Google (táticas black hat), como texto oculto e e o abuso do uso de palavras-chave.
Por fim, o conteúdo que fornecer uma resposta valiosa a uma consulta de pesquisa será favorecido. O Google usa dados de interação agregados e anônimos para melhorar os sinais de relevância e ajudar os sistemas de aprendizado de máquina a melhorar sua estimativa de relevância.
Outro fator crucial para a classificação é o quão utilizáveis são suas páginas da web. A experiência do usuário não afeta apenas a perspectiva de uma pessoa a respeito do seu site. Na verdade, pode favorecer ou arruinar seu SEO.
O algoritmo de classificação do Google analisa os sinais do comportamento do usuário para determinar como as pessoas realmente experimentam páginas da web específicas.
Por exemplo, se o tempo de carregamento da página for longo ou se o conteúdo de uma página não parecer limpo e fácil de ler em determinados navegadores ou dispositivos móveis, isso poderá prejudicar o potencial de classificação da página.
Conclusão: otimização para mobile, velocidade de carregamento e outros elementos que afetam diretamente a maneira como as pessoas experimentam seu conteúdo precisam estar em dia para desbancar seus concorrentes.
Configurações de pesquisas. Histórico de pesquisas. Localização. Tudo isso afeta a maneira como o Google entrega resultados aos usuários. Portanto, se você estiver procurando determinados tipos de restaurantes, por exemplo, o Google fornecerá resultados que estão na sua área.
O histórico de pesquisas de uma pessoa também afeta os resultados, porque a atividade da sua conta do Google mostra seus interesses. Isso influencia a maneira como ele adapta as recomendações.
Para que você apareça nas páginas de resultados de pesquisas é necessário auditar seu site e garantir que você tenha esses elementos-chave.
Quantas vezes você deixou um site que levou mais de cinco segundos para carregar? Provavelmente muito. E você não está sozinho.
Há muitas pesquisas mostrando como as pessoas esperam velocidades rápidas de carregamento. De fato, isso tem um impacto direto na taxa de rejeição (bounce rate) de uma página.
Um rápido carregamento total de um site leva a uma taxa de rejeição menor. Por outro lado, quanto mais lenta sua página carregar, maior a probabilidade de você perder alguns visitantes.
Tempo de carregamento e resultados
Fonte: Think With Google.
Em resumo, se você não prioriza a velocidade de carregamento, seus visitantes estão indo para outro lugar. E esse outros lugar pode ser concorrentes que têm melhor desempenho no site.
Um dos itens mais óbvios para o seu site é uma URL que o Google possa acessar.
A melhor maneira de ajudar os bots a encontrar o site é usar um construtor de sites com bom código, criar um mapa do site (sitemap) e incluir um arquivo robots.txt para direcionar adequadamente os robôs para as páginas que você deseja que eles rastreiem.
Além disso, embora não seja tecnicamente necessário, é recomendável habilitar a segurança SSL em seu site. O HTTPS ajuda a manter seu site seguro e oferece uma vantagem sobre quem não oferece esse nível de segurança.
Existem muitos tipos de links necessários em todo o site, incluindo os seguintes:
Dada a natureza da Internet, que é construída através de links, essa é uma prioridade óbvia.
Seu site demonstra autoridade com base na qualidade do seu conteúdo, entre outros fatores. Existem algumas métricas populares associadas à autoridade do site, que incluem a autoridade de domínio (DA – Domain Authority), da Moz, e a classificação de domínio (DR – Domain Rating), da Ahrefs.
Elas atuam como escalas comparativas, variando de 0 a 100. Quanto maior a sua pontuação, maior a probabilidade de suas páginas conseguirem uma classificação mais alta nas SERPs. É importante observar, no entanto, que DA e DR não afetam diretamente o algoritmo de classificação do Google. Eles são apenas medições do potencial de classificação.
A experiência que você oferece em dispositivos móveis não é apenas algo legal a oferecer. Quando você vê o quanto a tecnologia móvel se tornou parte da vida humana diária, passa a entender o valor de criar uma experiência móvel incrível.
Chega de scrolls gigantes, imagens aumentadas na marra e navegação ruim no site móvel. Você não pode se contentar com isso. Seus visitantes móveis sairão e nunca mais voltarão.
O SEO on-page (na página) se refere ao conteúdo que você realmente vê na tela. Estes são os aspectos que você precisa priorizar:
Otimizar seu conteúdo é apenas metade do caminho. Você também precisa observar o back-end para seguir as práticas recomendadas para SEO técnico.
Você pode fazer verificações de qualidade em SEO técnico observando o código do seu site.
Procure coisas como erros de rastreamento, conteúdo duplicado, links quebrados, meta descrições longas e coisas do gênero. Mesmo com conteúdo incrível, se você tiver um código incorreto e todos esses problemas em seu site, estará prejudicando drasticamente seu potencial de classificação.
Não há correlação direta entre a atividade de redes sociais (como links, compartilhamentos e curtidas) e a classificação do site. No entanto, isso pode ter um impacto indireto.
A obtenção de mais compartilhamentos pode ajudar a expandir a conscientização e o seu alcance, o que é excelente do ponto de vista da criação de público. Além disso, os compartilhamentos sociais podem levar a outros impactos mais diretos, como gerar backlinks a partir de sites de alta autoridade.
Agora que você conhece o essencial para ser encontrado, veja como enviar seu site para ser indexado.
Seu site provavelmente será encontrado pelo Google em algum momento, mas você pode realmente acelerar o processo de localização e indexação. Siga estes dois passos simples.
O seu sitemap é um arquivo XML que lista o conteúdo mais importante do seu site. Ele lista as URLs que o site carrega.
As páginas que você deseja encontrar no Google devem ser incluídas no seu sitemap. Basicamente, seu mapa mostra aos rastreadores como seu site é criado e organizado.
Dependendo do CMS (Content Management System – sistema de gerenciamento de conteúdo) que estiver usando, você poderá criar um mapa do site rapidamente. Por exemplo, o HubSpot gera automaticamente seu mapa do site à medida que você publica novas páginas. Com o WordPress, você pode simplesmente fazer o download do plugin Yoast SEO e ativar os sitemaps XML.
Observe que, se você tiver um site enorme com mais de 50.000 URLs, poderá ser necessário criar mais de um sitemap.
Depois que o mapa do site estiver finalizado, você precisará saber a localização real dele. Para plugins, sua URL provavelmente segue o padrão “domain.com/sitemap.xml”.
Se você tiver que criar manualmente o seu mapa do site, siga um formato de nomenclatura consistente para poder identificá-lo adequadamente e carregá-lo na pasta raiz do site.
Depois de obter a URL do mapa do site, faça login no Google Search Console e navegue até a pasta sitemaps, localizada na barra lateral esquerda, na seção “índice” (index).
Em seguida, basta colar sua URL no campo de formulário “adicionar um novo sitemap”. A partir daí, o Google saberá onde encontrar e indexar seu site.
>>> Erros comuns em sites: evite perder leads e clientes.
Agora que sabe como ser indexado pelo Google, vamos ver como você pode ser encontrado e classificado acima dos seus concorrentes.
Ser encontrado no Google em primeiro lugar é incrível, mas de que adianta o tráfego se os visitantes não entrarem nos seus ciclos de marketing e vendas? Você precisa de um tráfego qualificado e com potencial de conversão em leads.
Para realmente se aproximar das pessoas certas, comece criando personas, pois elas esclarecem o que seus clientes ideais estão enfrentando e quais são seus objetivos.
Quando obtém um entendimento completo das personas, você pode criar um conteúdo otimizado, classificado para as consultas deles, o que leva à nossa próxima dica.
Seu conteúdo deve ser criado com base nas palavras-chave principais, respondendo a perguntas específicas relacionadas a determinados tópicos que seu público-alvo está procurando. Realize pesquisas de palavras-chave usando ferramentas como Moz e Ahrefs.
Comece fazendo um brainstorming de uma lista de tópicos relacionados ao seu negócio e depois mergulhe mais fundo nas palavras-chave de cauda longa semanticamente relacionadas às que suas personas provavelmente estão procurando.
Essas listas de palavras-chave primária e secundária devem informar sua estratégia de marketing de conteúdo.
Como discutimos, as práticas recomendadas de SEO são uma obrigação para se classificar bem na pesquisa. Mas não presuma que todos no seu time conhecem os meandros da otimização de conteúdo.
Reúna sua equipe de conteúdo para algum treinamento em SEO e forneça recursos adicionais para que eles se eduquem continuamente. Além disso, você deve mantê-los informados à medida que as melhores práticas evoluem.
O mundo do SEO está sempre mudando; portanto, naturalmente, sua abordagem ao conteúdo também deve mudar.
Existem muitas abordagens diferentes que você pode adotar para o desenvolvimento de links. Mas o ponto principal é que, independentemente da sua abordagem, você precisa de links de entrada de alta qualidade.
Isso não acontece naturalmente. A criação de vínculos de maneira ética requer divulgação consistente e construção de relacionamentos. Portanto, dedique recursos suficientes para gerar links todos os dias. Essas pequenas vitórias serão recompensadas com o tempo.
Agora que entende como o Google indexa seu site, você pode adotar essas dicas e práticas recomendadas. A partir de agora, você está apto para gerar tráfego de alto valor para o seu site.
Como o processo é metódico e complexo, a insegurança ainda pode incomodar. Sendo assim, não hesite em se aproximar de especialistas de SEO, pelo menos durante um período de implementação das estratégias.