A fim de engajá-los nos propósitos da empresa e mantê-los motivados a buscarem os objetivos do negócio para o qual trabalham as empresas entenderam que através de canais eficientes poderiam chegar ao seu público interno com mais eficiência. Neste sentido, para que a organização esteja apta a alcançar seus resultados, todos devem estar alinhados com as informações importantes sobre a empresa.
É a comunicação que vai garantir que os colaboradores exerçam suas atividades de forma harmônica e ainda fazer com que todos se sintam parte da organização — o que acarreta em aumento de desempenho, inovação constante e funcionários mais capacitados para representar a marca para a qual trabalham. Separamos para você 6 dicas de como otimizar a comunicação empresarial da sua organização. Acompanhe:
É importante ter canais oficiais para comunicar as ações da empresa aos colaboradores. Um destes, pode ser por meio de videoconferências.
Encontros presenciais ou por videoconferência são muito eficientes e ainda reforçam a comunicação dos veículos impressos e online. Além disso, é possível esclarecer dúvidas e transmitir com mais pessoalidade os objetivos da organização para cada momento. Outro fator relevante destes encontros é a possibilidade de verificar se as mensagens transmitidas estão sendo compreendidas por todos os colaboradores envolvidos nos processos.
Aposte em videoconferências para diminuir as distâncias e manter seus colaboradores informados sobre as principais ações da organização. É um recurso de baixo custo, já que é possível se conectar com várias pessoas em diversas regiões do mundo, economizando com transporte, hospedagem e tempo de deslocamento.
A comunicação é um processo cultural. A implantação requer mudança de comportamento, por isso, é importante associar a inserção da cultura da comunicação empresarial a processos operacionais. Procure aproximar a comunicação do que acontece com o dia a dia dos colaboradores. Dessa forma, será possível vivenciar melhor a comunicação, desde que ela esteja alinhada com o que realmente acontece na empresa.
Opte por uma linguagem simples e direta. Assim, a comunicação consegue sensibilizar todos os níveis hierárquicos, evitando ruídos na comunicação. Lembre-se que é fundamental não só deixar que a comunicação chegue até todos, mas que ela seja entendida por todos os envolvidos nos processos.
Ofereça retorno das atividades e saiba ouvir. Dessa forma, é possível avaliar as expectativas dos colaboradores em relação à organização e ter um contato mais próximo com os funcionários para a obtenção de ideias que possam somar no desenvolvimento da empresa. Uma comunicação empresarial eficiente garante que todos os colaboradores estejam cientes dos acontecimentos relativos à organização, assim como alinhar os objetivos da empresa com sua missão e valores por meio do nivelamento das expectativas.
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