Os benefícios também são inúmeros para as organizações: redução de custos, retenção de talentos, aumento da competitividade e fidelização de clientes são alguns deles. Entretanto, para que resultados efetivos sejam alcançados, é preciso que a equipe de RH esteja preparada para oferecer opções de treinamento corporativo com o melhor custo-benefício para a empresa.
Para isso, a busca por fornecedores sérios e qualificados é essencial. Confira 5 dicas para economizar em treinamentos corporativos:
Uma forma de capacitar colaboradores, em curto espaço de tempo, é por meio de ferramentas de treinamento a distância como plataformas que integram um único treinamento ou uma série deles, incluindo videoaulas, slides, módulos, material de apoio (que se for em vídeo, aumenta em até 80% a assimilação do conteúdo) e o que mais for importante para a empresa.
Para a escolha do fornecedor, preocupe-se com a segurança da informação e acessibilidade, entre outros quesitos.
A tecnologia contribui para a economia de tempo e dinheiro. Por meio de ferramentas como a videoconferência, é possível treinar colaboradores situados em diferentes localizações, sem os altos custos com organização de evento, deslocamento e hospedagem. Além disso, é possível utilizar uma abordagem mais atraente e interativa do que a utilizada em capacitações presenciais.
>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX
A utilização de jogos corporativos, testes e quiz, além de possibilitar uma mudança de comportamento rápida (afinal, os participantes tomam conhecimento de suas atitudes durante o jogo, refletem e podem mudar o que não deu certo numa próxima tentativa), permite que simulações de ações reais do dia a dia sejam realizadas.
Também viabiliza que diversos temas sejam abordados simultaneamente, além de ranqueamento e competição sadia entre os participantes.
Assim como os jogos, trazem o benefício da simulação. A Andragogia, estudo da aprendizagem de adultos, afirma que, quando mais velhos, os humanos aprendem muito mais e mais rápido (quando comparados às aulas tradicionais) quando vivenciam as questões.
As experiências são mais significativas, aprende-se mais com os erros e é possível transformá-los em potencialidades. As atividades podem ser presenciais ou virtuais.
Uma das modalidades com maior custo-benefício são as capacitações realizadas nas dependências da empresa. Assim você evita gastos com deslocamento, é possível apresentar e analisar em equipe casos de sucesso, pleitear um desconto para a organização de ensino (por ser para um grupo e na companhia).
Além de possibilitar que o mesmo conteúdo seja transmitido simultaneamente a funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Enfim, muitas são as possibilidades de treinamentos corporativos que são efetivas e economizam tempo e dinheiro, seja dos colaboradores ou da própria empresa. Apresentadas as vantagens de aplicá-los, basta escolher a opção que se adequa melhor à cultura e ao perfil organizacional.