Como nem sempre é fácil identificar quais gastos podem ser cortados, sem interferir no trabalho da equipe e na qualidade dos produtos e serviços, preparamos este post com 5 dicas infalíveis para redução de custos. Confira!
Comece por identificar os custos inerentes ao seu negócio e classificá-los entre fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que independem da sua produção – energia elétrica, água, aluguel, por exemplo.
Já os custos variáveis são aqueles que estão atrelados ao seu processo de vendas – quanto mais você vende, mais eles aumentam. Sendo assim, estão relacionados à compra de insumos e contratações para suprir sua demanda de vendas.
Com os custos mapeados e classificados, você pode identificar ações que podem reduzir custos, tais como: reciclagem de materiais, reutilização, conscientização sobre o uso de determinados recursos, entre outras.
Para ampliar a discussão e começar a envolver toda a empresa, convide seus colaboradores para darem opiniões. Realize um grande brainstorming e selecione as ideias com maior potencial para reduzir custos.
Você pode criar metas de economia, como: reduzir em 15% o consumo de papel na empresa, diminuir em 10% o consumo de energia, por exemplo Criar campanhas motivacionais com o tema “redução do desperdício” será uma forma de: encarar o desafio com bom humor e fazer com que as pessoas participem mais.
Sabemos que um dos grandes vilões das empresas são os juros. Quando você compra a prazo, faz empréstimos, solicita financiamentos, eles estão sempre lá.
Mas se você puder diminuir a quantidade de juros pagos, estará reduzindo os custos da sua empresa e contribuindo para uma melhor gestão financeira. Sendo assim, renegocie suas dívidas com os fornecedores, tentando sempre ampliar o prazo de pagamento e reduzir a quantidade de juros pagos.
Converse com o gerente do seu banco. questione sobre as possibilidades para liquidar empréstimos e financiamentos sem ter que arcar com as temíveis taxas administrativas.
Dentro do possível, pague suas contas à vista para evitar o endividamento e crie o hábito de comprar apenas o necessário, sem prejudicar o seu orçamento.
Um software de gestão financeira é fundamental para que você tenha controle sobre a movimentação financeira da empresa. Ele permite o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o que está consumindo seu orçamento.
Segmentação das despesas, identificação dos gargalos na produção, precificação de produtos e cálculo da margem de lucro ficam bem mais fáceis quando você tem todos os processos automatizados, com as informações mais importantes para o seu negócio condensadas em um único lugar.
Viagens e reuniões externas podem consumir boa parte dos seus recursos, devendo ser avaliadas com cuidado na sua política para reduzir custos. Comece melhorando o planejamento de viagens, fazendo compras antecipadas e negociando valores com hotéis.
Formar parcerias e usar programas de milhagem também poderão trazer uma boa economia. Utilizar a tecnologia a seu favor é fundamental para diminuir as despesas da sua empresa.
Portanto, não deixe de usá-la! Se não é imprescindível que uma pessoa vá até determinado local, use as videoconferências para tratar dos assuntos importantes.Você não perde o contato visual com seus stakeholders e, ao mesmo tempo, deixa de gastar com tantos deslocamentos.
Reduzir custos na sua empresa pode ser bem mais fácil do que você pensa! Faça um teste gratuito do nosso software e descubra a comodidade de usar videoconferências na sua empresa!