Neste que vai ser o último blog post publicado em 2021, resolvemos mudar o jogo. Ao invés de trazermos mais um texto sobre tendências e melhores práticas do audiovisual online e do marketing digital – para se juntar aos demais 52 publicados neste ano -, decidimos trazer um relato do que aconteceu com a K2. em 2021. Uma retrospectiva em formato condensado.
Se fosse para resumirmos o ano em poucas palavras, apresentaríamos a seguinte soma:
Volume de trabalho + seriedade + olhar atento + gratidão pelas experiências vividas (em doses iguais).
Este foi um ano de crescimento tanto para os nossos produtos (em especial as ferramentas K2.Webinar, Zoom Webinar e Zoom Reuniões) quanto para os serviços (a exemplo do nosso braço de comunicação online).
Ao longo de 2021, cristalizamos a certeza de que as tecnologias mudam diariamente, mas a consistência e o respeito à visão, à missão e aos valores da empresa precisam se manter inabaláveis.
Assim, o estudo e a atualização sobre as tecnologias emergentes nos mantiveram em movimento constante, ao mesmo tempo em que a fortaleza construída em torno do que acreditamos forneceu o porto seguro, o lugar para onde sempre retornamos em momentos de dúvidas, dificuldades ou até de oportunidades inesperadas.
A seguir, vamos mostrar para você os resultados atingidos pela presença digital da K2. no mercado de áudio e vídeo para a internet e um case de sucesso do nosso time de comunicação online.
A presença digital da K2.
O site da K2. é o principal ponto de exposição para os nossos produtos e serviços. O tráfego recebido se originou a partir de duas principais formas:
Pago (via anúncios em redes sociais e Google) e orgânico (via pesquisas em motores de buscas, sem que haja pagamento para a exposição dos conteúdos).
Por meio da consistente geração de conteúdo via blog (sagradamente, um artigo novo por semana durante os últimos 5 anos), alcançamos resultados orgânicos interessantes:
- Mais de 2,3 mil backlinks (links apontados de outros domínios para as páginas do nosso site/blog).
- Volume de tráfego orgânico de 2.3K a partir de buscas em navegadores.
- 31 palavras-chave ranqueadas na primeira página de resultados do Google.
Os conteúdos do blog, assim como os relativos aos produtos e serviços, são divulgados em nossos perfis nas redes sociais, aumentando assim o seu alcance.
Já na área do tráfego pago, nossos anúncios – tanto em redes sociais quanto no Google – exibem informações úteis para o perfil de público que está procurando as melhores formas de atender suas necessidades.
Desta forma, a presença digital da K2. ganha autoridade no ambiente virtual a cada dia que passa, ao apresentar conteúdos relevantes tanto para as pessoas que estão ativamente procurando por informações quanto para aquelas que são impactadas pelos nossos anúncios.
As ferramentas da K2.
Dentre as ferramentas oferecidas pela K2. em 2021, a K2.Webinar, a Zoom Webinar e a Zoom Reuniões foram as que tiveram o maior crescimento no número de assinaturas. Conheça um pouco sobre cada uma.
▶️ A K2.Webinar é uma ferramenta versátil para a realização de eventos ao vivo ou gravados, voltados tanto para reuniões/palestras/treinamentos de colaboradores quanto para o lançamento de novos produtos ou serviços.
Com a K2.Webinar, nossos clientes realizam eventos restritos aos seus colaboradores ou abertos ao público, de forma segura, estável e descomplicada.
▶️ Já o Zoom Webinar impulsiona a comercialização de produtos e serviços por meio de webinários em tempo real. Além disso, você pode utilizar a ferramenta para realizar encontros e eventos corporativos on-line, alcançando mais participantes e reduzindo custos.
A ferramenta dispõe de recursos multimídia para despertar o interesse do público e criar eventos marcantes.
▶️ Com o Zoom Reuniões proporcionamos encontros virtuais com alta qualidade de áudio e vídeo a qualquer momento, com participantes em qualquer lugar do mundo.
No seu pacote de benefícios entram a capacidade de qualificação remota de equipes inteiras, maior agilidade nas tomadas de decisões e a conectividade entre colaboradores em tempo real.
Ao longo do ano, recebemos feedbacks super positivos dos nossos clientes, mostrando satisfação total com a performance das ferramentas e com a otimização de custos e recursos ocasionados pela contratação dos serviços.
Assim, junto com a K2.Live, a K2.OnDemand e a K2.EAD, a K2.Webinar, o Zoom Webinar e o Zoom Reuniões compõem o mix de produtos da K2. que vem ajudando clientes Brasil afora a resolver suas necessidades de áudio e vídeo na internet.
Estudo de caso: portal de notícias do Diário Popular
Vamos ilustrar o case de sucesso do nosso parceiro Diário Popular, um jornal de 131 anos do RS que alcançou o status de 3º maior portal de notícias do Estado, sendo que o 1º e o 2º lugar fazem parte de grandes grupos midiáticos (enquanto o DP sempre foi uma empresa familiar).
Para uma maior compreensão do trabalho realizado, traremos dados não somente de 2021, mas sim de 2019 para cá. Eis algumas conquistas alcançadas por meio da estratégia implementada pela K2.:
- Número de anunciantes: 147% ⬆️
- Novos usuários do portal: 83% ⬆️
- Visualizações de páginas: 11% ⬆️
- Número de seguidores no Facebook: 7% ⬆️
- Número de seguidores no Instagram: 83% ⬆️
- Número de seguidores no Twitter: 9% ⬆️
- Número de seguidores no LinkedIn: 903% ⬆️
- Número de seguidores no YouTube: 489% ⬆️
Os números acima apontam a expansão da autoridade digital do Diário Popular em todas as frentes de atuação, desde o número de usuários no portal até os seguidores nas redes sociais, o que culminou no resultado mais aguardado pelo jornal: o aumento expressivo de anunciantes online (147%).
Estes números foram alcançados devido à implementação de algumas ações ao longo do projeto:
▶️ Redes sociais: publicação de notícias de hora em hora, 24 horas por dia., além da gestão de grupos, a exemplo do Canal da Comunidade (Facebook) e Destaques do Dia (3 grupos no Whatsapp).
▶️ Suporte à equipe de jornalismo on-line: correção de links quebrados e imagens em baixa qualidade, cadastro de notícias ausentes na programação, SAC 2.0. e treinamento de SEO com equipe da redação.
▶️ Suporte ao departamento comercial: divulgação de dados de acesso ao site e às redes sociais, ajuste de novos espaços publicitários, otimização de venda de anúncios, consultoria e ativação de anúncios publicitários e de clientes nas mídias do veículo, cadastro e configuração de web banners publicitários na plataforma Google Ad Manager, planejamento e execução de campanhas e de materiais de apoio comercial.
▶️ Gestão da ferramenta RD Station: captação e segmentação de leads, gestão de e-mails e newsletters e criação de landing pages.
▶️ Gestão do site: ajustes e atualizações de sistema.
▶️ Geração de conteúdo para editorias: criação de textos para Tecnologia (tendências tecnológicas e a relação entre a tecnologia e a vida cotidiana) e DP no Digital (performance do portal de notícias do DP no ambiente virtual + assuntos que retratam a relação do jornalismo com as plataformas digitais e as mudanças de hábitos no consumo de notícias).
▶️ Clube Diário Popular: reformulação do site e elaboração de estratégias de comunicação e de vendas para o clube de vantagens dos assinantes do Diário Popular. Redação de artigos que enaltecem as vantagens de ser membro do Clube DP, explorando diferentes segmentos, parceiros e os descontos oferecidos.
▶️ Parcerias comerciais e institucionais: aproximação com faculdades, universidades e institutos federais, prefeituras da Zona Sul do RS. Parceria com o Pelotas Parque Tecnológico para a elaboração de projetos e convênios voltados para a divulgação de iniciativas locais e para o fomento de ações com impacto social positivo.
Aqui destacamos a criação do DP Tech, em parceria com o Diário Popular e o Pelotas Parque Tecnológico. O DP Tech é um programa de entrevistas transmitido online com a participação de gestores das instituições acima citadas falando sobre a o papel da tecnologia no dia a dia dos cidadãos, além de cases de sucesso de empresários locais.
A segunda temporada do DP Tech está confirmada para 2022.
E, assim como o DP Tech, a parceria entre a K2. e o Diário Popular seguirá firme no ano que vem. 🚀
>>> Saiba mais sobre sobre o case de sucesso do Diário Popular.
Conclusão (a parte da gratidão)
Apesar de estar em pleno curso há algum tempo, a transformação digital foi drasticamente acelerada pela pandemia de Covid-19 em março de 2020, e os seus resultados continuam impactando negócios dos mais variados segmentos e portes até agora.
Diariamente, a equipe de atendimento da K2. conversa com empresários/empreendedores/colaboradores que estão precisando de um olhar externo para encontrar a saída mais adequada para os seus problemas de comunicação online.
Dentre eles, há o perfil que já sabe o que precisa mas não domina as ferramentas necessárias, e há aqueles que nem têm noção do tamanho dos seus problemas.
Com os integrantes do segundo grupo, a responsabilidade da K2. no aconselhamento sobre as melhores soluções atinge outro nível. Afinal, estas são pessoas cujos negócios estão em risco e que, em muitos casos, já se decepcionaram anteriormente com “fórmulas mágicas” ou falsos experts do ambiente digital.
O cenário da tecnologia + comunicação digital é complexo e carente de certezas, uma vez que aquilo que funcionou ontem pode não servir para nada hoje.
É por isso que a K2. não faz distinção entre porte ou segmento de clientes. De forma sempre empática, nos colocamos na posição de quem está diante de nós, precisando de uma consultoria ou, muitas vezes, de uma solução imediata para determinada demanda.
Quer saber por que conseguimos ajudar na grande maioria dos casos?
Porque oferecemos o pacote completo: a experiência de quem já esteve do outro lado (decepções com fórmulas mágicas e falsos gurus) + domínio das tecnologia de ponta + abordagem holística do negócio de cada cliente + apresentação de soluções integradas.
Permeando essa fórmula está o nosso compromisso com a qualidade de entrega dos serviços.
Foi assim que atravessamos com êxito (e até crescimento) os 2 anos de crise ocasionada pela pandemia. E é aqui que entra a gratidão citada no início dessa retrospectiva. Enquanto inúmeros negócios fecharam suas portas, nós encaramos 2021 com o privilégio da sua parceria. Somos sinceramente gratos por isso.
Então fica aqui o convite: vamos, de mãos dadas, receber 2022 com calorosas boas-vindas! 🤝
Com a força das parcerias e um tanto de estratégia para guiar os passos, não há oportunidade perdida. Esse é o segredo.