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Marketing de afiliados: principais tendências para 2022

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2022 chegou e o marketing de afiliados está mais popular do que nunca. À medida que as empresas lançam novas iniciativas, é crucial examinar suas tendências emergentes no ano novo para garantir o sucesso da sua marca.

De acordo com um levantamento da Statista, os gastos com marketing de afiliados somente nos EUA devem atingir US$ 8,2 bilhões em 2022, o que representa um aumento de US$ 5,4 bilhões em relação a 2017.

Os varejistas recorreram ao comércio eletrônico durante a pandemia de Covid-19, expandindo as possibilidades para o marketing de afiliados como um todo. Mesmo com as constantes mudanças no ambiente digital, o modelo de afiliados continuará crescendo e se desenvolvendo junto com as evoluções do mundo virtual.

Antes de analisarmos as principais tendências para 2022, vamos estabelecer o conceito básico de marketing de afiliados.

O que é o marketing de afiliados?

Segundo a Rock Content, o marketing de afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados, os quais são encarregadas da promoção da marca. Em termos práticos, funciona assim:

Assim, o valor pago aos afiliados pode ser entendido como uma espécie de comissão pelas vendas e conversões de clientes.

Tendências do marketing de afiliados para 2022

Para executar um programa de afiliados bem-sucedido, é importante ficar por dentro das tendências emergentes. Preste atenção nessas seis tendências para otimizar seu canal de afiliados em 2022, elencadas pela Business 2 Community.

1. A inteligência artificial está evoluindo

A inteligência artificial (IA) merece muito crédito pelas mudanças recentes no cenário digital. Os profissionais de marketing utilizam a IA para viabilizar a otimização de conversão, a criação de conteúdo e o envolvimento do cliente. Embora haja uma variedade de maneiras de incorporar a IA, o acesso a dados valiosos é uma das principais justificativas para entrar nesse jogo.

A IA coleta dados de maneira significativa, fornecendo informações sobre o comportamento do consumidor e sobre como as marcas devem operar. Ao integrar a inteligência artificial ao seu modelo de negócios, as empresas economizam tempo e desbloqueiam possibilidades de forma mais eficiente.

💡Dica: aproveite as diferentes maneiras de incorporar a IA à sua estratégia de negócios. Identifique áreas em que a IA pode reduzir a carga de trabalho, otimizar as conversões e aprimorar o envolvimento do cliente.

2. Os consumidores vão esperar mais de você

Devido à acessibilidade de dados valiosos, as expectativas são altas para o marketing de afiliados em 2022. As atitudes dos consumidores mudaram e agora eles esperam oportunidades de engajamento extremamente personalizadas de todas as marcas. A criatividade deve ocupar lugar de destaque nos modelos de negócios à medida que a concorrência aumenta e as empresas precisam se destacar entre as demais.

Use as informações que você coletou para criar campanhas personalizadas com base em dados demográficos, geográficos e comportamento do usuário. Implemente campanhas sazonais e localizadas para falar com seu nicho e construir relacionamentos duradouros.

💡 Dica: considere a possibilidade de obter um parceiro de tecnologia de IA que monitore de maneira inteligente o comportamento dos compradores, objetivando novos leads, mais conversões e aumento do valor médio do pedido, entre outros objetivos.

3. As parcerias são mais importantes do que nunca

Com as crescentes expectativas dos consumidores, você precisa contar com parcerias para fortalecer sua estratégia de marketing de afiliados. Considere quais recursos você tem para expandir sua rede e identificar onde novas parcerias podem se encaixar em seu funil de vendas.

Um parceiro de IA, por exemplo, pode direcionar tráfego e expandir as oportunidades ao interagir com os usuários no local, abrindo as portas para otimizar as conversões e aprimorar a experiência do cliente.

💡 Dica: analise onde há lacunas para serem preenchidas e garanta que a jornada do comprador seja completa do início ao fim. Considere todos os tipos de parcerias de afiliados, de influenciadores a parceiros de tecnologia, para se certificar que nenhuma etapa esteja fragilizada.

4. Mais ênfase nas experiências omnichannel

Os consumidores estão em constante movimento. É por isso que você precisa divulgar sua presença em vários canais para expandir o alcance. Isso não significa que a sua marca precisa atuar em todos os canais. Entretanto, você deve estar presente em plataformas sociais relevantes para que sua marca esteja acessível além do seu site.

💡Dica: envolva-se com seu público-alvo onde eles são mais ativos. Analise seus concorrentes e fique de olho em novos canais de comunicação para ficar à frente do jogo.

5. A popularidade dos influenciadores está aumentando

O marketing de influenciadores digitais desempenha um grande papel no marketing de afiliados e continuará a dominar o setor. A confiança detém o poder nas decisões de compra. Quando os influenciadores promovem seu produto ou serviço para um público fiel, você automaticamente ganha credibilidade em troca.

Uma grande tendência em 2022 é fazer parceria com microinfluenciadores que tenham um número menor de seguidores em um nicho específico. Seus público é geralmente mais confiável ​​do que o de influenciadores com mais de 10.000 seguidores. As plataformas de mídia social apoiam essa tendência ao abrir recursos específicos de comércio eletrônico para todos os usuários, ocasionando assim mais parcerias de afiliados em menor escala.

💡Dica: faça parceria com microinfluenciadores que se alinham com seus valores de nicho e marca. Monitore seus engajamentos e alcance para garantir que seja uma parceria que valha a pena e que sua marca receba a atenção de um público novo.

6. O conteúdo de vídeo continuará chamando a atenção

As mídias sociais mudaram a maneira como os usuários interagem online e estão mais rápidas do que nunca. O Tik Tok e o Instagram criaram um movimento priorizando vídeos em vez de texto. Assim, ao fornecer valor por meio de vídeo, você permite uma conexão mais profunda e pessoal com o seu público.

Um estudo da Wyzowl descobriu que 84% das pessoas entrevistadas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca. Os consumidores querem saber o que estão comprando e os vídeos comunicam o valor de um produto de forma mais envolvente e informativa, em comparação com um texto.

💡Dica: utilize vídeos em seu marketing de conteúdo para apoiar a identidade da sua marca, descrever produtos e educar seu público. Faça parcerias com influenciadores que produzam vídeos por conta própria e promovam seus produtos de uma maneira única.

Adaptando-se às tendências emergentes do marketing de afiliados

É importante alinhar seus dados e o comportamento dos compradores com essas novas tendências de marketing de afiliados. Esse é o segredo para tomar as melhores decisões para sua marca.

A era digital avança rapidamente, mas isso não significa que seja impossível acompanhar. Se você quer garantir que 2022 seja um ano incrível para o seu negócio, utilize sua rede para expandir parcerias e integrar novas tecnologias.

Se precisar de ajuda na implementação da sua estratégia de marketing de afiliados, entre em contato conosco. A equipe de especialistas da K2. avalia quais são as opções mais adequadas para as particularidades da sua empresa, assim como as oportunidades de mercado que você pode explorar.

O marketing de afiliados está consolidado como uma abordagem que funciona de fato. Então, se você quer ampliar o seu negócio sem perder tempo apostando em incertezas, este é um excelente caminho.