Este artigo elenca as principais tendências de marketing digital e traz estatísticas atuais sobre cada uma delas, oferecendo uma visão ampla sobre as práticas que não podem ser negligenciadas pelas empresas e marcas.
O marketing mudou mais nos últimos cinco anos do que em cinco décadas, e o rápido progresso não mostra sinais de desaceleração.
À medida que o ano de 2019 avança, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança dramática.
Houve uma época em que você poderia considerar a inteligência artificial ou a pesquisa visual como truques do mais recente filme de ficção científica de grande sucesso, mas esse tempo já passou. A inteligência artificial agora é significativa em todos os aspectos do marketing digital e é parte integrante da maioria das tendências dessa lista.
Muitas novas tendências e estratégias de marketing digital estão evoluindo na atual era de alta tecnologia conectada à Internet, o que significa que as empresas precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para você no ano passado pode não funcionar (também) este ano .
Aqui estão as 17 principais tendências de marketing digital em 2019 e além, listadas pelo site Seattle PI, as quais você não pode mais fingir que não são importantes.
#1. SEO Split Testing
O marketing tem tudo a ver com teste. Por isso, o SEO Split Testing (aplicação de testes A/B na estrutura do site para descobrir quais alternativas geram o melhor rankeamento, na definição da Rock Content) está no topo da lista.
O SEO Split Testing permite isolar as variáveis para que você possa adotar uma abordagem direcionada às alterações de conteúdo.
Plataformas como o Webshala sugerem páginas com potencial de SEO inexplorado – contagem de impressões alta, mas baixa taxa de cliques (Click Through Rate – CTR) -, que podem ser aprimoradas para aumentar o número de cliques e tráfego.
O Webshala permite que você escolha o aumento de CTR desejado. Em seguida, ele exibe páginas com um relatório de palavras-chave nas quais sua página está ranqueando e quais palavras-chave ajudarão você a obter mais tráfego. Dentro do aplicativo, você faz alterações no título, na meta descrição, na title tag e no conteúdo do corpo, as quais são refletidas automaticamente no seu site.
Execute a experiência por pelo menos 15 dias e o Webshala mostrará quantos cliques você está recebendo – e a receita que você obtém com o aumento de cliques.
#2. Inteligência Artificial
A inteligência artificial vai dominar o mundo! (Ou pelo menos os trabalhos mais simples).
Por exemplo, Microsoft e Uber são duas empresas – além de shoppings, arenas esportivas e campi de universidades – que estão usando os robôs Knightscope K5 para “patrulhar estacionamentos e grandes áreas externas para prever e prevenir crimes. Os robôs podem ler placas de carros, relatar atividades suspeitas e coletar dados para informar seus proprietários.” Você pode alugar esses robôs do tipo R2-D2 do Star Wars por US $ 7 por hora – o que é mais barato que o salário de um segurança humano.
Apenas alguns anos atrás, os analistas do Gartner previram que em 2020 (daqui a apenas 5 meses!), as tecnologias de IA estariam presentes em quase todos os novos produtos e serviços de software – uma previsão que a Harvard Business Review destacou no início deste ano.
De acordo com o Techgrabyte, “A inteligência artificial é a maior oportunidade comercial para empresas, indústrias e nações nas próximas décadas” e “aumentará o PIB global em até 14% entre agora e 2030”. Um fato incontestável, o que significa que “retardatários da IA se encontrarão em séria desvantagem competitiva nos próximos anos. ”
A IA pode analisar o comportamento do consumidor, seus padrões de pesquisa e usar dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar as empresas a entender como os clientes encontram seus produtos e serviços.
Um exemplo instigante de IA na prática são os chatbots (mais sobre isso em seguida). A Mastercard criou um bot de mensagens do Facebook que usa software de processamento de linguagem natural para decifrar o que o cliente deseja e responder como se fosse uma pessoa real.
Em breve, a inteligência artificial será a força motriz por trás de muitos serviços, e atualmente já está implementada em áreas como:
- Chatbots de atendimento ao cliente (25% do atendimento ao cliente usará a tecnologia de assistente virtual até 2020, contra 2% em 2017).
- Comunicação básica.
- Recomendações de produtos.
- Criação de conteúdo.
- Personalização de e-mail.
- Transações de comércio eletrônico.
#3. Publicidade programática
Publicidade programática significa usar a IA para automatizar a compra de anúncios, de modo que você possa segmentar públicos-alvo mais específicos. Lances em tempo real, por exemplo, são um tipo de compra de anúncios programáticos. Essa automação é muito mais eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes.
Isto está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com o eMarketer, 86,2% dos anúncios de exibição digital nos EUA serão programáticos até 2020.
De acordo com Irina Kovalenko, da SmartyAds,
“A maioria das campanhas de publicidade manual orientadas pela busca (mesmo as realizadas com ferramentas profissionais) leva em consideração três destinos: a palavra-chave, hora do dia e localização. Ferramentas como plataformas programáticas de demanda podem usar centenas de sinais de segmentação para individualizar o anúncio e até segmentar de acordo com o estilo de vida ou hábitos de comportamento, quando integrados às plataformas de dados do cliente. ”
#4. Chatbots
Os chatbots continuarão sendo uma parte importante do marketing digital. Esta tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site.
Pesquisas mostram que:
- 63% dos entrevistados preferem enviar mensagens para um chatbot online para se comunicar com uma empresa ou marca.
- Os chatbots abastecerão 85% do atendimento ao cliente até 2020.
- Os principais benefícios dos chatbots são serviço 24 horas e respostas instantâneas a perguntas simples.
- Até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US $ 8 bilhões por ano.
- 80% das empresas querem usar chatbots até 2020.
Muitos clientes preferem interagir com os chatbots, pois são responsivos 24 horas por dia, sete dias por semana, dão respostas prontamente, recordam com precisão todo o seu histórico de compras e nunca perdem a paciência. Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às expectativas e automatizando tarefas repetitivas – o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.
#5. Personalização
Se você deseja se destacar, precisará personalizar seu marketing – e isso significa conteúdo, produtos, e-mails e muito mais.
Com a disponibilidade de dados como histórico de compras, comportamento do consumidor e links clicados, além de softwares sofisticados para implementar campanhas, o conteúdo personalizado nunca foi tão fácil de ser produzido.
>>> Personalização é o caminho para aumentar o alcance e o engajamento
Considere estas estatísticas da personalização:
- 63% dos consumidores estão muito irritados com a publicidade genérica.
- 80% dizem que têm mais probabilidade de fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas.
- 90% afirmam que a personalização é atraente.
Os principais exemplos de empresas que aproveitam o poder da personalização incluem sempre a Netflix e a Amazon, com seus produtos ou títulos de filmes recomendados.
#6. Videomarketing
O videomarketing é uma das tendências de marketing mais importantes – senão “A” mais importante – hoje e provavelmente pelos próximos 5 a 10 anos.
Esses números mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing digital:
- 70% dos consumidores dizem que compartilharam o vídeo de uma marca.
- 72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
- 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra online.
- 65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistirem a um vídeo.
- O vídeo é, de longe, a maneira mais popular que os clientes desejam aprender sobre novos produtos.
E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um maior envolvimento com seu videomarketing, você pode fazer uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Um dos problemas que os profissionais de marketing enfrentaram nos últimos anos é a crescente mudança para dispositivos móveis. As longas páginas de vendas e e-mails do passado estão perdendo eficiência, porque nas telas de dispositivos móveis eles podem ser difíceis de ler.
Já o vídeo apresenta as mesmas informações em um formato que funciona perfeitamente, independentemente da plataforma.
O Google percebeu isso e está recompensando os produtores: se o seu site incluir vídeo, é 53 vezes mais provável que você consiga uma primeira página nos resultados de pesquisa. Motivo? O vídeo melhora o SEO, o que alavanca o ranqueamento de uma empresa.
No entanto, um dos benefícios mais valiosos da implementação de uma campanha de videomarketing é como ela permite que você reformate facilmente seu conteúdo. Imagine que você gravou um vídeo para o seu canal do YouTube. Em vez de apenas publicá-lo na plataforma, você também pode:
- Transcrever o vídeo para ter uma versão em texto.
- Publicar a transcrição no seu blog em um vídeo incorporado do YouTube para obter melhores rankings.
- Faça o upload do vídeo original sem edições com legendas da transcrição para o Facebook (os vídeos nativos do Facebook obtêm impressões e engajamento muito mais altos do que os vídeos compartilhados do YouTube).
- Transforme a transcrição em um artigo de blog independente, com uma pequena adaptação e a adição de estatísticas / imagens relevantes.
- Copie o áudio sozinho e use-o como um episódio de podcast.
- Use thumbnails (miniaturas) de vídeo em suas campanhas de email marketing e coloque a palavra “Vídeo” no assunto para aumentar a taxa de abertura.
>>> Videomarketing: 19 estatísticas que comprovam sua eficácia.
Aqui estão algumas outras tendências de videomarketing que estão ganhando cada vez mais tração:
O vídeo ao vivo é particularmente popular entre um grande número de empresas que o utilizam para entrevistas, demonstrações de produtos e vislumbres dos bastidores da marca, como a vida no escritório, como são feitos os produtos, eventos etc.
Vídeo 1: 1 é quando empresas ou profissionais de marketing criam mensagens de vídeo personalizadas em vez de fazer chamadas telefônicas ou enviar e-mails. Com o custo decrescente de equipamentos de filme e câmeras de smartphones cada vez mais de alta qualidade, isso está mais fácil do que nunca.
O conteúdo de vídeo comprável (shoppable content) tornou-se uma maneira super fácil de encurtar a jornada do cliente, permitindo que as pessoas comprem produtos diretamente de um vídeo ou imagem. Quando alguém passa o cursor sobre a imagem, um botão “comprar agora” é exibido e leva o usuário à página do produto.
Vídeo SEO: O YouTube e outros vídeos são exibidos nas páginas de resultados de buscas, portanto, a otimização de vídeo está se tornando cada vez mais importante – a exemplo da sobreposições de texto e legendas, além de sua descrição, título e nomes de arquivo.
O conteúdo de vídeo em 360 graus, que permite uma experiência mais interativa, está em alta – basta procurar o símbolo circular no canto superior esquerdo para começar a deslizar a imagem em movimento para a esquerda ou para a direita durante a reprodução.
#7. Marketing de Influenciadores
O marketing de influenciadores é um tipo de marketing boca-a-boca que se concentra no uso de líderes-chave para direcionar a mensagem da sua marca para um mercado maior. Influenciadores podem ser celebridades conhecidas, mas com mais frequência são personalidades do Instagram ou do YouTube com muitos seguidores, que podem ajudar a divulgar sua empresa ou produto por meio de seus canais sociais.
Como o marketing de influência é geralmente mais autêntico, 92% das pessoas confiam mais em recomendações de consumidores do que na publicidade corporativa.
O marketing de influenciadores também será transformado pela inteligência artificial. A cada ano que passa, a IA está realizando com mais facilidade e rapidez o processo de encontrar os influenciadores certos para fazer parceria . Isso ajuda a identificar pessoas com um envolvimento melhor, menos seguidores falsos e uma chance maior de gerar um ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento) positivo.
Além disso, a inteligência artificial está remodelando o marketing de influenciadores das seguintes formas:
- Reconhecimento de imagem com ANN (Artificial Neural Networks – redes neurais artificiais).
- Determinando o desempenho do influenciador com PNL (Programação Neurolinguística).
- Previsão de incentivos com redes neurais artificiais.
- Sinalização de postagens que não seguem as diretrizes de divulgação.
- Eliminação de falsos engajamentos e bots de spam.
>>> Influenciadores digitais e vídeo: a estratégia de marketing matadora.
#8. Aplicativos de Mensagens Sociais
Se você acha que os aplicativos de mensagens sociais são apenas para enviar emojis para seus amigos, dê uma olhada nestes números:
- 1,3 bilhão de usuários mensais ativos no Facebook Messenger.
- 10 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas no Facebook Messenger todos os meses.
- O WhatsApp tem 1,6 bilhão de usuários ativos e 55 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.
- Os três principais aplicativos de mensagens sociais – WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat – têm mais usuários combinados do que o Facebook ou o YouTube (não por muito, mas ainda assim …).
Essas estatísticas mostram a popularidade dos aplicativos de mensagens sociais e, como as pessoas estão gastando mais tempo trocando mensagens entre si, faz sentido comercializar os produtos e serviços de sua empresa onde seus clientes em potencial se encontram.
Os aplicativos de mensagens sociais podem ser muito úteis no contato direto com os clientes, pois permitem a personalização (veja o item #4 acima) e agregam valor à experiência dos usuários. Além disso, as pessoas esperam que as empresas tenham presença nos aplicativos de mensagens, pois é uma maneira direta e fácil de interagir com elas. Na verdade, 50% das pessoas dizem que estão dispostas a comprar de uma empresa que se comunica por meio de aplicativos de mensagens.
Os motivos para sua marca usar aplicativos de mensagens incluem:
- Cultivar o contato.
- Entregar informações.
- Alavancar vendas.
- Envolver pessoas em eventos.
- Reconquistar clientes em potencial.
- Fornecer suporte e assistência.
#9. Pesquisa visual
A pesquisa visual leva a experiência do usuário a um nível totalmente novo: as pessoas podem fazer o upload de uma imagem para realizar uma busca e obter resultados mais específicos.
Não é de surpreender que o Pinterest tenha entrado na onda da busca visual – eles lançaram o Lens, uma ferramenta que permite aos usuários tirar fotos de um item para descobrir onde comprá-lo online ou procurar produtos similares.
Como disse a Marketing Land, isso transformou a câmera do seu celular em uma barra de pesquisa.
No ano e meio desde o lançamento do Lens, o Pinterest continuou atualizando suas funcionalidades:
- Eles introduziram os Pincodes, uma tecnologia de código QR que permite que você encontre inspiração enquanto está fazendo compras ou folheando suas revistas favoritas.
- Eles lançaram o Lens Your Look para facilitar o seu planejamento do que vestir.
Verifique se você está otimizando para pesquisa visual, porque as principais categorias pesquisadas no Lens são: moda, decoração, arte, comida, produtos, animais, vestuário, beleza, veículos e viagens.
Mas o Pinterest não é o único com pesquisa visual.
O Google Lens é um mecanismo de busca visual do Google que reconhece objetos e pontos de referência por meio de um aplicativo de câmera. Se você tirar uma foto de um:
- Cartão de visita: você pode salvar o número de telefone ou endereço para um contato.
- Livro, prédio ou pintura em um museu: você pode obter comentários e outros detalhes sobre eles.
O CamFind é outro aplicativo móvel de busca visual que permite pesquisar qualquer coisa do seu telefone celular simplesmente tirando uma foto.
Em vez de digitar consultas em um mecanismo de buscas, você pode pesquisar diretamente por imagens para encontrar produtos semelhantes, comparações de preços, resultados de compras locais etc. Você também pode tirar uma foto de um pôster e o CamFind exibirá informações sobre filmes, trailers, horários de exibição e cinemas locais.
E com o Bing Visual Search você pode procurar por um elemento específico dentro de uma imagem. Por exemplo, digamos que você esteja procurando por imagens de decoração de cozinha. Você clica em um resultado em miniatura para chegar à “Visualização detalhada”, decide se gosta do lustre na imagem e pode descobrir facilmente onde comprá-lo.
Conforme a Social Media Today:
- 62% dos Millennials estão mais interessados em recursos de pesquisa visual do que qualquer outra nova tecnologia.
- Imagens são mostradas por 19% das consultas de pesquisa no Google.
- Existem mais de 600 milhões de pesquisas visuais no Pinterest por mês.
Os profissionais de marketing podem obter vantagem sobre os concorrentes abraçando a tendência de busca visual para atrair clientes e servir a eles o produto perfeito.
#10. Pesquisa por voz e alto-falantes inteligentes
O uso crescente da pesquisa por voz tornou importante que as empresas repensem suas estratégias de marketing digital em 2019. Considere esses números:
- 50% de todas as buscas serão via voz até 2020.
- Em janeiro de 2018, havia uma estimativa de um bilhão de buscas por voz por mês.
- 25% dos compradores usaram assistentes de voz durante as compras de fim de ano em 2017.
- 72% das pessoas que possuem alto-falantes ativados por voz dizem que seus dispositivos são usados como parte de suas rotinas diárias.
A pesquisa por voz desempenha um papel importante no fornecimento de todas as informações relevantes que as pessoas estão procurando por meio de conteúdo de áudio. A inteligência artificial está ficando mais eficiente e o número de erros cometidos por assistentes de voz como Alexa, Siri e Google foi reduzido.
Como disse o Digital Marketing Institute: “Adotar uma estratégia de pesquisa por voz não é apenas para permanecer relevante, mas também para criar uma experiência única e otimizada para o cliente, que fomentará relacionamentos e aumentará a fidelidade à marca”.
Lembre-se de que não apenas mais empresas produzirão conteúdo de áudio na esperança de ganhar reconhecimento da marca, mas também os anúncios provavelmente estarão a caminho. Isso significa que a Alexa lhe dirá a resposta à sua pergunta junto com uma “palavra do seu patrocinador”.
IMPORTANTE: para toda a tecnologia de voz, lembre-se de escrever em tom de conversa, concentre-se em aparecer nas featured snippets do Google e pense nas palavras-chave que as pessoas falariam ao invés de digitar.
#11. Stories das redes sociais
Primeiro o Snapchat saiu com o conceito de “My Story“; em seguida, as stories do Instagram e Facebook foram introduzidas, e depois o YouTube revelou o seu próprio formato de história: Reels.
Como esses tipos de histórias desaparecem após um determinado período de tempo, essa é uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing fazerem bom uso do FOMO (Fear Of Missing Out – “medo de estar perdendo algo”).
Os benefícios do uso de stories das redes sociais incluem:
- Maior reconhecimento da marca.
- Engajamento constante com seguidores.
- Relação custo-benefício.
- Maior tráfego para sua página da web.
- Oportunidade de alcançar públicos mais jovens.
#12. Push notifications do navegador
As push notifications servem para garantir que o usuário receba a informação com o menor esforço possível, entregando-a sem que ela seja requisitada.
Como os e-mails estão se deparando com todos os tipos de problemas com controles rígidos, incluindo filtros mais rigorosos, e com o público mais jovem favorecendo outros métodos de comunicação, as push notifications estão em alta.
As estatísticas mostram que 33% dos jovens entre os 18 e os 34 anos optam sempre por notificações push da web.
Como parte dos esforços para engajar usuários em vários canais, as notificações push do navegador são algo que você verá cada vez mais no futuro próximo, e elas estão ficando mais sofisticadas e personalizadas. Na verdade, o uso de notificações push personalizadas aumenta as conversões:
- A taxa de abertura para o envio de mensagens segmentadas é de 7%, em comparação com uma taxa de abertura de 3% para mensagens genéricas transmitidas (uma melhoria de 2x).
- 54% dos usuários convertem em uma notificação por push segmentada, em comparação com apenas 15% para mensagens genéricas (uma melhoria de 3x).
As notificações acionadas por comportamento estão sendo usadas para reengajar usuários que demonstraram interesse, mas não conseguiram converter, e para recuperar receita de carrinhos de compras abandonados.
#13. O marketing de conteúdo continua dominando o SEO
Os efeitos da atualização mais recente do algoritmo de pesquisa do Google em março de 2019 ainda estão sendo analisados, mas as primeiras indicações mostram que o conteúdo completo e atualizado regularmente está sendo amplamente favorecido mais um vez.
O marketing de conteúdo é tão importante que 88% dos profissionais especializados em B2B concordam que a criação de conteúdo faz com que o público enxergue sua organização como um recurso confiável.
Estatísticas do Content Marketing Institute:
- O marketing de conteúdo custa 62% menos que o outbound marketing (marketing tradicional) e gera três vezes mais leads.
- O marketing de conteúdo tem custos iniciais mais baixos e resulta em benefícios mais profundos a longo prazo do que a pesquisa paga.
- 615 milhões de dispositivos agora usam bloqueadores de anúncios, o que significa que seus esforços pagos não estão sendo vistos por tantas pessoas.
- Pequenas empresas com blogs obtêm 126% maior crescimento do número de leads do que aquelas sem esse recurso.
- O marketing de conteúdo aproveita as taxas de conversão 6 vezes mais que os outros métodos.
Com o Google continuando a valorizar artigos bem pesquisados e atualizados regularmente, o marketing de conteúdo é algo em que os profissionais de marketing continuarão a investir.
Em suma, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair novos clientes para seu site e construir relacionamentos com eles, em formas reais e quantificáveis durante um período de tempo.
#14. Comércio de redes sociais
Com o comércio eletrônico e as mídias sociais crescendo a taxas assustadoras, não é de se admirar que pessoas inteligentes estejam reunindo as duas para maximizar as oportunidades de vendas.
O Instagram introduziu os shoppable posts (postagens de compra) no ano passado, permitindo que as marcas coloquem links para suas lojas a partir de postagens com os botões “Compre agora”.
Em março deste ano, o Instagram divulgou o Instagram Checkout, que permite que os usuários concluam sua compra dentro da plataforma.
As marcas de comércio eletrônico esperam que isso reduza o risco de os clientes abandonarem suas compras devido à necessidade de trocar de aplicativo ou fazer login em uma loja desconhecida.
Atualmente, o recurso está limitado a um pequeno número de marcas de alto perfil, mas certamente será disponibilizado para todo mundo em breve.
No entanto, se você deseja começar agora agora com o comércio em redes sociais, há muitos outros serviços que oferecem essa solução, como Jumper.ai e ManyChat.
#15. Marketing omnichannel
Se o marketing multicanal foi a palavra de ordem de 2018, o omnichannel promete ser a última moda no segundo semestre de 2019.
O marketing omnichannel é o processo de usar várias plataformas (como redes sociais, aplicativos ou conteúdo de blog) para proporcionar ao seu público uma experiência multicanal.
Para ficar à frente, as marcas devem apresentar uma voz e uma mensagem consistentes e uniformes em todas as mídias disponíveis, incluindo vitrines físicas, canais de mídia social, online, catálogos e em qualquer outro lugar que você possa imaginar. Todos os canais devem estar vinculados em uma estratégia abrangente, voltada para os melhores resultados.
As estatísticas mostram que as marcas que usam três ou mais canais em um fluxo de trabalho de automação podem ver esses resultados:
- Taxa de engajamento: 18,96% no omnichannel versus 5,4% no canal único.
- Frequência de compra: 250% maior no canal omnichannel versus canal único.
- Valor médio do pedido: 13% a mais por pedido no omnichannel versus canal único.
- Taxas de retenção de clientes: 90% maior para omnichannel versus canal único.
Os usuários exigem personalização e querem poder navegar em uma loja física, exibir produtos nas redes sociais e comprar online. Se você não está acompanhando a maré, outra pessoa dominará esse negócio.
Essa é outra área em que a inteligência artificial e a big data estão ajudando as marcas a entender melhor o comportamento do consumidor e personalizar a um nível individual em escala. Entender a jornada de compra do seu consumidor ideal é a chave para implementar uma abordagem eficaz de omnichannel.
#16. Realidade aumentada (RA) e tecnologias imersivas
A Gartner prevê que, até 2022, 70% das empresas estarão experimentando tecnologias imersivas e 25% terão implantado para produção.
Enquanto a realidade virtual (RV) faz muito barulho e deixa todo mundo empolgado com grandes ideias de ficção científica, a realidade aumentada é muito mais implementável do ponto de vista do marketing. Os especialistas preveem que a RA continuará a superar a RV em termos de participação de mercado.
As marcas estão usando cada vez mais a tecnologia para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.
A ModiFace, que foi recentemente adquirida pela L’Oreal, produz aplicativos de RA para marcas. A Sephora Virtual Artist, um exemplo impressionante da tecnologia da ModiFace, permite que você veja como as diferentes cores de várias formas de maquiagem ficarão no seu rosto, sem precisar aplicá-la fisicamente.
E a IKEA tem seu próprio aplicativo de RA chamado IKEA Place, que permite que você tire uma foto de uma sala em sua casa com a câmera do smartphone (apenas o iOS 11.0.1, por enquanto) para testar a mobília nela. Você pode movê-la e conferir como ela fica em diferentes ângulos.
Com a RA se desenvolvendo rapidamente, veremos uma enorme aceitação por marcas que encontram aplicações úteis para a tecnologia no futuro.
#17. Análise preditiva e aumentada
A análise preditiva é a prática de usar mineração de dados, modelagem preditiva e aprendizado de máquina para identificar padrões e tentar prever o futuro. Esta prática está se tornando cada vez mais sofisticada e difundida em muitos setores.
Um exemplo em que já é comum é a pontuação de crédito, em que os indivíduos recebem um score com base em seu comportamento financeiro, que é usado para prever seu comportamento futuro.
No marketing digital, veremos muito mais disso, pois a análise preditiva está sendo usada em lead scoring (forma de classificar os clientes em potencial por pontos, indicando se estão prontos para a compra ou não), segmentação aprimorada e personalização individual, a fim de reduzir a rotatividade e melhorar a fidelidade do cliente, apenas para citar algumas aplicações.
Conclusão
Este artigo trouxe um verdadeiro raio X das principais tendências de marketing digital na atualidade. Mesmo que a inteligência artificial, a realidade aumentada ou o marketing de influenciadores ainda estejam longe do dia a dia do seu negócio, a maior parte das estratégias integrantes desta lista é perfeitamente aplicável a qualquer empresa que tenha presença digital, independentemente do segmento de atuação ou do porte financeiro.
Terminamos este texto com a mesma frase que ilustrou sua parte inicial:
O marketing mudou mais nos últimos cinco anos do que em cinco décadas, e o rápido progresso não mostra sinais de desaceleração.
Daí a importância de manter em seu radar todas as tendências que estão mostrando eficácia – especialmente as que se provam relevantes mesmo com o passar do tempo.