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Ações de marketing no Facebook para pequenos negócios: veja o que funciona na atualidade

ações de marketing no facebook para pequenos negócios

O marketing no Facebook para pequenos negócios é uma das formas mais democráticas de promover uma marca na internet – tanto em anúncios pagos quanto em postagens orgânicas. Estruturas enxutas se beneficiam da precisão dos algoritmos de segmentação e do gigantesco alcance da plataforma. Aqui se destacam as operações realmente pequenas, muitas vezes negócios locais que nem dispõem de sites para estabelecer seus endereços virtuais. Veja a seguir a lista de 7 ações de marketing no Facebook que dão certo para pequenos negócios, elaborada pela Business 2 Community.

Por meio do marketing no Facebook para pequenos negócios, empresas modestas podem tirar proveito do mesmo público que as grandes corporações. Antes do acesso à internet ser popularizado – assim como aos anúncios online -, essa possibilidade simplesmente não existia.

De acordo com o site WizCase, o Facebook ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários mensais. Ser capaz de explorar esse mercado pode transformar uma pequena empresa em um poderoso e lucrativo negócio. Quem sabe até em um unicórnio

Se você deseja melhorar seu jogo e extrair maior proveito das ações de marketing no Facebook para pequenos negócios, aqui estão 7 tendências  que todo pequeno empresário deve conhecer.

Marketing de chatbots

Os clientes preferem poder interagir com empresas que podem responder imediatamente, 24 horas por dia. Há grandes discussões sobre a necessidade do contato com pessoas representando as marcas, mas, na atualidade, parece que a agilidade vem vencendo esta competição.

A ascensão dos chatbots mostrou como o marketing digital moderno se focou nas conversas. Os consumidores querem essa interação com as empresas, e estudos demonstram que cerca de 82% delas espera uma resposta imediata.

Empresas que podem fornecer este serviço são capazes de reter o interesse e converter mais visitantes em clientes pagantes.

Melhor ainda se os chatbots puderem fazer outras coisas, como recordar com precisão seu histórico de compras, recomendar produtos e assim por diante. Builders  (construtores) de chatbots para o Messenger podem fazer tudo isso e muito mais, sendo capazes de atender os clientes de maneira prestativa e eficiente.

Muitas grandes marcas usam o chatbot para atendimento ao cliente, realização de ações de marketing e até mesmo para vender seus produtos e serviços.

A boa notícia é que ainda há muitas oportunidades para ser exploradas com criatividade e engenhosidade nos chatbots para o Facebook Messenger.

Os chatbots não precisam descansar e não se importam de trabalhar 24/7. Fonte: GIPHY.

Personalização do conteúdo

Mensagens genéricas incomodam pelo menos 63% dos clientes, os quais não pensam duas vezes em se afastar das marcas que o fazem. E pode acreditar: eles não voltam…

Já as mensagens personalizadas acionadas pelo comportamento dos usuários são três vezes melhores em conversões do que as mensagens genéricas.

Embora exija mais esforço, personalizar suas ações de marketing é a melhor maneira de destacar-se em meio a tantas mensagens espalhados pelo Facebook. Por isso, você deve personalizar seu conteúdo, produtos, enfim, tudo relacionado a materiais de marketing para seus clientes.

>>> Marketing de conteúdo em vídeo: personalização é o caminho para aumentar o alcance e o engajamento.

Esta prática está se tornando o padrão no comércio eletrônico. Os clientes recebem mensagens que mostram os produtos recomendados e personalizados para eles. De acordo com um estudo da agência Epsilon, cerca de 80% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de uma empresa que oferece experiências personalizadas.

Personalizar o seu conteúdo é a forma mais eficiente de deixar de ser só mais um na multidão. Fonte: GIPHY.

Video marketing

O video marketing sempre foi poderoso, mas a democratização de acesso, graças à tecnologia atual, o tornou uma das tendências de marketing mais requisitadas da atualidade. Mais da metade dos consumidores consideram os os vídeos de produtos como parte importante de suas decisões de compras online. Enquanto isso, 72% das empresas disseram que o video marketing aumentou suas taxas de conversão de alguma forma.

>>> Tendências de video marketing: as oportunidades que poucos estão enxergando.

Estes dados qualificam o vídeo como o meio mais popular para aprender sobre empresas, produtos e serviços.

E esta realidade se reforça ainda mais com a preferência massiva pelos dispositivos móveis, nos quais o conteúdo em formato longo é mais difícil de ler. Além disso, somente imagens podem não ser suficientes para transmitir sua mensagem completa, e as postagens em texto podem ficar muito longas. Por isso, o vídeo é perfeito.

A maioria das plataformas de mídia social agora suporta postagens de vídeo. Há muito tempo você não precisa se limitar ao YouTube. De fato, postar seus vídeos no Facebook é uma maneira eficiente de espalhar sua mensagem, pois você pode facilmente obter muitas visualizações e envolvimentos.

Você também pode fazer transmissões de vídeo ao vivo, o que permite aproveitar o engajamento naturalmente ocasionado pelas interações em tempo real.

Faça vídeos. Faça lives. Use e abuse do video marketing no Facebook. Fonte: GIPHY.

Facebook Stories

Além do video marketing no Facebook, você também deve publicar stories para atualizar seu público em tempo real.

O Facebook Stories está se tornando mais popular para o aumento da conscientização das marcas, especialmente entre os públicos mais jovens. É uma maneira econômica de atualizar ssua audiência sobre novos produtos e o que mais estiver acontecendo na sua empresa.

Você pode tirar uma foto ou fazer um vídeo e publicá-lo como uma story de maneira rápida e fácil, sem precisar planejar (como precisaria fazer em uma postagem regular).

Dê ao seu público um vislumbre de micromomentos que humanizam seu negócio e o mostram sua marca da melhor maneira possível. Essa espontaneidade é o que tornou esse recurso incrivelmente popular entre os usuários do Facebook nos últimos anos.

Se o seu público-alvo for informado de que você publica stories regularmente, ele ficará atento às atualizações com mais frequência.

Marketing de influenciadores

Sim, isso ainda funciona muito bem, pois é a versão refinada e vitaminada do marketing boca a boca que serve para amplificar uma marca.

Um influenciador é um líder-chave em sua determinada comunidade. Se houver match entre essa comunidade e o público-alvo do seu negócio, essa é a escolha perfeita.

Ter um influenciador com um número considerável de seguidores no seu nicho pode ser uma ferramenta de marketing poderosa para alavancar os seus negócios. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a confiar em alguém que conhece e que compartilha suas crenças e interesses. E é exatamente para isso que serve um influenciador.

Os influenciadores digitais, se bem escolhidos, podem ser a versão vitaminada do marketing boca a boca. Fonte: GIPHY.

Social Commerce (Comércio Social)

A integração do comércio eletrônico e da mídia social tem crescido, e as pessoas podem até comprar produtos diretamente através de publicações nas redes sociais.

O Facebook não possui apenas o mercado, mas também o recurso de pagamento para quem que comprar os produtos anunciados na plataforma.

O melhor deste recurso é que ele reduz o risco de carrinhos de compras serem abandonados, pois a transação se encontra em um lugar onde as pessoas passam a maior parte do tempo online. Isso torna o marketing e a venda de produtos muito mais fáceis e lucrativos a longo prazo.

O social commerce é uma das ações de marketing no Facebook para pequenos negócios que vem se destacando pela sua capacidade de geração de receita. Fonte: GIPHY.

Comunidades e conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Construir uma comunidade não é algo que você faz em um curto período de tempo, mas tem um valor inestimável para qualquer empresa. É um investimento a longo prazo de tempo e energia que pode render muito, e um grande benefício é o conteúdo gerado pelo usuário (UGC – User-Generated Content) dentro das comunidades.

O UGC é ótimo para mostrar aos clientes os seus produtos em uso e, em seguida, pode servir para comercializá-los entre o restante do público.

Você pode fazer coisas como oferecer um desconto para as pessoas que permitem que você use o conteúdo delas, transformando-as em micro-influenciadores.

Essa forma de marketing com influenciadores é apenas uma das maneiras pelas quais você pode alimentar a sua comunidade.

Faça parcerias com usuários: ofereça vantagens em troca de conteúdos gerados por eles. Fonte: GIPHY.

Conclusão

As 7 tendências mencionadas acima podem ser usadas para alavancar essas novas maneiras de comercializar seus negócios no Facebook, especialmente em um ano atípico como 2020, onde conceitos como o novo normal e a low touch economy ainda estão sendo construídos e assimilados.

O marketing do Facebook está se tornando mais poderoso a cada ano, mas, ao mesmo tempo, as tendências se alternam. O que apresentamos neste artigo é um retrato do que vem funcionando bem na atualidade para os pequenos negócios.

Até pouco tempo atrás, os anúncios do Facebook reinavam absolutos no quesito efetividade. Só que os custos aumentam constantemente, e os profissionais de marketing digital voltaram seu olhos para alternativas – inclusive não-pagas, como as listadas acima.

Se você conseguir acompanhar o passo das tendências e das novidades, sua empresa se beneficiará muito por estar no Facebook. Pode apostar nisso.