K2. – Solução em Comunicação Digital

Você sabe o que é VOD? Ele já faz parte da sua vida!

o-que-e-vod

Neste artigo, vamos explicar o que é VOD, como ele funciona, o que o diferencia do streaming e a revolução causada nos hábitos de consumo audiovisual.

O Video On Demand (VOD), conhecido no Brasil como vídeo sob demanda, representa a  liberdade de escolha para os usuários acerca do conteúdo audiovisual a ser consumido a partir da banda larga e em inúmeros dispositivos, incluindo TVs e as telas de desktops, tablets e smartphones.

O VOD traduz a intolerância dos telespectadores com as engessadas grades de programação das TVs abertas e por assinatura. Escolher O QUE assistir e no HORÁRIO QUE MAIS CONVÉM (de preferência, com apenas um clique ou toque de botão) são exigências que ocasionaram uma grande revolução na forma com que os produtos audiovisuais são consumidos. E essa transformação não tem mais volta.

Os intervalos comerciais do formato tradicional das TVs abertas – e, em alguns casos, também nas assinaturas – representam um grande inconveniente para a experiência do usuário, pois, além de interromperem a exibição do programa, veiculam peças publicitárias muitas vezes desconectadas das preferências dos telespectadores.

Na grande maioria das plataformas de vídeo sob demanda não há interrupções comerciais. Pelo contrário: há imensos esforços no sentido da personalização da experiência do usuário, por intermédio da ação de algoritmos que aprendem preferências e orientam a sugestão de conteúdos adequados a cada perfil.

👉 Quer saber mais sobre a importância da personalização dos conteúdos? Já escrevemos sobre o assunto nesse post.

Como funciona o VOD?

Neste cenário de insatisfação do público com as TVs tradicionais, o video on demand cresceu enquanto alternativa que apresenta maior controle sobre o que assistir, quando assistir e em qual plataforma.

Além do poder de escolha, há ainda a possibilidade de reassistir ao conteúdo por inúmeras vezes, pausar quando for conveniente ou escolher uma parte específica para ser visualizada.

Não há vídeo sob demanda sem a presença de banda larga. Por isso, a popularização do VOD se deve em muito ao crescente número de pessoas com acesso à internet e à variedade de dispositivos habilitados para acessá-la.

De acordo com o site da Casa Civilem 2021, 90% dos lares brasileiros já tinham algum tipo de cesso à internet no Brasil.

A revolução do video on demand

Com tamanha popularidade, a característica disruptiva do VOD naturalmente ocasionou transformações profundas, tanto comportamentais quanto em matéria de mercados e profissões.

As vídeo locadoras fecharam as portas e as assinaturas de TVs a cabo despencaram. Aliás, os aparelhos de TV, que antes reinavam absolutos como principais dispositivos para o consumo audiovisual doméstico, presenciaram a inevitável divisão do terreno com os desktops, os notebooks, os tablets e, mais recentemente, os smartphones.

👉 Lembre-se do que foi dito anteriormente. O mantra do VOD é: “O que eu quero, na hora que me convier e no dispositivo que eu quiser”.

Como forma de sobrevivência, muitas emissoras de televisão – abertas e pagas – aderiram ao VOD, criando suas próprias plataformas (algumas com conteúdos exclusivos) e aplicativos para celulares que comportam transmissão ao vivo e vídeos sob demanda.

Você sabe qual é a diferença entre streaming e on demand?

Streaming

Tecnicamente, o conceito de streaming pode ser entendido como a transferência de dados na internet com o intuito de enviar informações multimídia de servidores para clientes. “Stream” significa “corrente de água”. O “streaming” vem daí: funciona como uma corrente que leva dados do servidor até o equipamento do cliente. A fluidez dessa corrente dependerá da qualidade da banda de internet do usuário.

>>> Você sabe qual qual é a velocidade mínima para streaming de vídeo ao vivo?

Sendo assim, tudo o que você consome de vídeo ou música online é streaming. Todo o conteúdo multimídia que possa ser visto ou ouvido sem precisar fazer download e que possa ser consumido durante o seu carregamento é streaming.

Você deve estar pensando: “Mas então qual é a diferença entre streaming e on demand?”.

Agora você vai entender.

On Demand

Podemos dizer que todo conteúdo sob demanda é TRANSMITIDO por meio de streaming, mas nem tudo que é transmitido via streaming é conteúdo sob demanda.

Há também os conteúdos ao vivo do live streaming, e nesses casos há mudanças na tecnologia de transferência dos arquivos ou envio do sinal.

A origem da confusão entre os termos se deu quando as operadoras de televisão por assinatura passaram a disponibilizar os conteúdos para que os consumidores assistissem quando quisessem, vendendo essa funcionalidade apenas como on demand, sem dizer que também se tratava de streaming.

Resumindo: todo o video on demand é transmitido via streaming, mas nem tudo que é transmitido via streaming pode ser chamado de video on demand.

Números do video on demand/streaming no Brasil

De acordo com um estudo da Kantar Ibope Media, 88% do público consome conteúdos de streaming pela televisão no Brasil.

O levantamento, que analisa insights e tendências apontadas no estudo global The Future Viewing Experience, divulgado pela Kantar em junho de 2022, mostra que a distribuição de vídeo caminha rumo a um futuro orientado por IP.
A pesquisa aponta que as grandes empresas de mídia devem seguir avançando para uma integração vertical, explorando fatores como aquisição de estúdios, produção e distribuição de programas em VODs proprietários e criação de aparelhos próprios de televisão (a Sky, por exemplo, lançou o equipamento Sky Glass, que traz serviços da companhia já embutidos no sistema).

De acordo com Sabrina Balhes, líder de Mídia da Nielsen Brasil, antes mesmo da pandemia da Covid-19, o Brasil já figurava entre os 10 maiores mercados consumidores mundiais de conteúdos sob demanda.

Os conteúdos sob demanda realmente se tornaram companheiros da população nos momentos mais complicados da pandemia. Neste sentido, a qualidade e a variedade do conteúdo oferecido pelas plataformas de vídeos e áudios é chave para atração e retenção de mais consumidores”, disse Sabrina.

Principais plataformas de VOD disponíveis no Brasil

Netflix

Apesar de ter começado como uma simples locadora de DVDs por correio, a Netflix tornou-se um dos serviços de streaming de vídeo mais influentes do mundo. A empresa foi uma das primeiras a entender o potencial da tecnologia e começou a fazer a transição para um modelo de assinatura  de vídeo sob demanda em 2007.

Desde essa transformação, a receita anual cresceu de 1,2 bilhão para mais de 11,6 bilhões em apenas dez anos. O número de assinantes da Netflix seguiu uma tendência semelhante, crescendo de menos de 23 milhões em 2011 para mais de 204 milhões em dezembro de 2020.

A Netflix permanece em primeiro lugar entre os assinantes brasileiros, abocanhando sozinha 30% deste mercado.

Uma das principais diferenças entre a Netflix e seus concorrentes é a enorme quantidade de conteúdo original. Foi a popularidade de programas como Round 6, Sandman e Stranger Things, entre tantos outros, que tornou essencial a programação original para o sucesso contínuo da empresa.

Amazon Prime Video

O Prime Video, da Amazon, é serviço de streaming que mais se aproxima da Netflix em termos de usuários ativos.

Mas a estratégia da plataforma de VOD da Amazon é diferente: além do streaming, a assinatura inclui vários serviços, como frete grátis para as compras, um aplicativo de música e um acervo de livros para o leitor digital Kindle.

O atual catálogo do Prime Video conta com mais de 250 produções originais, a exemplo da badalada série sobre o “lado negro dos super-heróis”, The Boys., e OS Anéis de Poder, o spin-off de O Senhor dos Anéis.

E o mais interessante: tudo esse combo por R$ 14,90 mensais. 😃

HBO Max

A HBO é o melhor exemplo de adaptação de um canal de TV paga para o mercado do SVOD (Subscription Video on Demand – Vídeo Sob Demanda por Assinatura). 

A plataforma HBO Max é uma verdadeira usina de produção de conteúdo de qualidade. Seu acervo é menor do que o da maioria dos concorrentes, mas, em compensação, várias de suas produções ocupam espaço cativo na história da cultura pop contemporânea. Pense nas séries Game of Thrones (e o badalado prequel A Casa do Dragão), The Sopranos, True Detective, Westworld, Band of Brothers e The Wire, entre tantas outras. Sem falar em seus filmes produzidos para a TV.

O assinante da plataforma tem acesso a todo conteúdo exclusivo da HBO, o qual inclui , além das séries, um catálogo com milhares de filmes da Warner Media.

Disney Plus

Essa chegou incomodando a concorrência! Também, não é para menos: o acervo da Disney Plus conta com produções dos estúdios Pixar, National Geographic e das franquias Star Wars e Marvel (além da própria Disney, é claro). 😍

De forma surpreendente, a plataforma alcançou 100 milhões de assinantes globais em 16 meses de vida. Uma parte do sucesso é atribuída às produções próprias, a exemplo das séries The Mandalorian (Star Wars) e WandaVision (Marvel).

Outro diferencial do serviço é o seu avanço tecnológico: resolução 4K, suporte a HDR e Dolby, compatibilidade com diversos dispositivos de reprodução, como Amazon Fire TV, Roku, Apple TV, Chromecast, Android, iOS, além dos consoles.

Apple TV+

Esse é o exemplo de menor sucesso no Brasil até momento…

A Apple TV+,  que ofereceu o período de testes gratuito para seus assinantes até julho de 2021, hoje custa R$ 14,90 por mês.

Mesmo com a riqueza dos catálogos da concorrência, A enxuta produção da TV+ já coleciona sucessos The Morning Show, Ted Lasso e Ruptura.

________________

Quantos destes serviços você já assina? Qual é o seu preferido? Tem alguma série que você esteja maratonando? 😍

Conte nos comentários como é a sua relação com o VOD!