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Tendências Instagram 2019: tire o maior proveito da rede social que mais engaja

tendências instagram 2019

O site da Adweek publicou um artigo sobre as Tendências Instagram 2019, composto a partir da opinião de diversos experts em marketing de redes sociais.  Veja a seguir quais são as expectativas desses profissionais para a rede de compartilhamento de fotos e vídeos de propriedade do Facebook.

O Instagram é um dos canais de marketing mais importantes e poderosos do nosso tempo. É ótimo para marketing de conteúdo e publicidade paga e, ao mesmo tempo, para comunicação e atendimento ao cliente. A plataforma tem a capacidade de gerar um ótimo engajamento e um ROI (Return On Investment – retorno sobre investimento) acima da média para profissionais de marketing, marcas ou agências.

O Instagram vem crescendo desde que foi lançado há oito anos e já atingiu o marco de 1 bilhão de usuários mensais em junho.

Este é um número impressionante – e quando se trata de marketing, números impressionantes são ótimos. Isso significa que você tem acesso a um grande público em todo o mundo e, ao mesmo tempo, devido à natureza desse canal, que esse público é dedicado e engajado.

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Além disso, existem mais de 4 bilhões de curtidas por dia no Instagram, e cada imagem postada nessa plataforma recebe uma média de 23% a mais de engajamento do que no Facebook.

Como consequência, precisamos ficar constantemente atualizados com todos os últimos desenvolvimentos do Instagram e, é claro, com as tendências que o governam. É por isso que, com este artigo, vamos lançar alguma luz sobre as tendências mais populares que devem reger o marketing do Instagram em 2019.

IGTV será um grande player

Anunciada e lançada em junho, a IGTV é a nova plataforma de vídeo voltada exclusivamente para usuários móveis. Ao contrário do YouTube e de outras plataformas de streaming, a IGTV é dedicada à reprodução de vídeos verticais e, portanto, adequada para profissionais de marketing e produtores de conteúdo que abordam apenas o público mobile.

Por que vertical?

O Instagram quer incentivar as pessoas a criarem conteúdo de vídeo, mas, ao mesmo tempo, que façam isso exclusivamente a partir de dispositivos móveis. Já sabemos que é mais provável que as pessoas usem seus smartphones na posição vertical. Daí vem o formato do vídeo.

“Se você ainda não está na IGTV, é hora de pegar o trem”, disse Vlad Callus, da empresa de mídias sociais Plannable. “Ao pensar sobre as próximas tendências no marketing do Instagram, acredito que a IGTV e as Stories estão no topo da lista. A IGTV se tornará o novo YouTube daqui a três ou cinco anos e, se você aderir agora, ainda vai pegar a grande onda.”

Outras grandes marcas também estão na IGTV. A agência SocialChain está produzindo e publicando regularmente um podcast e, além disso, todos os seus episódios também estão sendo filmados e posteriormente publicados na IGTV como conteúdo vertical. Este é um ótimo exemplo de uma empresa que se adapta rapidamente às últimas tendências em mídias sociais e age de acordo.

A IGTV permite que usuários e profissionais de marketing optem por conteúdo de maior duração, o que, a longo prazo, pode ser mais benéfico para suas estratégias.

“Vamos ver um aumento no conteúdo de longa duração”, disse Patrick Whatman, gerente de inbound marketing da Spendesk. “Isso é intencional por parte do Facebook: ele trouxe a IGTV especificamente para deixar as pessoas consumirem por mais tempo. A lógica também é boa: é sabido que os adolescentes e jovens adoram assistir a vloggers no YouTube. Também se sabe que essas mesmas pessoas adoram assistir a vídeos em seus telefones. Assim, em concorrência direta com o YouTube, o Instagram criou um formato que permite que esses vloggers criem vídeos para a tela vertical – a mesma tela que os jovens adoram assistir no ônibus ou no carro.”

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“O Instagram encontrará maneiras de incentivar as empresas a usar a IGTV, e as empresas responderão. E esses vídeos longos serão editados para serem usados nas Stories e na timeline”, disse Whatman.

Marcas pequenas dominarão a plataforma

Se você observar como o Instagram evoluiu com o tempo, notará algo bastante exclusivo dessa plataforma. Sendo um verdadeiro canal social, o Instagram favorece o marketing de marcas pequenas e, de fato, vemos uma grande explosão de negócios desse porte na plataforma.

O Instagram favorece a interação e a narração de histórias, e é bem diferente de outras plataformas de mídia social orientadas para notícias. É por isso que se tornou um dos melhores canais de distribuição de conteúdo para marcas pequenas.

“Acredito que esse contingente de marcas pequenas com marketing massivamente eficiente, no geral, tem causado um impacto muito maior do que se pensa”, escreveu o diretor de produtos Scott Belsky. “Usando marketing hiper-direcionado, produção just-in-time e mídia social, essas marcas encontram e envolvem seu público onde quer que estejam.”

Uma das marcas pequenas mais bem-sucedidas que conseguiu crescer quase que da noite para o dia graças ao Instagram é a MVMT, uma empresa de design de relógios de moda criada por crowdfunding. O Instagram foi uma ótima escolha, considerando que a marca alcançou uma taxa de engajamento duas vezes maior e um reconhecimento de marca 75% mais forte do que em outras plataformas.

“O Instagram não só foi capaz de se integrar perfeitamente ao nosso gerenciamento cotidiano de anúncios, combinando canais, mas também melhorou o custo por ação em 20%”, disse Steven Dinelli, gerente de anúncios da MVMT.

Anúncios de Stories – um novo tipo de publicidade vertical

As Stories do Instagram se tornaram uma das partes mais importantes da plataforma desde o seu lançamento. É ótimo para os usuários do dia a dia e perfeito para os anunciantes que precisam se comunicar diretamente com o público. Com os anúncios de Stories, você pode inserir banners entre os slides das Stories de outras pessoas – e fazê-lo com bastante eficiência, pois essa opção paga permite a exibição de banners em tela cheia.

No entanto, lembre-se de que, para que seus anúncios sejam convertidos e tenham um ótimo ROI, eles devem ser de primeira linha em termos de design, aparência e sentimento. Eles também devem ser altamente segmentados e alinhados com o que o público quer ver, ouvir ou comprar.

“Os usuários do Instagram Stories, sem dúvida, já viram anúncios aparecendo entre as últimas atualizações de seus amigos”, disse Whatman. “A plataforma trabalhou muito para tornar as Stories um recurso importante: elas ficam bem na parte superior do feed, e você verá mais links para Stories ao rolar pelo feed. Agora que os usuários estão confortáveis e gostam de usar as Stories, as empresas inevitavelmente aproveitam e usam esse valioso patrimônio. Esperamos ver mais anúncios sendo exibidos e com mais segmentação. Em outras palavras, se você fez algumas compras on-line, espere ver esses mesmos produtos em exibição nas suas Stories do Instagram.”

Dados da Socialbakers mostram que as empresas estão aproveitando o Instagram para anunciar mais do que nunca. A participação das colocações de anúncios no Instagram está claramente aumentando, chegando a 43% em março passado. Isso significa que, de todos os anúncios que os anunciantes lançaram no Facebook e no Instagram, quase metade foi veiculada no segundo.

Projetando para 2019, vemos três áreas que continuarão como tendência para os profissionais de marketing, simplesmente porque elas têm um bom desempenho.

Marketing de influenciadores: quando feito corretamente no Instagram, oferece o maior engajamento para as empresas. Trabalhar com os influenciadores certos pode ajudar as marcas a alcançar novos públicos, gerar leads de alta qualidade e aumentar drasticamente o ROI.

A chave do sucesso permanecerá sendo a escolha do influenciador certo para ajudar a se envolver com seu público atual de maneira relevante e autêntica, e também estender seu alcance a novos públicos não descobertos com os quais sua marca irá ressoar.

O marketing de influência decolou em 2018, mas acreditamos que ainda é realmente o “pulo do gato” em termos do valor que pode trazer às marcas.

Anúncios em vídeo: estudos preveem que os vídeos serão responsáveis por 81% de todo o tráfego da Internet até 2021, e essa tendência é muito visível nas mídias sociais, com o sucesso em plataformas como o Instagram. Editores de mídia e sites com foco em esportes, a exemplo da ESPN e da NBA, já viram um aumento no engajamento com seu conteúdo de vídeo no Instagram e, em 2019, parece que veremos mais e mais anúncios em vídeo de marcas na plataforma.

Tipos de formatos: também prevemos que as marcas aproveitarão ainda mais tipos de formatos no Instagram. “2018 foi realmente o ano das Stories no Instagram, e vemos as marcas engajando cada vez mais especificamente com esse formato”, disse o CEO da Socialbakers, Yuval Ben-Itzhak. “Olhando para o próximo ano, veremos marcas usando mais conteúdo baseado em engajamento, em vez de apenas posts promocionais”

Compras em e-commerces a partir de um simples botão

Embora o Instagram ainda não seja uma plataforma que ofereça recursos nativos de comércio eletrônico, você pode dizer que ele é, pelo menos, amigável para e-commerces. Há muitos recursos de compras já em vigor e esperamos mais desenvolvimentos nessa área no futuro.

A maneira mais fácil e eficaz de vender itens no Instagram é por meio de shoppable posts (postagens de compra) , que estão disponíveis para imagens estáticas únicas e Stories.

Essas postagens são assinaladas com um pequeno ícone de sacola de compras que aparece em um canto da tela. Quando um usuário vê a sacola, ele pode tocar no ícone e acessar mais detalhes do produto. O Instagram abre uma nova página dentro do aplicativo. Ao tocar no botão “Comprar agora”, os usuários são direcionados para a página do produto no site do vendedor, onde podem realmente fazer a compra.

Como o Instagram é um canal de mídia social baseado em recursos visuais, seus posts de compra permitem aumentar as vendas e comercializar seus produtos com eficiência.

“Uma outra coisa que já mudou para parte da indústria, mas vai se espalhar para mais e mais marcas, é o tom de voz na comunicação”, disse a proprietária da Lelograms, Tammy Joanna. “Você quer que sua comunicação seja tão informal quanto sua comunidade do Instagram precisa que seja. Ser mais como uma pessoa do que como uma marca é o que faz com que as pessoas comentem, interajam, se envolvam”.

Joanna acrescentou: “2019 vai ser muito sobre o “off-line do on-line” – as coisas que acontecem on-line precisam ter um correspondente no mundo físico. Algo que você dá a uma quantidade limitada de pessoas sortudas que criam conteúdo que volta à Internet on-line. Os seguidores precisam ver uma validação no mundo real do quanto você é legal on-line, e apenas a entrega de produtos de qualidade às suas portas não vai bastar em 2019. Colocar um pouco de alma na marca, no entanto, irá te levar para o próximo nível.

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Existem muitos recursos que você pode usar para testar suas vendas no Instagram. Você pode usar os shoppable posts mencionados acima e, ao mesmo tempo, pode marcar produtos em Stories. Como cada público é diferente, recomendamos testar vários recursos e configurações e escolher o que melhor se encaixa na sua estratégia e metas gerais.

Recursos de engajamento: passe mais tempo no Instagram

Há muitos recursos disponíveis no Instagram que facilitam a vida dos profissionais de marketing, incluindo perguntas, o controle deslizante (slider) de emojis e, é claro, as enquetes, que são uma grande porta de entrada para interação, reconhecimento de marca e ganho de influência.

“Já testemunhamos marcas aproveitando o sticker de perguntas no Instagram Stories, mas acho que vamos ver essas empresas levarem isso para um novo patamar em 2019″, disse a associada de marketing de mídia social do CanIRank, Jessica Nath. “É uma maneira divertida de abrir conversas diretas com seus seguidores. Saiba o que lhes interessa, literalmente, apenas perguntando. Peça para que seu público compartilhe histórias, citações, receitas, insights e muito mais com você. Este é um recurso simples com muito potencial para aumentar a fidelidade à marca e o engajamento”.

Conclusão

As redes sociais são ingredientes-chave nas estratégias de marketing atuais, independentemente de setor, marca ou empresa. O Instagram é um dos canais de mídia social mais populares e, como consequência, tornou-se essencial no grande esquema das coisas – uma plataforma que não pode ser desconsiderada.

Para ser um profissional de marketing no Instagram, você precisa estar atualizado com as últimas tendências que definem esse canal.