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Tendências de Marketing para 2022: O Guia Definitivo [parte 1]

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O HubSpot Blog estabeleceu as principais tendências de marketing para 2022 depois de entrevistar mais de 1000 profissionais de marketing de marcas B2B e B2C  ao redor do mundo. Leia o artigo até o final, aproveite os insights aplicáveis ao seu negócio e arranque 2022 na frente da concorrência. 🚀

Tendências de marketing para 2022 [Destaques]

  1. O marketing de influenciadores evoluirá de tendência para uma tática de marketing comum
  2. Os profissionais de video marketing manterão o conteúdo curto
  3. A otimização para dispositivos móveis será ainda mais importante
  4. Postagens permanentes em mídias sociais podem ultrapassar os conteúdos efêmeros
  5. As empresas priorizarão a responsabilidade social
  6. O marketing experiencial pode voltar
  7. Mais empresas usarão o SEO para direcionar o tráfego de pesquisa
  8. Os eventos virtuais vão continuar, mas algumas marcas investirão menos
  9. Mais consumidores ouvirão conteúdo de áudio das marcas
  10. O inbound marketing continuará sendo uma prática recomendada para marcas em crescimento
  11. Os consumidores entrarão de cabeça em experiências de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)
  12. ABM alinhará cada vez mais mais equipes de vendas e marketing
  13. Mais marcas irão testar os anúncios nativos

A partir de agora, vamos detalhar as tendências mais relevantes detectadas pelo estudo.

Boa leitura!

1. O marketing de influenciadores evoluirá de tendência para uma tática de marketing comum

34% dos entrevistados colocaram o marketing de influenciadores no topo da lista das ações a serem executadas em 2022. Embora 57% dos profissionais de marketing que atualmente usam o marketing de influenciadores digam que ele é eficaz, 46% deles planejam aumentar seus investimentos em 2022. Além disso, 11% afirmaram que essa é a principal tendência geradora de ROI (Retorno sobre o Investimento).

💡 Os influenciadores geralmente são mestres nas plataformas que usam e no campo ou tópico sobre o qual falam. Eles já têm um público engajado, interessado em seu conteúdo e influenciado pelas informações que fornecem.

Caso você não possa se dar ao luxo de contratar um influenciador com milhões de seguidores? Tudo bem. Na verdade, mais de 56% dos profissionais de marketing trabalham com microinfluenciadores que,  embora tenham menos seguidores do que alguns superstars, suas postagens costumam ter mais impacto devido ao maior nível de engajamento.

Como os microinfluenciadores são “gente como a gente”, seu público tem maior probabilidade de confiar em suas opiniões e recomendações.

2. Os profissionais de video marketing manterão o conteúdo curto

Mais de 31% dos profissionais de marketing ao redor do globo atualmente investem em conteúdo de vídeo de formato curto, sendo que 46% deles consideram a estratégia eficaz quando se trata de desempenho e engajamento. E, em 2022, 89% dos profissionais de marketing planejam continuar investindo nele ou aumentar seus investimentos.

💡 Embora os vídeos longos possam oferecer informações detalhadas sobre um produto, marca ou serviço, tanto os profissionais de marketing B2C quanto B2B aprenderam que ir direto ao ponto com vídeos curtos pode, na verdade, ser muito mais eficaz.

Além de requerer menos largura de banda para criar um vídeo curto, esse tipo de formato se alinha bem com os curtos períodos de atenção dos públicos online. É provavelmente por isso que plataformas como TikTok, Reels e – nos anos anteriores – Snapchat ganharam rápido crescimento e interesse.

3. A otimização para dispositivos móveis será ainda mais importante

Não é surpresa que os consumidores estejam gastando cada vez mais tempo em dispositivos móveis. Na verdade, mais da metade do tráfego anual dos sites vem de dispositivos móveis, incluindo tablets.

💡 À medida que as gerações Millennials e Z continuam a aumentar seu poder de compra, as experiências digitais otimizadas para dispositivos móveis serão ainda mais vitais para empresas que vendem para esses públicos.

Atente para esses números:

E as experiências móveis não são importantes apenas para sites de marcas, mas também em outras estratégias de marketing. Por exemplo, 56% dos profissionais entrevistados que trabalham com email estão focados em fornecer experiências ajustadas para os dispositivos de seus assinantes.

4. Postagens permanentes em mídias sociais podem ultrapassar os conteúdos efêmeros

Embora o conteúdo efêmero – que geralmente permanece publicado por 24 horas antes de desaparecer (a menos que seja salvo ou arquivado) – não dar sinais de que vai embora tão cedo, as marcas perceberam que o conteúdo de mídia social permanente – como postagens padrão, vídeos e eventos ao vivo que aparecem no feed de uma plataforma e podem ser vistos novamente dias depois – podem ser mais eficazes em suas campanhas de marketing.

A pesquisa do HubSpot Blog aponta que 44% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos em conteúdo permanente de mídia social, enquanto 8% afirmam que isso gera mais ROI em comparação com outras estratégias de marketing. Enquanto isso, 25% dos entrevistados consideraram o conteúdo efêmero a tendência “menos eficaz” em que investiram.

Por último, 37% dos profissionais de marketing disseram que planejam diminuir seus investimentos em conteúdo efêmero.

💡 Se você está focado nos resultados financeiros e na geração de um ROI sólido, o conteúdo efêmero pode não ser a melhor estratégia. No entanto, uma mistura de conteúdo efêmero e permanente pode muitas vezes ser o melhor dos dois mundos, pois dá às marcas a urgência e o envolvimento de um conteúdo temporário junto com o envolvimento constante, reconhecimento de marca de longo prazo e descoberta de conteúdo de mídia social que não desaparece.

De qualquer forma, as marcas devem pesar os prós e os contras para identificar qual formato é melhor para os seus negócios.

5. As empresas priorizarão a responsabilidade social

Embora 31% dos profissionais de marketing afirmem que a responsabilidade social é ineficaz quando se trata de engajamento ou desempenho de campanha, 45% ainda planejam investir nisso ao longo do próximo ano.

💡 Motivo: no atual estado de coisas, responsabilidade social, ética e transparência importam para o consumidor moderno.

O interesse em comprar produtos de marcas socialmente responsáveis se manifestou com força durante os diversos eventos globais de 2020 e 2021.

À medida que a pandemia COVID-19 atingiu o mundo, se tornaram públicas as dores que os colaboradores tiveram de suportar no local de trabalho e na política. Suas frustrações e as desigualdades sofridas vieram à tona.

Com tudo isso em mente, as empresas começaram a articular estratégias de mídia social para se concentrar mais em iniciativas, promoções e ofertas inclusivas, enquanto destacam as causas ou missões que apoiam. Embora isso possa não vender produtos imediatamente, mostrar senso de responsabilidade social é sempre uma ação eficaz a médio/longo prazo.

6. O marketing experiencial pode voltar

As campanhas de marketing experiencial permitem que o público mergulhe em uma experiência imersiva, a qual geralmente acontece em um lugar físico ou por meio de uma plataforma de realidade aumentada (RA)/realidade virtual (RV).

💡 Embora experiências imersivas tenham sido divertidas, eficazes e altamente compartilháveis nas mídias sociais, elas encontraram barreiras em 2020 e 2021, pois empresas, locais públicos e países inteiros foram forçados a encerrar as operações presenciais na pandemia.

E, como produzir uma experiência de RA/RV é uma aposta de alto orçamento – e que também depende do público ter headsets ou smartphones adequados para acessar o conteúdo -, menos marcas pequenas investiram em marketing experiencial digital.

É por isso que apenas 29% dos entrevistados estavam investindo em marketing experiencial em 2021, enquanto apenas 14% investiam em RA/RV.

Mas agora, à medida que as áreas públicas começam a reabrir e as plataformas digitalmente imersivas continuam a se tornar mais acessíveis a públicos maiores, os profissionais de marketing entrevistados estão colocando a possibilidade de marketing experiencial de volta à mesa para 2022.

De acordo com a pesquisa, 58% dos profissionais que atualmente alavancam o marketing experiencial o consideram uma estratégia eficaz, enquanto 48% desse grupo planeja aumentar os investimentos experienciais em 2022. Além disso, 9% dos entrevistados planejam investir em marketing experiencial pela primeira vez .

7. Mais empresas usarão o SEO para direcionar o tráfego de pesquisa

O SEO serve para fazer com que sites e conteúdos sejam o mais detectáveis possível – especialmente no Google – e que possam fornecer retornos de tráfego de curto e longo prazo. E, embora o SEO não seja novo, ele está se tornando ainda mais importantes para as estratégias de marketing na atualidade.

28% dos profissionais de marketing entrevistados disseram que já  usavam o SEO. Destes, 49% o consideram eficaz, enquanto 84% continuarão a investir a mesma quantia ou mais na tática em 2022.

💡 Conforme o interesse e a necessidade por estratégias de SEO aumentam, também crescem as oportunidades de otimização de busca. À medida que os algoritmos do Google evoluíram, o SEO transcendeu para além de simplesmente produzir postagens básicas que respondem a pesquisa simples.

Agora, as marcas estão investindo em especialistas em SEO que podem ajudá-las em tudo, desde relatórios de insights de pesquisa até otimização de multimídia.

8. Os eventos virtuais vão continuar, mas algumas marcas investirão menos

Em 2022, esperamos ver mais estratégias de marketing híbridas que permitam o público abraçar eventos e conferências virtuais, bem como oportunidades físicas.

Ao pesquisar profissionais de marketing ao redor do mundo, os dados recebidos pelo Hubspot Blog se alinham com essa previsão.

💡  Em 2021, 51% dos profissionais de marketing estavam investindo em eventos virtuais. No entanto, 17% destes planejam diminuir os investimentos no virtual

Apesar de investir orçamentos cada vez menores em eventos virtuais, os profissionais de marketing não abandonarão este formato tão cedo. Na verdade, 80% dos profissionais de marketing planejam investir o mesmo orçamento ou mais em eventos virtuais em 2022.em 2022.

9. Mais consumidores ouvirão conteúdo de áudio das marcas

Em 2021, os profissionais de marketing ficaram perplexos com o Clubhouse – um aplicativo de áudio para sala de bate-papo somente para convidados que conquistou rapidamente milhões de usuários sem publicar nenhum conteúdo visual. Naturalmente, plataformas como Twitter, LinkedIn e Facebook começaram a investir, testar e/ou lançar recursos semelhantes.

Enquanto isso, ao longo do ano, uma série de grandes marcas – como a HubSpot – expandiram seu conteúdo de podcast para alcançar ainda mais ouvintes.

De acordo com a pesquisa, 53% dos profissionais cujas empresas investem em marketing de conteúdo consideram “podcasts ou outros tipos de conteúdo de áudio” eficazes quando se trata de engajamento e reconhecimento da marca.

No entanto, apenas 1% dos profissionais que produzem conteúdo de áudio afirmam que ele gera ROI. Ainda assim, 80% deles planejam investir a mesma quantia ou mais orçamento em conteúdo de áudio e podcasts em 2022.

Quando se trata de investimentos em salas de chat de áudio, como Clubhouse ou Twitter Spaces, a pesquisa detectou algo semelhante. Embora apenas 16% dos profissionais de marketing digam que investiram nessa tendência, 34% deles a consideram eficaz.

Mesmo que apenas cerca de 1% dos profissionais de marketing que usam salas de bate-papo de áudio digam que isso gera ROI, 84% deles planejam continuar investindo a mesma quantia ou mais em 2022.

💡 Embora as plataformas de áudio possam não ter grandes recursos de monetização ou caminhos de conversão, esses dados indicam que elas fornecem o engajamento e o conhecimento da marca que as empresas precisam ver para um investimento contínuo.

10. O inbound marketing continuará sendo uma prática recomendada para marcas em crescimento

Embora o inbound marketing já exista há anos, 27% dos profissionais de marketing afirmam que o aproveitarão pela primeira vez em 2022, enquanto 11% dos entrevistados afirmam que será o seu maior investimento no próximo ano.

Ao longo dos últimos dois anos, o mundo enfrentou mudanças sem precedentes, e as táticas de outbound marketing tornaram-se ainda menos eficazes para alcançar clientes potenciais e leads.

A mudança do trabalho presencial para o trabalho híbrido fez com que o inbound marketing se posicionasse na vanguarda das táticas eficazes. Um exemplo disso foi o aumento significativo de eventos virtuais devido à COVID-19, o que foçou os profissionais de marketing a serem criativos para chamar a atenção dos clientes.

💡 Neste processo, o inbound marketing pode ser um ativo valioso para criar consciência de marca e construir confiança digitalmente, levando os clientes a buscarem o seu conteúdo.

Para isso, o inbound marketing requer qualidade do produto e conteúdo valioso sob medida, voltado para o público-alvo e suas necessidades.

11. Os consumidores entrarão de cabeça em experiências de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA)

Em 2021, 35% dos profissionais de marketing aproveitaram RV ou RA em suas estratégias. Destes, 42% planejam aumentar seu investimento em 2022.

E, dos profissionais de marketing que não alavancaram essas tecnologias em 2021, 9% farão experiências com isso pela primeira vez em 2022.

💡 A realidade virtual é a visualização de um cenário natural gerado por computador. Já a realidade aumentada serve para ver o mundo real com adições visuais, táteis ou olfativos. A RV e a RA oferecem experiências diferentes, mas ambas estão causando impacto no mundo do marketing atual.

Elas estão afetando suas vidas também. Já assistiu a um vídeo 360° no Facebook? Isso é RV. E o aplicativo IKEA PLACE , que ajuda você a visualizar móveis virtuais em seu ambiente real? Isso é RA.

RV e RA são usadas para complementar e melhorar as experiências do cliente online ou em eventos. De modo geral, essas são tendências que os profissionais de marketing têm demorado a adotar devido aos equipamentos caros, a exemplo dos headsets. Mas, à medida que os óculos e aplicativos de realidade aumentada se tornam mais acessíveis, as empresas podem adicionar essa tecnologia à sua estratégia de marketing.

12. ABM alinhará cada vez mais equipes de vendas e marketing

Em 2021, 62% dos entrevistados pelo HubSpot Blog alavancaram o ABM (account-based marketing, ou marketing baseado em contas) para conquistar clientes. E, em 2022, 33% dos profissionais de marketing que não o usaram planejam investir nele pela primeira vez.

Embora o ABM não seja novo, ele está rapidamente ganhando mais fôlego e reconhecimento de startups e empresas maiores. Para aqueles que estão começando a aprender sobre isso agora, o ABM é uma técnica de smarketing (sales and markeeting, ou vendas e marketing) em que os profissionais de marketing aproveitam as informações sobre (potenciais) clientes fornecidas por equipes de vendas para estruturar as suas campanhas.

13. Mais marcas vão testar os anúncios nativos

24% dos profissionais de marketing pesquisados pelo HubSpot Blog atualmente investem em publicidade nativa. Indo para 2022, 23% dos que não a experimentaram planejam fazê-lo pela primeira vez.

Motivo: ela funciona!

Dos profissionais de marketing que usam anúncios nativos, mais de 36% dizem que é eficaz, enquanto quase 5% dizem que é sua principal tática de geração de ROI.

Quando sua marca paga para apresentar conteúdo em um site de terceiros, você está investindo em publicidade nativa. Ao contrário da publicidade tradicional, que é projetada para interromper a ação do usuário e sequestra sua atenção, a publicidade nativa é projetada para se misturar harmoniosamente e promover sua marca para um novo público que, de outra forma, nunca aprenderia sobre você.

💡 Como os anúncios nativos não se parecem com os anúncios tradicionais, os consumidores são mais propensos a consumi-los – na verdade, os consumidores veem os anúncios nativos cerca de 50% a mais do que os anúncios em banner.

Exemplos de publicidade nativa podem ser encontrados nas redes sociais, por meio de resultados de mecanismos de pesquisa, plataformas de recomendação de conteúdo (aqueles links para vários outros conteúdos em que você pode clicar na parte inferior da página para ler mais sobre ou relacionados ao tópico) ou em campanhas.

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Assim encerramos a parte do estudo do Hubspot Blog sobre as tendências de marketing para 2022 com foco nas estratégias. Na semana que vem finalizaremos nossa cobertura da pesquisa abordando as  tendências de marketing de conteúdo.

Até lá!