K2. – Solução em Comunicação Digital

Seis dicas para mostrar a cultura de uma empresa em vídeo

6 dicas para mostrar a cultura de uma empresa em vídeo

No atual estágio da comunicação digital, mostrar a cultura de uma empresa ao seu público pode definir a linha que separa os empreendimentos que obtêm sucesso em suas estratégias de marketing e as que desaparecem em meio à multidão. O segredo aqui é o toque pessoal, aquele que humaniza as marcas e as aproxima de seus seguidores.

Neste post, adaptado da publicação original da Sprout Video, exploramos como a cultura de uma empresa pode ser um fator diferenciador ao ser usada por meio de vídeos para atrair novos públicos e fidelizar os que já são da casa.

Uma das melhores maneiras de diferenciar sua empresa no mercado é destacar a sua cultura. A cultura da empresa pode definir o tom para o seu ambiente de trabalho e tem um impacto substancial na atração de pessoas para acompanharem sua comunicação.

Pode acreditar: se o seu negócio tem uma cultura interessante e atrativa, mostre-a em vídeo! Ter um ou mais vídeos sobre a cultura interna é uma ótima maneira de apresentar as melhores partes da empresa a clientes e seguidores em potencial – especialmente ao tentar atingir Millennials (nascidos após o início da década de 1980 e até os primeiros anos dos anos 2000) e a Geração Z (pessoas nascidas, em média, entre os anos de 1994 e 2010).

Continue lendo este post para obter seis dicas para alavancar a cultura da empresa com o vídeo e criar estratégias de comunicação cativantes e eficazes ao mesmo tempo.

Videomarketing como uma ferramenta para exibir a cultura da sua empresa

Estamos constantemente consumindo conteúdo de vídeo em diferentes dispositivos ao longo do dia.

Uma grande vantagem de usar o vídeo é que ele tem uma taxa de retenção maior. Um espectador se lembrará de 95% de uma mensagem entregue em vídeo, mas apenas 10% ao lê-la como texto. Se você quer que a cultura de sua empresa seja um fator decisivo para o porquê das pessoas escolherem sua organização, não deixe de apresentá-la de maneira memorável.

Há muitas direções diferentes que você pode seguir com seu vídeo sobre a cultura. No entanto, para se destacar, você precisa seguir algumas diretrizes para promover sua marca e incentivar potenciais clientes a escolher sua empresa.

>>> Psicologia dos vídeos: o poder de tornar as pessoas mais propensas a comprar

# 1 – Conte uma história

Um dos fatores mais importantes na criação de um vídeo de cultura de empresa é contar uma história coesa, ao invés de apenas juntar partes aleatórias.

Você tem muitas escolhas ao decidir que história contar. Poderia seguir um dia na vida de um estagiário ou de um diretor. Ou centrar o vídeo em torno dos valores da empresa, entrevistando diferentes funcionários Se a sua empresa valoriza um forte equilíbrio entre a vida profissional e a vida real, destaque a opinião da sua equipe sobre como ela favorece essa harmonia.

Independentemente da história que você apresentar, certifique-se de que ela seja relevante para sua cultura e para seu o público-alvo. Você não deve isolar o espectador (e possível cliente em potencial) desde o início. Pesquise com o que seus públicos se importam e crie elementos em seu vídeo.

# 2 – Provoque um sentimento

Emoções ajudam a influenciar o que compramos. Se você quer que um cliente em potencial leve o seu negócio em consideração na hora da tomada de decisão, faz sentido usar seu vídeo para provocar emoções específicas.

Existe uma variedade de métodos que você pode usar para ajudar a desencadear emoções. Dois elementos de vídeo que trabalham lado a lado e que têm o maior impacto nas emoções são a música e o tom transmitidos ao longo do vídeo.

O tom do vídeo pode ser definido pela música, pelas diferentes tomadas e pelo tom das vozes transmitidas ao longo do material.

Importante: você precisa garantir que esses dois fatores representem a cultura da sua empresa.

A cultura da sua empresa é lúdica e alegre? Use um tom bem-humorado e música otimista para refletir isso. Pode até usar cenas mais curtas para manter o vídeo mais rápido.

Talvez a sua cultura seja um pouco mais séria. Daí você pode usar músicas mais lentas e entrevistas mais longas e detalhadas para mostrar isso. Use mais fotos panorâmicas para ajudar a transmitir esse tom.

Antes de criar o vídeo de cultura da sua empresa, identifique quais aspectos deseja destacar e decida quais emoções você gostaria que seus espectadores experimentem enquanto assistem ao seu vídeo. Ter essa visão antes da produção ajudará a garantir uma mensagem mais coesa.

# 3 – Honestidade é a melhor política

Ao criar o vídeo de cultura da sua empresa, é importante primeiro realizar uma avaliação interna sobre como as gerências definem sua cultura e como essa cultura realmente se desenrola no escritório. Se houver grandes discrepâncias entre essas duas, convém discuti-las e encontrar uma abordagem apropriada para o seu vídeo.

É importante notar que a cultura da empresa é muito maior do que as mesas de pingue-pongue e os cantinhos para sonecas. Embora estas sejam vantagens divertidas, pense por quê você oferece essas vantagens. Talvez as mesas de pingue-pongue sinalizem o desejo de os funcionários se divertirem enquanto trabalham. Pense em como seus valores principais influenciaram sua cultura e vice-versa.

A verdade sobre a sua cultura vai aparecer, independentemente do seu vídeo. Então seja honesto desde o início. Isso ajudará a garantir que o vídeo seja um investimento valioso e que está trabalhando para promover sua identidade de marca.

# 4 – Use o seu pessoal

Uma ótima maneira de humanizar a empresa é usar seus próprios funcionários na produção do material. Deixe as vozes e os rostos do conteúdo serem os que são vistos no escritório todos os dias.

Seus colaboradores são o coração da sua cultura, por isso faz sentido usá-los no vídeo. Entreviste diferentes funcionários sobre o que os valores da empresa significam para eles. Inclua uma narração de alguém descrevendo diferentes realizações. Adicione clipes mostrando a equipe trabalhando de forma colaborativa e passando tempo juntos fora do horário de trabalho.

Seus funcionários devem ser seus maiores embaixadores. Então dê a eles uma plataforma para falar sobre por que eles escolheram sua empresa e por que eles permanecem lá.

# 5 – Seja único

Alerta de spoiler: é improvável que o vídeo de cultura da sua empresa seja o primeiro que um usuário viu desse tipo. Muitas marcas fazem uso desses vídeos para atrair públicos em potencial e impulsionar a conversa em torno do ambiente de trabalho.

Coloque sua própria criatividade no vídeo de cultura da empresa. É importante destacar o que torna sua marca única e por que alguém deveria querer segui-la ou fazer negócios com ela.

Divirta-se e seja fiel a quem você é como organização. O vídeo da cultura de sua empresa deve refletir a personalidade do seu empreendimento.

>>> Marketing de conteúdo em vídeo: personalização é o caminho para aumentar o alcance e o engajamento

# 6 – Tenha um propósito

Por fim, garanta que haja um propósito definido por trás do seu vídeo. Não o faça apenas para dar um check na sua lista de coisas a serem feitas. O vídeo sobre a cultura é uma ferramenta importante que você pode usar para destacar a sua empresa. Você deve usá-lo como tal.

Para descobrir o objetivo do seu vídeo, pense na missão do seu negócio. Pense por que as pessoas deveriam contratar/comprar de você.

Enfim, identifique o que torna sua organização única e tire vantagem disso.

Conclusão

Os vídeos de cultura são ótimos recursos para adicionar à sua caixa de ferramentas de atração e retenção de públicos. Com a imensa variedade de softwares de edição de vídeo para iniciantes – tanto profissionais quanto gratuitos – , a entrada neste mundo é bastante fácil.

Os vídeos sobre a cultura empresarial representam uma maneira única de apresentar a alma do seu negócio para pessoas que, caso se identifiquem com a sua mensagem, podem começar a segui-lo fielmente. Em tempos de competição cada vez mais acirrada, isso não tem preço.