Para entender o que é serviço de streaming e como ele funciona, pense em “correnteza”, “fluxo”. A palavra em inglês “stream” significa “corrente de água”. O “streaming” vem daí: funciona como uma corrente que leva dados do servidor até o equipamento do cliente. E a fluidez dessa corrente dependerá da qualidade da banda de internet do usuário.
A seguir você verá uma visão geral sobre o streaming, seu funcionamento e seus número recentes – incluindo uma lista com plataformas de streaming gratuitas disponíveis no Brasil.
Boa leitura! 🙂
________
Índice
▶ O que é serviço de streaming de vídeo
▶ O que é serviço de streaming de áudio
▶ O que é live streaming
▶ Vantagens dos serviços de streaming
▶ Netflix, a gigante do streaming de vídeo
▶ Serviços de streaming de vídeo gratuitos disponíveis no Brasil
▶ Números do streaming de vídeo no mundo
▶ Serviços de streaming de vídeo mais acessados no Brasil
________
O que é serviço de streaming de vídeo
Tecnicamente, o conceito de streaming pode ser entendido como a transferência de dados na internet com o intuito de enviar informações multimídia de servidores para clientes.
👉 Na prática, funciona assim: quando o usuário executa o player para um streaming de vídeo ou de áudio, dá-se início a um processo de transferência de frações do arquivo, no qual é baixada uma pequena parte e o conteúdo é imediatamente iniciado. O servidor continuará a enviar todo o resto do arquivo enquanto o usuário assiste/ouve, de modo que ele não precise esperar o término da transferência para que possa começar a assistir/ouvir.
Enquanto começa a executar o arquivo, o player continua a coletar pacotes de reserva. Isto indica que, mesmo que ocorram pequenos atrasos na obtenção de pacotes, o conteúdo será visualizado/ouvido de forma contínua, ao invés de um pouco de cada vez.
Sendo assim, tudo o que você consome nos formatos vídeo e música online é streaming. Todo o conteúdo multimídia que possa ser visto ou ouvido sem precisar fazer download e que possa ser consumido durante o seu carregamento é streaming.
O que é serviço de streaming de áudio
O processo é semelhante ao streaming de vídeo, só que envolvendo o tráfego de dados de áudio. É o método de transmitir um sinal de áudio para um computador pela internet. Em vez de fazer o download de um arquivo .wav ou .mp3 por completo antes de poder escutá-lo, você ouve o som assim que aciona o play.
À medida em que os dados chegam, eles são armazenados em buffer por alguns segundos e a reprodução é iniciada. Assim como o streaming de vídeo, conforme o áudio está sendo reproduzido, mais dados estão chegando constantemente. Enquanto você estiver recebendo um fluxo constante de dados, terá acesso ao áudio.
Atualmente, os maiores serviços de streaming de áudio são Spotify, Tidal e Deezer, os quais oferecem tanto planos gratuitos (com inserções de comerciais) quanto pagos.
O que é live streaming
Live streaming é a transmissão de vídeo ao vivo em tempo real para uma audiência pela internet. Tudo o que você precisa para poder transmitir ao vivo é um dispositivo habilitado para a Internet, como um smartphone ou tablet, e uma plataforma para a transmissão. Por exemplo, você pode comparar o live streaming a uma emissora de notícias ao vivo ou programas como o Big Brother: a ação acontece em tempo real.
>>> Conheça o guia completo sobre como se faz uma transmissão ao vivo
Vantagens dos serviços de streaming
Em termos práticos, o streaming de áudio e vídeo nos poupa o trabalho de fazer download dos conteúdos desejados, fato que nos proporciona tempo e atende à crescente necessidade de imediatismo (típica das sociedades ocidentais na atualidade). Além disso, a prática do download invariavelmente vem acompanhada dos indesejáveis arquivos corrompidos por vírus.
👉 Em matéria de experiência do usuário, os serviços de streaming romperam com a dependência das engessadas grades de programação das TVs e rádios tradicionais. A liberdade de assistir/ouvir o que quiser, na hora mais adequada e no dispositivo preferido abriram um novo caminho na forma de consumo de conteúdo audiovisual.
Além disso, o streaming proporcionou a criação de novas profissões online. Youtubers, vloggers e influenciadores digitais montaram suas bases de atuação a partir do streaming de vídeo, gerando receita a partir da monetização de suas produções e do patrocínio de empresas alinhadas às suas linhas de comunicação.
Já o streaming de áudio ocasionou o surgimento de uma geração de podcasters e de comunicadores de web radios – formatos que vêm apresentando significativas curvas de crescimento nos últimos anos e atraindo cada vez mais verbas publicitárias.
Netflix, a gigante do streaming de vídeo
Apesar de ter começado como uma simples locadora de DVDs com entregas por correio, a Netflix tornou-se um dos serviços de streaming de vídeo mais influentes do mundo. A empresa foi uma das primeiras a entender o potencial da tecnologia de streaming e começou a fazer a transição para um modelo de assinatura de vídeo sob demanda (video on demand (VOD) – assinaturas pagas de serviços de streaming de vídeo) em 2007.
Desde essa transformação, a receita anual cresceu de 1,2 bilhão para mais de 11,6 bilhões em apenas dez anos. O número de assinantes da Netflix seguiu uma tendência semelhante, crescendo de menos de 23 milhões em 2011 para mais de 204 milhões em dezembro de 2020. Atualmente, o Brasil é o 3º maior mercado da plataforma em todo o mundo.
Uma das principais diferenças entre a Netflix e seus concorrentes é a enorme quantidade de conteúdo original. Foi a popularidade de programas como House of Cards, Stranger Things e Orange Is The New Black, entre tantos outros, que tornou a programação original essencial para o sucesso contínuo da empresa.
O cenário atual dos vídeos sob demanda mostra uma acirrada competição pela coroa da rainha Netflx. HBO Max, Amazon Prime Video e Disney Plus são plataformas que já incomodam a líder, mesmo que seus números ainda não estejam no mesmo patamar.
👉 Quer saber mais sobre as particularidades de cada um desses serviços de assinatura? Leia esse artigo sobre vídeo sob demanda.
Serviços de streaming de vídeo gratuitos disponíveis no Brasil
Mas nem só desses gigantes vive o mercado do vídeo sob demanda. Inclusive, é possível consumir conteúdo audiovisual na internet sem gastar nada. 😍
Aqui vai uma lista com seis serviços de streaming de vídeo gratuitos que estão acessíveis no Brasil. Apesar de boa parte dos conteúdos não estarem legendados, vale a pena se aventurar entre produções não-óbvias, autênticas e sem aspirações de se tornarem blockbusters. Tudo pela arte! ❤️
Serviço de streaming grátis com pouca publicidade e acesso facilitado a novos conteúdos. Ponto para a experiência do usuário. 👍
Plataforma brasileira de vídeo que oferece longas, curtas-metragens e séries de documentários e ficção.
Depois de criar uma conta, poderá a assistir a filmes de todos os gêneros. Assim como o popcornflix, apresenta baixa incidência de comerciais.
Projeto pioneiro na internet que disponibiliza curtas brasileiros. O acervo é organizado por décadas, técnicas, elencos e roteiristas, entre outros.
Portal focado em filmes, séries, curtas, programas, vlogs e clipes pautados na representatividade da comunidade negra.
Portal que disponibiliza séries, novelas e filmes 100% gratuitos. Também oferece o download de aplicativos para TV e dispositivos móveis.
Números do streaming de vídeo no mundo
De acordo com o estudo 2020 Mobile Landscape at a Glance, da App Annie, houve um aumento de 40% nas horas de consumo de streaming de vídeo no celular em 2020. O mobile ultrapassou a TV, mesmo com as pessoas estando em casa.
O YouTube, além de ser o aplicativo de streaming de vídeo nº 1 quanto ao tempo de utilização, também comanda o mercado no quesito tempo médio gasto por usuário/mês.
Mas o estudo aponta que o TikTok entrou na guerra do streaming de vídeo com o pé direito. Em outro estudo da App Annie, relativo ao tempo gasto em aplicativos, o Tik Tok é o atual campeão mundial de número de downloads.
Serviços de streaming de vídeo mais acessados no Brasil
Segundo o 2020 Mobile Landscape at a Glance, esta é a ordem de aplicativos mais acessados pelos brasileiros para o consumo de conteúdo audiovisual em 2020:
- Netflix
- Amazon Prime Video
- Twitch
- Globo Play
- YouTube Kids
________
Você assina algum serviço de streaming, seja de áudio ou vídeo? Por acaso você já conhecia as plataformas gratuitas que apresentamos aqui?
Compartilhe conosco o quanto a tecnologia do streaming faz parte da sua vida! 🙂