O marketing digital para pequenas empresas exerce um papel especial na economia, pois, em termos de visibilidade e de capacidade de comunicação com o público, coloca em pé de igualdade as operações enxutas e os grandes players (no melhor estilo Davi e Golias). Aprenda a usar essa capacidade ao seu favor.
Hoje, o marketing digital ocupa lugar privilegiado entre as estratégias de marketing das empresas – inclusive de modo semelhantes às estratégias de marketing tradicionais, quando se trata de objetivos e missão. Isso ocorre porque os dois métodos visam criar reconhecimento da marca e ajudar as empresas a se conectarem com os clientes.
As estratégias de marketing digital são benéficas para todos os tipos de negócios e, especificamente, para as pequenas empresas. Dentre estas, quem não está implementando estas técnicas em seus negócios precisa entender a importância da abordagem online.
A razão é simples, porém vital: as estratégias de marketing digital ajudam os pequenos negócios a se desenvolverem em um mercado competitivo. Isso porque o marketing digital abrange todos os aspectos da promoção online, desde a criação de conteúdo até a venda de produtos ou serviços.
Aqui estão as principais áreas de marketing digital que todas as pequenas empresas devem adotar em suas estratégias de comunicação e vendas.
Marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo é uma técnica através da qual as pequenas empresas terão uma ideia sobre quais peças de comunicação deverão ser criadas, assim como a melhor forma de usar esse conteúdo para atrair, reter e converter seus leitores em seus clientes.
Esta é uma parte essencial das estratégias de marketing digital. Isso ocorre porque, através do conteúdo, você fornece aos seus clientes as informações relevantes sobre seus produtos e serviços.
No passado, as empresas costumavam executar marketing de conteúdo através de folhetos impressos. Atualmente, isso é feito através de artigos de blogs em sites comerciais e postagens em redes sociais.
Para um bom marketing de conteúdo, você precisa entender seu público, criar conteúdo interessante e atraente para os usuários e promover estes conteúdos.
Existem vários benefícios da estratégia de marketing de conteúdo para as pequenas empresas, como:
- Atrair a atenção do cliente para seus produtos e serviços.
- Gerar leads.
- Gerar e aumentar as vendas online da empresa.
- Aumentar o reconhecimento da marca online.
- Competir de igual para igual com grandes empresas.
Marketing de mecanismos de buscas
O marketing do mecanismo de buscas (SEM – Search Engine Marketing) é a maneira mais eficaz de expandir uma pequena empresa. Isso ocorre porque todas as pessoas usam um mecanismo de busca para encontrar coisas, tanto online quanto localmente.
Estando em um mecanismo de busca, uma pequena empresa pode competir com gigantes. Mas, para isso, torna-se necessário que seu site tenha uma classificação mais alta no resultado da pesquisa. Se você não conhece o marketing de mecanismo de busca, é aconselhável consultar empresas especializadas em serviços de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca).
Através do SEO, o site da uma pequena empresa obterá mais tráfego orgânico e gratuito. Os anúncios pagos também podem ajudar a receber visitas, mas você precisa pagar por eles. Os profissionais especializados em SEO farão com que seu site fique visível no topo dos resultados da pesquisa.
Para um bom SEO, você precisa considerar as seguintes etapas:
- Publique conteúdo atraente e valoroso no seu site.
- Publique blog posts regularmente.
- Crie backlinks (links de entrada) do site.
- Otimize seu site usando as metatags.
- Além dos links de entrada, forneça links de saída (conteúdo interessante de terceiros, que trará benefícios e será útil ao seu visitante).
Email marketing
O email marketing tornou-se uma das principais maneiras de comunicação das pequenas empresas, sejam elas online ou offline. A pequena empresa pode iniciar o email marketing criando uma lista de possíveis clientes.
Esta estratégia de marketing é referida como a forma mais lucrativa de marketing digital para o aumento do ROI (Return On Investment – retorno sobre o investimento).
Os clientes incluídos na lista são aqueles que estão interessados nos produtos e serviços da sua empresa. De modo geral, o crescimento da lista ocasiona o aumento das vendas.
Se você estiver adotando estratégias de email marketing para sua empresa, considere o seguinte:
- Desenvolva um gerenciamento de lista de contatos.
- Desenvolva um gerenciamento de campanhas.
- Acompanhe as estatísticas e análises das campanhas de email.
- Habilite um autoresponder para respostas rápidas.
- Faça testes A/B em campanhas de email para identificar a melhor resposta do cliente.
Marketing de redes sociais
As pessoas costumam gastar cada vez mais tempo nas redes sociais, e é por isso que estas se tornaram ferramentas essenciais para profissionais de marketing digital.
De acordo com estatísticas, as pessoas gastam uma média de 135 minutos por dia navegando nas mídias sociais. A quantidade média de tempo está aumentando ano a ano porque as pessoas usam as redes para se conectar com seus amigos e para comercializar seus produtos e serviços.
As pequenas empresas que começaram a usar o marketing de redes sociais estão obtendo benefícios de várias maneiras, como:
- Elas podem compartilhar seu conteúdo valioso e interessante para envolver o público.
- Elas podem usar as redes sociais para o atendimento ao cliente e para solucionar suas reclamações.
- Elas podem criar reconhecimento da marca através da colaboração com influenciadores, e assim atrair novos clientes.
>>> Influenciadores digitais e vídeo: a estratégia de marketing matadora.
Marketing de pesquisa local
Esta é uma estratégia apropriada para pequenas empresas – e essencial para qualquer organização que tenha um endereço físico.
A estratégia de SEO local em marketing digital ajudará a pequena empresa a superar os concorrentes em sua área. Para isso, o objetivo do SEO local é obter uma classificação alta nas pesquisas relativas a uma mesma localização.
Quando as pessoas pesquisam por palavras-chave longas – como “os melhores salões de beleza em São Paulo”, por exemplo -, o site da sua empresa deve aparecer na parte superior da pesquisa.
Ao aplicar essa estratégia, considere os seguintes pontos:
- Você precisa garantir que seu nome, endereço e número de telefone estejam corretos.
- Você deve criar uma listagem local da sua empresa em sites como o Google Meu Negócio.
- Você precisa otimizar as páginas e o conteúdo do site para as palavras-chave locais.
- Torne as páginas do seu site compatíveis com dispositivos móveis.
- Incentive os comentários do usuário online.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia bastante econômica de geração de leads de qualidade para pequenas empresas. Isso ocorre porque você precisa pagar com base no desempenho.
Mas, antes disso, você precisa entender o que é marketing de afiliados. Ele acontece quando outras pessoas começam a comercializar e vender seus produtos ou serviços. A organização colabora com os afiliados para promover seus produtos e serviços. Em troca de seu serviço, as afiliadas recebem uma porcentagem do lucro gerado por meio da venda.
Portanto, esta é uma estratégia comprovada de marketing digital, que ajuda as pequenas empresas a aumentar as vendas e a receita.
Aqui estão algumas considerações antes de iniciar o marketing de afiliados para sua empresa:
- Você precisa ter a certeza de escolher os afiliados certos.
- Crie uma forte rede de afiliados.
- Otimize seus serviços e páginas de produtos.
- Alavanque as promoções de afiliados de diversas fontes.
Conclusão
Se você tem uma empresa de pequeno porte, considere essas estratégias de marketing digital. Dependendo do segmento de atuação, a competição é bastante acirrada e a aplicação destes conhecimentos pode ser o caminho para se destacar em meio à multidão e obter os resultados almejados.
Algumas das áreas de marketing – como email marketing, marketing de conteúdo, marketing de afiliados e marketing de redes sociais – podem ser especialmente eficazes para o seu negócio.
Se dispuserem de conhecimentos relevantes na área, as pequenas empresas podem formular essas estratégias sozinhas. Caso contrário, é aconselhável a contratação de profissionais, uma vez que essas estratégias de marketing digital serão cruciais para a saúde dos negócios.