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Dicas de inbound marketing para impulsionar o seu negócio online

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Conheça as dicas de inbound marketing que podem te ajudar a resolver uma das maiores dificuldades dos negócios online na atualidade: equilibrar o imediatismo dos clientes com o prazo necessário para a sua estratégia de comunicação dar resultados.

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Gratificação instantânea. Essa é a moeda que os consumidores valorizam em uma relação comercial na atualidade. Quanto menos trabalho para alcançar o benefício desejado, melhor. Conteúdo valioso e gratuito, formulários com poucos campos para preenchimento, compras feitas sem precisar sair da tela onde viu o produto, entrega no mesmo dia e por aí vai.

Repare que o pano de fundo de todos esses elementos é o imediatismo. Se o benefício não for adquirido instantaneamente, ou o mais próximo possível disso, o concorrente que garantir essa agilidade vai passar na sua frente.

Mas, como disse Alejandra Zilak para o site Business 2 Community, independentemente de você querer as coisas para agora, não significa que essa seja uma expectativa realista. E esse é exatamente o caso do inbound  marketing.

Por isso, é muito importante estar ciente de como ele funciona e do prazo dentro do qual você pode começar a ver seus resultados.

Vamos começar a nossa conversa pelo princípio, como se deve fazer sempre. 😉

O que é inbound marketing?

Já escrevemos sobre o funcionamento do inbound marketing, assim como um guia para iniciantes no assunto.

Para complementar essas leituras, trouxemos também a conceituação feita por Alejandra Zilak:

“O inbound marketing é uma forma de atrair clientes em potencial, sendo útil e prestativo para eles. Em vez de perturbar suas vidas com propagandas intrusivas – que podem ou não ser relevantes -, você os torna cientes da existência de sua empresa e do valor que você fornece respondendo suas perguntas quando eles começam a pesquisar um tópico.”

👉 Ou seja, com o inbound marketing você não sequestra a atenção do público, mas a conquista. No artigo Inbound versus outbound marketing, sem rodeios e direto ao ponto você entenderá essa diferença com mais profundidade.

Na prática, funciona mais ou menos assim:

Digamos que você esteja procurando pela melhor ferramenta para a realização de webinars. Certamente, você não sai contratando o serviço feito um louco. Primeiro, você vai no Google fazer uma pesquisa, inserindo termos relacionados, a exemplo de “segurança”, “como fazer um webinar ao vivo/gravado”, “ferramenta de webinar com chat”, entre outros.

Depois do enter, provavelmente você vai encontrar os seguintes tipos de conteúdo:

… só para citar alguns. Daí você clica/toca nos links que parecem ser úteis.

É por meio do inbound marketing que profissionais/marcas/empresas são listadas como respostas nos mecanismos de buscas para as perguntas que você fez. Quanto mais conteúdos um negócio oferece, mais ele se estabelece como uma autoridade em seu setor.

No final, os conteúdos considerados úteis ganharão os seus cliques, e assim você iniciará uma relação que poderá terminar em uma conversão/compra/contratação.

👉 É crucial que você entenda isso: não existe uma abordagem única para o inbound marketing. Seu objetivo será sempre atrair, envolver e encantar os clientes, mas, para fazer isso, há diversos caminhos e práticas recomendadas.

É sobre isso que falaremos a partir de agora.

5 dicas de inbound marketing para acertar o alvo em cheio 🎯

Você verá agora as dicas de inbound marketing que são consideradas por Alejandra Zilak como as práticas recomendadas para ter sucesso em uma estratégia de comunicação online.

1. Realize pesquisas de mercado 🔎

Para saber o que seu mercado-alvo deseja, você deve primeiro reunir informações sobre o que a sua audiência precisa, deseja e quais são suas preferências. Isso é fundamental para evitar a perda de tempo com leads não qualificados.

Depois de conhecer suas dores, crie conteúdo que agregue valor. Quanto mais você responde às dúvidas do seu público – mesmo aquelas que ainda não se deram conta de que existem – mais eles veem você como uma autoridade do setor, e assim continuarão voltando para obter mais informações suas.

Você pode fazer essa pesquisa observando como o público-alvo está se envolvendo com sua página e com os concorrentes nas redes sociais. Você também pode monitorar os concorrentes por meio de ferramentas como Moz, SEMrush ou Ahrefs.

Isso é útil para que você possa ver o tipo de conteúdo que seus clientes potenciais estão procurando, além de possibilitar que você encontre lacunas de conteúdos para se destacar da concorrência.

Você também pode fazer testes A/B com grupos de foco, conduzir pesquisas de satisfação do cliente, rastrear sua pontuação NPS e/ou fazer pesquisas de segmentação de mercado.

2. Crie uma estratégia de conteúdo ✅

Depois de especificar seus objetivos de negócios, planeje como você vai compartilhá-los e otimizá-los, de acordo com o estágio na jornada do comprador. Você deve fazer isso com todos os aspectos do seu conteúdo (textos, vídeos e imagens).

Para esse processo dar certo, certifique-se de responder a essas perguntas:

Ferramentas de SEO (Search engine optimization – otimização para os motores de buscas) como Ahrefs e Moz podem ajudá-lo a pesquisar palavras-chave relevantes e determinar o grau de dificuldade para classificar em uma página de resultados de mecanismo de pesquisa. Você pode usar essa informação como um ponto de partida e criar seu conteúdo em torno disso.

Em seguida, você deve criar um calendário editorial coeso, exibindo claramente cada tópico, palavras-chave e possíveis títulos e subtítulos, assim como sites relevantes que estejam bem classificados em cada assunto. Em seguida, crie conteúdos que sejam melhores do que o que já está bem classificado atualmente. Procure lacunas de informação ou dados desatualizados para tornar mais útil o que você está publicando.

3. Otimize o conteúdo 🦾

👉 Você pode criar o melhor conteúdo do universo, mas se ele não aparecer nas páginas de resultados, quase ninguém saberá da sua existência.

A otimização para os motores de buscas (SEO) ajuda a aumentar a probabilidade de classificação nas páginas de resultados, pois permite que o Google saiba que seu conteúdo é útil e relevante.

Essas são algumas das melhores práticas de SEO:

>>> Human to Human: a importância do marketing de pessoa para pessoa na atualidade.

👉 IMPORTANTE: encher seu conteúdo com palavras-chave a ponto de soar artificial ou robótico, além de ser inútil, pode prejudicar a classificação do seu site.

Antes de começar, use uma ferramenta de SEO para ajudá-lo a identificar a intenção do usuário ao fazer o tipo de pesquisa que deve levar ao seu conteúdo.

Por exemplo, se você pesquisar “como treinar para uma maratona”, verá que a maior parte do que aparece na primeira página do Google são blogs. Então escreva textos para blogs.

Já se você digitar “tênis de corrida”, verá principalmente páginas de comércio eletrônico mostrando o que há em estoque. Se o que você está tentando fazer é vender tênis de corrida, esse é o caminho: crie uma loja online.

👉 Ver o que aparece na primeira página de resultados permite que você saiba o que os usuários que pesquisam um produto semelhante estão procurando.

4. Forneça uma boa experiência para o usuário 😍

A experiência do usuário (User Experience – UX) se refere a como uma pessoa se sente ao interagir com o seu conteúdo: Seu site é atraente? Fácil de ler? É intuitivo?

O conteúdo e o layout devem fazer sentido para o visitante do site. Ele também deve carregar rapidamente e se adaptar bem a dispositivos móveis.

Sua abordagem deve ser sempre centrada no usuário:

Seja o que for, projete tudo pensando em como tornar mais fácil e agradável para a sua persona.

5. Acompanhe os resultados 👁️

Ao acompanhar o desempenho do seu conteúdo, você poderá identificar as áreas que estão funcionando bem e as que precisam ser otimizadas.

Você quer que mais pessoas se inscrevam na sua newsletter? Que os visitantes se inscrevam em um webinar? Quer aumentar os assinantes do blog em 10% até o final do trimestre? Defina o que você deseja realizar e, em seguida, alinhe todos os seus esforços para alcançá-lo.

Lembre-se de que existem muitas métricas de desempenho, e se você tentar prestar atenção a cada uma delas, sua cabeça vai explodir e você vai querer simplesmente sair correndo e não voltar mais. Por isso, concentre-se no que é relevante para seus objetivos específicos – que podem ser tráfego do site, taxa de rejeição, leads qualificados, engajamento de mídia social, inscrições, taxa de conversão e/ou custos de aquisição de clientes, entre vários outros.

Quanto tempo leva para essas dicas de inbound marketing darem resultados?

Segundo Alejandra Zilak, você precisa entender isso: como com qualquer outra coisa que realmente valha a pena, esse processo leva tempo.

O que você pode fazer, em termos de análise de curto prazo, é esperar cerca de seis meses para ver se nota alguma mudança. No entanto, lembre-se de que o inbound marketing é uma estratégia de longo prazo.

Os resultados também dependem da frequência com que você publica novo conteúdo (postagens em blogs, vídeos instrutivos, webinars etc.). Pense em cada um deles como uma espécie de nova página do site que, quando otimizada, aumenta a probabilidade de ser classificada nos resultados da primeira página do Google.

Enfim, de acordo com Zilak, se tudo for bem feito, você poderá ver resultados substanciais em um ano.

 IMPORTANTE: o inbound marketing não deve ser estático.

O comportamento, gostos e expectativas do usuário evoluem com o tempo, assim como sua estratégia de marketing. Felizmente, isso não acontece da noite para o dia. Então, depois de encontrar uma estratégia que funcione, você pode ficar com ela por um tempo“, finaliza Zilak.

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Queremos saber como andam os resultados das suas ações e marketing. Você já aplica os preceitos do inbound marketing ou isso é totalmente novidade? Compartilhe suas experiências nos comentários! 🙂

Se preferir ter uma conversa mais técnica sobre o assunto, entre em contato conosco. Podemos trocar umas ideias sobre o que você pode fazer ou otimizar o que já está sendo feito.