K2. – Solução em Comunicação Digital

Como usar vídeos em todo o funil de vendas

Como usar vídeos em todo o funil de vendas

Em um artigo recentemente publicado no site da Forbes foi analisada a eficiência da utilização do vídeo – a mídia mais envolvente e efetiva do marketing digital – em todas as etapas do processo de relação entre um usuário e uma marca, conhecido como funil de vendas.

O que é o funil de vendas?

Segundo a Resultados Digitais, o funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Este conceito é amplamente difundido entre as inúmeras facetas do marketing digital e praticamente serve de guia para a elaboração de ações relativas a cada uma das partes desse processo.

O uso de vídeos no funil de vendas

A utilização de vídeos nas redes sociais tem crescido constantemente nos últimos dois anos, com o Facebook e o Twitter investindo pesadamente em largura de banda e conteúdo para manter a atenção do consumidor por um longo período de tempo.

As empresas perceberam o fato, e as mais inteligentes desenvolveram conteúdos de vídeo que podem “guiar o consumidor no sentido de se sentir mais conectado com um negócio”, disse a estrategista de mídia social Christine Gritmon, que falou na conferência anual de marketing da HubSpot, a INBOUND.

Gritmon, que apresentou a palestra “O uso de vídeos de mídia social em cada etapa do funil de vendas“, observou que os clientes geralmente passam por cinco estágios ao interagir com uma empresa:

Para cada uma dessas quatro ações, o vídeo é a opção ideal para a comunicação, disse Gritmon.

“Seja uma parte do público e envolva-se, ao invés de apenas vender”, ela aconselhou, acrescentando que as pessoas querem se conectar com o “lado humano” de uma marca e não apenas assistir a uma transmissão, por exemplo.

Em primeiríssimo lugar, trata-se de mostrar ao mundo a personalidade de sua empresa com vídeos curtos que atraiam as pessoas para a marca.

>>> Psicologia dos vídeos: o poder de tornar as pessoas mais propensas a comprar

“Sua vibe atrairá sua tribo”, disse Gritmon em um dos momentos mais “tuitáveis” de sua apresentação (em inglês, a frase rima e soa com um perfeito slogan: “Your vibe will attract your tribe“).

É fundamental mostrar seu valor no video marketing para estabelecer autoridade e uma relação de confiança com o consumidor, disse Gritmon. A ideia de mostrar valor – qual é o benefício apresentado para o cliente – foi repetida por vários outros oradores na INBOUND, incluindo Marcus Sheridan e Keenan (também colaborador da Forbes).

“Você não pode ir direto de ‘aqui está quem eu sou’ para ‘compre meu produto/serviço’. Você deve se lembrar de mostrar valor: ‘é por isso que eu o arraso’'”, sentenciou Gritman.

Ideia e conteúdo valem mais do que produção

Os vídeos não precisam ser altamente produzidos, ela disse. Um vídeo simples pode fazer mais efeito para levar as pessoas a se relacionarem com uma empresa do que outro altamente produzido. A mensagem e o conteúdo são mais importantes que a produção. No Instagram, por exemplo, o vídeo só precisa ser do tipo que “interrompa o scroll” – algo que chame a atenção dos usuários por tempo suficiente para que eles parem de visualizar o restante dos seus feeds.

>>> Vídeos na redes sociais: consumidores e marcas não vivem sem eles

Em termos de assuntos, descubra o que seus clientes acham interessante e direcione seus vídeos para essas necessidades, avisou Gritmon. “Dê algo de valor real … então daí comece a falar em vendas”.

A mais difícil  – e também a mais importante – das quatro ações é o encantamento. “Você precisa fazer seus clientes felizes para mantê-los voltando sempre”, disse Gritmon. O encantamento é o estágio da experiência do cliente, no qual ele confirma por si mesmo que tomou uma boa decisão ao fazer negócios com sua empresa.

“Não pare de cortejar após a venda”, ela acrescentou. Identifique o que podem ser bons conteúdos de bônus, as razões para fazer o check-in e as interações humanas para manter os clientes envolvidos com a empresa. “Certifique-se de que seus clientes não se esqueçam de você depois que fizerem a transação”.

Clientes satisfeitos são “sua melhor fonte de leads para novos negócios. Mantenha-os felizes, peça o feedback deles em vídeo e convide-os para estrelarem vídeos futuros”, enfatizou Gritmon ao final de sua apresentação.