K2. – Solução em Comunicação Digital

Como Transmitir um Culto ao Vivo

como-transmitir-um-culto-ao-vivo

Você conhece o poder do culto ao vivo? Tem ideia de quantas pessoas podem ser impactadas pela palavra espalhada no ambiente virtual? Consegue imaginar a capacidade de propagação de uma simples transmissão online? Neste post você verá que é possível alcançar inúmeros fiéis de maneira fácil e sem a necessidade de investir muito.

Independente da forma que acreditam ser a ideal para o exercício da fé, as instituições religiosas estão, atualmente, sendo instruídas para não receberem os fiéis em seus templos e igrejas, em virtude do isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19.

Neste cenário, a melhor forma de manter contato com seus seguidores é por intermédio da transmissão do culto ao vivo

Muitas instituições religiosas já utilizam as transmissões ao vivo e sabem como o processo pode ser fácil. Com esse post, a K2. quer colaborar com as pessoas que estão entrando nesse mundo agora, mostrando algumas coisas que são imprescindíveis na hora de escolher um serviço que forneça a tecnologia para transmitir um culto ao vivo.

A partir de agora, você verá o que é preciso para colocar o plano em prática. Vamos falar sobre equipamentos e a facilidade de configuração do evento.

Mas, antes, que tal conceituar o nosso assunto?

O que é um culto ao vivo?

Basicamente, é a transmissão em tempo real de um culto que está ocorrendo em um determinado momento e em uma determinada igreja para pessoas que se encontram espalhadas pelo país – ou até pelo mundo.

A partir desse culto, os fiéis poderão continuar próximos da comunidade, mesmo que acompanhando à distância. Assim, a transmissão do culto ao vivo torna-se uma grande aliada no processo contemplar as pessoas que estão impossibilitados momentaneamente – ou permanentemente – de se deslocar até a localidade.

Além dos mais, com o culto ao vivo, o número de pessoas alcançadas é praticamente infinito. Para garantir essa capacidade, basta informar a expectativa de público para a empresa que fornecerá a tecnologia.

A partir de agora, vamos abordar as questões técnicas da transmissão.

Como configurar a transmissão de um culto ao vivo

Isso é mais simples do que você imagina. Com a evolução da tecnologia de vídeo, a configuração pode ser feita remotamente, sem problema algum.

Veja a seguir os principais passos para a configuração de um culto ao vivo.

Estabeleça o tamanho do público

O primeiro passo é estudar a demanda da igreja e ver o programa de transmissão mais adequado para a sua necessidade. 

Normalmente, o programa para streaming ao vivo Wirecast é o mais utilizado. As configurações serão feitas remotamente através de um outro programa chamado TeamViewer, pelo qual, através de ID e senha fornecidos pelo cliente, a equipe da K2. terá acesso remoto ao computador.

👉 Uma vez fechada a sessão do programa Teamviewer, não será possível um novo acesso sem autorização, pois, para a segurança do usuário, o ID e a senha mudam constantemente.

Com o programa Wirecast já configurado pelo fornecedor de tecnologia de vídeo, o cliente terá somente que colocar o código do player na sua página de internet, fazendo assim a comunicação do Wirecast com o player para que a transmissão do culto seja feita para o público.

👉 No caso da contratação da K2. para a prestação do serviço, nossa equipe técnica fará a inserção do código do player no local onde será hospedada a transmissão.

Velocidade de internet (upload)

Quanto maior a qualidade da transmissão do culto ao vivo, maior deve ser a velocidade de upload da sua internet. Isso porque mais pacotes de informação serão enviados para o servidor. Para que o processo ocorra com fluidez, é preciso uma boa velocidade.

>>> Você sabe qual é a velocidade mínima de internet para uma transmissão ao vivo?

Computador com configurações atuais

O computador não necessariamente precisa ser de última geração e com uma configuração absurda para que o culto seja transmitido com qualidade. Somente é recomendado que ele seja utilizado exclusivamente para o culto ao vivo, de modo que outros programas não afetem o desempenho da máquina na hora de transmitir o evento.

Câmera de boa qualidade

De nada adianta uma velocidade de upload alta e um computador configurado e pronto para transmitir se a sua câmera não tiver uma boa qualidade de imagem. Lembre-se de que a experiência de quem assiste está diretamente ligada à qualidade da sua câmera. 

Na hora de adquirir o equipamento, tome cuidado para ver se ele é compatível com a placa de captura que você já possui ou que irá comprar.

👉 Este artigo pode ajudá-lo a escolher a câmera mais adequada à sua intenção. 

👉 E este vai te dar uma boa noção sobre os elementos que compõem uma transmissão ao vivo. 

Mesa de corte

Para eventos sofisticados, com mais de uma câmera, é a mesa de corte que servirá como central de distribuição de som e imagem, de acordo com as configurações que você escolher para o culto.

Diferença de qualidade entre serviços gratuitos e plataformas profissionais

A escolha da tecnologia que irá viabilizar o culto ao vivo é um ponto crucial para determinar se a transmissão será um sucesso ou um fracasso. 

Nenhuma pessoa que assiste a um culto online gosta de vídeos travando ou com problemas de compatibilidade. Para que a experiência do público seja completa, deve haver consonância entre as ferramentas de tecnologia e o conteúdo de qualidade que, juntos, irão acolher os fiéis na internet.

Mesmo assim, muitas instituições religiosas seguem apostando suas fichas em transmissões ao vivo amadoras, a exemplo do YouTube e do Facebook. Quedas de transmissão, problemas com direitos autorais e buffer (tempo de carregamento da página) são situações constantes para quem assiste aos cultos por meio dessas redes sociais.

👉 Neste artigo você vai entender as principais vantagens das plataformas profissionais de transmissão ao vivo – a exemplo da K2.Live – sobre as limitações dos serviços gratuitos das redes sociais.

Conclusão

Muitas igrejas ainda não possuem um ambiente virtual, e por acreditarem que isso demande um investimento alto, deixam de lado um projeto de grande potencial.

É possível, sim, investir na construção de um ambiente virtual e na contratação de um fornecedor de tecnologia para transmitir um culto ao vivo com valores bem acessíveis.

Entre em contato conosco para conversarmos sobre o assunto. Ter a sua estrutura própria para transmissão de cultos é uma vantagem que independe da pandemia. Com ela, você sempre poderá alcançar mais pessoas.

Esperamos que esse post tenha ajudado a tirar algumas dúvidas que são pertinentes na hora de contratar um serviço para transmissão de culto ao vivo, seja com qualquer empresa fornecedora desse tipo de tecnologia. 🙂